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Jogo de Empresas Fase de Preparação – Apresentação e Teoria

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Apresentação em tema: "Jogo de Empresas Fase de Preparação – Apresentação e Teoria"— Transcrição da apresentação:

1 Jogo de Empresas Fase de Preparação – Apresentação e Teoria
UNIP – Universidade Paulista Prof. Wesley Vieira Borges Jogo de Empresas Fase de Preparação – Apresentação e Teoria Todos os direitos reservados Jogo de Empresas SDE SPRE1

2 SDE – simulação de estratégia
FASE DE PREPARAÇÃO módulos Apresentação do jogo de empresas SDE Fundamentação teórica Modelo do negócio (Manual do participante) Jogo de Empresas SDE SPRE1

3 SDE – simulação de estratégia
APRESENTAÇÃO CONTEXTO Complexidade e sofisticação da dinâmica ambiental Demandam competência estratégica dos dirigentes Demandam compreensão das influências provocadas pelas mudanças Demandam capacidade de fazer escolhas estratégicas adequadas O jogo de empresas SDE é uma potente ferramenta para auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades Jogo de Empresas SDE SPRE1

4 SDE – simulação de estratégia
APRESENTAÇÃO VISÃO GERAL DO SDE Simulação de estratégia empresarial Participantes assumem o papel de diretores Respondem pelo planejamento e implementação da estratégia Duração aproximada de 2 anos e meio (8 a 11 trimestres) Competem num amplo mercado com 3 regiões Produzem e vendem um bem de consumo durável O produto é uma inovação, o RPB - refrigerador portátil de bebida O cenário virtual é exclusivamente definido para a simulação Jogo de Empresas SDE SPRE1

5 SDE – simulação de estratégia
APRESENTAÇÃO DINÂMICA DO SDE Teoria e Modelo do Jogo (Manual) SDE – Área Exclusiva das Empresas Relatórios Confidenciais Portal SDE NEWS Parâmetros do jogo SDE Decisões da Empresa Ambiente da Internet Sistema Simulador SDE Jogo de Empresas SDE SPRE1

6 SDE – simulação de estratégia OBJETIVOS PEDAGÓGICOS
APRESENTAÇÃO OBJETIVOS PEDAGÓGICOS Contribuir para obtenção/ampliação de: Visão estratégica Visão competitiva Visão sistêmica Jogo de Empresas SDE SPRE1

7 SDE – simulação de estratégia
APRESENTAÇÃO OBJETIVOS PEDAGÓGICOS - capacidades Analisar o ambiente para inserção competitiva de um novo negócio. Definir estratégia, construindo uma visão de futuro para a empresa, com indicadores de resultados de longo prazo e meios para atingi-los. Implementar estratégias e políticas para as áreas e processos da empresa, utilizando conceitos e técnicas de gestão estratégica. Avaliar a estratégia e seus resultados qualitativos e quantitativos. Reconhecer as relações sistêmicas existentes nos fenômenos organizacionais e no correspondente processo decisório. Jogo de Empresas SDE SPRE1

8 SDE – simulação de estratégia
FUNDAMENTOS TEÓRICOS CONCEITOS QUE APOIAM A SIMULAÇÃO Jogos de empresas Estratégia empresarial Planejamento estratégico Análise competitiva Visão sistêmica Jogo de Empresas SDE SPRE1

9 SDE – simulação de estratégia JOGOS DE EMPRESAS - HISTÓRICO
FUNDAMENTOS TEÓRICOS JOGOS DE EMPRESAS - HISTÓRICO 3000 A.C. – jogos ancestrais Wei-Hai (China) e Chaturanga (India) Séculos XVII e XVIII – jogos de tabuleiros: King’s Game (1664), War Chess (1780) e New Kriegspeil (1798) 1955 – Rand Corporation Game Monopolies – simulação do gerenciamento de estoques da força aérea americana 1956 – “Top Management Decision” da American Management Association, amplamente conhecido como o primeiro jogo de empresas 1957 – “Business Management Game” da consultoria McKinsey & Company e o “Top Management Decison Game” da University of Washington (1ª vez em sala de aula) Jogo de Empresas SDE SPRE1

