A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Arte e a Vida Social. Cap. 16 – O Posto de Socorro "com grande surpresa, verifiquei que a construção magnifica não se mantinha sem defesa." Os homens,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Arte e a Vida Social. Cap. 16 – O Posto de Socorro "com grande surpresa, verifiquei que a construção magnifica não se mantinha sem defesa." Os homens,"— Transcrição da apresentação:

1 A Arte e a Vida Social

2 Cap. 16 – O Posto de Socorro "com grande surpresa, verifiquei que a construção magnifica não se mantinha sem defesa." Os homens, de modo geral, não se modificam com a morte física... “Fomos recebidos por dois servidores. Aniceto levantou a mão que se fez luminosa e balbuciou algumas palavras de amor, retribuindo a saudação respeitosa. Entramos."

3 Uma nova visão “Somente agora eu compreendia que a muralha ocultava a maioria das construções. Pavilhões de vulto alinhavam-se como se estivéssemos em um educandário.” “Esta paz reflete o estado mental dos que vivem neste pouso de assistência fraterna. A natureza é mãe amorosa em toda parte, mas cada lugar mostra a influenciação dos filhos de Deus que o habitam.”

4 Edifício central construído à maneira de um castelo medieval... Pois quê! considerei intimamente. Não seria aquela senhora de lindo semblante, a esposa dele? Não viveriam ali juntos, como na terra?

5 No interior do Castelo “Admirado, observou as paredes, de onde pendiam quadros maravilhosos. Fixou-se em especial na tela que representava o martírio de São Diniz, o Apóstolo das Gálias.”

6 “Desde o minuto em que viu a tela em uma cidade do mundo espiritual, não descansou enquanto não a reproduziu palidamente, em desenho que ficou célebre no mundo inteiro.” Léon Joseph Florentin Bonnat Auto-retrato de Léon Bonnat

7 La résurrection de Lazare, 1857 Jeune Romaine à la fontaine, 1875 Pèlerins au pied de la statue de saint Pierre, 1864 Italienne, 1872

8 “Reconheci que toda arte elevada é sublime na terra, porque traduz visões gloriosas do homem na luz dos planos superiores.” “O gênio construtivo expressa superioridade espiritual com livre trânsito entre as fontes sublimes da vida. Ninguém cria sem ver, ouvir ou sentir, e os artistas de superior mentalidade costumam ver, ouvir e sentir as realizações mais altas do caminho para Deus.”

9 TINHAMOS SOB OS OLHOS UM BELO CARRO PUXADO POR DOIS SOBERBOS CAVALOS BRANCOS. TRATAVA-SE DE VEÍCULO CONFORTÁVEL E INTERESSANTE, QUASE IDÊNTICO AOS VELHOS CARROS DE SERVIÇO PÚBLICO, DO TEMPO DE LUÍS XV. A VISITA DE AMIGOS DO CAMPO DA PAZ

10 OS VISITANTES A SIMPLICIDADE A DESPREOCUPAÇÃO AFETIVIDADE SINCERIDADE PURA CASAL BACELAR E DUAS JOVENS NÃO SE OBSERVAVA QUALQUER CONVENCIONALISMO MENOS DIGNO, COMO ACONTECE NA TERRA

11 BACELAR É CHEFE DE TURMAS DE ASSISTÊNCIA AOS ENCARNADOS. “O SERVIÇO VAI BEM. APENAS NÃO PODEMOS FIXAR DEMASIADA ATENÇÃO NOS COMPANHEIROS ENCARNADOS. É INDISPENSÁVEL APRENDER A SERVIR E PASSAR”.

12 RAZÕES ESQUECEM-SE DA PREVENÇÃO REQUEREM ANESTÉSICO FOGEM DO REGIME TÃO LOGO MELHORAM. DETESTAM A DOR QUE REEQUILIBRA. QUEREM MEDICAMENTOS COM SABOR AGRADÁVEL QUEREM SABER MAIS QUE OS MÉDICOS. DOENTES ENCARNADOS

13 “ESTA SÍNTESE REPRESENTA O RESUMO DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AOS ESPÍRITOS ENFERMOS ENCARNADOS NA TERRA.” NÃO SE PODE MANIPULAR A ALMA COMO FAZ UM CIRURGIÃO COM AS AMÍGDALAS. TEM-SE QUE PREPARAR O CAMPO MENTAL. SEMEAR PENSAMENTOS NOVOS. VELAR PELA GERMINAÇÃO. AGUARDAR A OBRA DO TEMPO.

14 E mais... OS ENFERMOS DO CORPO, PELO MENOS NOS CASOS GRAVES, QUEREM RECEBER O SOCORRO DO MÉDICO. OS MÉDICOS, POR SUA VEZ, CONTAM COM O ESFORÇO AMOROSO DOS FAMILIARES EM BENEFÍCIO DO DOENTE.

15 POR NOSSA VEZ, O QUE ENCONTRAMOS SÃO ENORMES LEGIÕES DE ELEMENTOS ADVERSOS À NOSSA ATIVIDADE RESTAURADORA E CURATIVA. ALÉM DISSO, MUITAS VEZES TEMOS DE PRESTAR ASSISTÊNCIA AOS QUE NÃO A DESEJAM, POR VIVEREM SOB VÉUS DE PROFUNDA IGNORÂNCIA.

16 COOPERAÇÃO DOS ENCARNADOS A MAIORIA DOS QUE, ANTES DE REENCARNAR, SE PROPÕEM AO SERVIÇO, “GOSTAM DE VIVER DESCANSADOS NO PLANETA.”

