A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Concepção e Orientação: Prof. Amin Feres Ensino Religioso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Concepção e Orientação: Prof. Amin Feres Ensino Religioso."— Transcrição da apresentação:

1 Concepção e Orientação: Prof. Amin Feres Ensino Religioso

2 Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca. Am 5, 24.

3 Este trabalho visa levar ao aluno a compreensão do sofrimento de Jesus : Identificar na vida das pessoas que sofrem hoje, o próprio Cristo que sofre, associando a Via Sacra Tradicional ao Tema da Campanha da Fraternidade, e com isto comprometê-los a assumir atitudes práticas sobre a Campanha da Fraternidade. Agradeço a todos os alunos pelo empenho, selecionei os trabalhos que melhor associaram a vida de Jesus à realidade da CF. Amin Feres

4 Rodrigo e Luciano 3º B

5 A Terra corre perigo Assim como ocorreu com Jesus, a Terra estará condenada se não cuidarmos bem dela.

6 A Terra está passando por vários problemas por causa de seus habitantes que a estão destruindo cada vez mais de vários modos, como através da poluição, desmatamento, queimadas e emissão de gases na atmosfera, fazendo com que ocorram mudanças no clima e a falta de água. Temos que começar a cuidar do meio ambiente para mudar isso.

7 Oração Meu Senhor Rogamos para que nossa consciência melhore, e nos ajude a pensar melhor em nossas atitudes, já que estamos causando muitos problemas ao nosso planeta. Amém

8 II Estação- Jesus carrega a sua cruz Turma: 9º ano A Nome:Bárbara Couto e Vivianne Christina.

9 II - Direitos iguais, justiça para todos Jesus recebendo a cruz dos judeus para começar a sua caminhada de sofrimento até o calvário. Não houve justiça. O lema da Campanha(“Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. Amós 5,24) mostra que os direitos e justiça devem ser feitos para todas as pessoas, mas Jesus não teve essa oportunidade porque foi crucificado injustamente.

10 II - Direitos iguais, justiça para todos Muitas pessoas têm mais oportunidades de saúde e direitos que outras, muitas moram em lugares em que não há saneamento básico. Com isso podem contrair muitas doenças, sendo que algumas pessoas com doenças não têm direito a hospitais por causa da precariedade da saúde pública.

11 II - Direitos iguais,justiça para todos Ó Senhor : Queremos pedir pela igualdade e justiça em nosso mundo. Que não aconteça mais a injustiça que ocorreu com Jesus. Que possamos ter um mundo em que as pessoas tenham os mesmos direitos, independente da classe social, raça e religião. Que as pessoas sejam mais solidárias e possam tornar nossa casa comum em um lugar onde haja PAZ. Amém.

12 “Jesus cai pela primeira vez” Deborah Fernanda, Maria Luiza e Vitor Oliveira 3º Ano B

13 O saneamento declina, mas não é a primeira vez...

14 A falta de saneamento básico é um problema de longas datas. Oferecer uma estrutura adequada que atenda a toda população de forma igualitária se torna um desafio. Um descuido das autoridades, apenas um descuido, coloca a vida dos atingidos pela falta do saneamento em risco de enfermidade e até de morte. É necessário se levantar, apesar do peso da cruz, não se deve desistir de pelo menos um dia, “ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. O saneamento declina, mas não é a primeira vez

15 Senhor Deus que é Pai bondoso e misericordioso, tende misericórdia de seus filhos que sofrem as mazelas da sociedade, que não possuem amparo e condições de vida. Dê-lhes força, assim como destes ao vosso Filho, de perseverarem na caminhada até o fim, para que um dia alcancem a graça da vida plena. Amém Oração

16 Alunas: Catharina e Thayná 3° ano B

17 A compaixão de uma mãe por um filho

18 Compaixão de uma mãe pelo filho é um dos sentimentos mais bonitos e afetuosos que possa existir, porém existe um sentimento maior ainda, sendo ele a terna compaixão de nosso Deus. Na Bíblia compaixão e misericórdia estão ligadas insistentemente. "Sobre a palavra misericórdia pode - se dizer "expressa um sentimento profundo e terno de compaixão, tal como o que é provocado por vermos fraquezas ou sofrimentos naqueles que nos são queridos ou que precisam de nossa ajuda". Esse trecho que Deus aplica a si mesmo, se relaciona com a palavra útero e pode ser descrito como "Compaixão maternal"

19 Oração Anjinho da guarda minha doce companhia, nunca me abandone, confio em ti, me proteja a noite, e no dia, peço paz, e que guie, eu, papai, mamãe, e meus irmãos, hoje e sempre, Amém.

