A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Itinerários de constituição e consolidação do ensino de História como campo de pesquisa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Itinerários de constituição e consolidação do ensino de História como campo de pesquisa."— Transcrição da apresentação:

1 Itinerários de constituição e consolidação do ensino de História como campo de pesquisa

2 Eixos de discussão: A constituição do campo de pesquisa em ensino de História Os eventos e as publicações na área de ensino de História: estratégias de consolidação do campo As principais linhas de pesquisa: objetos, fontes e metodologia

3 Constituição do campo de pesquisa sobre o ensino de História: -Importância do surgimento e consolidação dos eventos nacionais sobre ensino de História -Aumento do número de Grupos de Trabalho sobre ensino de história em eventos da área da Educação (ANPED, ENDIPE) e da História (eventos regionais e Simpósio Nacional da Associação Nacional de História - ANPUH) -Atuação dos GTs de Ensino de História, em vários estados, vinculados à Associação Nacional de História -Ampliação da produção de dissertações e teses sobre ensino de História, principalmente em programas de pós-graduação na área de Educação

4 Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História 1988 – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo 1996 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo 1999 - Universidade Federal do Paraná 2001 - Universidade Federal de Ouro Preto 2005 - Universidade Estadual do Rio de Janeiro 2007 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte 2009 - Universidade Federal de Uberlândia 2012 - Universidade Estadual de Campinas

5 Objetivos norteadores dos Encontros Perspectivas do Ensino de História: 1. Contribuir para a articulação e troca de experiências entre os professores que atuam na área do ensino e da pesquisa em História nos diversos níveis e modalidades da educação; 2. Promover o debate a reflexão sobre diferentes temas, problemas e fontes do ensino de História; 3. Socializar e debater experiências didáticas, saberes e práticas educativas, projetos e resultados de pesquisas no campo do ensino de História desenvolvidos em diversos espaços de produção e difusão dos saberes históricos; 4. Fortalecer e consolidar grupos, núcleos e experiências na área do ensino e da pesquisa em História; 5. Contribuir para a melhoria da educação básica e superior, da formação inicial e continuada de professores na área do ensino e aprendizagem em História (www.viiperspectivas.ufu.br)

6 Encontro Nacional dos Pesquisadores no Ensino de História - ENPEH 1993 - Universidade Federal de Uberlândia 1995 - Universidade Federal Fluminense 1997 - Unicamp 1999 - UNIJUI /RS 2001 - Universidade Federal da Paraíba 2003 - Universidade Estadual de Londrina 2006 - Universidade Federal de Minas Gerais 2008 - Universidade de São Paulo 2011 - Universidade Federal de Santa Catarina 2013 - Universidade Federal do Sergipe

7 Objetivos dos ENPEH: Propiciar a troca de experiência entre pesquisadores que tem o ensino de História como objeto de investigação Definir, ampliar e aprofundar a problemática referente a temas, a procedimentos metodológicos, a fontes de pesquisa pertinentes ao ensino de História Contribuir para a organização e consolidação de linhas de pesquisa na área Aprofundar a reflexão sobre os referenciais teórico-metodológicos das pesquisas no campo do ensino de História

8 Criação da Associação Brasileira de Ensino de História A ideia de criação da associação começou a ser discutida em 1999, durante o III Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e foi pauta de vários outros eventos da área. Em 2006, no VII Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, as professoras Ernesta Zamboni (UNICAMP) e Kátia Abud (USP) apresentaram um esboço dos estatutos para a associação, que foi discutido na Assembléia Geral. Em 2008, durante o Encontro Pesquisadores do Ensino de História, na USP, os estatutos da associação foram novamente discutidos e aprovados na Assembléia Geral. Aprovou-se também a primeira diretoria da Associação Brasileira de Ensino de História.

