A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO PREPARATÓRIO - APEOESP Profª. Lilian Danyi Marques Bibliografia Geral e Específica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO PREPARATÓRIO - APEOESP Profª. Lilian Danyi Marques Bibliografia Geral e Específica."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO PREPARATÓRIO - APEOESP Profª. Lilian Danyi Marques Bibliografia Geral e Específica

2 Proposta Curricular do Estado de São Paulo2 Organização da Aula Resgate das aulas 1 e 2; Apresentação da Bibliografia Geral (Oliveira, Freire, Delors, Morin) Apresentação da Bibliografia Específica (Guedes, Palma, Ramos et all.) Exercícios de fixação.

3 Proposta Curricular do Estado de São Paulo3 ESTRUTURA DA PROPOSTA Princípios da organização Curricular:  Currículo é cultura;  Currículo referido a competências;  Prioridade da competência leitora e escritora;  Currículo que articula as competências para aprender;  Currículo contextualizado no mundo do trabalho

4 Proposta Curricular do Estado de São Paulo4 PRINCÍPIOS DA PROPOSTA CURRICULAR 1º Princípio: a escola que aprende. 2º Princípio: a escola como espaço de cultura 3º Princípio: competências como eixo de aprendizagens. 4º Princípio:prioridade da competência leitora e escritora. 5º Princípio:articulação das competências para aprender. 6º Princípio: contextualização com o mundo do trabalho.

5 Proposta Curricular do Estado de São Paulo5 1 - A ESCOLA QUE APRENDE Instituição educativa que ensina, mas que também aprende. (comunidade aprendente) Interação aluno-docente é uma ação formativa. Ninguém conhece tudo... O conhecimento é coletivo e se constrói na coletividade. Construção coletiva da proposta pedagógica constitui uma escola à altura dos tempos atuais.

6 Proposta Curricular do Estado de São Paulo6 2 – A ESCOLA COMO ESPAÇO DE CULTURA Não define o que é cultura (SEE-SP). Currículo é a expressão de tudo que existe na cultura científica, artística e humana, transposto para uma situação de aprendizagem. Cuidado com o termo extracurricular: na concepção da Proposta Curricular (SEE-SP) não pode existir – frisa a dicotomia cultura x conhecimento. “O conhecimento tomado como instrumento, mobilizado em competências, reforça o sentido cultural da aprendizagem”(pag. 13)

7 Proposta Curricular do Estado de São Paulo7 3- COMPETÊNCIAS COMO EIXO DE APRENDIZAGEM Articulação de disciplinas com atividades escolares e àquilo que se espera que o aluno aprenda. Ao professor cabe a formação de indivíduos que atuarão na sociedade (trabalho, família..). Desafio: articular conhecimentos próprios da disciplina com às competências e habilidades dos alunos. As competências e habilidades servem para que o aluno faça uma leitura crítica do mundo. Educação centrada em competências: democratização da escola; “A escola, para ser democrática, tem de ser igualmente acessível a todos, diversa no tratamento de cada um e unitária nos resultados” (pag. 15). A ênfase não está no ensino e sim na aprendizagem.

8 Proposta Curricular do Estado de São Paulo8 4- PRIORIDADE PARA A COMPETÊNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA O Ser Humano é um ser de linguagem. Linguagens são sistemas simbólicos, com os quais recortamos e representamos o que está em nosso exterior, em nosso interior e na relação entre ambos. É com elas que nos comunicamos com os nossos semelhantes e expressamos nossa articulação com o mundo. A linguagem é uma forma de compreensão e ação sobre o mundo. Nas crianças a linguagem é apenas um recurso simbólico de compreensão do mundo (ela fala, pensa e sente). No adolescente ela é um instrumento de interpretação do mundo (abstração, reflexão, pensamento hipotético). O domínio das linguagens representa um primordial elemento para a conquista da autonomia.

9 Proposta Curricular do Estado de São Paulo9 5 – ARTICULAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS PARA APRENDER A aprendizagem é centro da atividade escolar. Nesta concepção o professor caracteriza-se como um profissional da aprendizagem e não tanto do ensino. Educar para a vida. A escola hoje já não é mais a detentora da informação e do conhecimento, mas cabe a ela preparar seu aluno para viver em uma sociedade em que a informação é disseminada em grande velocidade. Não se exige maior quantidade de ensino e sim sua qualidade.

