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 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.

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1  Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem utilizadas como embasamento de tomadas de decisão e ações;  Estabelecer estratégias, políticas de atuação e objetivos a serem atingidos;

2  Planejar de forma preventiva ações rotineiras e não-rotineiras, visando o sucesso no atendimento aos requisitos, por meio de padrões adequados;  Implementar padrões provendo os recursos necessários – financeiros, materiais, humanos, instalações, equipamentos e infraestrutura;  Medir, monitorar e analisar os resultados atingidos para balizar a necessidade de tomada de ações reativas, corretivas, preventivas e preditivas;

3  Melhorar continuamente sua eficácia em atender a todos os requisitos essenciais.

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5 1. Tornar-se parte integrante; 2. Incorporar-se; 3. Somatório de partes infinitesimais compondo um todo completo dentro de limites fixados ou de condições de fronteiras definidas;

6  Pode significar uma parte daquilo que queremos estudar ou o todo que estudamos;  Trata-se de um conjunto de elementos, que não necessariamente têm a mesma natureza;  Sistema social, sistema de controle, sistema financeiro, sistema de ensino........

7  Identifica nosso propósito;  Ato de gerir, administrar com o objetivo de alcançar metas;  Envolve basicamente três funções: Planejamento, Controle e Melhoria

8  Conjunto de elementos bem determinados que de alguma forma podem interagir ou se relacionar, e para os quais voltaremos nossa atenção porque temos interesse de saber como se comportam em relação aos níveis de desempenho que previamente estabelecemos.

9 - Sistema: Conjunto de elementos que estão inter-relacionados ou em interação; - Sistema de Gestão: Sistema para estabelecer políticas e objetivos e para atingir esses objetivos; - Gestão: Atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização

10  Conjunto de elementos relacionados entre si e que devem ser implementados para assegurar a uma organização o estabelecimentos de políticas, seu desdobramento em objetivos e para permitir que estes objetivos sejam atingidos.

11 Sistema Integrado de Gestão Sistema Integrado de Gestão Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão Ambiental Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional Sistema de Gestão da Reponsabilidade Social (NBR 16001) Sistema de Gestão da Reponsabilidade Social (NBR 16001) Sistema de Gestão da Responsabilidade Social (AS 8000) Outros Sistemas de Gestão Outros Sistemas de Gestão

12  Desenvolvimento Sustentável;  Atendimento aos mais diversos stakeholders;  Mundo globalizado e de rápidas mudanças;  Necessidade de discussão e identificação dos requisitos ou exigências necessários ao desenvolvimento sustentável do negócio

13  Capacidade de adaptação ao ambiente e demais cenários em que está inserida a organização;

14  O termos é abrangente e utilizado para identificar todas as “partes” envolvidas e/ou interessadas no negócio:  As organizações devem produzir impactando e sendo impactadas, de maneira responsável. As partes impactadas são os stakeholders;

15  Investidores e Acionistas;  Clientes;  Empregados e Colaboradores;  Fornecedores;  Sociedade;  Órgãos fiscalizadores;  Etc.

16  “A sustentabilidade de uma organização depende fundamentalmente de sua capacidade de adaptação aos fatores críticos existentes no ambiente e nos cenários no qual cumpre sua missão”  O Princípio acima pode ser traduzido segundo os requisitos ou exigências de cada fator que interfere em sua operação:

17  “A meta de toda organização é gerar resultados que justifiquem os recursos investidos e garantam sua continuidade”  Análise da afirmação: - Que tipo de resultados? - Resultado consiste no atingimento de metas.

18  “A sustentabilidade do negócio requer foco constante nas necessidades e expectativas dos clientes, visando não só atendê-las, mas superá-las”  Análise da afirmação: - Foco no cliente; - Clientes internos e externos - Qualidade em todos os processos do relacionamento cliente-fornecedor

19 - Atender às expectativas do cliente em todos os aspectos esperados; - A cadeia de atendimento ao cliente deve buscar a melhoria constante e seu desenvolvimento

20  “O ambiente interno de uma organização requer trabalho feito por pessoas capazes e satisfeitas”  Análise da afirmativa: - A satisfação dos colaboradores depende de fatores muito mais abrangentes que o financeiro;

21 - Aspectos como segurança, saúde, responsabilidade social, confiança, investimento na formação profissional; - A maior parte das falhas acontece no nível operacional, mas por responsabilidade gerencial em não prover procedimentos preventivos.

