A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação Continuada para professores de Língua Portuguesa Do rascunho à arte final.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação Continuada para professores de Língua Portuguesa Do rascunho à arte final."— Transcrição da apresentação:

1

2 Formação Continuada para professores de Língua Portuguesa Do rascunho à arte final

3 2 Q UEM SOMOS E A QUE VIEMOS !

4 A “arte da conversa” expressa ‐ se pelo acolhimento no sentido mais amplo possível. Um acolhimento tanto para receber o outro nas suas dessemelhanças quanto para aprender com ele. (ÂNGELA F. P. DE CHADES, 2012) 3

5 O BJETIVO DO CURSO Fomentar espaços de estudos teórico- práticos destinados à aprendizagem contínua e à reflexão sobre os processos de ensino da escrita, em especial, voltados para o desenvolvimento das competências a serem avaliadas na redação do Enem.

6 D E OLHO NAS DATAS 13 de agosto - A redação no Enem 27 de agosto - Etapas da produção textual e estratégias de correção de textos 10 de setembro - O texto argumentativo 24 de setembro - Relações de coesão e coerência no texto 08 de outubro - "Dicas para a redação do ENEM" - Aulão com alunos

7

8 Cada manhã... a vida começa

9 inicia o movimento... contínuo...

10 de nascer, crescer,

11 transformar-se, e multiplicar-se.

12 a vida floresce... em cada manhã...

13 e estende seus braços... até o céu...

14 e se reproduz... em cada manhã...

15 a vida se expressa... busca seus pares...

16 se encontra... se entrega...

17 e se manifesta... de mil formas...

18 diferentes...diferentes... de mil maneiras...

19 é maravilhosa de ser, e reinventa...

20 seu milagre infinito... de recomeçar...

21 uma nova manhã...

22 BOM DIA!

23 A CORDO DE CONVIVÊNCIA

24 É importante controlar o tempo? Quem vai ajudar a controlar o tempo? O que mais podemos acordar para este encontro? Toques de celular podem atrapalhar? O que faremos com nossos celulares?

25 A GENDA DO DIA A BERTURA – Acordo de convivência R EDAÇÃO NO E NEM – Primeiras aproximações - Estudo em grupos – Discussão dos achados C OMPETÊNCIAS AVALIADAS NAS REDAÇÕES DO E NEM – Análise de redações - Estudo em grupos – Apresentação dos grupos P ROBLEMAS DE ESCRITA MAIS FREQUENTES – Frases fragmentadas – Estudo em duplas – Uso inadequado do pronome relativo – Ordem harmoniosa G ERUNDISMO

26 Vamos cumprir a agenda? O encerramento das atividades do dia será às 15h50min.

27 A REDAÇÃO NO ENEM OBJETIVO DO MATERIAL tornar o mais transparente possível a metodologia de correção da redação, bem como o que se espera do participante em cada uma das competências avaliadas.

28 P RIMEIRA ORIENTAÇÃO DO MANUAL

29 Q UAIS AS RAZÕES PARA SE ATRIBUIR NOTA 0 ( ZERO ) A UMA REDAÇÃO ? fuga total ao tema; não obediência à estrutura dissertativo- argumentativa; texto com até 7 (sete) linhas; impropérios, desenhos ou outras formas propositais de anulação; desrespeito aos direitos humanos (desconsideração da Competência 5); e folha de redação em branco, mesmo que tenha sido escrita no rascunho.

30 IMPORTANTE! Para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas, a cópia parcial dos textos motivadores ou de questões objetivas do caderno de prova acarretará a desconsideração do número de linhas copiadas. Procure escrever sua redação com letra legível, para evitar dúvidas no momento da avaliação. O título é um elemento opcional na produção da sua redação.

