A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade UnB Planaltina 2015/1 Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo (

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade UnB Planaltina 2015/1 Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ("— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade UnB Planaltina 2015/1 Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

2 Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br) Gêneros Textuais Científicos Textos científicos abordam questões buscando sua explicação ou descrição de maneira lógica, racional, embasando-se em referencial teórico-conceitual e em análises metodologicamente validadas sobre dados claros e consistentes. Intertextos Um texto originado de outro (Fichamento) Resenha Resumo Resumo expandido Textos científicos Projeto de pesquisa Comunicação científica (oral ou escrita) Artigo científico Relatório técnico-científico Trabalhos acadêmicos Monografia / Dissertação / Tese Ensaio Pesquisa científica: Investigação planejada e desenvolvida de acordo com as normas de metodologia científica

3 Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br) Gênero Intertextual Resumo e resumo expandido Resumo Deve ser breve e direto, não ultrapassando 250 palavras em um único parágrafo. Deve ser acompanhado por 3 a 5 palavras-chave (ou expressões) na língua do texto. Resumo expandido: “Um resumo expandido é um documento de pesquisa, cujas ideias e significância possam ser entendidas em menos de uma hora de leitura”.  Escrever um resumo expandido pode ser mais trabalhoso que um artigo completo. O resumo deve incluir objetivo, principais conceitos, método aplicado na realização do trabalho, resultados obtidos e referências. Podem ser omitidos detalhes muito específicos do método, descrições de futuros trabalhos, descrições do objeto de pesquisa que não sejam relevantes à pesquisa, dentre outros. O resumo expandido normalmente não excede 5 páginas ou 2000 palavras. O resumo (expandido) é a apresentação da síntese de um artigo (ou outra obra de autoria própria).

4 Disciplina: Introdução a Administração Professora Carolina Lopes Araujo Conceitos Gerais Resumo expandido: Conta palavras, caracteres, parágrafos e linhas do texto selecionado. Conta palavras: texto selecionado / texto completo do documento

5 Exercício proposto: resumo expandido de estudo de caso relacionando a metáfora estudada e a organização escolhida (1.) Introdução Deve ser breve e justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado. 2. Método de Pesquisa Deve explicar o acesso às informações que lhe permitiram analisar a organização sob ótica da metáfora em estudo. 3. Estudo de Caso (análise e discussão) Deve apresentar a relação estabelecida entre a metáfora em estudo e a realidade organizacional observada. Aspectos teóricos da bibliografia consultada (artigos e livros) contribuem para o embasamento da argumentação. 4. Considerações Finais Deverá ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais e com base nos objetivos e resultados apresentados ao longo do Resumo Expandido. 5. Referências Devem ser listadas todas e somente as obras citadas ao longo do trabalho 2. Referencial teórico Deve apresentar uma explicação teoricamente fundamentada do que é a metáfora estudada (espaço ideal para relacionar os ensinamentos de Morgan (2002) com os artigos consultados). 3. Apresentação da organização Deve apresentar, em linhas gerais, a organização escolhida para o estudo. Desenvolvimento

6 Conteúdo e formato de trabalho científico Estrutura e formato resumo expandido (exemplo): Para facilitar a leitura pelo avaliador, algumas vezes solicita-se que o texto tenha espaçamento entre linhas 1,5, mesmo para resumo expandido e/ou artigo científico Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

7 Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br) Gênero Textual Artigo científico O artigo cientifico “é um texto escrito para ser publicado num período especializado e tem o objetivo de comunicar os dados de uma pesquisa” (AZEVEDO, 2001, p.82). Artigo científico é o trabalho acadêmico que apresenta resultado sucinto de pesquisa realizada de acordo com a metodologia científica. Em geral, é produção de 20 páginas ou menos (normalmente não excede 15 páginas). Pode ser resultado de sínteses de trabalhos maiores. O artigo pode ser: a)original (relatos de experiência de pesquisa, estudo de caso etc.); b)de revisão.

8 Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br) Gênero Textual Trabalhos Acadêmicos Monografia / Trabalho de conclusão de curso / Dissertação / Tese Dissertação “Documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor),visando a obtenção do título de mestre” (ABNT NBR 14.724:2011). Tese “Documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo- se em real contribuição para a especialidade em questão. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa a obtenção do título de doutor, ou similar” (ABNT NBR 14.724:2011). Trabalho de conclusão de curso de graduação, trabalho de graduação interdisciplinar, trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento “Documento que apresenta o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa, e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador” (ABNT NBR 14.724:2011).

