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1 Clima Organizacional 2010 Campus Cornélio Procópio.

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Apresentação em tema: "1 Clima Organizacional 2010 Campus Cornélio Procópio."— Transcrição da apresentação:

1 1 Clima Organizacional 2010 Campus Cornélio Procópio

2 2 Devolutiva do Clima Organizacional do Campus Cornélio Procópio Ações para 2011

3 3 CAMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO

4 4 A pesquisa de Clima Organizacional na UTFPR vem sendo realizada desde o ano de 2002, em intervalos de dois em dois anos. Esta é uma pesquisa que busca identificar o nível de satisfação dos participantes de uma organização, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente, que influenciam a motivação e o comportamento das pessoas e é muito importante para a melhoria da gestão, na medida em que levanta as fortalezas e as fragilidades institucionais. Nesta edição de 2010, a pesquisa foi realizada on line pelo Sistema Informatizado de Avaliação Institucional - SIAVI, sistema este que tem o objetivo de integrar os processos avaliativos, tornado-os mais dinâmicos e menos dispendiosos na questão ambiental, no que se refere ao uso de papel. Os resultados da pesquisa de clima organizacional serão utilizados para a melhoria da gestão institucional, principalmente nas categorias que apresentaram menor índice de satisfação, conforme as propostas aqui apresentadas. Carlos Eduardo Cantarelli Reitor AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO

5 5 Márcio Sadao Hirata - Cornélio Procópio Edward Kavanagh - Medianeira Fábio Augusto Garcia Coró - Londrina Fabrício Rodrigues de Moura - Campo Mourão Gilda Maria de Souza Friedlaender - Curitiba Isaura Alberton de Lima - Reitoria José Gonçalves de Oliveira Junior - Reitoria José Marcos Marcassi Rodrigues - Reitoria Julimara Pizzatto - Reitoria Leandra Schuastz Breda - Dois vizinhos Mari Teresa Molinari - Apucarana Norma Brambilla - Francisco Beltrão Raphael Klein de Souza - Toledo Samoara Viacelli da Luz - Pato Branco Simone Nasser Matos - Ponta Grossa COMISSÃO

6 6 Questionário on-line

7 7 1.Pesquisa sem finalidade classificatória. 2.Levantar fortalezas e fragilidades da gestão. 3.Os resultados devem ser vistos no conjunto. 4.É situacional. 5.Subsídios para o Planejamento Institucional. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PRINCÍPIOS

8 8 1.Integração intradepartamental. 2.Relacionamento com superior imediato. 3.Identificação com a empresa. 4.Reconhecimento. 5.Normas e procedimentos. 6.Comunicação e informação. 7.Integração interdepartamental. 8.Filosofia de gestão. 9.Política de treinamento. 10.Estilos de liderança. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CATEGORIAS DE ANÁLISE

9 9 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL POPULAÇÃO PESQUISADA Categoria funcional pesquisada PopulaçãoAmostra (%) Técnico-administrativos 61 45 (73,8%) Docentes 130 83 (63,8%) Total 191128 (67%)

10 10 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL POPULAÇÃO PESQUISADA

11 11 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL POPULAÇÃO PESQUISADA

12 12 Idade

13 13 Tempo de Serviço

14 14 DOCENTES

15 15

16 16 NÍVEL DE SATISFAÇÃO MÉDIO POR CATEGORIA DE ANÁLISE (% médio de concordância) Categoria de análiseDocentes Integração intradepartamental88% Identificação com a empresa87% Reconhecimento84% Relacionamento com superior imediato81% Normas e procedimentos76% Comunicação e informação72% Filosofia de gestão68% Política de treinamento68% Estilos de liderança67% Integração interdepartamental65%

