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Barbara Mineo e Augusto Espinosa Prof. Martin Grossmann

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Apresentação em tema: "Barbara Mineo e Augusto Espinosa Prof. Martin Grossmann"— Transcrição da apresentação:

1 Barbara Mineo e Augusto Espinosa Prof. Martin Grossmann
Moderno e Pós-moderno CBD Formas, Estados e Processos da Cultura na Atualidade Barbara Mineo e Augusto Espinosa Prof. Martin Grossmann

2 Origens 1ª metade Sec. XIX 2ª metade Sec. XIX
Guerras a admiração da natureza Subjetivo -> romântico 2ª metade Sec. XIX Realismo -> positivismo Ciências e Filosofia (Nietzsche e Kierkegaard) Freud e Jung

3 Origens França - 1850 Impressionismo - Manet
Simbolismo – Baudelaire, Rimbaud, Lautréamont e Stéphane Mallarmé Revolução Industrial Divisão do Trabalho / especialização Concentração de Renda e Riqueza Aumento da produtividade industrial e agrícola Aumento do consumo Trabalho assalariado Urbanização

4 Modernismo Kandinsky -> Der blaue Reiter
Cubismo - Picasso e Georges Braque Expressionismo - Van Gogh Van Gogh - Oliveiras Kandinsky - Fuga Picasso – Les Demoiselles dÁvignon

5 Conceituação Moderno:
Tendo-se iniciado em Portugal em 1915, o Modernismo levaria sete anos para começar no Brasil; porém, o movimento modernista, num primeiro momento, apresentou, na literatura, certas características e atitudes que foram comuns aos dois países. Entre elas, destacam-se: inconformismo político - espírito revolucionário; irreverência, iconoclastia; antiacademicismo, antitradicionalismo, antipassadismo, anticonformismo; rejeição das normas estéticas consagradas; proposta de inovações linguísticas: versos livres; aproximação entre poesia e prosa; exploração de novos temas; simultaneísmos, sínteses, fusões diversas; uso da linguagem coloquial; humor, ironia, o "poema-piada"; incorporação do cotidiano; o moderno como um valor em si mesmo; nova concepção do mundo e do homem.

6 Conceituação Arte (do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens, tais como:  arquitetura  desenho escultura  pintura  escrita  música  dança  cinema Sociedade do Espetáculo – Guy Debord Metropolis – Fritz Lang

7 Expressões no sec. XX Art nouveau Fauvismo Pontilhismo Abstracionismo
Expressionismo,  Realismo socialista  Cubismo Futurismo Dadaísmo  Surrealismo Funcionalismo  Construtivismo  Informalismo  Arte pop  Neorrealismo

8 Expressões no sec. XX artes de ação performance happening fluxus
instalação 

9 Semana de Arte Moderna Ocorreu em São Paulo no Teatro Municipal da cidade nos dias 13,15 e 17 de fevereiro de 1922. Foram apresentadas poesia, música e palestras sobre modernidade.

10 Objetivos Renovação da linguagem; Ruptura com o passado;
Apresentar novas idéias e conceitos artísticos como: a nova poesia através da declamação; O movimento possuía duas vertentes: destruidora e criadora.

11 Artistas Literatura Pintura Musica Escultura Menotti de Picchia
Mario de Andrade Oswald de Andrade Manuel Bandeira Cassiano Ricardo Pintura Anita Malfatti Tarsila do Amaral Emiliano Di Cavalcanti Musica Guiomar Novais e Heitor Villa-Lobos Escultura Victor Brecheret

12 Ocaso do Modernismo Base Política e Filosófica Primavera de Praga
Socialista / Comunista (Marxista) Primavera de Praga Paris: Maio de 68 Dúvidas sobre Iluminismo Exaustão de Recursos Consumismo Exagerado Exclusões generalizadas Meio ambiente (Gaia) Nascimento de nova consciência em adição ao Modernismo

13 Bibliografia A Era dos Extremos Autor: Hobsbawm, Eric J.
Editora: Presença II Tema: Primavera de Praga, Guerra Fria A Sociedade do Espetáculo Autor: Guy Debord Modernismo e Pós-Modernismo Autor: Vania D. Azeredo A História Universal da Arte Gina Pischel