31 5 COMPETÊNCIAS

32 Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita

33 R EQUISITOS BÁSICOS DO TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO ausência de marcas de oralidade e de registro informal; precisão vocabular; obediência às regras gramaticais de ƒconcordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; ƒpontuação; flexão de nomes e verbos; colocação de pronomes átonos; ƒgrafia das palavras; acentuação gráfica; emprego de letras maiúsculas e minúsculas; e divisão silábica na mudança de linha (translineação).

34 D ESVIOS MAIS GRAVES DA C OMPETÊNCIA 1 falta de concordância do verbo com o sujeito (com sujeito antes do verbo); períodos incompletos, truncados, que comprometem a compreensão; graves problemas de pontuação; desvios graves de grafia e de acentuação (letra minúscula iniciando frases e nomes de pessoas e lugares); e presença de gíria.

35 Competência 2 Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo.

36 COMPETÊNCIA 2 É preciso que o candidato elabore um texto que apresente, claramente, uma tese a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática levantada pela proposta de redação, mantendo-se nos limites do tema. Nesse aspecto, um tema constitui a essência das ideias sobre as quais a tese se organiza. Em âmbito mais abrangente, o assunto recebe uma delimitação através do tema. Ou seja, um assunto pode ser abordado por diferentes temas.

37 D ESVIOS MAIS GRAVES DA C OMPETÊNCIA 2  A não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;  Não pode elaborar um poema ou reduzir o seu texto à narração de uma história.  No processo argumentativo, você poderá dar exemplos de acontecimentos que justifiquem a tese, mas o texto não pode se reduzir a uma narração, por esta não apresentar a estrutura de organização textual solicitada.

38 Competência 3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

39 A S COMPETÊNCIAS EXIGIDAS Elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da redação. É necessário que as ideias desenvolvidas correspondam aos conhecimentos de mundo relacionados ao tema.

40 D ESVIOS MAIS GRAVES DA C OMPETÊNCIA 3 cópia de argumentos dos textos motivadores; informações, fatos, opiniões e argumentos pouco relacionados ao tema e desconectados entre si;

41 Competência 4 Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

42 A SPECTOS AVALIADOS ENCADEAMENTO TEXTUAL – A organização textual exige que as frases estabeleçam entre si uma relação que garanta a sequenciação lógica do texto e a interdependência entre as ideias. ESTRUTURAÇÃO DOS PERÍODOS – Pela especificidade do tipo dissertativo-argumentativo, o período do texto é, normalmente, complexo, formado por duas ou mais orações, para que se possam expressar as ideias de causa- consequência, contradição, temporalidade, comparação, conclusão, entre outras. REFERENCIAÇÃO – As referências a pessoas, coisas, lugares, fatos são introduzidas e, depois, retomadas, à medida que o texto vai progredindo.

43 D ESVIOS MAIS GRAVES DA C OMPETÊNCIA 4 frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico- gramatical; sequência justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos; ausência de paragrafação; frase com apenas oração subordinada, sem oração principal.

44 Competência 5 Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

45 A S COMPETÊNCIAS EXIGIDAS A redação, além de apresentar sua tese sobre o tema, apoiado em argumentos consistentes, precisará oferecer uma proposta de intervenção na vida social. Essa proposta, ou seja, a solução para o problema, deve contemplar cada ponto abordado na argumentação. Assim, a proposta deve manter um vínculo direto com a tese desenvolvida no texto e manter coerência com os argumentos utilizados, já que expressa a sua visão, como autor, das possíveis soluções para a questão discutida.

46 A S COMPETÊNCIAS EXIGIDAS O texto será avaliado, portanto, com base na combinação dos seguintes critérios: a) presença de proposta x ausência de proposta; b) proposta explícita x proposta implícita; e c) proposta com detalhamento dos meios para sua realização x proposta sem o detalhamento dos meios para sua realização.