10 SDE – simulação de estratégia JOGOS DE EMPRESAS – VALOR PEDAGÓGICO
FUNDAMENTOS TEÓRICOS JOGOS DE EMPRESAS – VALOR PEDAGÓGICO KEYS e WOLFE (1990) – Correlações significativas entre a utilização de jogos e desempenho superior de aprendizagem, relativamente a outros métodos mais ortodoxos. SAUAIA (1989) - Comprova a tese segundo a qual os jogos podem oferecer, efetivamente, aprendizagem cognitiva associada à satisfação dos participantes. MARTINELLI (1988) - Não são excludentes entre si, ao contrário, podem funcionar bem de maneira complementar. Jogo de Empresas SDE SPRE1

11 SDE – simulação de estratégia JOGOS DE EMPRESAS – Tipologia
FUNDAMENTOS TEÓRICOS JOGOS DE EMPRESAS – Tipologia Classificação geral: simulações de decisões táticas e as simulações de processos sociais. Simulações de decisões táticas: subdividem-se em simulações de diagnósticos, simulações de gerenciamento de crises e simulações de gerenciamento de dados. Simulações de gerenciamento de dados: podem ser de estrutura fechada, onde os participantes desenvolvem papéis individuais, ou de estrutura aberta com tomada de decisões em grupo. Jogo de Empresas SDE SPRE1

12 SDE – simulação de estratégia JOGOS DE EMPRESAS – Tipologia
FUNDAMENTOS TEÓRICOS JOGOS DE EMPRESAS – Tipologia continuação Principais características das simulações de gerenciamento de dados (GREDLER, 1994): Foco está nas inter-relações e trade-offs entre variáveis mensuráveis; Tarefa essencial dos participantes é alocar recursos disponíveis para atingir determinadas metas estratégicas geralmente de caráter econômico; Algoritmos baseados em modelos matemáticos que estabelecem os impactos de alterações em uma variável nas demais existentes no modelo; Flexibilidade na tomada de decisão e processo controlável pelos participantes. Jogo de Empresas SDE SPRE1

13 SDE – simulação de estratégia JOGOS DE EMPRESAS – Tipologia
FUNDAMENTOS TEÓRICOS JOGOS DE EMPRESAS – Tipologia continuação Outras classificações dos jogos de empresas: Funcional ou Total Competitivo ou Não-competitivo Específico ou genérico Individuais ou em equipes Determinísticos ou estocásticos Jogo de Empresas SDE SPRE1

14 SDE – simulação de estratégia JOGOS DE EMPRESAS – conceito e propósito
FUNDAMENTOS TEÓRICOS JOGOS DE EMPRESAS – conceito e propósito Conceito de simulação de gerenciamento de dados: Simulação de decisões de área ou processo empresarial específico ou da organização como um todo, que baseia-se em modelos representativos da realidade. Propósito: Permitir a aprendizagem vivencial de abordagens técnicas e conceituais de gestão empresarial. Jogo de Empresas SDE SPRE1

15 SDE – simulação de estratégia JOGOS DE EMPRESAS – vantagens
FUNDAMENTOS TEÓRICOS JOGOS DE EMPRESAS – vantagens Realismo Economia de tempo Eliminação dos riscos econômicos Aprendizado com satisfação Desenvolvimento de habilidades Jogo de Empresas SDE SPRE1

16 SDE – simulação de estratégia JOGOS DE EMPRESAS – Teoria dos jogos
FUNDAMENTOS TEÓRICOS JOGOS DE EMPRESAS – Teoria dos jogos Representa, classifica e modela processos decisórios e auxilia a melhor qualidade no processo de escolha; É o estudo das tomadas de decisões entre indivíduos quando o resultado de cada um depende das decisões dos outros, numa interdependência similar a um jogo; Estuda cenários nos quais existem vários interessados em otimizar os próprios ganhos, as vezes em conflito entre si. Jogo de Empresas SDE SPRE1

