A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conhecimento Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta De onde viemos? Como foi que o mundo começou? Qual nossa origem? Qual a origem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conhecimento Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta De onde viemos? Como foi que o mundo começou? Qual nossa origem? Qual a origem."— Transcrição da apresentação:

1

2 Conhecimento

3 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta De onde viemos? Como foi que o mundo começou? Qual nossa origem? Qual a origem do mundo?

4 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Criados por Deuses Mito da Criação Vários Deuses (Babilônicos, Egípcios) Surgiu do nada (Ianomâmi, Mau Ary) Espontaneamente, Veio do Caos (Taoísmo) Teoria Moderna – Big Bang Expansão da matéria 13 bilhões e 700 milhões de anos

5 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta O que é conhecimento?

6 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Conhecimento O que é Conhecimento? É o resultado de uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece, que podemos chamar de sujeito (cognoscente), e um objeto a ser conhecido, o objeto (cognoscível). O conhecimento portanto é a liga. Cognoscente Sujeito Cognoscível Objeto MEZZAROBA, 2004, p. 07.

7 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Sujeito X Objeto Homem Idéias Conceitos abstratos Fenômenos da física Fenômenos políticos Legislação Tributos... Homem ObjetoSujeito

8 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Conhecimento e Verdade Verdade é um atributo de uma proposição de caráter lógico cujo o oposto seria a falsidade. Entretanto, a verdade também nos leva a considerar como tal tudo o que guardar conformidade com a realidade, algo que se apresenta como um dado inquestionável, e seu oposto seria a ilusão, o irreal, a mentira.

9 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Conhecimento e Verdade Hoje sabe-se que as verdades sobre os fatos, as idéias, a realidades, enfim, além de não serem absolutas, também podem ser transitórias, e até consensualmente aceitas. Foi uma verdade inquestionável que o Sol se movia em torno da Terra. Em um momento da história da humanidade era verdade para a Igreja que os índios não tinham alma e que os escravos não eram humanos.

10 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Dogmatismo Ceticismo

11 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Dogmatismo Ceticismo Pressuposto teórico, comum a diversas doutrinas filosóficas, que considera o conhecimento humano apto à obtenção de verdades absolutamente certas e seguras. Doutrina segundo a qual o espírito humano não pode atingir nenhuma certeza a respeito da verdade, o que resulta em um procedimento intelectual de dúvida permanente e na abdicação, por inata incapacidade, de uma compreensão religiosa ou absoluta do real.

12 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Paradigma Paradigma é um conjunto de crenças, valores e técnicas compartilhados por membros de um dado agrupamento em um determinado tempo histórico.

13 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Paradigma O termo paradigma foi introduzido no campo da Ciência por Thomas Kuhn, em 1962, no livro A estrutura das revoluções científicas. Este pensador afirma que quando um paradigma é aceito pela maioria da comunidade científica, ele acaba impondo-se como modo obrigatório de abordagem de problemas.

14 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Principais rompimentos de paradigmas na história da ciência: Teoria heliocêntrica Paradigma da modernidade Teoria da relatividade Transição de paradigma Paradigma contemporâneo

15 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Provocação de Platão “O Mito da caverna” relatado na obra A República. Para Platão, o processo de conhecimento está representado pela passagem das sombras turvas ao luminoso universo das idéias. Tudo aquilo que não pode ser visto claramente no plano da sensibilidade acaba se transformando em objeto de crença a partir do momento em que temos condição de percebê-lo com nitidez.

16 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Formas de Conhecimento Conhecimento Mítico Conhecimento Teológico Conhecimento Filosófico Conhecimento Científico Senso Comum O mundo pode ser interpretado de diferentes formas, cada interpretação sempre vai depender do enfoque que se der ao conhecimento. Considerando as diferentes manifestações possíveis dos modos de conhecer, vamos estudar as cinco mais relevantes.

17 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Pensamento Mítico nasce do desejo de entender o mundo, para afugentar o medo e a insegurança; é uma história sagrada, ocorrida num tempo primordial, que explica como uma realidade, total ou parcial, passou a existir; situa o ser humano no mundo, na natureza; é uma verdade intuída, que não precisa de comprovação, onde a afetividade e a imaginação exercem um importante papel; é sempre coletivo e dogmático; (JOHANN, 1997, p. 22-24)

18 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Pensamento Mítico fundamentam a existência de uma dada sociedade; fornece informações para a composição de uma identidade aos indivíduos; a narrativa mítica fornece suporte para vida em comunidade, pois liga os homens a um mesmo passado ou história; (JOHANN, 1997, p. 22-24)

