A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Secundária Olavo Moniz Formação Pessoal e Social Engenharia Informática Wagner Do Rosário Ricardo Salvador Nuno Barros Edson Évora Heitor Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Secundária Olavo Moniz Formação Pessoal e Social Engenharia Informática Wagner Do Rosário Ricardo Salvador Nuno Barros Edson Évora Heitor Silva."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundária Olavo Moniz Formação Pessoal e Social Engenharia Informática Wagner Do Rosário Ricardo Salvador Nuno Barros Edson Évora Heitor Silva Jamir Lopes Mauro Miguel

2 Índice :  Introdução;  Engenharia Informática;  Formação base da engenharia informática;  Áreas de especialização;  Responsabilidades de um engenheiro;  Objectivos do curso;  Saídas profissionais;  Entrevista com Diamantino Santos;  Opinião do grupo;  Conclusão;  Agradecimento;  Notas Bibliográficas.

3 Introdução:  Assim temos ao longo desse trabalho algumas noções básicas sobre a Engenharia Informática, de modo a transmitir aos nossos colegas mais informações, análises e conhecimentos sobre este tema que pode ser bastante útil para alguns alunos que tem planos acerca desse curso.  Temos a apresentação do conceito da Engenharia de Informática, a formação base de um engenheiro informático, áreas de especialização, responsabilidades profissionais, alguns cursos acreditados pela ordem dos engenheiros, os objectivos desse curso e as saídas profissionais.  E ainda transmitiremos a opinião do grupo sobre o tema na sociedade profissional e por último uma entrevista exclusiva com o professor Diamantino Santos.

4 Engenharia Informática  Engenharia informática é o nome mais comum pelo qual são conhecidos os cursos superiores portugueses focados em informática (ciência da computação) que incluem também algumas cadeiras obrigatórias ditas "de bases de engenharia" como matemáticas e físicas.  Engenharia informática é o ramo da engenharia que recorre a métodos, técnicas e ferramentas de:  Processamento automático, conservação, comunicação e pesquisa de informação;  Análise, projecto, instalação e manutenção de sistemas de informação;  Concepção e exploração de redes de dados e seus serviços.

5 Formação base de um engenheiro informático  Uma formação de base equilibrada deverá cobrir as seguintes áreas científicas:  Matemática;  Electrónica e Física;  Informática;  Economia, Gestão e Ciências Sociais.

6 Áreas de especialização:  Devem ser criadas áreas de especialização dentro do colégio de engenharia informática com base, não em conteúdos de formação (como um académico se sentiria inclinado a defender), mas sim no respeito dos perfis de exercício da profissão e das competências necessárias para os exercer.  Sistemas de Informação - abrangendo os analistas programadores, chefes de projecto, engenheiros de software, analistas de exploração, gestores de sistemas de informação e gestores de bases de dados.  Arquitectura de Sistemas Informáticos - abrangendo os engenheiros de sistemas e os responsáveis de micro sistemas.  Sistemas e Redes de Comunicação - cobrindo os engenheiros de redes e os engenheiros de segurança.  Inteligência Artificial - dedicada aos engenheiros do conhecimento.  Controlo, Automação e Informática Industrial - correspondente aos engenheiros de informática industrial  Interacção com o Utilizador - abrangendo os engenheiros de multimédia e os engenheiros ergónomos.  Informática Comercial - dedicada aos engenheiros comerciais e técnico- comercial.

7 Responsabilidades de um engenheiro  Devem-lhe ser atribuídas as responsabilidades inerentes ao exercício qualificado dos perfis profissionais acima citados, incluindo as de assumir os respectivos riscos, perdas e culpas, no respeito escrupuloso da legislação e dos princípios da ética profissional.

8 Objectivos do curso  Este curso de licenciatura tem como objectivo principal formar engenheiros qualificados para a compreensão e resolução dos problemas associados à concepção, realização e manutenção de sistemas informáticos, nas suas diversas facetas de organização, programação de aplicações e de sistemas, arquitecturas de computadores e comunicações, sistemas de informação e sistemas de conhecimento.

9 Saídas Profissionais  O curso de Engenharia Informática confere aos seus detentores habilitações para desempenharem funções em organismos públicos e de instituições e empresas privadas com necessidades de desenvolvimento, utilização, reorganização e modernização de sistemas de informação, nomeadamente: em empresas vocacionadas para o desenvolvimento e comercialização de soluções baseadas em informática; na integração e chefia de equipas informáticas em grandes empresas dos sectores comerciais, industriais ou dos serviços; em instituições ligadas ao sector público estatal ou privado, em particular na área dos serviços, nomeadamente a nível regional.

