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Texto e gênero textual: a dissertação.  Dissertação é um trabalho baseado em estudo teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias.

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1 Texto e gênero textual: a dissertação

2  Dissertação é um trabalho baseado em estudo teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um determinado tema.  A característica básica da dissertação é o cunho reflexivo-teórico.  Dissertar é debater, discutir, questionar, expressar ponto de vista, qualquer que seja.

3  É desenvolver um raciocínio, desenvolver argumentos que fundamentem posições.  É polemizar, inclusive, com opiniões e com argumentos contrários aos nossos.  É estabelecer relações de causa e consequência, é dar exemplos, é tirar conclusões, é apresentar um texto com organização lógica das idéias.  Basicamente um texto em que o autor mostra as suas ideias.

4  A dissertação pode ou não ser feita em final de curso de [pós-graduação], stricto sensu (mestrado), com a finalidade de treinar os estudantes no domínio da temática abordada e como forma de iniciação a pesquisa mais ampla.  Nesse caso, é produção de aproximadamente 100 páginas (conforme as regras de cada Universidade).  É o trabalho final dos cursos de mestrado, elaborado depois de cursados os respectivos créditos e feita a pesquisa correspondente; é desenvolvida sob assistência de um orientador académico.  É defendida publicamente perante um júri composto por três ou mais doutores (ou por especialistas no tema em causa).

5  Na monografia (dissertação) para a obtenção do grau de mestre, além da revisão da literatura, é preciso dominar o conhecimento do método de pesquisa e informar a metodologia utilizada na pesquisa.  Dissertação científica, ou simplesmente exercitação, é o trabalho feito nos moldes da tese, com a peculiaridade de ser ainda uma tese inicial ou em miniatura.  A dissertação tem ainda finalidade didática, uma vez que constitui o grande treino para a tese de doutoramento propriamente dita.

6  Chama-se Memória a dissertação sobre assunto [Ciência|científico], [Literatura|literário] ou [Arte /artístico], destinada a ser apresentada ao [governo], a uma [corporação] ou [academia].  Numa dissertação o autor não é suposto colocar a sua opinião.  Na dissertação expositiva, o autor apresenta uma ideia, uma doutrina e expõe o que ele ou outros pensam sobre o tema ou assunto.  Geralmente faz a amplificação da ideia central, demonstrando sua natureza, antecedentes, causas próximas ou remotas, consequências ou exemplos.

7  Na dissertação argumentativa, o autor quer provar a [Verdade|veracidade] ou [Mentira|falsidade] de ideias; pretende convencer o leitor ou ouvinte, dirige-se à sua [inteligência] através de argumentos, de provas evidentes, de testemunhas.  Se a dissertação é objetiva, o tratamento dado ao texto é impessoal, com argumentação lógica partindo de elementos gerais e indo para os particulares.  Na dissertação subjectiva, o autor dirige-se não só à [inteligência], mas também, de modo pessoal, ao(s) [sentimento(s)] de quem ele pretende convencer. Além da [emoção], às vezes há [ironia], [sarcasmo], ridículo.  São partes importantes da dissertação a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

8  "Eu disse uma vez que escrever é uma maldição. (...) Hoje repito: é uma maldição, mas uma maldição que salva. Não estou me referindo a escrever para jornal. Mas escrever aquilo que eventualmente pode se transformar num conto ou num romance. É uma maldição porque obriga e arrasta como um vício penoso do qual é quase impossível se livrar, pois nada o substitui. E é uma salvação. Salva a alma presa, salva a pessoa que se sente inútil, salva o dia que se vive e que nunca se entende a menos que se escreva. Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada... Lembrando-me agora com saudade da dor de escrever livros."  Clarice Lispector. A Descoberta do Mundo. Clarice Lispector

9  Introdução - deve ser breve e anunciar ao leitor o que será desenvolvido no texto, acompanhado da opinião.  Desenvolvimento - é o corpo do texto; aqui serão utilizadas as ideias propostas na introdução, defendendo o ponto-de-vista através de argumentos.  Conclusão - serve para finalizar o que foi exposto; deve ser breve e não pode conter nenhuma idéia nova e nenhum exemplo; trata-se de um resumo da dissertação como um todo. Ela pode ser feita de duas maneiras: ◦ Síntese - resumo do que foi dito durante o texto. ◦ Sugestão - proposta para que o problema discutido seja solucionado.

10  Só abordar na introdução e na conclusão o que realmente estiver no desenvolvimento;  Evitar períodos muito longos ou sequências de frases muito curtas;  Evitar, nas dissertações tradicionais, dirigir-se ao leitor;  Evitar as repetições exageradas e umas próximas das outras, tanto de palavras, quanto de informações;  Manter-se rigorosamente dentro do tema;  Evitar expressões desgastadas, "batidas";  Utilizar exemplos e citações relevantes;  Não usar religião como argumento;  Fugir das palavras muito "fortes";  Evitar gírias e termos coloquiais;gírias

11  Evitar linguagem rebuscada;  Evitar a argumentação generalizadora e baseada no senso comum;  Não ser radical;  Ter cuidado com palavras duvidosas como coisa e algo, por terem sentido vago; preferir elemento, fator, tópico, índice, item, etc.  Usa-se ponto final ao final do título, caso nele contenha verbo;  Não usar chavões, provérbios, ditos populares ou frases feitas;  Não usar questionamentos no texto, sobretudo na conclusão;  Jamais usar a primeira pessoa do singular, a menos que haja uma solicitação do tema;  Repetir muitas vezes as mesmas palavras empobrece o texto; lançar mão de sinônimos e expressões que representem a ideia em questão;sinônimos  Somente citar exemplos de domínio público, sem narrar seu desenrolar, fazendo somente breves menções;

12  Ser direto e objetivo;  Nunca usar palavras de baixo calão;  Não usar itens pessoais na dissertação.  No título todas as palavras devem começar com letras maiúsculas, com exceção de advérbios, preposições, conjunções e artigos definidos caso não situam-se no início.  Não usar Gerúndio(NDO)


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