20 Igor Henrique Lorena Rodrigues 3°ano/B

21 Juntos Podemos Mais!

22 Jesus teve a ajuda de Simão para carregar a cruz e com isso nos indica e nos mostra que devemos ajudar os outros para que juntos possamos viver em harmonia e paz. Fazer a limpeza recolhendo o lixo é importante para ajudar uns aos outros e com o surto da Dengue, Zika vírus em alta, cuidar do ambiente em que vivemos para evitar doenças graves. Temos que cuidar do nosso lar para o bem do próximo, não deixando água parada, evitar deixar e jogar lixo nas ruas, para um bem comunitário, e assim preservar a saúde da população e de todos que ali necessitam e convivem.

23 Oração Senhor, Oramos por todos os corações perdidos neste momento, que o senhor os conforte e lhes dê uma luz, sabedoria e conforto. Que as pessoas possam tomar mais consciência de seus atos e possam proteger mais seus semelhantes e o ambiente em que vivem, que possamos desfrutar de mais compaixão e solidariedade, Amém

24 VI– Verônica enxuga o rosto de Jesus Colégio Salesiano- Jéssica Telles Machado 3ºA

25 “Solidariedade: O bem comum”

26 VI- “Solidariedade:O bem comum” Médicos sem Fronteiras. Retrata a solidariedade humana, a preocupação com o próximo visando ajudar os que estão passando por dificuldades e necessidades. Os médicos ajudam a diversas pessoas sem visar o lucro ou algum tipo de retorno para si, e ambas as imagens buscam valorizar e ensinar o respeito, o cuidado e realizar boas atitudes com o próximo,visando o bem estar e o “bem comum”.

27 VI- “Solidariedade:O bem comum” Senhor, Deus da Vida, Criador de todas as coisas. Se alguém chorar, que eu possa suas lágrimas enxugar. Mas se eu também estiver em dor, que pelo menos possa fazer companhia. Porque é chocante, Senhor, chorar sem ter alguém para nos consolar; sofrer sem ter com quem dividir; precisar desabafar e não ter quem nos ouça; adoecer sem ter com quem contar. Dai-nos um espírito de solidariedade, capaz de partilhar o Pão, respeitar o diferente, promover e servir a Vida, construir a Paz, cultivar a Verdade, implantar a Justiça, cuidar da Criação, e crescer sempre na Fraternidade e na Comunhão. Amém!

28 VII – Jesus cai pela segunda vez 2º ano A: Daniele Alves e Maria Eduarda Costa.

29

30 VII- O Ecumenismo Jesus cai pela segunda vez, e com ele os nossos pecados. A campanha deste ano fala também sobre o ecumenismo, onde pessoas que têm uma mesma fé, mas são de igrejas diferentes, ficam juntas em prol de um mesmo resultado. Na imagem, Jesus está rodeado de pessoas, umas junto dele, e outras “contra” ele, isso pode ser trazido para o dia de hoje, pessoas que acreditam em Jesus, em Igrejas distintas.

31 VII- O Ecumenismo “Oh! meu Bom Jesus, pelo mérito da Vossa Dolorosa Paixão quando novamente caístes e pelos merecimentos de Vossa Mãe Santíssima e das almas reparadoras, peço-Vos a conversão dos pecadores, a salvação dos moribundos e o alívio das Almas do Purgatório.” Senhor, obrigada por levar contigo nossos pecados, peço que zele cada vez mais por nossas religiões e que mesmo não sendo a mesma, continuem acreditando na palavra de Deus. Amem.

32 VIII – Jesus consola as mulheres de Jerusalém 3º ano A – Alice Diniz e Barbara Helen

33 VIII - Não há espaço para a globalização da indiferença

34 VIII – Não há espaço para a globalização da indiferença Neste ano a Campanha da Fraternidade busca cuidarmos melhor da nossa casa comum. A exemplo da oitava estação, podemos perceber que temos que estender as mãos aos nossos irmãos e percebermos que não há fronteiras nem barreiras políticas ou sociais que permitam isolar-nos, porque não há espaço para a indiferença.