10 Proposta Curricular do Estado de São Paulo10 6 – ARTICULAÇÃO COM O MUNDO DO TRABALHO Compreensão do significado das ciências, das letras e das artes. Relação teoria e prática (transposição didática) Relação entre educação e tecnologia:  Educação Tecnológica Básica (alfabetização tecnológica)  Compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos da produção (associar currículo ao mundo da produção de bens e serviços). A prioridade para o contexto do trabalho (valor e importância) Ensino médio: preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade as novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.(LDB)

11 Proposta Curricular do Estado de São Paulo11 CONCEITOS-CHAVE Sociedade do conhecimento; Currículo por competências; Respeito a diversidade; Aprender a aprender; Comunidade aprendente; O Ser Humano é um ser de linguagem; Escola como espaço de cultura;

12 Exercício de Fixação O que você entendeu sobre a Proposta Curricular Geral do estado de São Paulo?

13 Proposta Curricular do Estado de São Paulo13 O Ser Humano é um ser de linguagens, as quais são tanto meios de produção da cultura quanto parte fundamental da cultura humana. Cultura pode ser entendida como todo o fazer humano que pode ser transmitido de geração a geração por meio da linguagem LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

14 Proposta Curricular do Estado de São Paulo14 O QUE É LINGUAGEM? Capacidade humana de articular significados coletivos em sistemas arbitrários de representação, que são compartilhados e que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade. Linguagem é a produção de sentido.

15 Proposta Curricular do Estado de São Paulo15 EDUCAÇÃO FÍSICA UMA PERSPECTIVA CULTURAL Problematização. Crítica a esportivização da área. Ciências Naturais – positivismo (corpos biologicamente semelhantes demandam intervenções semelhantes ou padronizadas) Estilo de vida X sedentarismo; Proposta. Cultura de Movimento. Esportes, danças e atividades rítmicas, lutas, jogos, as ginásticas.

16 Proposta Curricular do Estado de São Paulo16 EDUCAÇÃO FÍSICA UMA PERSPECTIVA CULTURAL No ensino da Educação Física escolar, pode-se partir do variado repertório de conhecimentos que os alunos já possuem sobre diferentes manifestações corporais de movimento, e buscar ampliá-los, aprofundá-los e qualificá-los criticamente – inserí-lo na cultura de movimento

17 Proposta Curricular do Estado de São Paulo17 SE - MOVIMENTAR Sujeitos que se movimentam em contextos concretos, com significações e intencionalidades. “SE”: o sujeito (aluno) é autor dos próprios movimentos, que estão carregados de suas emoções, desejos e possibilidades. Assim um aluno pode gostar de movimentar-se em determinado contexto e não em outro.

18 Proposta Curricular do Estado de São Paulo18 DESENVOLVIMENTO HUMANO GALLAHUE E PIAGET componenteEnsino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio Faixa etária 6/7 a 10 anos10/11 a 14 anosA partir dos 14/15 anos Desenv. Motor Aquisição de habilidades fundamentais Combinação das habilidades fundamentais Refinamento das habilidades. Desenv. Cognitivo Surgimento da linguagem Pensamento concreto Pensamento hipotético, abstração.

19 Proposta Curricular do Estado de São Paulo19 O TRATO COM OS CONTEÚDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CICLO I: espera-se eu os alunos devam ter vivenciado um amplo conjunto de experiências de Se Movimentar, e possuam várias informações/conhecimentos sobre jogo, esporte, ginástica, luta, atividade rítmica... CICLO II: esta etapa visa evidenciar os significados/sentidos e intencionalidades presentes nas codificações das culturas esportiva, lúdica, gímnica, das lutas e rítmica.

20 Proposta Curricular do Estado de São Paulo20 Se Movimentar + dimensões do mundo contemporâneo (eixos temáticos). 1. Corpo, saúde e beleza. 2. Contemporaneidade. 3. Mídias. 4. Lazer e Trabalho O TRATO COM OS CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO

21 Exercício de Fixação A proposta de Educação Física traz o conceito de “Se- Movimentar”. O que você entendeu sobre ele?

22 Bibliografia Geral Oliveira, Freire, Delors, Morin

23 Proposta Curricular do Estado de São Paulo23 OLIVEIRA, Marta K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento; um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione,1997. Este livro apresenta uma síntese das idéias de Vygotsky enfatizando a importância da cultura e da linguagem na constituição do Ser Humano. 1- Mediação simbólica; 2- Pensamento e Linguagem; 3- Desenvolvimento e aprendizado.

24 Proposta Curricular do Estado de São Paulo24 Introdução Vygotsky estudou as chamadas funções psicológicas superiores ou processos mentais superiores. Mecanismos psicológicos mais sofisticados, complexos, que são típicos do Ser Humano e que envolvem controle consciente do comportamento, a ação intencional e a liberdade do indivíduo em relação às características do momento e do espaço presentes. Superior: pensar em objetos ausentes, eventos nunca vividos, planejar ações posteriores.