9 Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br) Periódicos científicos Artigos e resenhas Classificação Qualis Capes No Brasil, por meio da Capes, foi criada uma ferramenta de indexação e classificação das revistas científicas existentes, acessível pelo endereço: http://qualis.capes.gov.br/webqualis/ConsultaPeriodicos.faces http://qualis.capes.gov.br/webqualis/ConsultaPeriodicos.faces As revistas de categoria “A”, normalmente circulam em nível internacional e são bastante exigentes quanto a suas regras de publicação. As revistas de categoria B têm circulação nacional e as de categoria C também, mas são as menos exigentes.

10 Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br) Google Acadêmico (scholar.google.com) Fontes de consulta de artigos científicos:

11 Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br) Fontes de consulta de artigos científicos:

12 Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br) Fontes de consulta artigos científicos: Bases de dados disponíveis pela Biblioteca Central UnB Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

13 Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br) Fontes de consulta artigos científicos: Bases de dados disponíveis pela Biblioteca Central UnB

14 Trabalho Científico 99% de transpiração Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

15 Problemas comuns na redação científica: Frases longas;Parágrafos de uma só frase ou parágrafos muito longos;Frases sem sujeito ou com sujeito oculto;Apresentação de dados sem dizer de onde eles vêm;Expressões que denotam avaliação subjetiva (boa, importante, etc.);Não indicação de autoria dos conceitos e das fontes de dados;Texto truncado, confuso, de difícil compreensão pelo leitor;Uso de figuras de linguagem (desnecessárias); É útil e importante a apreciação do texto por um leitor externo! Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

16 Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br) Dimensão Ética Conferir créditos aos autores e intelectuais que nos precederam nas pesquisas sobre a temática Colaborar para a continuidade da pesquisa científica e para a ampliação do conhecimento Dimensão Estética Facilitar a catalogação e o registro minucioso das informações pesquisadas (agilizando os resultados) Facilitar a comunicação entre os pesquisadores a partir da padronização dos registros Formatação de trabalhos científicos

17 Faculdade UnB Planaltina 2015/1 Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

18 Preparando seu computador Faça donwload desses arquivos e grave-os em um lugar acessível de seu computador. Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

19 Preparando seu computador Importando os estilos de formatação para seu computador Página inicial -> Estilo -> Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

20 Preparando seu computador Importando os estilos de formatação para seu computador Página inicial -> Estilo -> Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

21 Preparando seu computador Importando os estilos de formatação para seu computador Página inicial -> Estilo -> Gerenciar estilos -> importar / exportar Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

22 Preparando seu computador Importando os estilos de formatação para seu computador Página inicial -> Estilo -> Gerenciar estilos -> importar / exportar Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

23 Preparando seu computador Importando os estilos de formatação para seu computador Página inicial -> Estilo -> Gerenciar estilos -> importar e exportar -> MODELO Selecionar todos os estilos desejados Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

24 Formatando o texto do trabalho acadêmico Aplicar os estilos ao longo do texto, de acordo com a formatação requerida nos parágrafos Exemplos: Corpo de texto = texto do trabalho Citação longa (mais de 3 linhas) Títulos seções e subseções Importante: Introdução e Considerações finais não são numerados Títulos de figura e de tabelas Importante: desde 2011, a regra é que o título antecede figuras e tabelas Títulos elementos pré e pós textuais Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

25 Preparando seu computador Importando os estilos de formatação para seu computador Modificando os estilo do modelo Word Clique com o botão esquerdo sobre o estilo que pretende modificar Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

26 Disciplina: Escrita Científica (MESPT) Professora Carolina Lopes Araujo Disciplina: Escrita Científica (MESPT) Professora Carolina Lopes Araujo (carolinalopesaraujo@yahoo.com.br) Preparando seu computador Modificando os estilo do modelo Word Na caixa de diálogo, modifica-se o estilo que se pretende formatar. Por aqui é possível formatar parágrafo, tabulação, numeração, etc.

