A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quais estratégias para que a Ansiedade não atrapalhe o crescimento da Igreja?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quais estratégias para que a Ansiedade não atrapalhe o crescimento da Igreja?"— Transcrição da apresentação:

1 Quais estratégias para que a Ansiedade não atrapalhe o crescimento da Igreja?

2 Introdução A Ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva exitação do Sistema Nervoso Central consequente a interpretação de uma situação de perigo. É o grande sintoma de características psicológicas que mostra a intersecção entre o físico e psíquico. Pesquisando sobre este assunto, percebe-se que estamos passando por este sentimento na Igreja Evangélica Betânia do Bairro Jardim Social, igreja esta que é uma extensão da igreja Betânia Central de Altônia. Iniciou com o Pastor, esposa e filha, juntamente com o um Diácono, esposa e mais duas famílias. Juntamente um grupo de pessoas se disponibilizou para ajudar desenvolver o ministério naquele Bairro. O ministério vem somando dois anos no Bairro, mas infelizmente não se tem uma quantia significativa de novos convertidos, até o presente momento, somente três pessoas decidiram viver o Evangelho de Jesus. Hoje somamos vinte membros, com os seminaristas que colaboram conosco. A Ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva exitação do Sistema Nervoso Central consequente a interpretação de uma situação de perigo. É o grande sintoma de características psicológicas que mostra a intersecção entre o físico e psíquico. Pesquisando sobre este assunto, percebe-se que estamos passando por este sentimento na Igreja Evangélica Betânia do Bairro Jardim Social, igreja esta que é uma extensão da igreja Betânia Central de Altônia. Iniciou com o Pastor, esposa e filha, juntamente com o um Diácono, esposa e mais duas famílias. Juntamente um grupo de pessoas se disponibilizou para ajudar desenvolver o ministério naquele Bairro. O ministério vem somando dois anos no Bairro, mas infelizmente não se tem uma quantia significativa de novos convertidos, até o presente momento, somente três pessoas decidiram viver o Evangelho de Jesus. Hoje somamos vinte membros, com os seminaristas que colaboram conosco.

3 A proposta de colocar a igreja no Bairro do Jardim Social é alcançar famílias daquele bairro, pois a igreja central a uns dez anos tem um terreno bem amplo no bairro, com um barracão com banheiros, cozinha. Um local agradável que estava sendo usado para chá de bebê, chá de cozinha, aniversários, etc. O pastor titular da igreja sede, entendeu que Deus estava direcionando para a abertura de uma igreja no local. Desta forma, lá estamos com tal responsabilidade. Como já mencionado estamos a quase dois anos naquele local e poucas pessoas tomaram a decisão de caminhar com Jesus e isso tem gerado um sentimento de Ansiedade nos irmão que estão na igreja. Surgem muitos questionamentos, o que estamos fazendo de errado? Não temos evangelizado o suficiente? Será que estamos jejuando e orando pouco? Esses questionamentos tem sido feito nas famosas “panelinhas” que infelizmente se formam dentro das igrejas, que consequentemente se forma um mal estar no ambiente.

4

5

6 É possível usar as estatísticas do crescimento para pintar um quadro luminoso da igreja nos últimos anos. Isto é, com efeito, o que se tem feito em círculos onde o crescimento quantitativo é considerado como a “tarefa principal” da missão. O quadro será mais sóbrio se juntamente com os avanços numéricos forem colocados os problemas que a afetam e que colocam em dúvida o futuro do cristianismo em certas regiões do mundo (PADILLA, 1992, p.141).É possível usar as estatísticas do crescimento para pintar um quadro luminoso da igreja nos últimos anos. Isto é, com efeito, o que se tem feito em círculos onde o crescimento quantitativo é considerado como a “tarefa principal” da missão. O quadro será mais sóbrio se juntamente com os avanços numéricos forem colocados os problemas que a afetam e que colocam em dúvida o futuro do cristianismo em certas regiões do mundo (PADILLA, 1992, p.141).

7

8 Levando em conta que, para uma igreja cresça tanto em quantidade, quanto em qualidade é necessário que os membros que já fazem parte da comunidade estejam fortes, com uma formação psicológica, espiritual e também teológica.

9 A sugestão é de fazer um projeto com o propósito de levar a comunidade a entender que a Ansiedade gerada com a falta de crescimento da igreja em quantidade não deve existir, pois se a igreja estiver firme em oração, estudo da palavra, evangelizando, discipulado e entender que o nosso dever é entregar a situação para Deus, pois é o espírito Santo que vai convencer as pessoas do compromisso com Deus. A necessidade de um projeto de Aconselhamento voltado para este problema certamente será satisfatório, para juntamente os membros possam lidar com tal sentimento.