25 Proposta Curricular do Estado de São Paulo25 Processos Elementares X Superiores Ensinar um animal a acender a luz num quarto escuro, é possível.No entanto, ele não será capaz de, voluntariamente, evitar acendê-la caso haja alguém dormindo. Esse comportamento de tomada de decisão a partir de uma informação nova é um comportamento superior – tipicamente humano.

26 Proposta Curricular do Estado de São Paulo26 Mediação Simbólica Processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação. A relação, então, deixa de ser direta passa a ser mediada por esse elemento. Exemplo: chama da vela (lembrança, outra pessoa).

27 Proposta Curricular do Estado de São Paulo27 Mediação Simbólica Estímulo Chama da vela Resposta Retirada da Mão Mediador Dor

28 Proposta Curricular do Estado de São Paulo28 Mediação Simbólica Relação do Homem com o mundo não é uma relação direta, mas sim mediada. Elementos mediadores: instrumentos e os signos. Instrumentos: elemento interposto entre trabalhador e o objeto de seu trabalho, ampliando as possibilidades de transformação da natureza. Ele carrega, portanto, a função pela qual ele foi criado. Signos: instrumentos psicológicos, são orientados para o próprio sujeito, para o seu interior, dirigem-se ao controle da ação psicológica. Representam a realidade. (ex: vareta e cabeça de gado)

29 Proposta Curricular do Estado de São Paulo29 O uso de mediadores aumentam a capacidade de atenção e de memória e, sobretudo, permitiu maior controle voluntário do sujeito sobre sua atividade.

30 Proposta Curricular do Estado de São Paulo30 O pensamento e a linguagem A linguagem é o sistema simbólico básico de todos os grupos humanos. Sua função é o intercâmbio social e o pensamento generalizante. Intercâmbio Social: comunicação entre as pessoas (bebê) Pensamento generalizante: agrupamento de ocorrências de uma mesma classe de objetos. (ex. cachorro – medo, animal...)

31 Proposta Curricular do Estado de São Paulo31 Desenvolvimento e Aprendizado O ser humano cresce num ambiente social e a interação com outras pessoas é essencial ao seu desenvolvimento. (ex: alfabetização) Aprendizado ou aprendizagem é o processo pelo qual o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes, valores, etc, a partir de seu contato com a realidade, com o meio ambiente e com outras pessoas.

32 Proposta Curricular do Estado de São Paulo32 Desenvolvimento e Aprendizado Nível de Desenvolvimento Proximal ou Potencial: capacidade de desempenhar tarefas com a ajuda de adultos ou de companheiros mais capazes. Nível de desenvolvimento real: capacidade do indivíduo realizar tarefas de forma independente. Zona de Desenvolvimento Proximal: a distancia entre o nível de desenvolvimento real e o potencial. O desenvolvimento individual se dá num ambiente social determinado e na relação com o outro nas diversas e esferas da atividade humana.

33 Proposta Curricular do Estado de São Paulo33 Contribuições de Vygotsky para a Proposta Curricular Considerar o conhecimento prévio do aluno (nível de desenvolvimento real) Adequar os conteúdos e objetivos do curso a realidade do aluno para que seu aprendizado o conduza ao amadurecimento. (zona de desenvolvimento potencial); O ser humano é um ser de linguagem. Sua aprendizagem, portanto, terá sucesso na relação com o outro e com o ambiente.

34 Exercício de Fixação Qual a principal contribuição de Vygotsky para a Proposta curricular?

35 Proposta Curricular do Estado de São Paulo35 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 2008. O livro traz como temática central a formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativa – progressiva em favor da autonomia dos ser dos educandos. A razão ética deve estar presente em toda a prática educativa; O exercício da função docente requer: ética, retidão, formação científica, respeito aos outros, coerência, dentre outros.

36 Proposta Curricular do Estado de São Paulo36 Cap. 1: Não há docência sem discência. Não se ensina sem aprender nem se aprende sem ensinar. Por isso ensinar exige: Rigorosidade metódica (crítica ao ensino bancário); Pesquisa; Respeito aos saberes do educando; Criticidade; Ética; Corporeificação das palavras pelo exemplo; Risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação; Reflexão crítica sobre a prática; Reconhecimento e assunção da identidade cultural.

