A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Romantismo “... mesmo quando a vida nos sorri, estamos a ponto de morrer” (Wagner) Romantismo e romantismo romantismo = maneira de se comportar, de agir,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Romantismo “... mesmo quando a vida nos sorri, estamos a ponto de morrer” (Wagner) Romantismo e romantismo romantismo = maneira de se comportar, de agir,"— Transcrição da apresentação:

1 Romantismo “... mesmo quando a vida nos sorri, estamos a ponto de morrer” (Wagner) Romantismo e romantismo romantismo = maneira de se comportar, de agir, é uma atitude espiritual. O comportamento romântico se caracteriza pelo sonho, pelo devaneio, por uma atitude emotiva diante das coisas. Um dos comportamentos mais típicos do romântico é a supervalorização do amor.

2 Romantismo – estilo de época do século XIX. O movimento histórico surgiu na Alemanha e na Inglaterra, no final do século XVIII e predominou no início do século XIX. Em Portugal, a partir de 1825 e no Brasil 1836. Nesse caso, o Romantismo designa uma tendência geral da vida e da arte, portanto denomina um sistema, um estilo. Fragmento de poema dessa época: Parece-me este mundo Todo um imenso templo! O mar já não tem fundo E não tem fundo o céu! E em tudo o que contemplo, O que diviso em tudo, És tu... Esse olhar mudo... O mundo és tu... e eu! (João de Deus – poeta português)

3 Contexto Histórico Revolução Francesa e Revolução Industrial – responsáveis pela consolidação da burguesia que infiltrou-se na aristocracia e começou a dominar a vida política, social e econômica. Revolução Francesa – Liberdade, Igualdade e Fraternidade – povo estava descontente com o sistema feudal e começa a reclamar seus direitos. Cai o absolutismo e entra em seu lugar o liberalismo, crença filosófica na capacidade individual do homem.

4 Foi o progresso político, econômico e social da burguesia que preparou terreno para o surgimento de um fenômeno cultural baseado na liberdade de criação e expressão, na supremacia do indivíduo. No início, o Romantismo aplaudiu e divulgou essas ideias, acreditando em um mundo mais justo e mais equilibrado. A palavra dos românticos era rebeldia. Mais tarde, essa rebeldia tornou-se descrença, frustração diante da realidade que o espírito revolucionário conseguiu forjar. Por isso, o Romantismo apresenta características contraditórias.

5 “E eu pergunto aos economistas políticos, aos moralistas, se já calcularam o número de indivíduos que é forçoso condenar à miséria, ao trabalho desproporcionado, à desmoralização, à infâmia, à ignorância crapulosa, à desgraça invencível, a penúria absoluta, para produzir um rico”. (Almeida Garret – escritor romântico português)

6 Manifestações Artísticas A rebeldia romântica manifesta-se na arte pela ruptura com os padrões clássicos e neoclássicos.

7 O BALANÇO – DE FRAGONARD

8 O VELHO E O BALANÇO - GOYA

9 Música Compositores românticos abandonaram as fórmulas rígidas de composição e transportaram para a música suas paixões e aflições, seu nacionalismo, suas aspirações políticas e seu pessimismo. São compositores românticos Beethoven, Liszt e Wagner.

10 Literatura Elementos que envolvem o processo criativo dos românticos: paixão, emoção e liberdade resultantes da subjetividade. São características do texto romântico: liberdade de criação, sentimentalismo, supervalorização do amor, idealização da mulher, mal do século, evasão, escolha de herois grandiosos.

11 1. Liberdade de criação O artista recria a realidade. Clacissismo – expressa o geral, o universal, imitavam a arte greco-romana. Romantismo – ao recriar a realidade, o escritor rejeita qualquer modelo e se expressa por uma atitude pessoal, que pretende ser única.

12 2. Sentimentalismo Clássico – expressa a realidade através da razão. Romântico – através da emoção e pretende atingir a emoção do leitor.

13 3. Supervalorização do amor O amor é a coisa mais importante da vida em oposição ao valor mais utilizado pela burguesia: o dinheiro. Perder o amor significa perder o sentido da vida e essa perda produz 3 consequências: loucura, morte ou suicídio.

14 4. Idealização da mulher A mulher é divinizada, pura e virgem.

15 5. Mal do século O ser humano busca a perfeição, a totalidade – sendo humanos, não conseguimos atingir esse estado. Desajuste entre real e ideal. A morte é a solução definitiva para os males da existência. Desse desajuste resultam: o pessimismo, o prazer em sentir-se melancólico e sofrido e busca pela solidão, pelo isolamento.

16 6. Evasão Procurando saída para esse conflito, o romântico cria mecanismos de fuga da realidade em 3 níveis: evasão no tempo, no espaço e na morte. Evasão no tempo – conduz a imaginação ao passado histórico do país ou ao passado individual.

17 A religiosidade, especialmente a proposta pelo cristianismo medieval, também se recupera nos textos românticos. A religião é encarada como uma possibilidade de ligar o homem (ser imperfeito) a Deus (ser perfeito). Da volta ao passado histórico resultam as seguintes características observáveis nos textos românticos: recuperação da cultura medieval no romantismo europeu, indianismo, no Brasil, nacionalismo, religiosidade, saudade e supervalorização do homem em estado selvagem.

18 Evasão no tempo – Refúgio no sonho, no devaneio, substitutos para a vida real e também na morte, que seria o mais definitivo dos processos de escapismos e que foi constantemente evocada pelos românticos.

19 7. Escolha de heróis grandiosos O herói romântico é revoltado e solitário. Se julga diferente dos outros, incompreendido.

20 Aspectos considerados ArcadismoRomantismo 1. Classe social dominante NobrezaBurguesia 2. Corrente filosófica predominante IluminismoLiberalismo 3. Valores mais respeitados a)Universalismo, ou seja, aquilo que é geral é válido para todos os homens b)Ordem a)Individualismo, ou seja, o que resulta da experiência de cada um. b)Caos, anarquia 4. O que serve de guia para a expressão artística Razão, cérebro, submissão a normas Emoção, coração, libertação das normas 5. Referencial de ordem religiosa Antiguidade pagãMedievalismo cristão (cristianismo)


Carregar ppt "Romantismo “... mesmo quando a vida nos sorri, estamos a ponto de morrer” (Wagner) Romantismo e romantismo romantismo = maneira de se comportar, de agir,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google