A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A construção histórica do conhecimento 2.1Tipos de conhecimento 2.2 Paralelo senso comum e ciência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A construção histórica do conhecimento 2.1Tipos de conhecimento 2.2 Paralelo senso comum e ciência."— Transcrição da apresentação:

1 A construção histórica do conhecimento 2.1Tipos de conhecimento 2.2 Paralelo senso comum e ciência

2 1. Conhecimento Popular 2. Conhecimento Científico 3. Conhecimento Filosófico 4. Conhecimento Religioso (Teológico) Lakatos& Marconi, 1991 Quatro tipos de conhecimento

3 Conhecimento Popular Valorativo: pois se baseia em emoções. Reflexivo: que se volta sobre si mesmo (reflexão). Assistemático: baseia-se na organização particular de experiências; saber desordenado logicamente. Verificável: diz respeito ao que se vive dia-a-dia. Falível e Inexato: pois se conforma com a aparência e com o que se ouviu dizer a respeito do objeto.

4 Conhecimento Filosófico Valorativo: baseia-se em hipóteses, porém hipóteses filosóficas emergem da experiência e não do experimento, por isso é não verificável. Racional: pois consiste de um conjunto de enunciados logicamente correlacionados. Sistemático: pois suas hipóteses e enunciados visam a uma representação coerente da realidade estudada. Infalível e exato: pois suas hipóteses não são submetidas a um teste decisivo ou experimento.

5 Conhecimento Religioso Valorativo: pois contém proposições sagradas. Inspiracional: pois suas proposições foram reveladas do sobrenatural, e por esse motivos são consideradas infalíveis e exatas. Sistemático: pois é obra de um criador divino, por isso também são não verificadas.

6 Conhecimento Científico Real ou factual: pois lida com ocorrências e fatos, isto é, com toda “forma de existência que se manifesta de algum modo” (Trujillo, 1974:14). Contingente: pois suas proposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação, e não apenas pela razão como ocorre no conhecimento filosófico. Sistemático: já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias ou teorias.

7 Conhecimento Científico Verificável: pois existe experimento (quando as hipóteses não podem ser “comprovadas” não pertencem ao âmbito da ciência). Falível: em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final, por esse motivo, é aproximadamente exato, uma vez que novas proposições podem ser formuladas da teoria existente.

8 Além do mais o conhecimento científico é... Aberto, pois não conhece barreiras que, a priori, limitem o conhecimento. Útil, pois sua objetividade, na busca na verdade, cria ferramentas de observação e experimentação que lhe conferem um conhecimento adequado das coisas. Útil também pois mantém a ciência em conexão com a tecnologia, pois todo avanço tecnológico suscita problemas científicos.

9 O que é Ciência? “Acumulação de conhecimentos sistemáticos” “Atividade que se propõe a demonstrar a verdade dos fatos experimentais e suas aplicações práticas” “Conhecimento certo do real pelas suas causas” “Forma sistemática e organizada de pensamento objetivo” “Conjunto de enunciados lógica e dedutivamente justificados por outros enunciados” “Estudo de problemas solúveis, mediante método científico”

10

11

12

13 2.2 Paralelo senso comum e ciência

14 1 Senso comum E a primeira compreensão do mundo resultante da herança de um grupo social e de suas experiências que continuam sendo efetuadas. É baseado em fontes de conhecimento (tradição, intuição, autoridade). É subjetivo; heterogêneo; individualizador; generalizador; estabelece relações de causa e efeito particulares.

15 Rubem Alves – Filosofia da Ciência A aprendizagem da ciência é um processo de desenvolvimento progressivo do senso comum. Só podemos ensinar e aprender partindo do senso comum de que o aprendiz dispõe. A ciência é uma metamorfose do senso comum. Sem ele, ela não pode existir.

16 Rubem Alves – ‘Filosofia da Ciência” A expressão “senso comum” foi criada por pessoas que se julgam acima do senso comum, como uma forma de se diferenciarem das pessoas que, segundo seu critério, são intelectualmente inferiores. Quando um cientista se refere ao senso comum, ele está, obviamente, pensando nas pessoas que não passaram por um treinamento científico.

17 O carro parou. Você deve descobrir o que está errado. Hipóteses - Gasolina? - Bateria? - Ambos? - Nada disso? Testar - Marcador - Luzinhas São baseadas no MODELO ideal de carro que conhecemos

18 É o defeito que faz a gente pensar. Se o carro não tivesse parado, você teria continuado sua viagem calmamente, ouvindo música, sem sequer pensar que automóveis têm motores. O que não é problemático não é pensado. Você nem sabe que tem fígado até o momento em que ele funciona mal. Você nem toma consciência do sapato, até que uma pedrinha entra lá dentro. Quando está escrevendo, você se esquece da ponta do lápis até que ela quebra,

19 Senso comum x Ciência? “ O senso comum e a ciência são expressões da mesma necessidade básica, a necessidade de compreender o mundo, a fim de viver melhor e sobreviver. E para aqueles que teriam a tendência de achar que o senso comum é inferior à ciência, eu só gostaria de lembrar que, por dezenas de milhares de anos, os homens sobreviveram sem coisa alguma que se assemelhasse à nossa ciência. A ciência, curiosamente, depois de cerca de 4 séculos, desde que ela surgiu com seus fundadores, está colocando sérias ameaças à nossa sobrevivência.” (ALVES, 2001, p. 16)

20 2 Conhecimento Científico

21 O que não é científico é absurdo? Idade Média (séc. V/ XIV) - Terra é o centro do universo. - Profundezas  o inferno e o demônio (e seus vapores sulforosos até escapam pelos vulcões. - Aí um indivíduo diz que a Terra gira em torno de si mesma e em torno do Sol. Isto não é absurdo?

22 O que não é científico é absurdo? As marés acontecem porque a água é puxada pelo Sol e pela Lua. - Haverá cordinhas invisíveis? - É a força da gravitação Seja honesto: você entende como é que isto acontece? - Se não entende, por que acredita? - (você já viu o buraco da camada de ozônio?)


Carregar ppt "A construção histórica do conhecimento 2.1Tipos de conhecimento 2.2 Paralelo senso comum e ciência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google