19 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Mitologia Grega Imortalizaram os mitos na voz de: Homero (Ilíada e Odisséia) Hesíodo (Teogonia): os seres primordiais (Gaia e Urano) geram toda a vida na Terra. O mito norteou o povo grego durante o período arcaico. Neste período a economia era rudimentar, essencialmente agrícola. As relações de poder obedeciam uma ordem verticalizada (homens do campo – senhores da terra – deuses) e era fundamental entender os acontecimentos da natureza. (JOHANN, 1997, p. 22-24)

20 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta O Rapto de Cora Explicação para as estações do ano. Hades Cora Deméter Irmão de Zeus, Deus dos Mortos e mundos subterrâneos Filha de Deméter Deusa dos campos e plantações Mitologia Grega Zeus Senhor do Olimpo

21 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Grande Combate Criação das ilhas gregas e vulcões Zeus Titãs Hercules Rei dos deuses 24 titãs atacam o Olimpo Herói com pele de leão Mitologia Grega Encléno Se torna a ilha de Sicília Atenas Deusa da sabedoria

22 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Conflitos do Homem com o Mito Com a democracia, a participação do cidadão e o uso da palavra no espaço público se tornam um instrumento de vida, de modo que qualquer pensamento passa a ser objeto de debate de contestação. O homem grego já não concebe o mundo como algo dado pelos deuses. Isso é muito perceptível no que diz respeito as leis que regiam os cidadãos: elas se desvincularam dos deuses e tornam criação da vontade e da racionalidade do homem. (JOHANN, 1997, p. 24-25)

23 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Presença do Mito na atualidade As temáticas presentes nas tragédias gregas são intemporais, uma vez que os conflitos dos homens continuam ser os mesmos os que afligiam os personagens mitológicos. O Mito de Édipo (SÓFOCLES, Édipo o Rei) (JOHANN, 1997, p. 25)

24 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Édipo o Rei Édipo é o herói trágico, rei de Tebas – título que recebeu por ter decifrado o enigma da esfinge. Além do trono Édipo recebe a rainha Jocasta como esposa. Na total ignorância de si próprio, Édipo não sabe que o homem que assassino antes de chegar a Tebas era seu pai, Laio. A cidade de Tebas é, então, assolada por uma grande peste, uma punição dos deuses, devido ao assassinato do pai. Édipo, sem saber que o homem que matara era Laio, empreende uma busca ao assassino. Neste processo, Édipo vai desvendando a verdade, ao mesmo tempo que percorre a história de sua vida pessoal. Após desvendar completamente seu passado, descobre o inevitável: assassinou o pai e desposou a própria mãe. Ao deparar-se consigo mesmo e descobrir suas raízes, percebe o grande erro que cometeu e pune a si próprio se exilando.

25 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Aspectos presentes nesse mito ainda são problemáticas da atualidade. A busca por si mesmo é o maior desafio do homem em todos os tempos. Além disso, as relações incestuosas são repudiadas. Como se pode ver, a forma de explicar a realidade e a própria condição de homem beirar o fabuloso. Entretanto, não restam dúvidas de que a evolução do “espírito grego” se deu a esta remota forma de pensar. Édipo o Rei (JOHANN, 1997, p. 25)

26 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta O Senso Comum Também chamado de conhecimento: Popular, Empírico, Vulgar, Espontâneo, Ordinário, Pré-crítico.

27 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Aquisição do Senso Comum Vivência Quotidiano Trabalho Consumo Relações sociais Práticas religiosas Rádio e TV Possui grande Valor

28 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Importância do Senso-comum Abrigo das intempéries e animais selvagens; Roda Meios de caça Fogo Descoberta da agricultura Utensílios e ferramentas Domesticação dos animais Cocção Uso da força animal Moinho

29 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Características do Senso Comum Superficial Subjetivo Sensitivo Ametódico (RUIZ, 1996, p. 95-96) Espontâneo Instintivo Assistemático Fragmentário Ingênuo

30 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta O Senso Comum É o conhecimento obtido ao acaso, na vivência do homem na sociedade; (ausência de senso no bebê, chuva) Está vinculado a percepção e a ação; (bichos) Não se preocupa com as causas, e sim com a solução dos fatos; (escalda-pé) Muitas vezes é tradicional; (umbigo) É descoberto ao acaso; (cimento) As vezes é falso; (manga) É um conhecimento acumulado; (agricultura)

31 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Senso Comum O senso comum procede de uma simples junção de idéias, noções ou conceitos, sem a compreensão mais aprofundada da realidade. Ex: com o senso comum conseguimos perceber a falta de moradia, de alimentos, as doenças, os baixos salários, o desemprego. Contudo, não percebemos a lógica de produção e inter-relação entre os elementos. (JOHANN, 1997, p. 21) Metodologicamente...