47 V AMOS CONVERSAR SOBRE NOSSA PRÁTICA ?

48 P RIMEIRAS A PROXIMAÇÕES Que desafios podem ser considerados como mais preocupantes no trabalho com a produção de textos em sala de aula? Cite 3 e procure justificar. Cite as 3 maiores dificuldades que os alunos apresentam para produzir textos? Apresente a metodologia que tem sido com mais frequência em sua escola para ‘vencer’ esses desafios. Formar 6 grupos Tempo: 15 minutos

49 D ISCUSSÃO DOS ACHADOS

50 A NÁLISE DE REDAÇÕES

51 E STUDO EM GRUPOS Cada grupo analisa uma redação: Grupos 1, 2 e 3 = Redação 1 Grupos 4, 5 e 6 = Redação 2 Indicar os problemas que aparecem nos textos; Tempo: 20 minutos;

52 É CEDO PARA SABER. É TARDE PARA DESPERTAR. A partir da segunda semana de junho, o povo brasileiro parece ter despertado da letargia em que havia mergulhado desde os anos 1990. Milhões de pessoas foram às ruas para protestar contra tudo que está aí. O que começou como uma simples reivindicação para baixar o preço das tarifas de ônibus acabou deixando clara a insatisfação popular com a corrupção, o uso indevido do dinheiro público, a péssima qualidade dos serviços prestados pelo governo à população.

53 As manifestações tiveram resultados imediatos. Assim como o povo, os políticos também deixaram de lado a letargia e, em pouco tempo, não só o aumento das tarifas dos transportes foi revogado, como também outros anseios populares foram atendidos: a rejeição da PEC 37, que tirava poder de investigação do ministério público [Ministério Público], e a aprovação de lei que fará ser considerado ediondo [hediondo] o crime de corrupção.

54 Diante disso tudo, é o caso de se perguntar: será que o gigante, deitado eternamente em "berço explêndido" [esplêndido], acordou? Parece que sim, mas, por enquanto, não se pode ter certeza. Pode ser que tudo não passe de um espasmo, que as manifestações percam força com o passar do tempo, deixando os políticos novamente à vontade para cuidar apenas de seus próprios interesses. Espero que não, Deus nos ajude!

55 Para que o Brasil desperte de fato, a participação da população no processo democrático tem de ser constante. É importante se manifestar, seja nas ruas, seja nas redes sociais, sempre que for necessário. Aí sim, quem sabe, poderemos dizer definitivamente que o país acordou.

56 A NÁLISE G ERAL 1) O título exprime uma avaliação que não é retomada no texto. 2) Terceiro parágrafo: a) Se é para usar as aspas, elas deveriam começar antes de "deitados", pois todo o trecho é uma citação do Hino Nacional. b) Na última frase há uma manifestação subjetiva e emocional que não é muito apropriada e destoa do texto como um todo.

57 O B RASIL NAS RUAS “VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA”. Este [Esse] foi alguns [um] dos lemas que motivou [motivaram] toda a nação brasileira nos últimos dias a irem [ir] para as ruas reivindicar melhorias para nosso País [país]. Começando pelo pedido de redução das tarifas do transporte público, principalmente nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Dando início assim a uma grande manifestação que se estendeu por todo o País [país].

58 Após o começo dessa manifestação pacífica, o povo brasileiro quis mais, logo veio à [a] sede de um País [país] sem corrupção [corrupção,] onde a Saúde e a Educação merece [mereçam] mais atenção que estádios feitos para Copa das Confederações e Copa do Mundo, tiveram [Mundo. Houve] também o pedido de rejeição da PEC (37) [PEC 37] que estava na mira dos protestos e muitas outras questões impostas. Mas será que já conseguimos alguma melhoria para o nosso País [país] com essas manifestações?

59 Finalmente os cidadãos do nosso País [país] não se calaram diante de seus direitos. Em algumas cidades os prefeitos já se posicionaram e decidiram então reduzir as tarifas dos transportes públicos, houve [públicos. Houve] também a rejeição da PEC (37) [PEC 37] pela Câmara dos Deputados e isso já é uma grande vitória para nós.

