A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOME: Octávio de Oliveira Lopes :.  Suponha-se, assim, que o objetivo da Contabilidade seja o de transmitir, de forma inteligível e inteligente, informação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOME: Octávio de Oliveira Lopes :.  Suponha-se, assim, que o objetivo da Contabilidade seja o de transmitir, de forma inteligível e inteligente, informação."— Transcrição da apresentação:

1 NOME: Octávio de Oliveira Lopes :

2  Suponha-se, assim, que o objetivo da Contabilidade seja o de transmitir, de forma inteligível e inteligente, informação estruturada de natureza econômico-financeira, física, de produtividade e social aos vários grupos de usuários da informação contábil, para sua avaliação e decisões informadas, conforme a definição da Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade da CVM1.  Objetivo e objeto, todavia, estão intimamente ligados em Contabilidade. A natureza única e distinta da Contabilidade, como técnica e ciência, é a ligação entre objetivos (o quê fazer, aonde chegar) e o objeto (a estrutura viária (patrimonial) que levará a alcançar o objetivo). Na verdade, como foi visto, o patrimônio é a forma primária (o acompanhamento de sua evolução no tempo) que a Contabilidade escolheu para iniciar o processo de geração de informações úteis para os usuários.  Assim, o objeto da Contabilidade, ou seja, o patrimônio e suas variações quantitativas e qualitativas, é a resposta ou a forma mais inteligente, conforme a aceitação da própria sociedade (pois, se assim não fora, ela teria se casado com outro parceiro), de se atingirem os objetivos. Note-se, todavia, que, antes de se atingirem os objetivos, é preciso um processo de comunicação claro no qual o usuário perceba com nitidez o que a linguagem contábil quer transmitir.

3  À medida que foram aparecendo, como conseqüência da evolução dos tempos e das organizações, os outros "players", a Contabilidade foi se transformando, aos poucos, de um engenhoso sistema de escrituração e demonstrações contábeis simplificadas, num complexo sistema de informação e avaliação, com características científicas, institucionais e sociais de grande relevo e tendo, como objetivo central, suprir a necessidade informacional de seus usuários internos e externos à entidade a que se refere.  Um dos motivos que provocaram mudança substancial no escopo e complexidade da contabilidade foi, sem dúvida, o surgimento do gestor ou gerente como agente separado do proprietário, principalmente a partir de final do século XVIII, avolumando-se essa tendência no século XX, com as grandes sociedades por ações.  Renascimento da Contabilidade Gerencial como subárea específica de interesse e de estudo. Apesar de a Contabilidade ter nascido gerencial quanto ao interesse do proprietário (pois dono e gerente eram a mesma pessoa), foi somente a partir da separação que a Contabilidade Gerencial, filha extraída de uma costela da Contabilidade Geral, se expande, se desvincula dos rígidos parâmetros da Financeira (voltada aos usuários externos e, entre nós, conhecida por Societária) e cria vida própria, principalmente a partir da segunda metade do século XX, sendo o trabalho de Anthony (1966) um dos precursores no gênero.  Embora os gerentes, em princípio, trabalhem para os proprietários, eles acabam criando suas motivações pessoais, seus objetivos de maximização de satisfação que nem sempre coincidem com os dos proprietários.Objetivo da separação é a simetria informacional entre o mercado e a empresa.  Embriologia contábil é muito importante no contexto evolutivo, pois explica como certas espécies contábeis evoluem, aparentemente, para outras, guardando, porém, algumas características do embrião inicial. Assim, a Contabilidade, que nasceu para finalidade gerencial, mas sob a forma de Contabilidade Financeira, apresenta uma mutação e se transforma, mais tarde, em Contabilidade Gerencial,  Exemplo: Assim, quando uma empresa, sem levar em conta seus aspectos operacionais intrínsecos, simplesmente adota, no cálculo da depreciação, uma taxa linear de 10% ao ano (a taxa fiscalmente admitida para fins de dedutibilidade), e assim informa ao mercado, sendo que, por suas características operacionais, a taxa correta deveria ser outra, estará, simplesmente, aumentando a assimetria informacional do mercado em relação à empresa. Sob a fácil égide da padronização fiscal, pode-se estar levando os agentes a uma visualização errônea da situação da empresa.

4  A contabilidade Gerencial, em seu papel de fundamental importância, está voltada para administração, no que tange a mostrar o que acontecera no passado e o que acontece no presente para que o gestor possa comparar resultados e com base nestes, projetar o futuro da organização.  É neste contexto evolutivo, que o Sistema de Informações Gerenciais, quando usado adequadamente, pode representar uma grande vantagem competitiva às empresas. Muitas delas estão se tornando mais eficientes, produtivas e lucrativas com o uso estratégico de informações dos resultados fornecidos através de seus sistemas. Este fato é gerador de economia, pois adéqua à empresa aos novos cenários, impostos tanto pelo governo quanto por clientes ou fornecedores.  Quadro padoveze 2009  A evolução e mudança na contabilidade gerencial Quadro padoveze 2009

5  O contador gerencial, também conhecido como controller da empresa, tem como principal função na moderna Contabilidade Gerencial, a função de assessoria, é o seu departamento que tem a incumbência de prestar serviços especializados aos outros administradores e à presidência da empresa. É pelo departamento de contabilidade que passa o aconselhamento e a ajuda na elaboração do orçamento da empresa, a análise de variações, determinação de preços, tomadas de decisões especiais, uniformização da contabilização dos departamentos para que os relatórios sejam uniformes, afim de que possa facilitar o manuseio da informação gerada.  Segue abaixo algumas funções do Contador Gerencial: Garantir que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo; Fazer compilação, síntese e análise da informação; Fazer planejamento perfeito com objetivo de se chegar a um controle eficaz, ou seja, controlar as atividades da empresa; Elaborar relatórios padrões para facilitar sua interpretação; Avaliar e assessorar os gerentes e o presidente; Organizar o sistema de informação gerencial a fim de permitir à administração ter conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados; Comparar o desempenho esperado com o real; Pensar e planejar a administração tributária; Elaborar relatórios para o governo e entidades oficiais; Proteger os ativos da empresa; Fazer avaliação econômica para tomada de decisões; Propor medidas corretivas a fim de melhorar a eficiência da empresa.