14 Pós Modernismo

15 Agenda Contexto Histórico Arte Literatura Arquitetura Filosofia

16 CONTEXTO HISTÓRICO Também conhecido como pós-industrial, o movimento pós-modernista vem acontecendo desde o fim do Modernismo e é uma expressão usada para designar as mudanças que a ciência, as artes e a sociedade sofreram dos anos ‘50 para cá

17 Após a Segunda Guerra Mundial ( ), o novo panorama é caracterizado pelo avanço da globalização, cultura de massa e o desenvolvimento das novas tecnologias e mídias, as quais se mesclam com a arte oferecendo assim, novas experiências artísticas-culturais pautadas principalmente, nos processos artísticos em detrimento do objeto, ou seja, na ideia em detrimento da imagem

18 Filosofia David Harvey É um geógrafo britânico marxista formado na Universidade de Cambridge. É professor da City University of New York e trabalha com diversas questões ligadas à geografia urbana. Escreveu o livro Condição Pós- Moderna em 1993

19 Em A Condição pós-moderna, David Harvey, apresenta o percurso de passagem da modernidade para a pós-modernidade a partir da substituição do modelo fordista pelo da acumulação flexível, da ética pela estética, mas dá ênfase às transformações na compreensão dos conceitos de espaço e tempo como base de todas as demais alterações.

20 Na visão de Harvey, a visão perspectivista moderna assinala uma transformação na prática artística e arquitetônica, assim como nas atividades comerciais e na produção agrícola que terminaram por excluir o domínio religioso das atividades e das concepções humanas

21 CARACTERÍSTICAS O pós-modernismo é um processo ainda em desenvolvimento que cultua a individualização liberação dos medos e preconceitos, liberdade de expressão tecnologia facilidade da comunicação.

22 ARTE Foi dessa maneira que a Arte Contemporânea rompeu com alguns aspectos da Arte Moderna, abandonando diversos paradigmas e trazendo valores para a constituição de uma nova mentalidade, ao mesmo tempo que abriu espaço para diversidade de estilos, perspectivas, técnicas e abrangência de linguagens artísticas

23 Nesse sentido, a arte contemporânea prioriza principalmente, a ideia, o conceito, a atitude, acima do objeto artístico final. O objetivo aqui é produzir arte, ao mesmo tempo que reflete sobre ela.

24 é considerada uma antiarte
 A arte pós-modernista é uma arte essencialmente eclética, híbrida e sem hierarquizações. é considerada uma antiarte Explora o lúdico, o humor, a metalinguagem, a pluralidade de gêneros, a intertextualidade, a ironia, as fragmentações e desconstruções de princípios e valores, com foco no cotidiano banalizado.

25 Movimentos Artísticos Contemporâneos
Arte Conceitual Arte Povera Arte Cinética Pop Art Op Art Expressionismo Abstrato Minimalismo Hiper-realismo Action Painting Land Art Street Art Body Art

26 Arte Conceitual Surgiu nos anos 60 e 70 na Europa e Estados Unidos
Expressão artistica pautada nos conceitos, reflexões e ideias (em detrimento da estética) “a própria ideia, mesmo se não é tornada visual, é uma obra de arte tanto quanto qualquer produto” (Sol LeWitt )

27 O que é arte? Marcel Duchamp é considerado um dos precursores da arte conceitual, na década de 50. A ideia dos Ready mades não era o produto artístico, mas sim o conceito que o artista quis demonstrar.

