A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet A internet é uma rede de redes. A primeira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet A internet é uma rede de redes. A primeira."— Transcrição da apresentação:

1 Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet A internet é uma rede de redes. A primeira rede tinha apenas três computadores...

2 Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet A internet surgiu a partir de pesquisas militares no auge da Guerra Fria. Na década de 1960 (1969), quando dois blocos ideológicos e politicamente antagónicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e pelos Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação.

3 Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem, que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.

4 Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet Os computadores que possuem FTP armazenam os ficheiros em directorias especialmente disponibilizadas para permitirem aos utilizadores o carregamento dos ficheiros. Existem muitos servidores FTP e, à medida que for obtendo informações sobre a Internet e a utilizar cada vez mais, encontrará listas de servidores FTP que contêm o tipo de ficheiros que procura.

5 Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet Uma conta de utilizador é um conjunto de informações que indica ao Windows a que ficheiros e pastas pode aceder, que alterações pode efectuar no computador e quais as preferências pessoais do utilizador, tais como, a cor de fundo do ambiente de trabalho e a protecção do ecrã. As contas de utilizador permitem-lhe partilhar um computador com várias pessoas com ficheiros e definições próprios. Cada utilizador acede à conta dele com um nome de utilizador e uma palavra-passe.

6 Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet A World Wide Web, a Rede de alcance mundial em português ("WWW" ou simplesmente "Web") é um meio de comunicação global no qual usuários podem ler e escrever através de computadores conectados à Internet. O termo Web é usado erroneamente como sinónimo da própria Internet, sendo a Web apenas um serviço que utiliza a Internet, assim como as mensagens de e-mail; a História da Internet antecede bastante a da Rede de alcance mundial.

7 Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet Um navegador, também conhecido pelos termos em inglês web browser ou simplesmente browser, é um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet, também conhecidos como páginas da web.

8 Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet As primeiras versões do HTML foram definidas com regras sintácticas flexíveis, o que ajudou aqueles sem familiaridade com a publicação na Web. Através do tempo, a utilização de ferramentas para autoria de HTML aumentou, assim como a tendência em tornar a sintaxe cada vez mais rígida. Apesar disso, por questões históricas (retro compatibilidade), os navegadores ainda hoje conseguem interpretar páginas web que estão longe de ser um código HTML válido.

9 Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet O TCP/IP (também chamado de pilha de protocolos TCP/IP) é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. Seu nome vem de dois protocolos: o TCP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol - Protocolo de Internet, ou ainda, protocolo de interconexão). O conjunto de protocolos pode ser visto como um modelo de camadas (Modelo OSI), onde cada camada é responsável por um grupo de tarefas, fornecendo um conjunto de serviços bem definidos para o protocolo da camada superior. As camadas mais altas, estão logicamente mais perto do usuário (chamada camada de aplicação) e lidam com dados mais abstratos, confiando em protocolos de camadas mais baixas para tarefas de menor nível de abstração.

10 Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet O Gopher foi especificado em 1991 por Paul Lindner e Mark McCahill, da Universidade de Minesota. Atualmente perdeu popularidade com o crescimento da WWW, devido à sua falta de flexibilidade quando comparado com o HTML e à decisão da Universidade de Minesota de vender licenças para uso comercial, que foi entendida por alguns como uma obrigação de pagar para usar o protocolo em si, em vez de se aplicar apenas ao software servidor da Universidade. O Gopher foi especificado em 1991 por Paul Lindner e Mark McCahill, da Universidade de Minesota. Atualmente perdeu popularidade com o crescimento da WWW, devido à sua falta de flexibilidade quando comparado com o HTML e à decisão da Universidade de Minesota de vender licenças para uso comercial, que foi entendida por alguns como uma obrigação de pagar para usar o protocolo em si, em vez de se aplicar apenas ao software servidor da Universidade.

11 Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet HTTP é a sigla em língua inglesa de HyperText Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto), um protocolo da camada de Aplicação do modelo OSI utilizado para transferência de dados na rede mundial de computadores, a World Wide Web. Também transfere dados de hiper-mídia (imagens, sons e textos)..

12 Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet Um correio eletrônico ou correio eletrónico ou, ainda, e-mail e correio-o, é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação.

13 Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet Um navegador, também conhecido pelos termos em inglês Web browser ou simplesmente browser, é um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet, também conhecidos como páginas da Web.

14 Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet Cliente de e-mail é um programa de computador que permite enviar, receber e personalizar mensagens de e-mail.

15 Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet Quem necessita de transferir regularmente ficheiros entre uma máquina cliente e um servidor, o protocolo FTP (File Transfer Protocol) é sem duvida uma óptima opção. O Windows possui um cliente nativo de FTP, que está disponível via linha de comandos, mas existem outras aplicações gráficas que facilitam esta interacção entre cliente e servidor.


Carregar ppt "Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet A internet é uma rede de redes. A primeira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google