A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bruna Giglio e Giovana Castro 9 m 1 Produção Textual Professora : Karla Faria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bruna Giglio e Giovana Castro 9 m 1 Produção Textual Professora : Karla Faria."— Transcrição da apresentação:

1 Bruna Giglio e Giovana Castro 9 m 1 Produção Textual Professora : Karla Faria

2  Os jornais estão sendo usados pelo mundo inteiro como meio de comunicação h á mais de 2000 anos.  Historiadores acreditam que o primeiro jornal feito pelo Romano Júlio César que, além de um ótimo militar, foi também um excelente publicit á rio. Para divulgar ao povo que o império tinha se expandido, César criou o primeiro jornal chamado Acta Diurna.  Entretanto, foi graças ao alemão Johannes Gutenberg que a fabricação dos periódicos ficou mais f á cil e r á pida. Prensa de papel era construída com letras móveis e vinho.  A partir do século XVII, a produção de jornais se tornou mais popular. Até a profissão de jornalista se tornou mais valorizada. E foi graças a ela que o novo e tecnológico instrumento, chamado telégrafo, foi criado, permitindo transferir mensagens e textos rapidamente em pouco tempo.  Depois de 1920, houve uma queda no jornalismo tradicional e o surgimento dos r á dios. Estes roubam não só a preferência do público, como os anunciantes e os profissionais jornalistas que agora preferem passar a trabalhar nos canais de r á dio.

3 O que é ? Folhetim é uma narrativa liter á ria que possui duas características específicas : o formato, é publicada de forma separada e dividida em capítulos, e o conteúdo, apresenta uma narrativa r á pida prende a atenção do leitor. Surgiu na França no século XIX, com a criação da imprensa. Foi trazido para o Brasil logo em seguida, fazendo grande sucesso na segunda metade do mesmo século.

4 Jornal 1850 Jornal Atual

5 1850 1920198020012015

6 No jornal acima, percebemos que ele é em preto e branco e não possui imagens. Além disto, não há propagandas.

7  No século XIX, os jornais publicavam anúncios litografados.  A primeira p á gina apresentava apenas o nome do jornal em letra maiúscula e, logo embaixo, a data e o título de determinado assunto a ser abordado.  Muitos artigos eram relacionados com a ciência, agricultura, indústria e mineralogia, á rea médica e / ou farmacêutica.  As cores eram amareladas e as fotografias em preto e branco. Atualmente, os jornais são impressos e divididos em categorias. Na primeira p á gina, h á o nome do jornal e a data, como em todos os outros, e a manchete, que ir á abordar da notícia mais importante do momento. O formato do jornal é dividido em : editorial, família, educação, assuntos gerais, atividades e acontecimentos familiares, admissões e promoções, entrevistas, calend á rio, diversão, cartas e publicidade. Hoje em dia, as imagens possuem cor.

8  Na primeira p á gina, havia o nome do jornal no topo, logo em seguida a manchete, fotografias e texto falando mesmo assunto que a manchete.  As notícias falam principalmente sobre Ciência e Tecnologia.  Ainda não havia imagens coloridas, mas o jornal j á era feito de papel branco. É um tipo de jornal que é praticado por agências que ficam 24 horas atentas nas notícias. Esses jornais utilizam novos recursos que a internet passou a disponibilizar. Na primeira p á gina, assuntos em destaque são abordados. Eles são variados. Além disto, as cores são diversificadas.

9  Alguns motivos para a adaptação do jornal online foram : - A facilidade de atualização dos conteúdos ; - Armazenamento da informação e da distribuição dos assuntos ; - Baixo custo de produção ; - Interatividade de seus usu á rios.

10  O jornal tem como papel atualmente informar a qualquer cidadão o mais r á pido possível as notícias da sociedade, que pode afetar o local, a política, cultura e economia. Além disto, pode abordar de fatos históricos como a conquista de um título no esporte, assim como derrotas. Sem ele, não saberíamos se posicionar na vida e argumentar sobre o que nos rodeia.

11  http :// www. guiadacarreira. com. br / artigos / historia / jornais - jornalismo / http :// www. guiadacarreira. com. br / artigos / historia / jornais - jornalismo /  www. jornalfolhadenoticias. com www. jornalfolhadenoticias. com  hemerotecadigital. cm - lisboa. pt hemerotecadigital. cm - lisboa. pt  etcedigital. wordpress. com etcedigital. wordpress. com  www. novomilenio. inf. br www. novomilenio. inf. br  http :// www. casadaculturadearacati. org. br / Acervo / PO 1920. html http :// www. casadaculturadearacati. org. br / Acervo / PO 1920. html  www.funarte.gov.br www.funarte.gov.br  extra.globo.com extra.globo.com  http://www.museudavida.fiocruz.br/brasiliana/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm ?infoid=77&sid=14 http://www.museudavida.fiocruz.br/brasiliana/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm ?infoid=77&sid=14  http://www.eng.uerj.br/noticias/1304304788- Jornal+do+Brasil++Seculo+XX+Digitalizado+na+Internet+ http://www.eng.uerj.br/noticias/1304304788- Jornal+do+Brasil++Seculo+XX+Digitalizado+na+Internet  http://pt.slideshare.net/aulasdejornalismo/aula-3-caracteristicas-do- jornalismo-na-internet http://pt.slideshare.net/aulasdejornalismo/aula-3-caracteristicas-do- jornalismo-na-internet


Carregar ppt "Bruna Giglio e Giovana Castro 9 m 1 Produção Textual Professora : Karla Faria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google