35 VIII – Não há espaço para a globalização da indiferença Senhor, Permita que as pessoas abram seus corações para as outras e para o mundo. Para que não haja tanta destruição, fome, guerra e desigualdade. Que as mulheres tenham seu lugar no mundo, assim como os homens. E que o senhor abençoe todos aqueles que sofrem. Por Cristo, nosso Senhor, Amém!

36 * Jesus cai pela ultima vez * Comparação com a casa comum Integrantes: Nathan Vitor, Marcos Vinicius, Victor Raphael

37 - Isaias 53,6-7 “Todos nós como ovelhas, andávamos errantes, seguindo cada um o seu próprio caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós. Foi maltratado, mas livremente humilhou-se e não abriu a boca, como cordeiro conduzido ao matadouro; como ovelha que permanece muda na presença dos tosquiadores ele não abriu a boca”. http://www.arquidiocesebh.org.br/semanas anta/viaSacra/IXestacao.php

38 Jesus cai pela terceira e última vez antes de ser crucificado, e mesmo com todas aquelas dores ele as enfrentou, sem abrir a boca para soltar a dor, como diz em (Isaias 53,6-7), assim é o planeta Terra, mesmo o ser humano maltratando-a por todos esses anos, permaneceu calada sofrendo as consequências, porém ela já sofreu demais e não está aguentando mais ficar calado, ela é nossa casa e devemos cuidar dela. (Casa comum nossa responsabilidade).

39 Oração Senhor, Deus da Justiça, somos amparados e protegidos por vós, nos caminhos da vida, a fim de que não vacilem nossos pés. Ajudai-nos, fazendo crescer em nós a solidariedade para com as vítimas do nosso mundo, maltratadas e humilhadas nas mãos dos que degradam a vossa criação. Por Cristo, nosso Senhor, Amém! http://www.arquidiocesebh.org.br/semanasanta/viaSa cra/IXestacao.php

40 Todos contra Ele: os da cidade e os forasteiros, os fariseus, os soldados e os príncipes dos sacerdotes... Todos os verdugos, porem sua mãe sempre ao se lado mesmo vendo ao dor de seu filho. Assim como fazemos hoje, nem nos ligamos com a nossa casa comum fazendo com quem ela caia com o “peso de sua cruz” ficando assim sem o que fazer a não ser crer que tudo ira melhorar com a força divina do nosso senhor Jesus Cristo, e que tenha sempre um lutando a seu favor.

41 Cruz representando os anos de exploração e descaso sendo um fardo muito denso para a terra NOSSA CASA COMUM

42 Alunos: Alexandre, Amanda, Ítalo 2 ª Série A

43

44 10ª Estação: - Lc 23,34b-35a “Depois, repartindo suas vestes, sorteavam-nas. O povo permanecia lá, olhando”. Nessa estação, vemos Jesus perdendo tudo o que tinha que eram suas roupas para homens que estavam em uma posição de força maior. Hoje em dia não é difícil vermos pessoas perdendo os seus bens sem poderem fazer nada pois assim como Jesus não possuem voz o suficiente para enfrentar e adquirir resultado. Podemos usar como exemplo as milhares de famílias de Mariana que perderam tudo o que tinham, casas, roupas, eletrodomésticos e etc... Perderam tudo, e isso poderia ter sido evitado, pois o problema já havia sido detectado, mas os responsáveis da empresa deixaram para a sorte a vida de todas aquelas pessoas, assim como os soldados tiravam todos os bens de Jesus. É triste mas não podemos fechar nossos olhos e nos deixarmos enganar, essas pessoas deveriam ser ressarcidas de todo o dano, mas isso nunca vai acontecer, pois assim como Jesus, são vistas como insignificantes pelos poderosos.

45 Pobres perdem absolutamente tudo o que tinham Senhor ajude a todos os injustiçados, ajude a todos que são explorados pelos mais poderosos e nada podem fazer. Amém

46 XI – Jesus é Pregado na Cruz Alunos: Brenda Ellen e Matheus Rocha 1° ano B

47 XI- A Terra Chora Por Nosso Descaso

48 Assim como Jesus foi caçoado e desacreditado quando pregado na cruz, a Terra sofre com nosso descaso e dia após dia é morta de novo por nós. Para que esse problema possa ser resolvido devemos pensar como se a natureza fosse toda poderosa, pois ela está morrendo por nós e não vai se salvar sem nossa ajuda. XI – A Terra Chora por Nosso Descaso