60 As manifestações não pararam, pretendendo assim mostrar que o povo brasileiro cansou e grita contra a impunidade. E para [Para] que o Brasil seja considerado “Um País de todos” ainda existem muitas questões a serem resolvidas, e principalmente, [resolvidas e, principalmente,] temos que ser levado [levados] a sério pelos nossos dirigentes.

61 A NÁLISE DO TEXTO Primeiro parágrafo: a) O lema não motivou, o que motivou foram os problemas. Além disso o uso das maiúsculas é inadequado, ainda que para dar ênfase. Bastaria sublinhar a expressão. b) As duas orações com o verbo no gerúndio são inválidas do ponto de vista da sintaxe. Melhor seria ter escrito um período completo, com todos os termos. Algo assim: “Os protestos começaram pelo pedido de redução das tarifas do transporte público, principalmente nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e se estenderam por todo o país.”

62 Segundo e terceiro parágrafos: a) O adjetivo “impostas” não faz sentido. b) Notar que o parágrafo termina com uma questão que será respondida no próximo parágrafo. No entanto, antes de respondê-la, o autor intercala uma frase de conteúdo redundante (“Finalmente os cidadãos do nosso país não se calaram diante de seus direitos”) que trunca a sequência do seu raciocínio. Último parágrafo: o próprio texto já deixou claro que as manifestações têm várias reivindicações. Aqui parece ter esquecido disso e afirmar que se trata de manifestações contra a impunidade.

63 Os problemas mais frequentes...

64 FRASES FRAGMENTADAS "Emerson Fittipaldi voltou a treinar com o seu novo carro. Apesar do fraco desempenho da última corrida que o deixou em 20º lugar".

65 B REVE ANÁLISE 1ª ORAÇÃO Emerson Fittipaldi voltou a treinar com o seu novo carro. sujeito predicado 2ª ORAÇÃO Apesar do fraco desempenho da última corrida adjunto adverbial de concessão em relação à 1ª oração que o deixou em 20º lugar" oração subordinada adjetiva – só se completa se inserida no período

66 E XERCÍCIO DE R EESCRITA Ligando-o à frase a que pertence, por meio de pontuação adequada: "Emerson Fittipaldi voltou a treinar com o seu novo carro, apesar do fraco desempenho da última corrida que o deixou em 2º lugar". Transformando o fragmento de frase em frase completa: "Emerson Fittipaldi voltou a treinar com o seu novo carro. Na última corrida, Emerson apresentou um fraco desempenho que o deixou em 20º. lugar".

67 E XERCÍCIO DE R EESCRITA Dando uma nova redação à frase, sem deixar, contudo, de observar a pontuação: 1 "Apesar do fraco desempenho da última corrida que o deixou em 20º lugar, Emerson Fittipaldi voltou a treinar com o seu novo carro". 2 "Embora tivesse apresentado, na última corrida, um fraco desempenho que o deixou em 20º lugar, Emerson Fittipaldi voltou a treinar com o seu novo carro". 3 "Emerson Fittipaldi, apesar do fraco desempenho da última corrida que o deixou em 20º. lugar, voltou a treinar com o seu novo carro".

68 P ARA TREINAR Reescreva o texto abaixo, corrigindo-o e transformando-o em uma única frase. “As três da madrugada de domingo. Enquanto a cidade dormia tranquilizada pela vigilância tremenda do Governo Provisório, foi o Largo do Paço teatro de uma cena extraordinária. Presenciada por poucos, tão pungente, quanto foi simples e breve”.

69 As três da madrugada de domingo, enquanto a cidade dormia tranquilizada pela vigilância tremenda do Governo Provisório, foi o Largo do Paço teatro de uma cena extraordinária, presenciada por poucos, tão pungente, quanto foi simples e breve.

70 As três da madrugada de domingo, enquanto a cidade dormia tranquilizada pela vigilância tremenda do Governo Provisório, o Largo do Paço foi teatro de uma cena extraordinária, presenciada por poucos, tão pungente, quanto foi simples e breve.