17 17

18 18 TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

19 19

20 20 NÍVEL DE SATISFAÇÃO MÉDIO POR CATEGORIA DE ANÁLISE (% médio de concordância) Categoria de análise Técnico- administrativos Integração intradepartamental92% Relacionamento com superior imediato 87% Identificação com a empresa87% Normas e procedimentos86% Reconhecimento85% Comunicação e informação81% Integração interdepartamental81% Filosofia de gestão80% Política de treinamento77% Estilos de liderança68%

21 21 Técnico-administrativos

22 22 QUADRO COMPARATIVO POR CATEGORIA FUNCIONAL Categoria de análise Técnico- administrativos DocentesGeral Integração intradepartamental 92%88%89% Identificação com a empresa 87% Reconhecimento85%84%85% Relacionamento com superior imediato 87%81%83% Normas e procedimentos86%76%79% Comunicação e informação 81%72%75% Filosofia de gestão80%68%73% Política de treinamento77%68%71% Integração interdepartamental 81%65%71% Estilos de liderança68%67%

23 23 Geral

24 24 Integração Intradepartamental CONCORDÂNCIA GERAL 89% SUGESTÕES Reuniões periódicas com todos os servidores. Rodízio de atividades entre os servidores. Criar eventos de integração. 1. Há colaboração entre as pessoas do meu setor. 2.Os meus colegas de trabalho e eu formamos uma equipe integrada. 3.Posso contar com a ajuda de meus colegas para resolver problemas inesperados.

25 25 Relacionamento com o Superior Imediato 1.Meu chefe trata todos os funcionários igualmente. 2.Estou satisfeito com o nível de autonomia que tenho para realizar o meu trabalho. 3.O acesso ao meu chefe imediato é fácil. 4.Estou satisfeito com a atuação da minha chefia imediata. 5.Em meu setor todos participam das decisões que afetam diretamente nosso trabalho. 6.Meu chefe imediato abre espaço para que eu apresente sugestões. 7.Meu desempenho no trabalho é reconhecido pelo meu chefe imediato. 8.Tenho apoio do meu chefe imediato: sei que se houver algum problema, posso contar com ele. 9.Meu chefe imediato costuma delegar tarefas. 10.Os conflitos que surgem no meu setor são discutidos abertamente. 11.A chefia do meu setor promove reuniões. SUGESTÕES Capacitação dos lideres. Criar oportunidades para os servidores expressarem suas idéias e captarem sugestões. Definir claramente quais os direitos/deveres dos servidores. Utilizar a avaliação de desempenho como ferramenta de integração entre avaliador e avaliado. CONCORDÂNCIA GERAL 83%

26 26Reconhecimento 1. O meu trabalho é importante. 1. O meu trabalho é importante. 2. O Campus Cornélio Procópio reconhece o valor dos seus servidores. 2. O Campus Cornélio Procópio reconhece o valor dos seus servidores. 3. O trabalho que desenvolvo é reconhecido. 3. O trabalho que desenvolvo é reconhecido. SUGESTÕES Chefias devem visitar os setores da UTFPR mais frequentemente. Chefias devem visitar os setores da UTFPR mais frequentemente. Divulgação, interna e externa, das atividades desenvolvidas pelos servidores. Registrar e comemorar os aniversariantes do mês. CONCORDÂNCIA GERAL 85%

27 27 Identificação com a Empresa 1.Gosto de Trabalhar na UTFPR, Campus CP. 2.A UTFPR, Campus CP, valoriza seus servidores. 3.Aquilo que acontece no Campus CP é importante para mim. 4.Existe comunicação entre os vários setores do Campus CP. 5.Sinto-me motivado com o trabalho que desenvolvo na UTFPR, Campus CP. SUGESTÕES Criar mecanismos para facilitar a comunicação entre os setores. Incentivar a participação dos servidores nos eventos da UTFPR. Divulgar competências de cada setor. CONCORDÂNCIA GERAL 87%