49 OREMOS: Senhor hoje o planeta chora por nossos pecados Ilumine nossas mentes e abra nossos olhos para que possamos mudar essa situação e desfrutar com respeito do único mundo que o senhor nos deu. Amém. XI – A Terra Chora por Nosso Descaso

50 Aluno: Kennedy Junior Turma: 9° A Professor: Amin Feres

51

52 A Petrobras é uma empresa brasileira de exploração do petróleo que gera vários empregos e é responsável por várias empresas que fornecem produtos e serviços para ela. Injustamente a doença da corrupção brasileira contaminou políticos e executivos que são responsáveis por crucificar a Petrobras. A esperança do brasileiro é que a Petrobras ressuscite das cinzas economicamente e socialmente assim como Jesus ressuscitou da morte no 3° dia para nos salvar. “ Jesus morre na cruz”

53 Alunas: Eduarda, Ludmila e Marluce. Série: 1° ano B.

54

55 Campanha da Fraternidade 2016 na Vida da Sociedade Será que estamos cuidando direito de nossa água? O rio Doce ficou sem vida, sem alimentos para os pobres por causa da ganância de uma mineradora. Desperdiçamos água até ao escovar os dentes. Ao descer Jesus da cruz, a sua mãe o viu machucado, crucificado e morto. O sofrimento dele e da mãe foram iguais ao sofrimento dos povos que viram suas coisas destruídas e o rio sem peixes.

56 Oração Jesus, nosso amigo, olhai para as pessoas que estão desempregadas, sem alimento, por causa da ganância dos poderosos. Abençoe e oriente-nos a todos a cuidar melhor de nossa casa comum e dos nossos rios. Amém!

57 XIV- Jesus é depositado no sepulcro!

58 XIV- A casa que Jesus nos deixou!

59 Deus nos colocou nesse planeta, com a intenção de fazer o bem, uns aos outros, mas também para que cuidemos da Terra, e desde o momento em que Ele nos criou e colocou no mundo, é nosso dever e responsabilidade cuidar do planeta. Ou seja, todos temos que cuidar do que Deus nos deu, temos que ter responsabilidade com o meio ambiente em benefício de todos. XIV- O meio ambiente é responsabilidade de todos!

60 Ó Senhor, iluminai o seu povo a cuidar de nossa casa comum onde tu morreste para vivermos nela sem maltratá-la. Amém. XIV- Oração à morte de Jesus

61 Jesus Ressuscita para a vida eterna 15º

62 A campanha da fraternidade deste ano vem com o objetivo de sanar toda a falta de responsabilidade que as pessoas tem com o nosso lar o planeta terra. Pensemos como o seria o trabalho de Cristo atualmente e como ele lutaria por esta causa, assim como se sacrificou por nossos pecados. Nosso planeta está sendo degradado e precisamos lutar por ele já que ele é quem nos acolhe, nos protege, nos dá de comer, ou seja, é um verdadeiro lar e quando nós que somos moradores deste lar não estamos colaborando para a preservação dele,é um verdadeiro sinal de ingratidão A campanha da fraternidade deste ano vem com o objetivo de sanar toda a falta de responsabilidade que as pessoas tem com o nosso lar o planeta terra. Pensemos como o seria o trabalho de Cristo atualmente e como ele lutaria por esta causa, assim como se sacrificou por nossos pecados. Nosso planeta está sendo degradado e precisamos lutar por ele já que ele é quem nos acolhe, nos protege, nos dá de comer, ou seja, é um verdadeiro lar e quando nós que somos moradores deste lar não estamos colaborando para a preservação dele,é um verdadeiro sinal de ingratidão

63 A esperança de um mundo novo no futuro parte das atitudes das pessoas no presente.

64 A ressurreição de Cristo nos dá a esperança e esta esperança de um mundo melhor,mais sustentável,mais justo e consciente é que nos leva a crer que com o nosso esforço, carinho e cuidados conseguiremos ajudar tanto o mundo, quanto as pessoas que moram nele e precisam de ajuda. Todos nós com nossas atitudes podemos melhorar o nosso planeta basta que sejamos solidários e tenhamos amor ao próximo. O próximo pode ser tanto as pessoas quanto o planeta A fé nos move por um caminho de luz onde sempre há esperança, mas que não deixa de ter suas dificuldades. Então temos que ter fé na humanidade,na solidariedade e no planeta para que possamos melhorá-lo.


Carregar ppt "Concepção e Orientação: Prof. Amin Feres Ensino Religioso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google