71 O RDEM SINTÁTICA Resulta da disposição dos elementos na frase, segundo sua função sintática: (A) SUJEITO + (B) VERBO + (C) ATRIBUTO OU COMPLEMENTO + (D) CIRCUNSTÂNCIAS.

72 (a) Esmeralda de Jesus Freitas (b) ganhou (c) uma das cinco medalhas de ouro (dl) no Campeonato Sul- Americano de Atletismo-menores (d2) em Quito.

73 d1 + d2 + a + b + e d2 + d1 + a + b + e a + d1 + d2 + b + c a + b + d1 + d2 + c a + b + d2 + c + d1

74

75 d1 + d2 + a + b + e No Campeonato Sul-Americano de Atletismo- menores, em Quito, Esmeralda de Jesus Freitas ganhou uma das cinco medalhas de ouro. Em Quito, no Campeonato Sul-Americano de Atletismo-menores, Esmeralda de Jesus Freitas ganhou uma das cinco medalhas de ouro. d2 + d1 + a + b + e

76 a + d1 + d2 + b + c Esmeralda de Jesus Freitas, no Campeonato Sul- Americano de Atletismo-menores, em Quito, ganhou uma das cinco medalhas de ouro. Esmeralda de Jesus Freitas ganhou no Campeonato Sul-Americano de Atletismo-menores, em Quito, uma das cinco medalhas de ouro. a + b + d1 + d2 + c

77 a + b + d2 + c + d1 Esmeralda de Jesus Freitas ganhou, em Quito, uma das cinco medalhas de ouro no Campeonato Sul- Americano de Atletismo-menores.

78 O RDEM LÓGICA X IMPORTÂNCIA DAS IDEIAS SE SE QUISER DAR MAIOR ÊNFASE À INAUGURAÇÃO DA OBRA Foi inaugurado, há alguns dias, pela prefeitura, o canil modelo municipal, considerado obra indispensável para a melhoria das condições sanitárias de Manaus.

79 Se se quiser dar ênfase ao canil, a redação será: Se se quiser dar ênfase ao tempo de inauguração, a redação será: Se se quiser dar ênfase à importância da obra: Se se quiser dar ênfase á prefeitura:

80

81 SE SE QUISER DAR ÊNFASE AO CANIL, A REDAÇÃO SERÁ: O canil modelo municipal foi inaugurado há alguns dias, pela prefeitura, considerado obra indispensável para a melhoria das condições sanitárias de Manaus.

82 SE SE QUISER DAR ÊNFASE AO TEMPO DE INAUGURAÇÃO, A REDAÇÃO SERÁ: Há alguns dias, foi inaugurado pela prefeitura o canil modelo municipal, considerado obra indispensável para a melhoria das condições sanitárias de Manaus.

83 SE SE QUISER DAR ÊNFASE À IMPORTÂNCIA DA OBRA, A REDAÇÃO SERÁ: Considerado obra indispensável para a melhoria das condições sanitárias de Manaus, o canil modelo municipal foi inaugurado há alguns dias pela prefeitura.

84 SE SE QUISER DAR ÊNFASE Á PREFEITURA: A prefeitura inaugurou há alguns dias o canil modelo municipal, considerado obra indispensável para a melhoria das condições sanitárias de Manaus.

85 L EIA O PERÍODO ABAIXO : “Em abril do ano passado, dois presos do regime semiaberto de Minas Gerais receberam tornozeleiras eletrônicas com sensores para localização e coibição de crimes em caráter experimental.” A disposição dos termos na frase não foi das mais felizes. A expressão “em caráter experimental” refere-se ao verbo “receber”, mas, posta no final do período, parece estar ligada a “localização e coibição de crimes”. Articule as partes do texto da maneira mais clara para o leitor.

86 S UGESTÃO Em abril do ano passado, dois presos do regime semiaberto de Minas Gerais receberam, em caráter experimental, tornozeleiras eletrônicas. Os equipamentos são dotados de sensores para localização do presidiário e, consequentemente, favorecem a coibição de crimes.