17 MAIORIA PROCURA REMUNERAÇÃO IMEDIATA INCLINA-SE PARA A EXIGÊNCIA ANIMAL. RAROS VOLTAM AO DEVER SAGRADO RESPONSÁVEIS SERVIDORES RICOS POBRES MOÇOS IDOSOS CASADOS DOENTES SADIOS DESCULPISMO FALTA DE ENSÊJO GUARDAM MOEDAS EXCESSO DE DEVERES REVOLTAM-SE JOVENS DEMAIS INÚTEIS FAMÍLIA NÃO PODEM NÃO PRECISAM

18 Em palestra afetuosa “Nossa irmã Isaura, que se casou em Campo da Paz, há três anos, reside em nosso lar na companhia do esposo ”. Não tinha, no mundo, a menor ideia de que pudéssemos cogitar de uniões matrimoniais depois da morte do corpo. Aldonina Vicente

19 Se o casamento humano é um dos mais belos atos da existência na Terra, porque deixaria de existir aqui, onde a beleza é mais quintessenciada e mais pura? Para ter essa ventura, é preciso haver amado na Terra, movimentando os mais nobres impulsos do espírito. Os que não sabem amar além da forma são incapazes de sentir as profundas vibrações espirituais do amor sem morte. Cecília

20 Isaura não poderia ir atrás dele, mas ele, superior, teve autorização para buscá-la. Durante 6 anos ela preparou-se, adquirindo valores culturais e aprimorando o campo do pensamento. Se você, Cecília, está aguardando um prêmio de visita à nossa cidade, como Isaura se casou e pode se transferir para lá? Os noivos tiveram de seguir certas formalidades:

21 Não recebe facilmente influência superior. Ressente-se de pessoal preparado para as tarefas de comunicação e auxílio. É um avançado centro de enfermagem. Está rodeado de perigos. Conta com o apoio de muitos postos de Socorro, que funcionam como sentinelas. Estamos num campo de batalha com a paz de Jesus. Campo da Paz Mas não tem vocês, em Campo da Paz, instituições semelhantes às de Nosso Lar? O Senhor muito nos dá, em nossa colônia, entretanto.... Permanecemos na vizinhança dos irmãos encarnados. As tempestades que nos atingem, obrigam-nos a serviços constantes.

22 Aldonina e Cecília assistem a recém-nascidos. Trabalho Multiforme A cidade prepara 20 reencarnações por dia. Todos recebem proteção pelo menos nos primeiros 7 anos de vida.

23 Cecília ao Órgão Lá fora, as grandes árvores, docemente agitadas pelo vento brando, pareciam refletir o clarão do luar.

24 Ambiente de festa “O ambiente enchera-se de alegria, com a crescente multiplicação de convidados. Conversávamos animadamente quando Alfredo nos convidou para o salão de Música.” O júbilo transparecia em todos os rostos, e eu, observando a beleza do espetáculo, meditava na ventura da vida social no ambiente daqueles que começavam a compreender e praticar o “amai-vos uns aos outros”.

25 Salão da Música 80 crianças 50 na orquestra de cordas 30 no coro Ladeando um órgão, um tanto diferente “As crianças do Posto são as nossas flores vivas. Suavizam-nos todos os trabalhos.” Era um grande recinto, prodigiosamente iluminado por luzes de um azul doce e brilhante.

26 Quando a apresentação terminou, Ismália pediu a Cecília que executasse alguma coisa. O convite para Cecília Eu? – disse a jovem, corando – se a senhora vem das altas esferas, onde a harmonia é santificada e pura, como poderei executar para os seus ouvidos? - A música elevada é sublime em toda parte. Vá minha filha! Lembre-me o lar terreno em seus dias mais belos!...

27 Tocata e Fuga em Ré Menor

28 O Poema Curarei tuas chagas de amargura Dar-te-ei o roteiro para a estrada Amarei os que amas Para que me abençoes com teu sorriso. Volta, amado! Esquece a dor e a sombra do passado, Volta, de novo, ao nosso paraíso!...

29 O amor é luz de Deus - Cecília nunca o esquece. Ele tem vivido de queda em queda. Nossa filha, entretanto, não desanima e trabalha incessantemente, cheia de esperança. - Perdoe-me, meu coração permanece ainda muito ligado à Terra!... - Devotar-se não é crime. O amor é luz de Deus, ainda mesmo quando resplandeça no fundo do abismo.

30 No Campo da Música (Nosso Lar, cap. 45, p.250) Nas extremidades do Campo certas manifestações que atendem ao gosto pessoal de cada grupo dos que ainda não podem entender a arte sublime... No centro, a música universal e divina, a arte santificada, por excelência.

31 Nossos orientadores, em harmonia, absorvem raios de inspiração nos planos mais altos, e os grandes compositores terrestres são, por vezes, trazidos às esferas como a nossa, onde recebem algumas expressões melódicas, transmitindo-as, por sua vez, aos ouvidos humanos, adornando os temas recebidos com o gênio que possuem. (Nosso Lar, cap. 45, p.252)

32 Os Espíritos são sensíveis à música? (O Livro dos Espíritos, perg. 251, p. 124) A música tem para os Espíritos encantos infinitos, em razão de suas qualidades sensitivas bastante desenvolvidas. A música celeste é tudo o que a imaginação espiritual pode conceber de mais belo e mais suave.

33 Os grandes músicos quando compõem peças imortais... (O Consolador, Emmanuel, pergunta 167) Obedecem a gloriosos impulsos das forças do infinito, porquanto a música na Terra é, por excelência, a arte divina.


Carregar ppt "A Arte e a Vida Social. Cap. 16 – O Posto de Socorro "com grande surpresa, verifiquei que a construção magnifica não se mantinha sem defesa." Os homens,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google