10 Fazer um comunicado na Escola Bíblica, explicando a necessidade de saber dos irmãos que estão com o sentimento de Ansiedade que a igreja não cresça e que por ventura pense que até mesmo pode fechar que vai ser desenvolvido um projeto de Aconselhamento nesta área para que possamos aprender a lidar com este sentimento. Se faz necessário que cada irmão preencha uma ficha expondo suas inquietações, escolher horário e dia que fique melhor para se reunir. A partir desta informações de quantas pessoas estão com este sentimento de Ansiedade vai ter a oportunidade de expor suas angustias, pois muitas vezes o assunto é discutido somente em “grupinhos” isolados que ao invés de ajudar a situação, acaba agravando mais o problema.Fazer um comunicado na Escola Bíblica, explicando a necessidade de saber dos irmãos que estão com o sentimento de Ansiedade que a igreja não cresça e que por ventura pense que até mesmo pode fechar que vai ser desenvolvido um projeto de Aconselhamento nesta área para que possamos aprender a lidar com este sentimento. Se faz necessário que cada irmão preencha uma ficha expondo suas inquietações, escolher horário e dia que fique melhor para se reunir. A partir desta informações de quantas pessoas estão com este sentimento de Ansiedade vai ter a oportunidade de expor suas angustias, pois muitas vezes o assunto é discutido somente em “grupinhos” isolados que ao invés de ajudar a situação, acaba agravando mais o problema.

11

12 Desenvolver juntamente com os irmão uma exegese do texto de Filipenses 4:6 – Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. Como no comentário Bíblico Wiersbe diz: A “paz com Deus” é o resultado da fé em Cristo (Rm 5:1); mas “a paz de Deus” e a presença do “Deus da paz acontece quando o crente pratica, da forma correta, o pensar, o orar e o viver. A tensão entre mente e coração resulta em angústia. Apenas se cumprimos as condições que o Senhor estabeleceu, a paz de Deus guardará nosso coração e nossa mente. Buscar relacionamento com Deus, vai trazer a segurança, paz e tranquilidade de que todas as coisas caminham conforme a vontade do Senhor. Segundo Kober, Coordenador do Comitê editorial Roland : Vivemos em uma sociedade inquieta, tensa, nervosa, neurótica até. E tudo isso nos conduz a ansiedade. É uma pena, mas a ansiedade pode estar presente em quase todos os lugares: no trabalho, em casa, na igreja. Como não ser ansioso em um mundo que se interessa apenas por resultados, soluções e produções?

13 Contudo, onde a trabalho, esforço e dedicação também pode haver paz. Na verdade não precisa abrir mão de responsabilidades, mas entender que acima de todas elas Jesus é o Príncipe da Paz. Sua paz é diferente daquela oferecida nas esquinas da vida: não provem de um mundo violentamente competitivo, vem da sabedoria divina, será sempre um porto seguro na tempestade. A fé a obediência à palavra de Deus, a comunhão com o Espírito Santo e com irmãos geram um poderoso instrumento para enfrentar os desafios diários. A vida com Deus é dinâmica porque nos prepara contra o desânimo, o desprezo e a falta de vontade de viver. Por isso nada de ansiedade.

14

15 Conclusão Com reuniões semanais com esses membros que tem sentido essa pressão psicológica que a igreja cresça e consequentemente este sentimento de ansiedade, acreditamos que poder falar abertamente sobre o assunto em grupo vai ajudar a cada irmão buscar a paz e tranqüilidade que vem de Deus. Entendendo que não é por força ou violência, quem faz a obra é o Espírito Santo de Deus. Entender que a igreja pode ser uma Comunidade Terapêutica, tendo em vista que alguns irmãos estão precisando de ajuda, pois como vão ajudar os novos convertido, sendo que muitas das vezes não consegue administrar suas inquietações e expectativas.

16

17 Acreditamos que desta forma os membros vão aprender a lidar com a pressão de que a igreja tem que crescer não somente em quantidade e sim ter uma qualidade estruturada para quando chegar o momento que a igreja estiver crescendo em quantidade certamente estará preparada para receber os novos convertidos. Desenvolveremos as estratégias sugeridas na unidade 10, como Assistência espiritual, incentivando a leitura da bíblia, mostrando mais versículos que falam sobre ansiedade como Salmos 94:19, Salmo 34:40, Proverbios 12:15, Mateus 6:25-28 e 34, 2 Corintios 4:16-18. Desenvolver atividade recreativa e agendar palestras com profissionais entendidos do assunto, pois muitas vezes ficamos fechados neste ambiente de igreja e acabamos fechando os horizontes de outras alternativas para ter uma qualidade de vida melhor.

18 REFERÊNCIAS PADILLA, René C. Missão Integral: Ensaio sobre o Reino e a Igreja. 2 ed. Londrina: Descoberta, 2005. ALMEIDA, Ferreira de, Bíblia Shedd – São Paulo: Vida Nova, 1997. WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Wiersbe. – Santo André, Editora Vida, 2008 KOBER, Coordenador do Comitê editorial Roland. Pão Diario – RTM Rádio Trans Mundial. Rio Janeiro, 2014. EFRAIM, Doutor Isaac cidade, Brasil. Acessado em: dia 26 Junho de 2015.


Carregar ppt "Quais estratégias para que a Ansiedade não atrapalhe o crescimento da Igreja?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google