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DIAGNÓSTICO DA REALIDADE CULTURAL E REGIONAL. É a arte de conhecer sua realidade pelos seus sinais e sintomas - Chauí( 2001) O que e diagnóstico cultural?

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1 DIAGNÓSTICO DA REALIDADE CULTURAL E REGIONAL

2 É a arte de conhecer sua realidade pelos seus sinais e sintomas - Chauí( 2001) O que e diagnóstico cultural?

3 DIAGNÓSTICO CULTURAL POR REGIÃO DE INTEGRAÇÃO DO PARÁ Fonte: Atlas de Integração Regional do estado do Pará. Belém, PA: SEIR, 2010.

4 DIAGNÓSTICO CULTURAL POR REGIÃO DE INTEGRAÇÃO DO PARÁ REGIÃOTOTAL MUNICÍPIOSREALIZOU CMC (≈ ) % ADESÃO SNC (≈ ) % METROPOLITANA6350 3 GUAMÁ171165 1271 RIO CAETÉS15640 960 ARAGUAIA15534 960 CARAJÁS12219 328 TOCANTINS11873 764 BAIXO AMAZONAS131293 970 LAGO TUCURUÍ7229 2 RIO CAPIM16425 638 XINGU11437 328 MARAJÓ15 100 1494 TAPAJÓS66100 117 TOTAL1447855 7855 Em dezembro 2013.

5 Amazônia Legal 61% por cento do território brasileiro, 775 municípios e dos 10 países que fazem fronteiras com Brasil 07 estão na região norte incluindo as Guianas Francesa e Inglesa e o restante estão no sul do país, cerca de 5,1 milhões de quilômetros quadrados de barreiras geográficas que obriga o ser humano adaptado, dentro de um único Estado levar 32 horas de viagem fluvial para ir de um município a outro, sem opção terrestre ou aérea. Ou, dentro de um único município, percorrer 900 km de um distrito até a sede urbana, por terra (digo, lama), sem opção fluvial ou aérea.

6 - O diagnóstico possibilita: Conhecermos quem somos; De onde viemos; Como e com quem vivemos; As características do nosso território; As singularidades; Conhecimento. DIAGNÓSTICO CULTURAL POR REGIÃO DE INTEGRAÇÃO DO PARÁ

7 Mito da caverna de Platão A narrativa expressa dramaticamente a imagem de prisioneiros que desde o nascimento são acorrentados no interior de uma caverna de modo que olhem somente para uma parede iluminada por uma fogueira. Essa, ilumina um palco onde estátuas dos seres como homem, planta, animais etc. são manipuladas, como que representando o cotidiano desses seres. No entanto, as sombras das estátuas são projetadas na parede, sendo a única imagem que aqueles prisioneiros conseguem enxergar. DIAGNÓSTICO CULTURAL POR REGIÃO DE INTEGRAÇÃO DO PARÁ

8 O que é a caverna? O mundo em que vivemos. Que são as sombras das estatuetas? As coisas materiais e sensoriais que percebemos. Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna? O filósofo. O que é a luz exterior do sol? A luz da verdade. O que é o mundo exterior? O mundo das ideias verdadeiras ou da verdadeira realidade. Qual o instrumento que liberta o filósofo e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros? A dialética. O que é a visão do mundo real iluminado? A filosofia. Por que os prisioneiros zombam, espancam e matam o filósofo (Platão está se referindo à condenação de Sócrates à morte pela assembleia ateniense?) Por que imaginam que o mundo sensível é o mundo real e o único verdadeiro. CHAUI, Marilena. Convite a filosofia. São Paulo: Editora Ática, 1999. p. 41.