17 SDE – simulação de estratégia JOGOS DE EMPRESAS – Teoria dos jogos
FUNDAMENTOS TEÓRICOS JOGOS DE EMPRESAS – Teoria dos jogos continuação O resultado (ganho ou perda) de uma decisão depende obrigatoriamente da movimentação dos concorrentes, tornando a tomada de decisão muito mais complexa; Exige explicitamente a comprovação lógica dos vínculos entre a motivação dos agentes e os meios utilizados para alcançar os resultados desejados. Jogo de Empresas SDE SPRE1

18 SDE – simulação de estratégia ESTRATÉGIA – VISÃO ESTRATÉGICA
FUNDAMENTOS TEÓRICOS ESTRATÉGIA – VISÃO ESTRATÉGICA Competência fundamental para os executivos de negócios. Refere-se à capacidade de compreender o ambiente em mudança e ajustar dinamicamente a organização a diferentes e sucessivas configurações ambientais. Jogo de Empresas SDE SPRE1

19 SDE – simulação de estratégia
FUNDAMENTOS TEÓRICOS Estratégia – conceito Conceito complexo e muito controvertido com inúmeras abordagens teóricas, algumas mais prescritivas e outras emergentes, apoiadas no aprendizado (Mintzberg, Ahlstrand e Lampel, 2000). A escola do planejamento é a mais destacada na literatura e tem como ferramenta o planejamento estratégico. É adotada no SDE. Um conceito abrangente: “Estratégia é um conjunto de decisões complexas, interrelacionadas e antecipadas da ação, que expressam os objetivos de longo prazo da organização e os meios para atingí-los”. (GHEMAWAT, 2000). Jogo de Empresas SDE SPRE1

20 SDE – simulação de estratégia
FUNDAMENTOS TEÓRICOS ESTRATÉGIA – DECISÕES Características das decisões estratégicas: Distintas dimensões das decisões: a decisão estratégica envolve fins e meios. Efeitos de longo prazo produzidos: sempre produz efeitos e conseqüências a longo prazo. Abrangência das decisões: abrange a empresa como um todo e não apenas uma área funcional. Jogo de Empresas SDE SPRE1

21 SDE – simulação de estratégia Estratégia – fundamentos
FUNDAMENTOS TEÓRICOS Estratégia – fundamentos Dois fundamentos tornam a estratégia indispensável: As empresas são sistemas abertos que trocam influências com o ambiente. Quando variáveis ambientais se modificam afetam os processos e resultados das empresas. As mudanças no ambiente são inexoráveis, ou seja, queiramos ou não elas acontecem. Portanto, é fundamental preparar-se da melhor maneira possível, sejam elas positivas ou negativas. Jogo de Empresas SDE SPRE1

22 SDE – simulação de estratégia Estratégia – planejamento estratégico
FUNDAMENTOS TEÓRICOS Estratégia – planejamento estratégico Um plano estratégico consistente é indispensável para reduzir os riscos e melhorar significativamente as chances de sucesso. Deve considerar as circunstâncias ambientais atuais, cenários ambientais futuros mais prováveis de ocorrer e estar em linha com as capacidades e recursos da organização. Jogo de Empresas SDE SPRE1

23 SDE – simulação de estratégia Estratégia – processo de planejamento
FUNDAMENTOS TEÓRICOS Estratégia – processo de planejamento Planejamento estratégico é um processo racional de formulação da estratégia e: Pressupõe ações preparatórias de motivação, organização e homogeneização da cultura sobre o tema; Em geral, desenvolve-se através de três grandes momentos claramente definidos: o diagnóstico estratégico; a formulação da macroestratégia; e a formulação das estratégias funcionais. (Essas etapas serão desenvolvidas na simulação do jogo de empresas SDE). Jogo de Empresas SDE SPRE1

24 SDE – simulação de estratégia Estratégia – diagnóstico estratégico
FUNDAMENTOS TEÓRICOS Estratégia – diagnóstico estratégico O diagnóstico é fundamental para se compreender a configuração do ambiente antes de planejar a estratégia; Busca compreender como estão configuradas as variáveis econômicas, sociais, políticas, tecnológicas e as do ambiente competitivo da empresa, como os fornecedores, clientes, concorrentes, além de aspectos internos da empresa; Jogo de Empresas SDE SPRE1