27 Formatando o texto do trabalho acadêmico Inserir legendas de figuras e tabelas Referências -> legendas -> ESCOLHER RÓTULO APROPRIADO Observe que a numeração dos elementos gráficos será automática Não se esqueça que todo elemento gráfico deve ter sua fonte indicada no trabalho. Se o elemento foi elaborado pelo próprio(a) autor(a), indique: Fonte: Elaboração própria Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

28 Formatando o texto do trabalho acadêmico Inserir referência cruzada para a legendas de figuras e tabelas Referências -> referência cruzada -> ESCOLHER ELEMENTO APROPRIADO Ao longo do texto, para referências aos elementos gráficos com legenda numerada automaticamente, utilize a ferramenta “referência cruzada” para manter a coerência da numeração. Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

29 Formatando o texto do trabalho acadêmico Inserir lista de figuras e tabelas Referências -> legendas -> inserir índices de ilustrações Observe que as listas de figuras, tabelas e siglas antecedem o sumário. Posicione o cursor no local onde se pretende inserir a lista de figuras ou de tabelas. O Sumário deve ser o elemento pré-textual que antecede imediatamente os elementos textuais do trabalho. Selecionar todos os elementos a serem listados (figuras ou tabelas) Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

30 Disciplina: Escrita Científica (MESPT) Professora Carolina Lopes Araujo Disciplina: Escrita Científica (MESPT) Professora Carolina Lopes Araujo Formatando o texto do trabalho acadêmico Inserir sumário Referências -> legendas -> inserir sumário O Sumário deve ser o elemento pré-textual que antecede imediatamente os elementos textuais do trabalho. Posicione o cursor no local onde se pretende inserir o sumário. O sumário será criado automaticamente pelas referências de títulos indicados ao longo do trabalho. Selecionar os níveis de títulos a serem incluídos no sumário Modificar a formatação dos títulos a serem incluídos Sugestão: Não usar hiperlinks

31 Disciplina: Escrita Científica (MESPT) Professora Carolina Lopes Araujo Disciplina: Escrita Científica (MESPT) Professora Carolina Lopes Araujo Formatando o texto do trabalho acadêmico Atualizar campos Após inserir elementos de numeração automática em seu texto, tais como sumário, listas e referências cruzadas, é importante atualizar os campos. Para tanto, você poderá usar os botões de atualização na barra de ferramentas da barra “Referências” ou Utilizando Ctrl+T, marcar todo o seu trabalho e, clicando sobre o botão esquerdo, abrir a aba que lhe oferece a opção “atualizar campos”. Com o texto marcado, clique em atualizar campo.

32 Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br) 1º passo: Formatar Página Layout de página: Margens / Margens personalizadas: Superior: 3 cm Esquerda: 3 cm Inferior: 2 cm Direita: 2 cm Papel: A4 (210 mm X 297 mm) Formatando o texto do trabalho acadêmico

33 Paginação A numeração é feita em algarismos arábicos e começa a aparecer a partir da primeira folha da parte textual no canto superior direito da folha a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

34 Formatando o texto do trabalho acadêmico Gênero Textual Monografia / Dissertação / Tese *Elemento opcional recomendado quando houver mais de 3 itens a serem listados ** Elementos que podem ser exigidos pela instituição *** Elementos opcionais Elementos Pré- textuais – Folha de rosto – Errata*** – Folha de aprovação – Dedicatória *** – Agradecimentos *** – Epígrafe*** – Resumo na língua vernácula – Resumo em língua estrangeira** – Lista de ilustrações* – Lista de tabelas* – Lista de abreviaturas e siglas * – Lista de símbolos* – Sumário Elementos Textuais - Introdução - Desenvolvimento Método Referencial teórico Resultados Discussão - Conclusão Norma ABNT NBR 14.724:2011 Elementos Pós- Textuais - Referências - Glossário*** - Apêndice*** - Anexo*** - Índice*** Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

35 Formatando o texto do trabalho acadêmico As páginas de elementos pré-textuais, como folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumos, listas e sumário são contadas, porém não recebem numeração. Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br) Gênero Textual Trabalhos Acadêmicos Monografia / Trabalho de conclusão de curso / Dissertação / Tese