28 As principais caraterísticas da arte conceitual são:
Crítica ao formalismo e ao mercado da arte Crítica ao materialismo e ao consumo Popularização da arte como veículo de comunicação Arte mental e reflexiva Radicalismo e culto a “antiarte” Ruptura com a arte clássica e formal

29 Arte Povera Surgido na Itália na década de 60. Signifca “arte pobre”.
“Iglu”, de Mario Merz

30 Crítica a sociedade de consumo, capitalismo e processos industriais
Crítica a comercialização do objeto artístico Arte antiformalista Utilização de materiais simples e naturais (sucatas, papel, vegetal, terra, metal, comida, sementes, areia, pedra, tecido, etc.) Criatividade e espontaneidade Efemeridade e materialidade da arte Valores pobres e marginais Contraste do “novo” e do “velho” Temáticas da natureza e do cotidiano

31 Arte Cinética A “arte cinética” ou “cinetismo” representa um movimento artístico moderno das artes plásticas, surgido em Paris na década de 50. Como o próprio nome indica, determina uma arte vibrante e dinâmica que possui como principal característica o movimento, em detrimento do caráter estático da pintura e da escultura.

32 ssa corrente artística se espalhou pelo mundo de forma que despontou no Brasil na década de 60, sendo seus maiores representantes: Lygia Clark ( ), Ivan Serpa ( ), Abraham Palatnik (1928), Lothar Charoux ( ), Luiz Sacilotto ( ), Almir Mavignier (1925), Mary Vieira ( ), dentre outros.

33 As principais características da arte cinética são:
Estímulo do sentido visual por meio de efeitos visuais (movimentos, ilusão de ótica, etc.) Profundidade e tridimensionalidade Uso de cores, luz e sombra Uso de formas simples e repetidas Oposição a arte figurativa

34 Expressionismo Abstrato
Surgiu nos Estados Unidos, em Nova York, na década de 40 o termo “Expressionismo Abstrato” foi utilizado pelo escritor, filósofo e crítico estadunidense Harold Rosemberg ( ), em seu artigo “Artistas americanos do Action Painting”, publicado em no jornal “Art News”.

35 Foi dessa maneira, que muitos artistas dessa corrente inovadora, romperam com a arte tradicional de cavalete, centrando a criação artística nas emoções e expressões humanas, tal qual Jackson Pollock, um dos maiores representantes do expressionismo abstrato norte- americano.

36 Os principais características do movimento abstrato são:
Influência do existencialismo e da psicanálise Influência das vanguardas artísticas europeias (surrealismo, cubismo e futurismo) Rompimento com a pintura tradicional Liberdade artística, subjetivismo, improvisação e espontaneidade Subconsciente e pintura automática Uso de formas geométricas, linhas e cores Pollock trabalhava com uma técnica que ficou conhecida como “Action Painting” (Pintura de Ação), de forma que colocava imensas telas no chão e sem objetivo prévio e com movimentos bruscos do pincel ou outros objetos (talheres, varas, areia, etc.), a tinta era lançada na tela privilegiando assim, a espontaneidade artística.

37 Minimalismo A expressão “Minimalismo” (do inglês, “Minimal Art”) faz referência aos movimentos estéticos, científicos e culturais que surgiram em Nova York, entre o fim dos anos de 1950 e início da década de 1960

38 Um grupo de artistas passou a lançar mão de poucos elementos para fundamentar suas obras, abusando de atributos visuais criados a partir de um pequeno número de cores, privilegiando as formas geométricas simples, puras, simétricas e repetitivas. do ponto de vista do conteúdo das representações, é comum a ausência de emotividade.

39 Na Música, o minimalismo se destacou pela composição com poucas notas musicais, as quais possuem o mínimo de variações sonoras para criar um ritmo pulsante e hipnótico, a partir da repetição harmônica de pequenos trechos, como na música eletrônica e psicodélica. Destacam-se na produção musical Philip Glass (1937), Steve Reich (1936) e Arvo Part (1935).

40 Principais Características
As principais características da arte contemporânea são: Sociedade da informação, tecnologia e novas mídias Subjetividade e liberdade artística Efemeridade da arte Abandono dos suportes tradicionais Mescla de estilos artísticos Utilização de diferentes materiais Fusão entre a arte e a vida Aproximação com a cultura popular Questionamento sobre a definição de arte Interação do espectador com a obra