37 Proposta Curricular do Estado de São Paulo37 Cap. 2: Ensinar não é transferir conhecimento... Mas criar possibilidades para sua produção ou construção.  Não existe ensino sem aprendizagem. Por isso ensinar exige:  Consciência do inacabamento;  Reconhecimento de ser condicionado;  Respeito à autonomia do ser do educando;  Bom senso;  Humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores;  Apreensão da realidade;  Alegria e esperança;  A convicção de que a mudança é possível;  Curiosidade.

38 Proposta Curricular do Estado de São Paulo38 Cap. 3: Ensinar é uma especificidade humana Ensinar exige: segurança, competência profissional e generosidade; Comprometimento; Compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo; Liberdade e autoridade; Tomada consciente de decisões; Saber escutar; Reconhecer que a educação é ideológica; Disponibilidade para o diálogo; Querer bem aos educandos.

39 Exercício de Fixação Que aprendizagens podem ser obtidas a partir da idéia de Freire?

40 Proposta Curricular do Estado de São Paulo40 DELORS, Jacques e EUFRAZIO, José Carlos. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998. Abrange os avanços adquiridos no decorrer deste século, e alerta sobre os problemas causados pelos desníveis da educação entre o Terceiro Mundo e os poderosos blocos econômicos. Os quatro pilares da Educação são conceitos de fundamento da educação baseado no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors.educaçãoUNESCOJacques Delors No relatório editado sob a forma do livro: "Educação:Um Tesouro a Descobrir" de 1999 [1], a discussão dos "quatro pilares" ocupa todo o quarto capítulo, da página 89-102, onde se propõe uma educação direcionada para os quatro tipos fundamentais de aprendizagem: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser, eleitos como os quatro pilares fundamentais da educação.1999[1]

41 Proposta Curricular do Estado de São Paulo41 Os quatro pilares da educação Aprender a conhecer; Aprender a fazer (da noção de qualificação à noção de competência); Aprender a conviver (a descoberta do outro, tender para objetivos comuns); Aprender a ser.

42 Proposta Curricular do Estado de São Paulo42 MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2006 Os sete saberes necessários à educação do futuro não têm nenhum programa educativo, escolar ou universitário. Aliás, não estão concentrados no primário, nem no secundário, nem no ensino universitário, mas abordam problemas específicos para cada um desses níveis. Eles dizem respeito aos setes buracos negros da educação, completamente ignorados, subestimados ou fragmentados nos programas educativos. Programas esses que devem ser colocados no centro das preocupações sobre a formação dos jovens, futuros cidadãos.

43 Proposta Curricular do Estado de São Paulo43 Os sete saberes 1. Conhecimento. 2. Conhecimento pertinente; 3. Identidade Humana; 4. Compreensão Humana; 5. Incerteza. 6. Condição Planetária; 7. Antro-ética;

44 Exercício de Fixação Quais as aprendizagens possíveis com a obra de Delors e de Morin?

45 Bibliografia Específica. Guedes, Palma, Ramos et all.

46 Proposta Curricular do Estado de São Paulo46 GUEDES, D. P. Educação para a saúde mediante programas de Educação Física escolar. Revista Motriz. Rio Claro, v. 5, n. 1, junho, 1999. Critica a ênfase dada, a partir da década de 1990, aos esportes competitivos, pois ele “não consegue atender, em toda a sua plenitude, as expectativas dos programas de ensino voltados a uma formação educacional mais efetiva de nossos jovens”(p.1) Na tentativa de combater esse esportivismo, surge a idéia de educação Física pautada no recreacionismo. No entanto, Guedes assinala que nessa proposta o prof. atua como mero coadjuvante no processo educacional, simplesmente por seu caráter de entretenimento Então, o que deve ser ensinado?

47 Proposta Curricular do Estado de São Paulo47 Proposta de Educação Física Educação para a saúde; O aumento das estatísticas associadas às doenças crônico degenerativas em consequência de hábitos de vida não saudáveis. Grande número de distúrbios orgânicos que ocorre na idade adulta, poderia ser minimizado ou evitado se hábitos de vida saudáveis fossem assumidos desde as idades mais precoces. Os indivíduos tem que perceber a importância de se adotar um estilo de vida saudável.

48 Proposta Curricular do Estado de São Paulo48 Saúde no contexto didático- pedagógico Saúde como condição humana com condições física, social e psicológica, caracterizada por um continuum com pólos positivos e negativos; Saúde positiva; Saúde negativa.

