A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orações Subordinadas adjetivas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orações Subordinadas adjetivas"— Transcrição da apresentação:

1 Orações Subordinadas adjetivas

2 As orações Subordinadas Adjetivas se classificam em:
Explicativa: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente. É dispensável ao sentido da frase. Vem separada por vírgulas da oração principal. Ex: Jorge de Lima que foi um poeta de segunda fase do Modernismo brasileiro, escreveu uma obra junto com Murilo Mendes. O homem, que é mortal, retorna ao pó. Restritiva: restringe a significação do substantivo ou do pronome antecedente; isto é, particulariza um subconjunto dentro de um conjunto. É indispensável dentro do sentido da frase. Não se separa por vírgula da oração principal. Ex: o livro que ele lia era a loucura do homem agoniado. O homem que se esforça vence.

3 Exercícios 1- Transforme o adjunto adnominal em oração adjetiva. Siga o modelo: Os casos insolúveis não são raros- Os casos que não se solucionam não são raros. A) Os galhos maiores foram cortados. B) As notícias divulgadas confirmam nossas previsões. C) Há crimes imperdoáveis. D) Jogadores criadores de caso não são convocados. E)Destinaram-se recursos às regiões produtores de feijão.

4 2- Substitua as orações em destaque pelos adjetivos correspondentes:
É uma letra que não se pode ler. Trata-se de um bem que não se pode destruir. É um projeto que não se pode realizar. É uma substância que não tem odor. É um texto que não se pode compreender.

5 3. Ponha R para as orações restritivas e E para as explicativas
3. Ponha R para as orações restritivas e E para as explicativas. a ( ) A mãe, que era surda, estava na sala com ela. b ( ) Ele próprio desculpou a irritação com que lhe falei. c ( ) É preciso gozarmos a vida, que é breve. d ( ) Esse professor de que falo era um homem magro e triste. e ( ) A criança que era feliz sabia brincar. f ( ) A dor que se dissimula dói mais.

6 4- Classifique as orações destacadas em :
- oração sub. adjetiva restritiva oração sub. adjetiva explicativa a) Os animais da minha fazenda, que são bem cuidados, serão vacinados. b) Os homens, que são seres racionais, exploram os animais. c) O livro que comprei é bom. d) Deve-se investir em soluções que resolvam definitivamente os problemas. e) A seca, que é constante, provocou a morte da vegetação no Nordeste. f) Meus vizinhos cultivam árvores que dão frutos deliciosos.

7 g) Conversei com o menino que pedia esmolas.
h) O professor que educa precisa ter vocação. Gosto muito da cidade onde nasci. j) Caetano Veloso que é um ótimo compositor da MPB, escreveu um livro. k) Meu pai que havia arrancado três dentes naquele dia não pode viajar. l) Meus pais, que são meus amigos, compreenderam a situação. m) Os alunos que faltaram farão as provas outro dia. n) Perdi o livro que o professor me emprestou. o) As crianças de rua, que não têm oportunidades, tiveram oficinas naquele dia. p) Meu tio, que é advogado, orientou minha família no processo. q) A meninada que gosta de brinca se divertiu muito na festa. q) Eu, que não sou perfeito, já errei muitas vezes.

8 r) Os artistas, que precisam dos seus fãs, deveriam ser mais atenciosos. s) A estrada que desce para o litoral foi interditada. t) O filme a que me refiro não está em cartaz. u) Os professores que se reuniram hoje vão divulgar as notas. v) São poucos os amigos em que confiamos de verdade. w) Vi uma mulher cujo o rosto não me é estranho. x) Esse escritor, que mora na Bahia, publicou mais um livro. y) Pedro, que é muito agitado, derrubou a jarra. z) Deixei-o em sua tristeza, que parecia incurável.


Carregar ppt "Orações Subordinadas adjetivas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google