6  Também pode-se definir como característica do contador gerencial a precisão e a defesa dos interesses da empresa, pois os administradores querem que o controller forneça dados e números precisos e pertinentes à decisão que será tomada, querem inclusive que ele recomende qual deve ser a decisão, mesmo que não seja esta a decisão tomada pela alta administração. O contador gerencial deve ser uma pessoa altamente qualificada, com profundo conhecimento dos princípios contábeis, pois é ele quem definirá e controlará todo o fluxo de informações da empresa, fazendo com que, como já foi citado anteriormente, as informações corretas cheguem aos interessados dentro de prazos adequados e que a administração superior só receba informações úteis à tomada de decisões. Entende-se que o contador gerencial também deve ter conhecimento de tecnologia sofisticada, ter padrão de exigência, ser adepto a operações virtuais, desburocratizado, empreendedor, possuir uma equipe de trabalho de alta confiança, ser orientado para informação, automotivado, negociador, corajoso, consciente, altamente produtivo, democrático, saber se comunicar com facilidade, ser comprometido com o sucesso da empresa e estar sempre em processo de aprendizagem continuada..

7 FATORFINANCEIRAGERENCIAL Usúarios dos relatórios Externos e internosInternos Objetivos dos relatórios Facilitar a análise financeira para as necessidades dos usuários externos. Objetivo especial de facilitar o planejamento, controle, avaliação de desempenho e tomada de decisão internamente. Forma dos relatórios Balanço Patrimonial, Demonstração dos resultados, Demonstração das origens e Aplicação de recursos e Demonstração das Mutações do patrimônio líquido. Orçamentos, contabilidade por responsabilidade, relatórios de desempenho, relatórios de custo, relatórios especiais não rotineiros para facilitar a tomada de decisão. Frequência dos relatórios Anual, trimestral e ocasionalmente mensal. Quando necessário pela administração.

8 FATORFINANCEIRAGERENCIAL Custos dos valores utilizados Primeiramente históricos (passados). Históricos e esperados (previstos). Bases de mensuração usadas para quantificar os dados. Moeda correnteVárias bases (moeda corrente, moeda estrangeira – moeda forte, medidas físicas, índices etc). Restrições nas informações fornecidas Princípios contábeis geralmente aceitos. Nenhuma restrição, exceto as determinadas pela administração. Arcabouco teórico e técnico Ciência contábilUtilização pesada de outras disciplinas, como economia, finanças, estatistica, pesquisa operacional e organizacional. Característica da informação fornecida Deve ser objetiva (sem viés), verificável, relevante. Deve ser relevante podendo ser subjetiva.

9 TÓPICOSFINANCEIRAGERENCIAL AtuaçãoTransforma fatos financeiros e econômicos em registros contábeis, cuja fonte são documentos como notas fiscais, extratos bancários, contratos, etc. Preocupe-se em como melhor gerenciar as fontes de informações da empresa, envolvendo todos os que participam do processo produtivo. ObjetivoPreocupe-se com aspectos tributários exigidos pela Legislação, pertinentes a cada ramo de atividade. Auxilia na gestão dos recursos da empresa. CustosApura os custos dos serviços/produtos.Aloca os custos a fim de compreender a dinâmica dos processos. ControleConcilia contas patrimoniais e de resultado como forma de controle. Em termos de contrle, incentiva a performance da empresa. RelatóriosElabora as demonstrações financeiras exigidas pela legislação. Tranforma números em informações úteis a administração. Restrições nas Informações Segue s príncipios contábeis geralmente aceitos. Segue as determinações julgadas importantes pelos administradores.

10  A contabilidade e o sistema de informação são ferramentas que juntos colaboram para a geração de dados que auxiliam no processo da gestão empresarial (sistemas integrados de Gestão), fornecendo informações conforme a necessidade dos usuários. Podendo oferecer uma melhoria na adaptação das empresas para enfrentar os acontecimentos não previstos, melhoria no acesso às informações, proporcionando relatórios mais precisos e rápidos. Com isso consequentemente as empresas vão obter melhores resultados na tomada de decisão.

11  Revista contabilidade e finanças Rev. contab. finanç. vol.16 no.38 São Paulo May/Aug. 2005 Contabilidade: aspectos relevantes da epopéia de sua evolução.  2009 · Controladoria Estratégica e Operacional: 2ª ed. revista e ampliada. Prof. Clovis Luis Padoveze.  http://www.crcsp.org.br/portal_novo/institucional/historia. html-/História da contabilidade.


Carregar ppt "NOME: Octávio de Oliveira Lopes :.  Suponha-se, assim, que o objetivo da Contabilidade seja o de transmitir, de forma inteligível e inteligente, informação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google