36 Formatando o texto do trabalho acadêmico Separação das seções do trabalho As seções principais do trabalho são separadas por quebra de página apenas nos seguintes gêneros textuais: -Monografia, Dissertação ou Tese (trabalho acadêmico para avaliação por banca); -Relatório de Pesquisa -Projeto de pesquisa (em alguns casos). Nos demais textos, a seções podem ser iniciadas nas mesmas páginas em que findam as seções anteriores. * Importante verificar quais (ou se) elementos pré-textuais são necessários a cada gênero textual. Artigos, resenhas e ensaios dispensam os elementos pré-textuais (capas, contra capas, agradecimentos, listas e sumários) e as quebras de página entre as seções do texto. Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

37 ElementoFacultativo ou Obrigatório? Conta?Numera? CapaObrigatórioNão ContracapaObrigatórioSimNão Folha de aprovaçãoObrigatórioSimNão Resumo (port.)ObrigatórioSimNão Resumo (estrang.)ObrigatórioSimNão SumárioObrigatórioSimNão Elementos textuaisObrigatórioSim ReferênciasObrigatórioSim Outros elementos pós-textuais FacultativoSim Inserir quebras de seção (próxima página) Diferenciar cabeçalhos entre as seções Formatando o texto do trabalho acadêmico Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br) Gênero Textual Monografia / Dissertação / Tese

38 Formatando o texto do trabalho acadêmico Padrão: impressão apenas no anverso (frente) da folha. Layout de página: Margens / Margens personalizadas: Superior: 3 cm Esquerda: 3 cm Inferior: 2 cm Direita: 2 cm Formatar Página Papel: A4 (210 mm X 297 mm) Regra ABNT NBR 14.724:2011 permite impressão frente e verso Anverso Margens Superior: 3 cm Esquerda: 3 cm Inferior: 2 cm Direita: 2 cm Número de página: canto superior direito Verso Margens Superior: 3 cm Esquerda: 2 cm Inferior: 2 cm Direita: 3 cm Número de página: canto superior esquerdo Os elementos pré-textuais devem iniciar no anverso da folha, com exceção da ficha catalográfica que deve vir no verso da folha de rosto (sempre). Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br) Gênero Textual Monografia / Dissertação / Tese

39 Universidade de Brasília 2015 Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

40 Disciplina: Escrita Científica (MESPT) Professora Carolina Lopes Araujo 1º passo: Criar fonte bibliográfica Para cada nova obra a ser referenciada no texto, você deverá inserir as informações de referência (metadados) na biblioteca do Word. Citações e Referências Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

41 Disciplina: Escrita Científica (MESPT) Professora Carolina Lopes Araujo 1º passo: Criar fonte bibliográfica Para cada nova obra a ser referenciada no texto, você deverá inserir as informações de referência (metadados) na biblioteca do Word. Citações e Referências Preencha os dados da obra que será citada. Não se esqueça de indicar o tipo de fonte bibliográfica, pois para cada tipo de fonte, há um formato específico para a referência no final do trabalho. Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

42 1º passo: Inserir citações ao longo do texto do trabalho Citações e Referências A citação aparecerá no texto no local onde estava pontado o cursor Para cada nova obra a ser referenciada no texto, você deverá inserir as informações de referência (metadados) na biblioteca do Word. Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

43 2º passo: Editar citações Citações e Referências Quando o nome do autor é parte do seu texto, ele deve constar fora dos parênteses, em grafia normal. Para tanto, é necessário editar a citação. Caso seja necessário editar a citação, corrigindo o nome do autor por exemplo, utilize a ferramenta “editar fonte”. Se você alterar diretamente no seu texto Word, o erro persistirá para os demais usos da fonte e na lista de referências no final do documento. Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

44 Disciplina: Escrita Científica (MESPT) Professora Carolina Lopes Araujo Disciplina: Escrita Científica (MESPT) Professora Carolina Lopes Araujo 2º passo: Editar citações Citações e Referências Editar a citação: esse procedimento permite suprimir o nome do autor e, ainda indicar o número de página da citação. Observe que o Word coloca o título do trabalho automaticamente quando o autor é suprimido. Daí a necessidade de se marcar também a caixinha que aponta a supressão do título.