25 SDE – simulação de estratégia Estratégia – diagnóstico estratégico
FUNDAMENTOS TEÓRICOS Estratégia – diagnóstico estratégico continuação Externamente, orienta-se para aspectos estruturais do ambiente, variáveis e fatores sobre os quais a empresa não tem controle e que podem se constituir em uma ameaça ou oportunidade para o desenvolvimento da empresa. Internamente, orienta-se para os recursos e capacidades que a empresa controla e que podem se constituir em pontos fracos ou pontos fortes da empresa. No diagnóstico a empresa não toma decisões, apenas busca compreender o ambiente, nas etapas seguintes é que decide a estratégia. Jogo de Empresas SDE SPRE1

26 SDE – simulação de estratégia Estratégia – SWOT e postura estratégica
FUNDAMENTOS TEÓRICOS Estratégia – SWOT e postura estratégica ANÁLISE INTERNA PONTOS FRACOS PONTOS FORTES EXTERNA AMEAÇAS SOBREVIVÊNCIA MANUTENÇÃO OPORTUNIDADES CRESCIMENTO DESENVOLVIMENTO Jogo de Empresas SDE SPRE1

27 SDE – simulação de estratégia Estratégia – MATRIZ PRODUTO/MERCADO
FUNDAMENTOS TEÓRICOS Estratégia – MATRIZ PRODUTO/MERCADO Para crescer ou desenvolver deve escolher um dos 4 vetores ANÁLISE MERCADO ATUAL NOVO PRODUTO PENETRAÇÃO NO MERCADO DESENVOLVI-MENTO DE MERCADO DESENVOLVI-MENTO DE PRODUTO DIVERSIFICAÇÃO Jogo de Empresas SDE SPRE1

28 SDE – simulação de estratégia Estratégia – macroestratégia
FUNDAMENTOS TEÓRICOS Estratégia – macroestratégia Dimensão fim: definição da missão empresarial e da visão de futuro da empresa; Dimensão meio: visa estabelecer grandes decisões sobre o negócio, seus principais investimentos em estruturas, sua localização e o dimensionamento de sua capacidade. Jogo de Empresas SDE SPRE1

29 SDE – simulação de estratégia Estratégia – estratégias funcionais
FUNDAMENTOS TEÓRICOS Estratégia – estratégias funcionais Baseados no diagnóstico estratégico, inspirados pela visão e delimitados pela macroestratégia a empresa define as estratégias e políticas funcionais. Fundamentalmente, define as ações a realizar em cada área da empresa como marketing, produção, finanças, pessoas, entre outras, para conduzir a empresa a seus objetivos Jogo de Empresas SDE SPRE1

30 FUNDAMENTOS TEÓRICOS SDE – simulação de estratégia
Analise competitiva - ESTRATÉGIA  Fatores distintivos Estratégia Genérica Estratégia Competitiva Questão do valor Valor social Valor empresarial Restrição do valor Valor do cliente > Custo Preço > Custo Indicador de sucesso Crescimento de vendas Valor empresarial maior Tarefa estratégica básica Adaptação à mudança Inovação, imitação, deter o rival Como a estratégia é expressa Definição produto/mercado Vantagem, posição e políticas.. Abordagem básica da análise Estudo amplo de uma indústria Comparação dos rivais Fonte: Rumelt (1980) apud Mintzberg et alli (2001) SDE SPRE1

31 FUNDAMENTOS TEÓRICOS SDE – simulação de estratégia
Analise competitiva – escola do posicionamento A estratégia é uma posição competitiva genérica dentro da indústria; A estratégia competitiva é construída a partir de um processo analítico rigoroso da indústria; São considerados diversos aspectos técnicos e econômicos relativos aos elementos estruturais da indústria, quais sejam, concorrentes, fornecedores, compradores, entrantes potenciais  e fabricantes de produtos substitutos; O propósito é identificar a intensidade das correspondentes forças competitivas que esses elementos desenvolvem. Jogo de Empresas SDE SPRE1

