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PublicouAgustina Castelhano Faria Alterado mais de 7 anos atrás
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SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e Economia Curso de Bacharelado em Administração Disciplina de Controladoria
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Planejamento estratégico Hierarquia do planejamento: VALORES VISÃO MISSÃO METAS OBJETIVOS
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Valores – crenças e princípios. Visão – desejo, aonde quer chegar. Missão – comunica o propósito da organização. Metas – intenções gerais, relação entre as ações da empresa e a missão. Objetivos – especificam as metas, comumente apresentam números.
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Exemplos Alguns valores: “O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações” “A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações” Visão: “A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.”
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Alguns valores: “Respeito ao meio ambiente” “Satisfação do cliente” “Responsabilidade social” Visão: “Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.” Missão: “Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.”
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O Processo de Gestão Conjunto de processo decisório: planejamento, execução e controle Planejamento Estratégico Planejamento Operacional Programação Execução Controle Planejamento
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Planejamento Estratégico Assegurar o cumprimento da missão da empresa; Análise conjunta dos ambientes externos e internos (SWOT); Plano unificado; Traduzir informações em plano, para definir o processo decisório; É a passagem de onde estamos para onde queremos ir.
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Planejamento Operacional Consiste na identificação, integração e avaliação de ações a serem implementadas; Etapas: Estabelecimento dos objetivos operacionais. Definição dos meios e recursos. Identificação das alternativas de ação. Simulação das alternativas identificadas. Escolha das alternativas e incorporação ao plano. Estruturação e quantificação do plano. Aprovação e divulgação do plano.
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Programação Envolve a elaboração de planos operacionais alternativos, com a seleção do programa a ser implementado; Ajuste ao plano operacional, tendo em vista sua aplicação no curto prazo.
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Execução Corresponde a fase em que os recursos são consumidos e os produtos gerados; Identificação da melhor ação que propiciará a obtenção dos objetivos e metas previstos; Determina as tarefas que serão realizadas, quem irá executá-las, quem se reportará a quem e quem tomará as decisões; Etapa do processo de gestão onde as coisas acontecem.
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Controle Avaliação de desempenho global e analítico; Acompanhar e verificar o cumprimento das metas estabelecidas no planejamento, mantendo o equilíbrio entre o desempenho planejado e o realizado; Etapas: Conhecer a realidade; Compará-la com o que deveria ser; Tomar conhecimento rápido das divergências e suas origens; Tomar atitudes para sua correção. Necessidade de um sistema de informação em todas as etapas do processo de gestão.
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Modelo GECON Sistema de Informação de Gestão Econômica: Criado pelo Professor Catelli nos anos 70. Objetivo principal: Administração por resultado, tendo como objetivo a otimização dos resultados por meio da melhoria da produtividade e de eficiências operacionais. Entendimento da missão, crenças e valores, características dos gestores, estrutura organizacional e operacional da empresa.
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Modelo de Gestão do GECON Planejamento estratégico; Planejamento pré-operacional; Planejamento operacional; Execução; Controle.
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Modelo de Decisão do GECON Incorporar aspectos comportamentais da empresa; Lucro econômico como a melhor medida da eficácia empresarial; O modelo de decisão deve ser único.
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Modelo de Informação do GECON Adequação à decisão, oportunidade, precisão, relevância e objetividade. Valor econômico. Relatividade. Exceção. Entendimento. Acionabilidade. Motivação.
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Modelo de Informação do GECON Consistência, integridade e uniformidade de critérios. Indicação das causas. Seletividade. Generalidade; Flexibilidade; Tempo de resposta.
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Mensuração de Resultados Econômicos Conjunto de conceitos para mensurar corretamente o LUCRO e o VALOR da companhia (analisando ativos e passivos - e quanto o mercado os valoriza) Centro de resultado: o aspecto operacional, o financeiro, o econômico e o patrimonial Margem de contribuição de cada atividade para o resultado global da organização
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Estruturação conceitual CATELLI, Armando, GUERREIRO, Reinaldo, SANTOS, Roberto Vatan dos.
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Avaliação De desempenho: avalia os resultados gerados pelas atividades de responsabilidade dos gestores De resultados: avalia as contribuições econômicas dos produtos ou serviços de todas as áreas para o resultado global
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EXEMPLO – Modelo aplicado na prática
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EXEMPLO: BANCOS Ambiente em que os bancos estão inseridos; Surgimento da necessidade de se tornar mais eficientes e eficazes; Utilizam-se instrumentos como o modelo de Gestão Econômica;
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Variáveis envolvidas no Planejamento Operacional de um Banco
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EXEMPLO: BANCOS Permite resolver o problema da gestão de ativos e passivos com o uso de simulação e a escolha de alternativas pelo resultado econômico obtido; Utiliza única base de dados, integrando planejado com realizado; Gestão por resultados: gestor com papel de empreendedor; Modelo de mensuração torna as informações contábeis mais relevantes para TOMADA DE DECISÃO;
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EXEMPLO: BANCOS Identifica atividades que não adicionam valor pela mensuração de seu resultado econômico; Visa assegurar que a missão da empresa seja cumprida.
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Referências PADOVEZE, C. L. Controladoria Estratégia e Operacional. 3ª Edição. São Paulo, 2012. OLIVEIRA, A. B. S; OLIVEIRA, M. C. A aplicação dos conceitos de gestão econômica aos eventos econômicos de um banco comercial. Artigo USP. . Acesso em: 11 de maio de 2014. . Acesso em: 12 de maio de 2014. . Acesso em: 13 de maio de 2014.
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Referências Acesso em: 07 de maio de 2014; http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1997_T7201.PDF
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Obrigada pela atenção! Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane
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