9 DIAGNÓSTICO CULTURAL POR REGIÃO DE INTEGRAÇÃO DO PARÁ Construir diagnóstico a partir da escuta/trabalho dos gestores/alunos: 1.formar 4 grupos; 2.cada grupo representar 3 regiões de integração do estado: 1º grupo – Baixo Amazonas, Tapajós e Xingu 2º grupo – Araguaia, Carajás e Lago de Tucuruí 3º grupo – Tocantins, Rio Capim e Rio Caetés 4º grupo – Marajó, Metropolitana e Guamá

10 DIAGNÓSTICO CULTURAL POR REGIÃO DE INTEGRAÇÃO DO PARÁ QUAL A FORMAÇÃO CULTURAL DE SUA REGIÃO? Quais os equipamentos culturais? Quais os marcos regulatórios da cultura? Quais manifestações culturais (existentes e em risco de desaparecer)? Quais as iniciativas culturais comunitárias?

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12 Indicadores de Exclusão Cultural Fonte: MinC - Ipea, 2007 Quantos brasileiros frequentam cinema? 14% Quantos foram a museu? 8% Quantos conhecem uma exposição de arte? 7% Quantos viram um espetáculo de dança? 22%

13 Cerca de 90% dos municípios brasileiros ainda não possuem salas de cinema, teatro ou museu. 73% dos livros, no Brasil, estão concentrados nas mãos de apenas 16% da população brasileira. Mais de 50% dos brasileiros nunca foi ao cinema ou teatro, nunca viu uma exposição de arte, nunca assistiu a um show musical;. Indicadores de Exclusão Cultural Fonte: MinC - Ipea, 2007

14 69% nunca leu um livro; 83% nunca foi ao cinema; 77% preferem usar o tempo livre com a televisão; 56% dos frequentadores de cinema preferem filmes americanos Indicadores de Exclusão Cultural Fonte: MinC - Ipea, 2007

15 SUGESTÃO DE BIBLIOGRAFIA BOGÉA, Eliana. A contribuição da cultura para desenvolvimento do território: um olhar de Ananindeua na Região Metropolitana de Belém, Pará. Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia) – Núcleo de Meio Ambiente, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. CDD 22. ed. 306.4098115 ______. Desenvolvimento Sustentável e Diversidade Cultural na Amazônia. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS CULTURAIS. 2012, Rio de Janeiro: Políticas Culturais/Fronteiras, Fundação Casa de Rui Barbosa/Itaú Cultural. ISBN 978-85-7004-312-2, 2012. Disponível em:. Acesso em: 17 maio 2013.http://culturadigital.br/politicaculturalcasaderuibarbosa/files/2012/09/Eliana-Bog%C3%A9a.pdf BRASIL. Ministério de Estado da Cultura. Cultura em três dimensões: as políticas do Ministério da Cultura de 2003 a 2010. Brasília, DF, 2010. 115p. ______. Programa Cultural para o Desenvolvimento do Brasil. Brasília, DF, 2007. 49p. BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Para Pensar uma Política Nacional de Ordenamento Territorial. IICA: Brasília, 2005. COSTA, Eliane. Jangada Digital: Gilberto Gil e as políticas públicas para a cultura das redes. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2011. 248p. NASCIMENTO, P. Pelo tempo e pelas distâncias: custo amazônico dos grupos de teatro. In: ARAÚJO, A. (Org.); DE AZEVEDO, J. (Org.). Próximo ato: teatro de grupo. São Paulo: Itaú Cultural, 2011. ROCHA, G. (Org.); MAGALHÃES, S. (Org.); TEISSERENC, P. (Org.). Territórios de Desenvolvimento e Ações Públicas. Belém: EDUFPA, 2009. 318p. RODRIGUES, Eliene Jaques. Banidos da Cidade Unidos na Condição: o Conjunto Cidade Nova como um espelho da segregação social em Belém. Dissertação de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento – PLADES/NAEA/UFPA. Belém, 1988. TEISSERENC. P, (Org) et al. Coletividades Locais e Desenvolvimento Territorial na Amazônia. Belém: NUMA/UFPA, 2008. 329p.

16 Representação Regional Norte/Minc (91) 3073 4150 regionalnorte@cultura.gov.br Grupo Facebook: SNC Norte


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