32 SDE – simulação de estratégia Analise competitiva – modelo de análise
FUNDAMENTOS TEÓRICOS Analise competitiva – modelo de análise Jogo de Empresas SDE SPRE1

33 FUNDAMENTOS TEÓRICOS Liderança em custo Diferenciação Enfoque
SDE – simulação de estratégia FUNDAMENTOS TEÓRICOS Analise competitiva – 3 estratégias genéricas Liderança em custo Diferenciação Enfoque Jogo de Empresas SDE SPRE1

34 SDE – simulação de estratégia Analise competitiva – liderança em custo
FUNDAMENTOS TEÓRICOS Analise competitiva – liderança em custo Estratégia de liderança em custo, que na prática permite assegurar a liderança em preço; Explora muito a gestão da capacidade da operação e, portanto, o escopo competitivo deve ser amplo, vislumbrando grandes mercados de massa e explorando a padronização; Principais estratégias relacionadas à capacidade para construir a vantagem em custos: economia de escala; curva de aprendizagem; e propagação de custos fixos. Jogo de Empresas SDE SPRE1

35 SDE – simulação de estratégia ANALISE COMPETITIVA – DIFERENCIAÇÃO
FUNDAMENTOS TEÓRICOS ANALISE COMPETITIVA – DIFERENCIAÇÃO Desenvolvimento de competências centrais que permitam produzir produtos ou serviços únicos, diferentes e superiores em relação à concorrência; Sustenta, com isso, sua vantagem competitiva; Explora a lealdade dos clientes às suas características distintivas, como marca e qualidade, por exemplo, e sustenta nisso preços e margens mais elevadas. Jogo de Empresas SDE SPRE1

36 SDE – simulação de estratégia Analise competitiva – Enfoque
FUNDAMENTOS TEÓRICOS Analise competitiva – Enfoque Explorar uma das estratégias genéricas anteriores, liderança em custos e diferenciação, numa perspectiva de nicho, com escopo competitivo estreito, em segmentos de mercado bem definidos. Jogo de Empresas SDE SPRE1

37 SDE – simulação de estratégia VISÃO SISTÊMICA – COMPLEXIDADE
FUNDAMENTOS TEÓRICOS VISÃO SISTÊMICA – COMPLEXIDADE Visão sistêmica é a capacidade de compreender as relações de causa e efeito entre fenômenos organizacionais de maneira abrangente, da empresa como um todo e na relação com o ambiente; A ação administrativa nessa complexidade dinâmica gera efeitos espacialmente distribuídos pela estrutura organizacional e defasados no tempo, portanto, no plano estratégico, os problemas são empresariais e permeiam todas as áreas; Na ausência de uma visão sistêmica da empresa e de uma estratégia que coordene a ação empresarial, as áreas funcionais tendem a perseguir seus próprios objetivos. Jogo de Empresas SDE SPRE1

38 FUNDAMENTOS TEÓRICOS SDE – simulação de estratégia
VISÃO SISTÊMICA – SUBSISTEMAS INTERRELACIONADOS Jogo de Empresas SDE SPRE1

39 SDE – simulação de estratégia VISÃO SISTÊMICA – COMPLEXIDADE
FUNDAMENTOS TEÓRICOS VISÃO SISTÊMICA – COMPLEXIDADE O principal obstáculo da ação administrativa efetiva é a falta de compreensão da complexidade sistêmica existente no processo empresarial; As estruturas fragmentadas dos curriculos dos cursos na área de negócios e o imperativo da departamentalização organizacional não contribuem para reduzir este obstáculo e oferecer uma visão integrada e sistêmica da organização; Os jogos e simulações, como o SDE, contribuem de maneira significativa para reduzir esses efeitos provocados pela fragmentação e ampliar essa habilidade fundamental que é a visão sistêmica. Jogo de Empresas SDE SPRE1

40 SDE – simulação de estratégia
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