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SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.

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1 SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e Economia Curso de Bacharelado em Administração Disciplina de Controladoria

2 Planejamento estratégico  Hierarquia do planejamento: VALORES VISÃO MISSÃO METAS OBJETIVOS

3  Valores – crenças e princípios.  Visão – desejo, aonde quer chegar.  Missão – comunica o propósito da organização.  Metas – intenções gerais, relação entre as ações da empresa e a missão.  Objetivos – especificam as metas, comumente apresentam números.

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5 Exemplos  Alguns valores: “O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações” “A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações”  Visão: “A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.”

6  Alguns valores: “Respeito ao meio ambiente” “Satisfação do cliente” “Responsabilidade social”  Visão: “Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.”  Missão: “Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.”

7 O Processo de Gestão  Conjunto de processo decisório:  planejamento, execução e controle Planejamento Estratégico Planejamento Operacional Programação Execução Controle Planejamento

8 Planejamento Estratégico  Assegurar o cumprimento da missão da empresa;  Análise conjunta dos ambientes externos e internos (SWOT);  Plano unificado;  Traduzir informações em plano, para definir o processo decisório;  É a passagem de onde estamos para onde queremos ir.

9 Planejamento Operacional  Consiste na identificação, integração e avaliação de ações a serem implementadas;  Etapas:  Estabelecimento dos objetivos operacionais.  Definição dos meios e recursos.  Identificação das alternativas de ação.  Simulação das alternativas identificadas.  Escolha das alternativas e incorporação ao plano.  Estruturação e quantificação do plano.  Aprovação e divulgação do plano.

10 Programação  Envolve a elaboração de planos operacionais alternativos, com a seleção do programa a ser implementado;  Ajuste ao plano operacional, tendo em vista sua aplicação no curto prazo.

11 Execução  Corresponde a fase em que os recursos são consumidos e os produtos gerados;  Identificação da melhor ação que propiciará a obtenção dos objetivos e metas previstos;  Determina as tarefas que serão realizadas, quem irá executá-las, quem se reportará a quem e quem tomará as decisões;  Etapa do processo de gestão onde as coisas acontecem.

12 Controle  Avaliação de desempenho global e analítico;  Acompanhar e verificar o cumprimento das metas estabelecidas no planejamento, mantendo o equilíbrio entre o desempenho planejado e o realizado;  Etapas:  Conhecer a realidade;  Compará-la com o que deveria ser;  Tomar conhecimento rápido das divergências e suas origens;  Tomar atitudes para sua correção.  Necessidade de um sistema de informação em todas as etapas do processo de gestão.

13 Modelo GECON  Sistema de Informação de Gestão Econômica: Criado pelo Professor Catelli nos anos 70.  Objetivo principal: Administração por resultado, tendo como objetivo a otimização dos resultados por meio da melhoria da produtividade e de eficiências operacionais.  Entendimento da missão, crenças e valores, características dos gestores, estrutura organizacional e operacional da empresa.

14 Modelo de Gestão do GECON  Planejamento estratégico;  Planejamento pré-operacional;  Planejamento operacional;  Execução;  Controle.

15 Modelo de Decisão do GECON  Incorporar aspectos comportamentais da empresa;  Lucro econômico como a melhor medida da eficácia empresarial;  O modelo de decisão deve ser único.

16 Modelo de Informação do GECON  Adequação à decisão, oportunidade, precisão, relevância e objetividade.  Valor econômico.  Relatividade.  Exceção.  Entendimento.  Acionabilidade.  Motivação.

17 Modelo de Informação do GECON  Consistência, integridade e uniformidade de critérios.  Indicação das causas.  Seletividade.  Generalidade;  Flexibilidade;  Tempo de resposta.

18 Mensuração de Resultados Econômicos  Conjunto de conceitos para mensurar corretamente o LUCRO e o VALOR da companhia (analisando ativos e passivos - e quanto o mercado os valoriza)  Centro de resultado: o aspecto operacional, o financeiro, o econômico e o patrimonial  Margem de contribuição de cada atividade para o resultado global da organização

19 Estruturação conceitual CATELLI, Armando, GUERREIRO, Reinaldo, SANTOS, Roberto Vatan dos.

20 Avaliação  De desempenho: avalia os resultados gerados pelas atividades de responsabilidade dos gestores  De resultados: avalia as contribuições econômicas dos produtos ou serviços de todas as áreas para o resultado global

21 EXEMPLO – Modelo aplicado na prática

22 EXEMPLO: BANCOS  Ambiente em que os bancos estão inseridos;  Surgimento da necessidade de se tornar mais eficientes e eficazes;  Utilizam-se instrumentos como o modelo de Gestão Econômica;

23 Variáveis envolvidas no Planejamento Operacional de um Banco

24 EXEMPLO: BANCOS  Permite resolver o problema da gestão de ativos e passivos com o uso de simulação e a escolha de alternativas pelo resultado econômico obtido;  Utiliza única base de dados, integrando planejado com realizado;  Gestão por resultados: gestor com papel de empreendedor;  Modelo de mensuração torna as informações contábeis mais relevantes para TOMADA DE DECISÃO;

25 EXEMPLO: BANCOS  Identifica atividades que não adicionam valor pela mensuração de seu resultado econômico;  Visa assegurar que a missão da empresa seja cumprida.

26 Referências  PADOVEZE, C. L. Controladoria Estratégia e Operacional. 3ª Edição. São Paulo, 2012.  OLIVEIRA, A. B. S; OLIVEIRA, M. C. A aplicação dos conceitos de gestão econômica aos eventos econômicos de um banco comercial. Artigo USP. . Acesso em: 11 de maio de 2014. . Acesso em: 12 de maio de 2014. . Acesso em: 13 de maio de 2014.

27 Referências  Acesso em: 07 de maio de 2014;  http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1997_T7201.PDF

28 Obrigada pela atenção! Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane


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