9 XXVII Simpósio Nacional de História (2013) – Simpósios Temáticos acerca do ensino de História: 001. "De que África estamos falando” (I) : perspectivas da pesquisa histórica e do ensino de História da África (do século XI à primeira metade do século XIX) 002. "De que África estamos falando” (II): perspectivas da pesquisa histórica e do ensino de História da África (do século XIX à configuração dos Estados independentes).” 015. Aprendizagem, competências e formação da consciência histórica 037. Didática da História: articulações entre pesquisa e ensino 040. Ensino de história: questões contemporâneas 043. Estudos regionais: história, educação e ensino de história - construindo caminhos 047. Formação de professores: saberes e práticas do Ensino de História 072. História e cinema: diálogos em pesquisa e ensino 079. História e Quadrinhos: Pesquisa e Ensino em História e as Interações com a Nona Arte 102. Livro Didático e história ensinada 104. MEMÓRIA, HISTÓRIA E ENSINO DE HISTORIA: DIÁLOGO ENTRE DIFERENTES SABERES. 114. Nas Oficinas da história: Ensino de História e historiografia 117. O ENSINO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: FONTES, PROBLEMAS, TEMÁTICAS E LINGUAGENS (141 Simpósios Temáticos / 13 relacionados ao ensino de História )

10 Revistas dedicadas ao ensino de História Revista História Hoje / Revista da Associação Nacional de História - 2012.1 – Ensino de História da África e da cultura afro-brasileira -2012.2 – Ensino de História Indígena Revista Ensino & História / Universidade Estadual de Londrina - 1995 – 22 edições

11 Revista Brasileira de História – números temáticos dedicados ao ensino de História Vol. 9, nº 19 – set.89/fev. 90: História em quadro- negro – Escola, ensino e aprendizagem Vol. 13, nº 25/26 – set. 92/ago 93: Memória, História e Historiografia – Dossiê Ensino de História Vol. 18, nº 36 – 1998: Dossiê “Ensino de História: novos problemas” (disponível online) Vol. 24, nº 48 - 2004: Dossiê “Produção e divulgação de saberes históricos e pedagógicos” (disponível online) Vol.30, nº 60, - 2010: Dossiê “História, educação e interdisciplinaridade” (disponível online)

12 Dossiê de Ensino de História em outras revistas nacionais: Revista Tempo - Universidade Federal Fluminense – v. 11, n. 21, Jun. 2006 – Dossiê “Ensino de História” Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 25, dez. 2005 – “Ensino de História” História Revista - Faculdade de História e do Programa de Pós-Graduação em História – v. 14, n. 1, 2009 – Dossiê “Ensino de História” Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade – v. 30, n. 82, dez. 2010 – “Educar para a compreensão do tempo” Revista Educação & Realidade - Faculdade de Educação da UFRGS – v. 36, n. 1, jan./abr. 2011 – Dossiê “Ensino de História” Revista de História - Departamento de História da USP – n. 164. 1º semestre de 2012 – Dossiê “Ensino de História” Em tempo de História – Corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História da UNB – n. 21, 2012 – Dossiê “Ensino de História” Antíteses – Revista do Programa de Pós-Graduação em História Social da UEL – v. 5, n. 10, 2012. Dossiê “Educação Histórica, teoria da História e Historiografia” Revista Tempo e Argumento –Programa de Pós-Graduação em História da UDESC – v. 4, n. 2, 2012 – Dossiê “Ensino de História” História Revista –Faculdade de História e do Programa de Pós-Graduação em História – v. 17, n. 1, 2012 Dossiê “Linguagens escolares e educação história” Revista EntreVer – Universidade Federal de Santa Catarina – v. 2, n. 2, 2012 – Dossiê “Formação de Professores e Ensino de História”

13 Linhas de força da produção no campo de pesquisa sobre o ensino de História (Flávia Caimi): Linguagens e fontes alternativas de ensino História temática e relações históricas Livro didático História e aprendizagem escolar – Educação Histórica Produção do conhecimento histórico escolar Memória, identidades e educação patrimonial Currículos escolares de História Formação de professores Diversidade cultural e pluralidade racial História do ensino de História

14 Referência CAIMI, Flávia. Novas conversas e antigas controvérsias: um olhar sobre a historiografia do ensino de História. In OLIVEIRA, Margarida; CAINELLI, Marlene; OLIVEIRA, Almir (orgs.). Ensino de História: múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal: EDFURN, 2008, p. 127-135.


Carregar ppt "Itinerários de constituição e consolidação do ensino de História como campo de pesquisa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google