41 Arte Contemporânea no Brasil
A partir da década de 50, no Brasil, movimentos vanguardistas se desenvolveram, do qual se destaca o Neoconcretismo. Muitos foram os artistas que fomentaram a arte contemporânea no país, dos quais merecem destaque: Hélio Oiticica ( ) Lygia Clark ( ) Lygia Pape ( ) Almícar Castro ( ) Aluísio Carvão ( ) Franz Weissmann ( ) Hércules Barsotti ( ) Willys de Castro ( ) Cildo Meireles (1948-) Ferreira Gullar (1930-) Romero Britto (1963-)

42 Principais Artistas Internacionais
No cenário mundial, alguns artistas merecem destaque na composição de obras contemporâneas: Robert Smithson ( ): artista estadunidense Jackson Pollock ( ): pintor estadunidense Marina Abramovic (1946-): artista performática sérvia Rebecca Horn (1944-): artista alemã Richard Serra (1939-): escultor estadunidense

43 Literatura As manifestações literárias do período pós- moderno expressam toda a realidade dessa época. Uma economia dependente, uma sociedade absolutamente diferente, em meio à miséria e o analfabetismo, misturadas com o avanço das tecnologias e dos computadores sofisticados.

44 São as consciências estéticas que conduzem a produção pós- moderna
São as consciências estéticas que conduzem a produção pós- moderna. Por isso, as narrativas se apoiam no cotidiano, daí o seu caráter espontâneo, e a prioridade às temáticas que levam ao inconsciente coletivo. O pós-modernismo, como expressão literária vive sobre o signo da multiplicidade, “é um monte de estilos, convivendo sem briga num mesmo saco, não há mais hierarquia, (...) E, claro, não há fórmula única.

45 Os aspectos formais dessa literatura são baseados em:
intertextualidade, ironia, esquizofrenia, questionamento do racionalismo pela exploração de outros níveis da realidade, anseio pela pluralidade, ênfase no cotidiano, retomada de texto do passado, acentuação e fragmentação do texto e da polifonia de vozes, radicalização de posições antirracionalistas e antiburguesas, dentre outras. intensificação do lúdico na criação literária, androgenia, hedonismo, exaltação do prazer, presença do humor, utilização deliberada da intertextualidade, exercício da metalinguagem, fragmentarismo textual, na narrativa há uma autoconsciência e autorreflexão,

46  Ariano Suassuna - (1927) Auto da compadecida; A pena e a lei; O santo e a porca (teatro) - Clarice Lispector ( ) - Perto do coração Selvagem; O lustre; A maçã no escuro; Laços de família; A legião estrangeira; A paixão segundo G. H.; Água viva; A via crucis do corpo; A hora da estrela; Um sopro de vida - Ferreira Gullar (1930) - A luta corporal; João Boa-Morte; Dentro da noite veloz; Cabra marcado para morrer; Poema sujo (poesia) - Geir Campos (1924) - Rosa dos rumos; Canto claro; Operário do canto (poesia) - Guimarães Rosa - ( ) - Sagarana; Corpo de Baile; Grande Sertão: veredas; Primeiras estórias; Tutaméia; Terceiras estórias; Estas estórias - João Cabral de Melo Neto (1920) - Pedra do sono; O engenheiro; Psicologia da composição; Fábula de Anfion e Antiode; O cão sem plumas; O rio; Morte e vida severina; Uma faca só lâmina; Quaderna; A educação pela pedra; Auto do frade; Agrestes; Crime de la Calle relator - Jorge Andrade ( ) - A moratória; Vereda da salvação; A escada; Os ossos do barão; Senhora da boca do lixo; Rasto atrás; Milagre na cela (teatro)