87 O S ADJUNTOS ADVERBIAIS E O U SO DA VÍRGULA

88 ORDEM DIRETA DA FRASE: Os policiais militares desencadearam a operação lei seca durante o jogo da seleção brasileira. (sem vírgula) Os policiais militares desencadearam a operação lei seca, durante o jogo da seleção brasileira. (com vírgula) ADJUNTO ADVERBIAL DESLOCADO: Durante o jogo da seleção brasileira, os policiais militares desencadearam a operação lei seca. (com vírgula) Os policiais militares desencadearam ontem a operação lei seca. (sem vírgula)

89 PERÍODO COMPOSTO. SEQUÊNCIA NORMAL O cadete deixou de lado as antigas aspirações quando menos se esperava. (sem vírgula) O cadete deixou de lado as antigas aspirações, quando menos se esperava. (com vírgula) PERÍODO COMPOSTO. ORAÇÃO ADVERBIAL DESLOCADA (intercalada ou anteposta): O cadete, quando menos se esperava, deixou de lado suas antigas aspirações. Quando menos se esperava, o cadete deixou de lado suas antigas aspirações. Suas antigas aspirações, segundo diziam todos, eram irrealizáveis.

90 USO INADEQUADO DO PRONOME RELATIVO Uso do onde: Na língua culta, escrita ou falada, "onde" deve ser limitado aos casos em que há indicação de lugar físico, espacial. Quando não houver essa indicação, deve-se preferir o uso de em que, no qual (e suas flexões na qual, nos quais, nas quais) e nos casos da ideia de causa / efeito ou de conclusão. Por Exemplo: Quero uma cidade tranquila, onde possa passar alguns dias em paz. Vivemos uma época muito difícil, em que (na qual) a violência gratuita impera.

91 USO INADEQUADO DO PRONOME RELATIVO Uso do cujo: - O pronome em estudo somente é utilizado no sentido de posse, fazendo referência ao termo antecedente e ao substantivo subsequente. A árvore foi derrubada. Os frutos da árvore são venenosos. A árvore cujos frutos são venenosos foi derrubada.

92 EXEMPLOS - Aquele é o professor de cuja aula nem todos participam. - Esta é a professora em cuja capacidade todos confiam. - Esta é a professora a cujos trabalhos fizemos elogios. - Aquele é o amigo com cujas ideias não concordo. - São estes os participantes contra cujas ideias sempre lutamos.

93 ATIVIDADE Reúna as orações de cada grupo abaixo num só período, convertendo a segunda oração em subordinada adjetiva introduzida pelos relativos. Há casos em que é necessário colocar preposição. Foi detectada por astrônomos da Universidade da Califórnia a explosão de uma estrela gigantesca. A explosão pode produzir um buraco negro, espécie de abismo gravitacional no espaço. Nem a luz pode escapar do abismo gravitacional no espaço.

94 B) A exposição em homenagem ao humorista J. Carlos fez parte das festas. A exposição foi organizada pela Propaganda Estrutural. A exposição teve patrocínio da Servenco. A exposição teve produção da Lithos. As festas comemoraram o centenário de nascimento do famoso caricaturista. C) Durante o período, Inês, professora de ginástica, aprendeu tudo sobre o corpo. No período, estudou na Europa. D) Restos de seres humanos esquartejados foram encontrados em uma caverna. Os restos atestam antropofagia pelos homens de Neanderthal. Pela caverna transitavam homens da idade da pedra.

95

96 Foi detectada por astrônomos da Universidade da Califórnia a explosão de uma estrela gigantesca. A explosão pode produzir um buraco negro, espécie de abismo gravitacional no espaço. Nem a luz pode escapar do abismo gravitacional no espaço. Foi detectada por astrônomos da Universidade da Califórnia a explosão de uma estrela gigantesca QUE pode produzir um buraco negro, espécie de abismo gravitacional no espaço, DO QUAL nem a luz pode escapar.