49 Proposta Curricular do Estado de São Paulo49 Evolução Histórica dos programas de Educação Física Área médica: busca de indivíduos fortes e enrijecidos, alicerçados na preocupação ortopédica, de caráter morfogênico e postural, como objetivo primeiro de suas atividades. (métodos ginásticos) Década de 30 (militares): assepsia corporal e eugenia da raça, marginalizando aqueles jovens menos capazes fisicamente. Final da década de 40 (biopsicossocial): ideais da escola nova, onde o homem educado não é somente aquele que é culto nas tarefas cognitivas e afetivas, mas também no campo físico. A partir da década de 70 (esportivização):a competência esportiva poderia auxiliar na formação do cidadão ideal, capaz de se integrar na sociedade, pois a idéia é a de que país desenvolvido, tinha que ser necessariamente competitivo no âmbito esportivo.

50 Proposta Curricular do Estado de São Paulo50 O que fundamenta a sua Proposta? Biológico: adoção de hábitos de vida saudável, combate ao sedentarismo e as doenças hipocinéticas. Didático-pedagógico: o desenvolvimento de atitudes positivas em relação à atividade física relacionada à saúde, durante os anos de escolarização, é importante requisito para a participação voluntária mais efetiva na idade adulta.

51 Proposta Curricular do Estado de São Paulo51 PALMA, A. Atividade física, processo saúde-doença e condições sócio-econômicas. Revista Paulista de Educação Física, v. 14, n. 1, p. 97-106, 2000 Crítica a visão da saúde como apenas sendo determinada biologicamente. Segundo o autor, se isso ocorresse, bastava realizar atividades físicas para todos os males advindos de doenças hipocinéticas surgirem. A noção de saúde tem sido traduzida ou como ausência de doença ou como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença” Implicações: as doenças decorrem de determinismos biológicos, o foco é centrado no indivíduo e a ausência de doença é o marcador para a saúde.

52 Proposta Curricular do Estado de São Paulo52 Seu conceito sobre saúde. Saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde. É, assim, antes de tudo, o resultado das formas de organização social da produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida (VII Conferência Nacional de Saúde, Minayo, 1992)

53 Proposta Curricular do Estado de São Paulo53 O que ele constatou em seu estudo? Existe uma substancial evidência que demonstra a forte associação inversa entre as classes sociais e os efeitos sobre a saúde. As condições sócio-econômicas, também, relacionam-se inversamente com a prática de exercícios físicos. Portanto, nesta proposta, fica claro que o contexto social interfere diretamente nas condições de saúde de um indivíduo e não apenas o individual conforme proposto por Guedes.

54 Exercício de Fixação Guedes e Palma são autores que defendem a idéia da saúde como objeto de estudo da Educação Física. Apresente a diferença existente em seus trabalhos?

55 Proposta Curricular do Estado de São Paulo55 RAMOS, V et all. O conhecimento pedagógico do conteúdo: estrutura e implicações à formação em educação física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.22, n. 2, p. 161-171, abr./jun., 2008 Quais conhecimentos que o professor necessita dominar para poder ensinar? Conhecimento base ou profissional; capacidade de se realizar um diagnóstico e decidir quais os procedimentos disponíveis para resolver um problema singular. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK)

56 Proposta Curricular do Estado de São Paulo56 Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) PCK Conhecimento Pedagógico Conhecimento Da Matéria Conhecimento do contexto Modelo Integrativo

57 Proposta Curricular do Estado de São Paulo57 Estrutura do conhecimento pedagógico do conteúdo e a Educação Física Conhecimento Pedagógico do conteúdo Conhecimento dos propósitos Conhecimento Curricular do Conteúdo Conhecimento das estratégias Conhecimento Dos alunos Conhecimento dos Propósitos para o ensino ou os fins educativos: valores do professor Conhecimento Curricular do conteúdo: recursos disponíveis para estruturar uma determinada matéria para o ensino. Conhecimento das estratégias: formas como o professor realiza o ensino. Conhecimento dos alunos: identificação dos seus conhecimentos prévios

58 Proposta Curricular do Estado de São Paulo58 Conhecimento pedagógico do conteúdo Conhecimento declarativo: conhecimento semântico, descontextualizado dos fatos e de relações de entidades com o meio ambiente. Conhecimento processual: conhecimento ou memórias sobe os episódios e eventos que ocorreram em um momento específico. Ele permite ao professor fazer a adaptação do conhecimento declarativo ao nível da compreensão e desenvolvimento dos alunos. É a combinação do conhecimento declarativo com o entendimento pedagógico que o professor possui dos alunos dentro de um contexto específico e real de aula.

59 Exercício de Fixação Qual a contribuição dessa obra para a Proposta Curricular?


Carregar ppt "CURSO PREPARATÓRIO - APEOESP Profª. Lilian Danyi Marques Bibliografia Geral e Específica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google