47 - Lêdo Ivo - (1924) - O caminho sem aventura; A morte do Brasil; Ninho de cobra; As alianças; O sobrinho do general; A noite misteriosa (poesia); Use a passagem subterrânea (conto) - Mauro Mota - ( ) - Canto ao meio; Elegias (poesia) - Nelson Rodrigues - ( ) - Vestido de noiva; Perdoa-me por me traíres; Álbum de família; Os sete gatinhos; Viúva porém honesta; Bonitinha mas ordinária; A falecida; Boca de ouro; Beijo no asfalto; Toda nudez será castigada; A serpente (teatro); O casamento (romance) - Péricles Eugênio da Silva Ramos - (1919) - Sol sem tempo; Lamentação floral (poesia) - Adélia Prado (1936) - Bagagem; O coração disparado; Terra de Santa Cruz (poesia); Cacos para um vitral; Os componentes da banda (prosa) - Hilda Hilst (1930) - Balada de Alzira; Ode fragmentária; Sete cantos do poeta para o anjo; Cantares de pedra e predileção (poesia) - Dalton Trevisan - (1925) - O vampiro de Curitiba; Desastres do amor; Guerra conjugal; A trombeta do anjo vingador; Lincha tarado; Cemitério de elefantes (contos) - Rubem Fonseca (1925) - A coleira do cão; Lúcia McCartney; Feliz ano novo; O caso Morel; O cobrador; A grande arte; Os prisioneiros; Bufo e Spallanzani (prosa) - Caio Fernando de Abreu - (1948) - Morangos mofados; Triângulo das águas (prosa)

48 Arquitetura O pós-modernismo caracterizou-se por questionar de diversas maneiras o seu precedente: o modernismo. Cada arquiteto visava repensar um aspecto que considerava falho ou totalmente errado, mas poucos conseguiram combater de uma só vez todas as doutrinas que o modernismo criou. O pós-moderno formular-se como antítese do movimento anterior.

49 Robert Venturi – arquiteto e teórico norte americano – foi o primeiro a escrever sobre o pós-modernismo, ele elaborou um paralelo de características antagônicas entre o modernismo e o pós-modernismo: Modernismo Pós-Modernismo Simplificação Complexidade, contradição Unicidade Ambiguidade, tensão Exclusividade Inclusividade Puritanismo Hibridismo Unidade óbvia Vitalidade emaranhada

50 Ambiguidade/Tensão:  O pós-modernismo bebeu de todas as fontes arquitetonicas ocidentais, até mesmo do modernismo. Essa mistura e sobreposição de elementos é que causa essa sensação de tensão. Na imagem que segue pode- se perceber a simetria e os elementos clássicos misturando-se a elementos construtivos da época (vidro, concreto, etc.), que levanta uma polemica muito grande acerca da obra. Hotel Unique. Arq. Ruy Otake. Fonte: Acervo da prof. Ana Laura Vilella

51 Inclusividade:  Não há padronização, sempre se parte do pressuposto da obra para o indivíduo que a habita; No caso das instalações do Grupo Escolar Vale Verde por exemplo, onde o arquiteto cria toda uma sombologia para criticar a forma como as escolas trabalham com as criaças.

52 Hibridismo: Ocorre um processo quase de clonagem, onde a composição complexa e a justaposição de elementos levam a ornamentaçao gratuíta dos edifícios. A mistura desses elementos é que facilita a interpretação do hibridismo; modernistas não tinham medo de instroduzir elementos diferentes em suas obras, tanto é que aparecem obras com  colunas clássicas, formas geométricas e até mesmo características bem peculiares do modernismo. Isso fornece ás obras essa tal vitalidade emaranhada.

53 Vitalidade Emaranhada
O projeto do Centro Comercial Cidade Jardim de Salvador, do arquiteto Fernando Peixoto possui o que chamamos de vitalidade emaranhada tanto em termos de conceito quanto nas formas e cores. O edifício situa-se na cidade de Salvador em meio a edifícios residenciais. Para fazer com que seu projeto se destacasse dos demais, até pelo fato de possui um uso diferente dos demais, ele optou por formas inusitadas e escultóricas e cores mais ainda. Centro Empresarial Cidade Jardim, Salvador. Arq. Fernando Peixoto. Fonte:

54 Edifício Moderno Pós-Moderno
Edifício Gustavo Capanema - Rio de Janeiro, RJ. É o primeiro edificio modernista do mundo. Projetado por uma equipe de arquitetos, incluindo Oscar Niemeyer e Le Corbusier Centro Empresarial Raja Gabaglia

55 Bibliografia artisticos/pos-modernismo/ modernismo-e-literatura-no-brasil.html contradicoes-da-arte-pos-moderna.pdf

56 modernidade/ modernidade/


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