97  A exposição em homenagem ao humorista J. Carlos fez parte das festas. A exposição foi organizada pela Propaganda Estrutural. A exposição teve patrocínio da Servenco. A exposição teve produção da Lithos. As festas comemoraram o centenário de nascimento do famoso caricaturista.  A exposição organizada pela Propaganda Estrutural, patrocinada pela Servenco e produzida pela Lithos em homenagem ao humorista J. Carlos, fez parte das festas QUE comemoraram o centenário de nascimento do famoso caricaturista.

98  Durante o período, Inês, professora de ginástica, aprendeu tudo sobre o corpo. No período, estudou na Europa.  Durante o período EM QUE estudou na Europa, Inês, professora de ginástica, aprendeu tudo sobre o corpo.  Restos de seres humanos esquartejados foram encontrados em uma caverna. Os restos atestam antropofagia pelos homens de Neanderthal. Pela caverna transitavam homens da idade da pedra.  Restos de seres humanos esquartejados OS QUAIS atestam antropofagia pelos homens de Neanderthal, foram encontrados em uma caverna ONDE transitavam homens da idade da pedra.

99 USO DO GERÚNDIO

100 B OM USO DO GERÚNDIO O gerúndio constitui uma oração subordinada adverbial e, de certo modo, uma função adjetiva. Para ser bem empregado, o gerúndio deve estar o mais perto possível do sujeito ao qual se refere. Vi teu filho nadando. Nadando, vi teu filho. (o sentido é diferente)

101 O S DIFERENTES SIGNIFICADOS DO GERÚNDIO Gerúndio modal: Indica o modo como a ação verbal transcorreu: equivale, portanto, a adjunto adverbial de modo. Chegou alegrando o ambiente. Gerúndio temporal. Indica contemporaneidade entre a ação expressa pelo verbo principal e o gerúndio. Vi Henrique conversando. Gerúndio durativo: Indica uma ação que está acontecendo; Ficou escrevendo seu livro.

102 O S DIFERENTES SIGNIFICADOS DO GERÚNDIO Gerúndio cuja ação é imediatamente anterior à do verbo principal: Indica causa; Estudando, passou no vestibular em primeiro lugar. Gerúndio concessivo: Chovendo, não iria à festa. Gerúndio explicativo: Indica explicação; Vendo que a suspensão não funcionava, o piloto chamou o mecânico.

103 O GERÚNDIO ESTÁ BEM EMPREGADO QUANDO : 1) há predominância do caráter verbal ou adverbial; 2) o caráter durativo da ação está claro; 3) a ação expressa é coexistente ou imediatamente anterior à ação do verbo principal.

104 U SO INADEQUADO DO GERÚNDIO Não devemos usar o gerúndio para reforçar a ideia de progressividade no futuro. Eu vou estar estudando o projeto de lei. Estaremos transferindo a quantia amanhã. AS FRASES ADEQUADAS SÃO: Eu estudarei o projeto de lei. Transferiremos a quantia amanhã.

105 104

106 “nunca se sabe aonde uma conversa pode levar...uma conversa não é algo que se faça, mas algo no que se entra...e, ao entrar nela, pode-se ir aonde não havia sido previsto...e essa é a maravilha da conversa...que, nela, pode-se chegar a dizer o que não queria dizer, o que não sabia dizer, o que não podia dizer...E, mais ainda, o valor de uma conversa não está no fato de que ao final se chegue ou não a um acordo...pelo contrário, uma conversa está cheia de diferenças e a arte da conversa consiste em sustentar a tensão entre as diferenças...”. (LARROSA, 2003, p. 212) 105

107 A VALIAÇÃO DO ENCONTRO

108 Obrigada pela oportunidade de dialogar e de refletir. Prof.ª Socorro França Obrigada pela oportunidade de dialogar e de refletir. Prof.ª Socorro França


Carregar ppt "Formação Continuada para professores de Língua Portuguesa Do rascunho à arte final."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google