32 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Senso Comum Aplicado Quando você pratica uma determinada atividade repetidamente ao longo dos anos, e gerações e gerações ao longo de séculos a tendência é ir formando certas concepções de como as coisas devem ser feitas e pensadas naquela área. Veja a milenar prática do comércio. (MEZZAROBA, 2006, p. 34)

33 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Lei da Oferta e Procura A idéia contida e desenvolvida pela Economia chamada Lei da Oferta e Procura é conhecida pela humanidade desde seus primórdios, praticamente desde que o homem iniciou as atividades mercantis. Todo mundo sabe que qualquer produto com pouca disponibilidade vale muito mais, não é? (MEZZAROBA, 2006, p. 34)

34 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Senso Comum - Ciência Senso Comum Ciência (MEZZAROBA, 2006, p. 37)

35 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta

36 Conhecimento Filosófico Qual é a razão da vida? Qual é a função do coração? Na medida que os problemas fogem ao domínio das ciências, entram no campo da filosofia. ???

37 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Conhecimento Filosófico A filosofia atualmente está ligada a uma postura crítica, de questionamento de si e da realidade. Busca-se constantemente o sentido, a justificação, as possibilidades de interpretação a respeito do homem. Na filosofia as perguntas importam mais do que as respostas.

38 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Base das outras Ciências Matemática, Geometria Física Química... Psiquiatria Filosofia

39 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Filosofia e Ciência Ética Métodos Valores Pressupostos Conhecimento Reflexão

40 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Características do Conhecimento Filosófico Pensamento filosófico de Demerval Saviani RADICALISMO RIGOROSA Buscar a raiz, ir até seus fundamentos, não só cronológica, mais encontrar os valores originas que possibilitam o fato. Seguir um método adequado de estudo, colocando em questão as respostas mais superficiais, comum da sabedoria popular CONJUNTO Não considerar problemas isoladamente, analisar o conjunto de fatos, fatores e valores que estão relacionados entre si.

41 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Conhecimento Teológico ou Conhecimento Religioso

42 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Pressupostos do Conhecimento Religioso Cristão 1.Deus existe; 2.Deus tem ciência infinita; 3.Deus tem poder infinito; 4.Os livros sagrados foram escritos por inspiração divina; 5.Os livros são legítimos; 6.Deus falou de fato com os profetas; 7.Deus exige que os homens aceitem suas verdades como condução de salvação. RUIZ, 1996. p. 105.

43 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Conhecimento Teológico É o conjunto de verdades que os homens chegaram mediante a aceitação de dados da revelação divina, da fé. Não demonstra, nem experimenta, é absoluta. Explica tudo pela fé e pela ação divina. O principal argumento é o da autoridade, encontrada nos livros sagrados. Características: É inspiracional É sistemático É infalível Não é verificável

44 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Teologia X Filosofia X Ciência São Tomás de Aquino, que viveu no século XIII, foi o maior teólogo de todos os tempos ensinou o seguinte: Tanto o teólogo como o filósofo ou cientista podem tomar os mesmos problemas como objetos de estudo. A teologia distingue-se da filosofia ou da ciência pela diversidade dos princípios subjetivos operativos e pela diversidade de fontes objetivas. RUIZ, 1996. p. 107-108.

45 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta O princípio operativo subjetivo do fiel são a razão e a fé, ou melhor a razão iluminada e elevada pela fé; o princípio subjetivo operativo do filósofo e para o cientista é a razão pura, e razão natural. A fonte objetiva do conhecimento filosófico ou científico é a evidência dos fatos, que resulta da pesquisa; a fonte objetiva do conhecimento teológico não são os conteúdos dos enunciados ou pesquisa dos fatos, mas os textos bíblicos cujo o autor principal é o próprio Deus. RUIZ, 1996. p. 107-108.

46 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Conhecimento Científico Além do fenômeno, o conhecimento científico permite conhecer as causas e as leis que o regem. O método que garante a veracidade do conhecimento. Só saber do fenômeno, sem explicá-lo não é ciência. RUIZ, 1996. p. 107-108.

47 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Características do conhecimento científico Barral, 2003, p. 33. sistemático histórico verificável antidogmático racional fático

48 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta Senso ComumCientífico Solução para o problemaCausa para evitar o problema Preocupa-se com os fatosPreocupa-se com a razão Associa analogias globais e, portanto está sujeito ao erro Estabelece leis válidas para os casos da mesma espécie que venham ocorrer na mesma condição É de domínio de toda a população E desenvolvida por especialistas É intuido e subjetivoÉ um processo de análise e síntese

49 Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta ReligiosoCientífico Verdade é inquestionávelVerdade sempre é subjetiva É dada por inspiração divinaÉ resultado de um processo de pesquisa Objeto de estudo é a bíbliaO objeto de estudo é a natureza Fé bastaDados e fatos = empirismo


Carregar ppt "Conhecimento Metodologia da Pesquisa Científica Alexandre Godoy Dotta De onde viemos? Como foi que o mundo começou? Qual nossa origem? Qual a origem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google