A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de compras 4 CAPÍTULO. 1 - Introdução Função de Compras – Papel estratégico nos negócios modernosFunção de Compras – Papel estratégico nos negócios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de compras 4 CAPÍTULO. 1 - Introdução Função de Compras – Papel estratégico nos negócios modernosFunção de Compras – Papel estratégico nos negócios."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de compras 4 CAPÍTULO

2 1 - Introdução Função de Compras – Papel estratégico nos negócios modernosFunção de Compras – Papel estratégico nos negócios modernos Volume total de gastos nas compras de insumos pode variar de 50 a 80% do total das receitas brutas.Volume total de gastos nas compras de insumos pode variar de 50 a 80% do total das receitas brutas. Pequenos ganhos percentuais implicam grandes somas de dinheiro.Pequenos ganhos percentuais implicam grandes somas de dinheiro. Grande importância ( Área de Aquisição = Suprimentos = Compras ).Grande importância ( Área de Aquisição = Suprimentos = Compras ).

3 2 – Função Compras Depois dos anos 70, saber o que, quanto, quando, como e onde comprar, passou a ser estratégico para as empresas.Depois dos anos 70, saber o que, quanto, quando, como e onde comprar, passou a ser estratégico para as empresas.

4 3 – Sistema de Informações Tradicional em Suprimentos Pedidos Arquivo do material comprado Inputs de informações Informação de controle de inventário Ficha do fornecedor Nome, endereço, instruções de remessa Computador Arquivo do histórico de preços Para as últimas 5 – 10 compras Arquivo de pedidos em aberto Relatórios Ordens de compras

5 4- Sistema de Informação Moderno Matriz O escritório central acessa todos os sistemas de dados da matriz utilizando serviços de telecomunicações, como os oferecidos pela Embratel Clientes Acessam as bases de dados da empresa para consultar informações sobre estoques, notas, pedidos, crédito e faturamento. Transportadora Afim de agilizar a comunicação, a empresa está conectada via modem ás transportadoras, controlando todo romaneio de cargas e notas fiscais. Ligações a distância ( rede WAN ) Servidores RISC mantêm a empresa ligada on-line às filiais, fábricas, transportadoras, vendedores e fornecedores, via Rempac ou Transpac. Vendedores Munidos de notebooks equipados com modem, os vendedores conectam-se à empresa para tirar pedidos on-line, acessar o correio eletrônico e obter informações sobre estoque, faturamento, situação de crédito e carteira de clientes. Unidades de Vendas e Representantes Acessam todo o sistema da matriz via Renpac Fábricas As várias unidades ligam-se à matriz para ter acesso a correio eletrônico e compartilhar dados gerenciais e financeiros, como resultados, pedidos e faturamentos Fornecedores Estão todos ligados à empresa. Utilizando o perdão EDI, têm acesso a várias informações, como os pedidos de compras.

6 5 - Fase Analítica Análises de engenhariaAnálises de engenharia –Best practices Análises de desempenhoAnálises de desempenho Análises dos processo de manufaturaAnálises dos processo de manufatura –Uso de simulação Análise detalhada de custosAnálise detalhada de custos –Custo ABC

7 6 - Fases Finais ManufaturaManufatura Teste dos protótiposTeste dos protótipos “O projeto atendeu às necessidades do cliente ?”“O projeto atendeu às necessidades do cliente ?” Produção normalProdução normal

8 Tecnologia do Processo Processo: sequências estruturadas de atividades, que, por meio de ações físicas, comportamentais e/ou de informações, permitem a agregação de valor a uma ou mais entradas, transformando-as em uma ou mais saídas que representam um estado diferenciado do original.Processo: sequências estruturadas de atividades, que, por meio de ações físicas, comportamentais e/ou de informações, permitem a agregação de valor a uma ou mais entradas, transformando-as em uma ou mais saídas que representam um estado diferenciado do original.

9 Tecnologia do Processo Processos produtivosProcessos produtivos Processos administrativosProcessos administrativos Processos comerciaisProcessos comerciais

10 Teoria Geral de Sistemas Abordagem sistêmica x abordagem reducionista Sinergia Entrada  Processamento  Saída Feedback ( retroalimentação) constante A analogia do computador como sistema

11 Teoria Geral de Sistemas Figura 2.3 O Sistema de Operações Industriais

12 Classificação dos Sistemas Abertos e fechados Resultados diretos, resultados indiretos e resultados desconhecidos Sistemas progressivos

13 Tecnologia de Gestão Gestão ou administração é o processo de conseguir que as ativdades sejam feitas de forma eficiente e eficaz com e por meio de outras pessoas. Planejamento + Organização + Direção + Controle

14 Evolução da Tecnologia de Gestão Taylor e Fayol - administração científica Max Weber - burocracia Elton Mayo - relações no trabalho Maslow, McGregor, Herzberg Teoria dos sistemas Teoria contingencial Tecnologia japonesa

15 Tecnologia da Informação Gestão do fluxo de informações Hardware Software Bancos de dados Especialistas da informação Usuários da informação

16 Discussão em Classe A 3M e a inovação “A 3M inova pela mesma razão que faz a vaca comer grama: porque faz parte do nosso DNA fazer isto.” Dr. M. George Allen, vice-presidente aposentado de R&D da 3M.


Carregar ppt "Gestão de compras 4 CAPÍTULO. 1 - Introdução Função de Compras – Papel estratégico nos negócios modernosFunção de Compras – Papel estratégico nos negócios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google