28 28 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NORMAS E PROCEDIMENTOS 1.O conhecimento que tenho sobre as normas da UTFPR, Campus CP, são suficientes para a realização do meu trabalho. 2.No Campus CP os procedimentos internos são ágeis. 3.No meu setor seguimos um Manual de Procedimentos. 4.As normas da UTFPR que conheço são suficientes para realização do meu trabalho. 5.O Campus CP é organizado. 6.Eu tenho material adequado para a realização do meu trabalho. SUGESTÕES Divulgar/criar manuais de procedimentos dos setores. Intensificar a comunicação das mudanças de procedimentos existentes. Integrar os procedimentos entre os diversos setores com estabelecimento de prazos para realização das atividades. Fluxograma de procedimentos das atividades. CONCORDÂNCIA GERAL 79%

29 29 Comunicação e Informação 1.Os boatos e fofocas não interferem no meu trabalho. 2.Fico sabendo de informações que dizem respeito à minha área por intermédio de meu chefe. 3.Informações importantes são repassadas para todos. 4.As informações gerais sobre a UTFPR são divulgadas aos funcionários. 5.A comunicação no Campus CP é rápida, atendendo às necessidades do trabalho. SUGESTÕES Conscientização do uso do e-mail institucional como forma de divulgação de repasse de informações oficiais, assim como a tv interna e portal. Reuniões setoriais de divulgação das ações do Campus. CONCORDÂNCIA GERAL 75%

30 30 1.O meu setor trabalha centrado nas metas estabelecidas na UTFPR, Campus CP. 2.No Campus CP há uma clara definição de responsabilidades e de quem responde a quem. 3.O modelo “Reitoria/Campus” na UTFPR facilita a administração. 4.A administração no Campus CP é participativa. 5.Eu participo do estabelecimento de metas (Planejamento Estratégico) do Campus CP. 6.A visão, missão, objetivos e metas da UTFPR são divulgados a todos. Filosofia de Gestão SUGESTÕES Reuniões temáticas abertas a toda comunidade interna. Aperfeiçoar a ambientação de novos servidores. Definição e divulgação das competências de cada setor. CONCORDÂNCIA GERAL 73%

31 31 Política de Treinamento 1.Neste Campus tenho oportunidade de participar de cursos ou eventos. 2.Tenho participado de cursos ou eventos. 3.Estou satisfeito com a qualidade dos cursos ou eventos de que tenho participado. 4.Os cursos ou eventos internos e externos, de que tenho participado, têm ajudado a melhorar meu desempenho. SUGESTÕES Promover grupos de estudos dentro dos setores. Levantar expectativas de capacitação. Informar os servidores sobre vagas gratuitas para cursos presenciais e a distância. CONCORDÂNCIA GERAL 71%

32 32 Estilos de Liderança 1.As chefias na UTFPR, Campus CP, são ocupadas por pessoas com habilidade gerencial. 2.Aqui, as pessoas não correm o risco de serem “rotuladas” quando falam o que pensam. 3.Aqui, os chefes tratam os subordinados de igual para igual. 4.A opinião dos servidores é analisada pelas chefias em geral. SUGESTÕES Promover cursos sobre relacionamento gerencial e interpessoal. Melhorar a utilização da Ouvidoria pelos servidores. Realizar reuniões bimestrais com grupo de servidores envolvidos em atividades diretas das diretorias para mapeamento de necessidades, demandas, sugestões do grupo com posterior feedback CONCORDÂNCIA GERAL 67%

33 33 Integração Interdepartamental SUGESTÕES Participação dos servidores em atividades de outros setores. Compromisso de repasse de informação a outros setores. Divulgação de competências e manual de procedimentos. CONCORDÂNCIA GERAL 71% 1.Há integração entre os setores da UTFPR, Campus CP. 2.A relação de trabalho entre meu setor e outros setores é do meu conhecimento. 3.O nível de competição no Campus CP não chega a atrapalhar o meu trabalho. 4.Quando preciso de ajuda ou de informações de outros setores, consigo sem dificuldades.


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