10 Entrevista com Diamantino Santos  1.Visto que escolheu o ramo de engenharia Informática, gosta do seu emprego hoje?  É claro que gosto, apesar de não ser o curso que eu pretendia realizar, porque queria antes de mais ir para a área de arquitectura mas não tinha condições na época e acabei por ir para a área de engenharia Informática.  2.Quanto tempo demorou o curso?  Na época eram 5 ou 4 anos, mas hoje em dia pode vir a ser mais se alguém pretender fazer o mestrado e o doutorado.  3.Qual a melhor instituição que você recomenda?  Bom, eu recomendo o Jean Piaget. Há mais condições e qualidades de curso.  4.Encontrou vantagens no seu emprego?  Sim, tirando a questão do salário, porque não considero-o uma vantagem. Eu encontrei a vantagem de aprender mesmo enquanto eu ensino, pois tenho de pesquisar sobre uma variedade de assuntos e também a facilidade de encontar emprego visto que esse curso garante-lhe a possibilidade de trabalhar em quase todo lugar.  5.Considera a Engenharia Informática um bom curso?  Claro que sim, é um excelente curso e acho que oferece muitas oportunidades para o futuro profissional das pessoas.

11 Opinião do grupo :  Após um longo processo de trabalho o grupo, com base nos dados pesquisados e obtidos chegou finalmente a uma opinião sobre esse trabalho.  Sendo assim todos nós, elaboradores deste trabalho na nossa opinião pensamos que a engenharia de informática é um curso superior que exige bastante dedicação, esforço e empenho dos seus alunos.  Ela exige certas áreas científicas tais como: a matemática, electrónica e física, informática ou ciências de computação, economia, gestão e ciências sociais.  Também todos nós temos um pensamento unânime quanto a dificuldade desta formação superior, sendo um pouco exigente, e quem quiser cursar nessa área tem de ser um pessoa estudiosa, responsável e matura.

12 Conclusão :  Resumindo e concluindo a engenharia informática é o nome mais comum pelo qual são conhecidos os cursos superiores portugueses focados em informática, e ela recorre a métodos técnicas e ferramentas de, processamento automático, conservação, comunicação e pesquisa de informação, instalação e manutenção de sistemas de informação e exploração de redes de dados e seus serviços.  Também durante este trabalho concluímos que a formação base do engenheiro de informática deverá cobrir as seguintes áreas científicas, Matemática, Electrónica e Física, Informática, Economia, Gestão e Ciências Sociais. Devem ser criadas áreas de especialização tais como: sistemas de informação, arquitectura de sistemas informáticos, sistemas e redes de comunicação entre outros.  A engenharia informática requer muita responsabilidade profissional, Que existem vários cursos acreditados pela ordem dos engenheiros, esse curso de licenciatura tem como objectivo principal formar engenheiros qualificados para a compreensão e resolução dos problemas associados à concepção, realização e manutenção de sistemas informáticos, nas suas diversas facetas de organização, programação de aplicações e de sistemas, arquitecturas de computadores e comunicações, sistemas de informação e sistemas de conhecimento.  E por fim que o curso de Engenharia Informática confere aos seus detentores habilitações para desempenharem funções em organismos públicos e de instituições e empresas privadas com necessidades de desenvolvimento.

13 Agradecimento :  Gostariamos de agradecer aos pais dos membros do grupo que nos apoiaram no financiamento do trabalho tais como: fundos monetários para a pesquisa dos conteúdos sobre o tema, para a impressão e encardenação.  Mas gostariamos de agradecer principalmente a Escola Secundária Olavo Moniz(ESOM) por proporcionarnos programas escolares recorrendo a temas bastante interessantes e importantes para o nosso futuro e também ao Senhor Diamantino Santos que nos deu uma entrevista sobre o tema do trabalho.

14 Notas Bibliográficas :  Neste trabalho tivemos algumas referências bibliográficas, pela qual o trabalho baseou-se em argumentos de sites da internet das quias constam informações do mesmo trabalho.  São as seguintes: o http://www.pt/wikipedia.org/wiki/Engenharia_informatica o http://www.pt/Informatica.org/Licenciatura_em_Engenharia_Informatica


Carregar ppt "Escola Secundária Olavo Moniz Formação Pessoal e Social Engenharia Informática Wagner Do Rosário Ricardo Salvador Nuno Barros Edson Évora Heitor Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google