45 Veja como ficou a citação após os ajustes mencionados no slide anterior. 3º passo: Gerenciar e salvar biblioteca Citações e Referências O Word trabalha com duas bibliotecas de referências, como se vê na tela abaixo. A lista mestra contém todas as fontes inseridas em documentos Word naquele computador. A lista atual contém as fontes inseridas no documento no qual se está trabalhando (no presente arquivo apenas). Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br) Mas, se você trocar de computador, a sua lista mestra criada na outra máquina não estará disponível para você! Você pode “carregar” sua biblioteca para outro computador gravando em um pen drive sua lista mestra, que se encontra em C:\Users\[SEU USUÁRIO]\AppData\Roaming\Microsoft\Bibliography/sources.xml. Observe que o tipo de arquivo é XML. Se você quiser, pode até colocar um outro nome em sua lista = Ex: BIBLIOTECA CAROLINA.XML Para acessar a sua lista mestra no pen drive, já no Word, na guia “Referências”, vá em “Gerenciar Fontes Bibliográficas”, use a ferramenta “procurar” e abra seu arquivo da lista de referências e importe as referências que quiser usar no documento atual.

46 Os formatos de estilos ABNT não estão disponíveis (por ‘default’) no Word 2010 e será necessário importá-los. Nessa lista de estilo, escolha o formato de citação adequado para seu texto 3º passo: Gerenciar estilos de saída Citações e Referências O formato da aparência da citação e das referências é definido pelo estilo de saída das referências. Observe na aba “referências”, opção “Estilo”, os estilos que estão disponíveis no seu computador. Caso o estilo ABNT já conste em sua lista de estilo, basta marcá-lo para que suas referências sejam formatadas conforme as exigências da FUP.

47 Faça o download dos arquivos tipo XSL disponíveis no Moodle e cole-os aqui. 3º passo: Gerenciar estilos de saída Citações e Referências Como o estilo ABNT não foi incluído no Word 2010, provavelmente ele não aparece na sua lista de estilos. Será necessário, portanto, importá-lo para seu computador.  Reinicie o Word para recarregar os estilos de saída disponíveis. Esse é um outro caminho possível para se encontrar os estilos de Word em seu computador. Isso pode variar dependendo adas configurações da máquina.

48 Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)

49 Corrigindo e/avaliando um documento no Word Utilizar a ferramenta “Mostrar tudo” Essas são marcas de espaçamento Essas são marcas de parágrafação

50 Disciplina: Escrita Científica (MESPT) Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br) Corrigindo e/avaliando um documento no Word Utilizar a ferramenta “Controlar alterações” Essa marca indica que o texto foi apagado Para ativar a ferramenta, deixe o ícone marcado em laranja clicando sobre ele. Essa marca indica que o texto foi apagado

51 Corrigindo e/avaliando um documento no Word Utilizar a ferramenta “Controlar alterações” Clicando com o botão direito sobre o texto realçado, surge a janela com as opções aceitar ou recusar a alteração

52 Corrigindo e/avaliando um documento no Word Utilizar a ferramenta “Controlar alterações” Marcas na lateral esquerda do texto indicam que houve alteração naquele parágrafo (mesmo que não esteja visível, como uma supressão de espaço) Essa área de marcação se presta para o registro de alterações e comentários. Ela não é realmente incorporada no texto (ao apagar as alterações e comentários, ela sumirá automaticamente). As modificações de formatação também são realçadas pela ferramenta “controlar alterações”.

53 Corrigindo e/avaliando um documento no Word Utilizar a ferramenta “Controlar alterações” Também é possível comentar o texto, registrando suas anotações.

54 Corrigindo e/avaliando um documento no Word Utilizar a ferramenta “Controlar alterações” Clicando com o botão direito sobre o comentário, abre-se uma janela com a opção “excluir comentário”. Clicando sobre o texto do comentário, você poderá, ainda, editá-lo.

55 Corrigindo e/avaliando um documento no Word Utilizar a ferramenta “Controlar alterações” Com o cursor sobre o comentário e clicando sobre botão “novo comentário” da barra de ferramentas, é possível adicionar uma resposta ao comentário anteriormente inserido. Esse recurso permite inserir réplicas e tréplicas no documento.

56 Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ( carolinalopesaraujo@yahoo.com.br)


Carregar ppt "Faculdade UnB Planaltina 2015/1 Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo ("

Apresentações semelhantes


Anúncios Google