A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inovações (disruptivas) na prestação de serviços Alberto Paradisi - CPqD Seminário sobre Inovação em Serviços, IPT, São Paulo, 3/12/2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inovações (disruptivas) na prestação de serviços Alberto Paradisi - CPqD Seminário sobre Inovação em Serviços, IPT, São Paulo, 3/12/2015."— Transcrição da apresentação:

1 Inovações (disruptivas) na prestação de serviços Alberto Paradisi - CPqD Seminário sobre Inovação em Serviços, IPT, São Paulo, 3/12/2015

2 O CPqD Foco Foco na Inovação em TIC

3 TIC como agente de transformação Computador Tecnologias de comunicações ópticas Sistema operacional Chip Usuários (/100) Trafego (PB/mês) 3,7 Trilhões de dólares* Sinônimo de Inovação Amplas transformações na Sociedade 3,7 Trilhões de dólares* Sinônimo de Inovação Amplas transformações na Sociedade * http://www.gartner.com/newsroom/id/2292815http://www.gartner.com/newsroom/id/2292815

4 A “forças” das TICs

5 Da Internet do Computador à Internet das Coisas

6 Transformação 1: IoT é o mundo dos Objetos (Digitais, Inteligentes) Conectados 3. Analisar 4. Atuar 1. Sensoriar 2. Comunicar MEMS Biosensores Wearables Químicos Câmeras Microfones Radio localização A Web Medidores Base de dados... Animais, veículos, objetos pessoais, ferramentas, ambientes, “pessoas”, mercadorias, ruas, luminárias, tomadas, torneiras, equipamentos, alimentos,... + objetivos nativos do mundo de TI

7 IoT - Setores UtilitiesSegurosMineraçãoAgricultura SaúdeAutomação residencial PecuáriaEletrônica vestível Automação industrial Mobilidade de pessoas Mobilidade de mercadorias Comércio

8 Resultado: Digitalização do Negocio (ou Serviço)

9 Cases CPqD 1. Estacionamento publico inteligente 2. Iluminação pública inteligente 3. Agricultura inteligente 4....

10 Situação Atual Falta de pontos de venda Totens e displays elevam custos Fiscalização insuficiente e falha Processos manuais suscetíveis a fraudes Controle na divisão de receitas

11 portal web na loja aplicativo em dispositivos móveis portal web em casa AQUISIÇÃO DE CRÉDITOS Usuário escolhe o canal de compra   Usuário recebe um código com seu saldo $$$ Usuário pode ativar o uso imediato PI N *** PO S FISCALIZAÇÂ O   Fiscal consulta placa em dispositivo móvel por comando de voz NÃ O OK Habilita foto e registra notificação $ aplicativo em dispositivos móveis ATIVAÇÃO DE VAGAS Usuário estaciona, escolhe o canal de ativação e informa a placa   portal web na loja 0800 4004 Ativação é registrada em extrato da conta PO S Estacionamento Público Inteligente Multicanal de Interação

12 Iluminação Pública Inteligente “O Futuro da iluminação inteligente e eficiente é para aqueles que veem as oportunidades antes que elas se tornem obvias” Smart Lighting Conference 2015 “O valor das luminárias LED é cada vez menos sobre iluminação e mais sobre serviços inovadores que a iluminação digital pode oferecer” General Electric 2014

13 Iluminação Pública Inteligente Principais objetivos Tecnologia voltada para eficiência energética Máxima iluminação X Mínimo consumo de energia; Monitoração de consumo e predição de falha Telemetria (comunicação sem fio); Gerenciamento da Planta Outros objetivos Serviço de Internet sem fio banda larga [LTE, WiFi] Serviço ao cidadão de monitoração de ambiente Umidade, temperatura, poluição, presença, câmera de vigilância;

14 Agricultura Inteligente 1. Automação industrial 2. Serviços inovadores (ex. controle de pragas, aplicação de defensivos)

15 Transformação 2: Maquinas Inteligentes Autônomas Fonte: Gartner ITxpo 2015

16 Resultado: Negócio (ou Serviço) Autônomo + carro autônomo + analise de crédito autônoma + call center operado por assistentes virtuais + maquinas pulverizadoras autônomas + placas veiculares eletrônicas & sensores

17 Conclusões (“lições de casa” da Gestão da Inovação) A transformação para Negócios (ou Serviços) Digitais está acontecendo (no setor privado e público) A tecnologia (seja física ou virtual) está (ou estará) disponível A organização inovadora precisa colocar TI no centro (TI = suporte + inovação) O modelo de negócio deve ser pensado (e repensado) Organizações aparentemente “distantes” (atuando em setores diferentes ou áreas de conhecimento diferentes), ao trabalhar de forma conjunta, tem mais potencial de inovação do que se imagina...

18 Obrigado! www.cpqd.com.br


Carregar ppt "Inovações (disruptivas) na prestação de serviços Alberto Paradisi - CPqD Seminário sobre Inovação em Serviços, IPT, São Paulo, 3/12/2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google