A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“O ministério dinâmico de Jesus” Os capítulos 7 e 8 de Lucas relatam o ministério de Jesus em diferentes situações, que veremos em três etapas distintas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“O ministério dinâmico de Jesus” Os capítulos 7 e 8 de Lucas relatam o ministério de Jesus em diferentes situações, que veremos em três etapas distintas."— Transcrição da apresentação:

1 “O ministério dinâmico de Jesus” Os capítulos 7 e 8 de Lucas relatam o ministério de Jesus em diferentes situações, que veremos em três etapas distintas.

2 1ª etapa Atos de poder de Jesus Ato de Poder: Cura do servo do centurião Texto Base: Lucas 7.1-10

3 Pontos Importantes: - A cura aconteceu apenas porque o oficial cria na autoridade da Palavra de Jesus: “dize, porém, uma palavra, e o meu criado sarará.” (Lc 7:7).

4 - A história daquele homem era de apoio ao povo judeu. Até disseram a Jesus que ele, centurião, “era digno de receber o que pedia”. Jesus informou a todos que não se tratava de merecer algo, mas sim da qualidade de fé que ele demonstrara.

5 O Deus em quem cremos sabe a qualidade de fé que temos. Aplicação à nossa vida:

6 A Cura do filho da viúva de Naim Texto Base: Lucas 7.11-17 Ato de Poder:

7 Pontos Importantes: - Jesus chega à cidade de Naim e se depara com um cortejo fúnebre. O rapaz era filho único de uma viúva.

8 - Curioso é que ninguém pediu que Jesus fizesse coisa alguma, mas o Mestre, comovido, ordena que ela cessasse de chorar. “Não chores”. Em seguida, aproximou-se do esquife e tocou no rapaz. Com uma simples ordem, palavra de poder entregou o jovem com vida à mãe.

9 O ato do toque de Jesus nos emociona até hoje. Que privilégio ser tocado pelo filho de Deus e receber dEle a vida plena e abundante. Aplicação à nossa vida:

10 Um milagre ocorrido com a natureza: Jesus acalma uma tempestade Texto Base: Lucas 8.22-25 Ato de Poder:

11 Jesus ordenando ao mar que se aquietasse. Ordem explícita. Direta. Completa. E o mar obedeceu. Ponto Importante:

12 Quando nosso coração e mente estão abertos à Palavra de Deus, somos confrontados com Jesus ordenando ao mar da nossa vida que se aquiete. Aplicação à nossa vida:

13 A cura de uma mulher que tinha uma hemorragia Texto Base: Lucas 8.40-56 Ato de Poder:

14 Esgotados os recursos com a medicina, a mulher pensa em uma estratégia: “vou tocar na orla da veste desse homem”. De repente, Jesus interrompe a caminhada e lança a pergunta: quem me tocou? Ponto Importante:

15 As multidões te apertam e te oprimem e dizes quem me tocou? Jesus sabia bem o que estava dizendo: “alguém me tocou, porque senti que de mim saiu poder.” (Lc 8:46b). Os discípulos apareceram com as explicações mais lógicas:

16 Assim como a mulher doente fez, com os olhos da fé toquemos em Jesus e permitamos que ele habite em nosso coração e transforme a nossa vida. Aplicação à nossa vida:

17 2ª etapa Perguntas dos discípulos de João Batista sobre o ministério de Jesus Texto Base: Lucas 7.18-35

18 Situação de João Batista: Estava preso e pelos relatos, percebia que Jesus estava ocupado com atos de misericórdia.

19 Pedido de João Batista: Mandou, então, que dois de seus discípulos perguntassem a Jesus: “és tu aquele que estava para vir ou esperamos outro?” (Lucas 7:19b).

20 Resposta de Jesus: Respondeu direcionando a atenção dos discípulos para o que estava acontecendo: ajuda estava sendo oferecida aos cegos, aos coxos, aos leprosos e surdos, aos mortos e pobres.

21 Resultado: Esses atos eram a comprovação da autenticidade da missão de Jesus. Os mensageiros saíram para levar a resposta e Jesus passou a reconhecer publicamente a importância do precursor para a execução do plano de Deus para a salvação de todo o que crê.

22 Em Jesus encontramos tudo de que necessitamos. Hoje, tanto tempo depois, ainda há pessoas que se dizem crentes em Jesus, mas ainda procuram atalhos para tentarem resolver seus questionamentos. Aplicação à nossa vida:

23 3ª etapa Ensinos sobre o perdão: Ensinos de Jesus: Lucas 7: 36-50; 8: 1-21 A mulher pecadora, que ungiu os pés de Jesus, o fez porque havia recebido o perdão para os seus pecados.

24 Jesus descreve os destinos das sementes lançadas em solos diferentes.  As que estão à beira do caminho representam aqueles que nunca assimilam adequadamente o que ouvem da Palavra de Deus, porque não a ouvem com atenção. Ensinos da parábola do semeador:

25  As sementes sobre as pedras, os que recebem a Palavra com alegria, mas não aprofundam o que aprendem, ficam na superfície.  A que caiu entre espinhos aponta para o que aceita bem a Palavra, mas enche a vida com tantas coisas que não se desenvolve espiritualmente. Ensinos da parábola do semeador:

26  O último exemplo é o daquele que ouviu, retém e vive a Palavra. Ensinos da parábola do semeador:

27 Os discípulos devem estar atentos e revelar aos outros a luz que receberam, quando encontraram Jesus. Ensino da parábola da candeia:

28 Os que fazem a vontade de Deus, pertencem à família dEle. Ensino da família de Jesus

29 O crente que sabe que foi perdoado deseja retribuir com amor a Jesus. A demonstração desse amor passa pela forma como se relaciona com os que o cercam. Recebido o perdão, a vida se transforma em desejo de servir. Aplicação à nossa vida:

30 Na próxima aula estaremos estudando sobre o preparo dos discípulos para o serviço.  Atividade prática para a semana  Formar duplas para durante a semana fazerem uma visita evangelística a pessoa não crente.

31 Estes estudos são baseados na revista Compromisso, publicada pela Editora Convicção para servir de base à Escola Bíblica Dominical da Convenção Batista Brasileira. Período: 2º Trimestre de 2015 Autora das lições: Ana Maria Suman Gomes, membro da PIB Rio de Janeiro, RJ. Autora dos slides: Eva Souza da Silva Evangelista, redatora da revista e membro da PIB de Nova Iguaçu, RJ

32 Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse www.conviccaoeditora.com.br www.conviccaoeditora.com.br Este material foi produzido em conjunto com o Departamento de Educação Religiosa da Convenção Batista Brasileira e seu download e uso são livres e gratuitos.


Carregar ppt "“O ministério dinâmico de Jesus” Os capítulos 7 e 8 de Lucas relatam o ministério de Jesus em diferentes situações, que veremos em três etapas distintas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google