22  “A sustentabilidade do negócio de uma organização depende de uma cadeia de fornecimento que impacte seu ambiente de tarefa interno e externo de forma responsável”

23  Análise da afirmação: - As entradas são o início do processo produtivo da organização, e seus fornecedores devem atender a requisitos estabelecidos pela organização; - Requisitos relativos a aspectos ambientais, de segurança, saúde ocupacional e responsabilidade social;

24 - As organizações produtoras são responsáveis de forma única ou solidária, pelo impactos que seus produtos e processos ou que produtos e processos de seus fornecedores de bens e serviços possam gerar não só no meio ambiente, como também na segurança e na saúde das pessoas e nas relações sociais de trabalho.

25  “Toda organização impacta e é impactada pelas condições ambientais externas, físicas, reguladoras, regulamentadoras, políticas e sociais”  Análise da afirmação: - A organização é responsável pelo impacto causado de seus produtos e processos em diversos modelos de entidades:

26 1. Comunidades de forma geral; 2. Entidades governamentais; 3. Associações de classe; 4. ONG´s 5. Público e mídia; Etc

27  “O sucesso e a perpetuação de um negócio dependem de sua capacidade de antecipar-se à concorrência e de ocupar os espaços vazios existentes ou deixados por ela”  Análise da afirmação: - Todo tipo de concorrência, mesmo produto ou substitutos;

28 - A concorrência está dentro da satisfação do cliente, daquilo que a organização vai oferecer e, se aquilo vai ou não perpetuar sua preferência.

29  Estudo das Prioridades Competitivas; - Custo, Qualidade, Flexibilidade, Velocidade (Entrega), Confiabilidade; - Aquilo que o mercado quer; - Companhia aérea, Mc Donald´s, Louis Vuitton, Apple, Casa China

30  Oportunidades de mercado: - Investir em cursos de datilografia ou em um modelo de startup;  Competências ou fraquezas da organização: - Saber o quê manter e o quê melhorar dentro da organização (capacidade produtiva, treinamento, layout....)

31 Prioridade CompetitivaDefiniçãoAlgumas maneiras de criar Baixo custo de produção Custo unitário de cada produto/serviço, inclusive custos de mão-de-obra, materiais e gastos gerais * Redesenho de produto; Nova tecnologia de produção; Aumento nos índices de produção; Redução de Sucata; Redução de Estoques Desempenho de entrega Entrega rápida Maior Estoque de produtos acabados; Maiores Índices de produção; Métodos de entrega rápida Entrega no tempo certo Promessas mais realísticas; Melhor controle de produção de encomendas; Melhor sistema de informação Produtos e serviços de alta qualidade Percepções dos clientes quanto ao grau de excelência exibido pelos produtos e serviços Melhorias de: Aparência; Índices de mau funcionamento ou defeito; Desempenho e função; Duração; Serviço Pós-Venda Serviço ao cliente e flexibilidade Capacidade de mudar rapidamente a produção conforme os produtos e serviços da encomenda e outros volumes de produção; receptividade ao cliente Mudança no tipo de processo; Redução de quantidade de trabalho em andamento através de JIT; Aumento da capacidade de produção

32  É a conformidade com as expectativas do consumidor, maior influência na satisfação ou insatisfação do consumidor;  Qualidade no processo significa ausência de falhas: dentro de uma linha de produção, a ausência de falhas entre as operações permite maior velocidade, maior confiança e redução de desperdício

33  É o tempo transcorrido entre a requisição e o recebimento de produtos ou serviços pelos consumidores;  Velocidade no processo reduz estoques e riscos de previsão.

34  É a capacidade de atender às demandas do cliente rapidamente ou no momento prometido;  A confiabilidade dentro dos processos aumenta a eficiência da operação.

35  É a capacidade de alterar a operação de alguma forma, temos quatro formas principais: - Flexibilidade de produto e serviço; - Flexibilidade de composto (mix); - Flexibilidade de volume; - Flexibilidade de entrega.

36  Habilidade da operação em introduzir ou modificar produtos e serviços;  Exemplo: Celulares, minicelulares, smartphones.

37  Habilidade da operação em produzir uma ampla variedade ou composto de produtos e serviços;  Exemplo: Mc Donald´s, Los Paleteros, C&A, Salões de beleza dentro de shoppings

38  É a habilidade da operação de alterar seus níveis de saída (outputs) para produzir diferentes quantidades ou volumes de produtos e serviços ao longo do tempo;  Exemplo: Atendimento de uma emergência hospitalar; Montadora de veículos

39  Capacidade da operação em alterar os tempos de entrega de seus serviços ou produtos;  Exemplo: Reprogramação de empresas de linhas aéreas diante de atrasos; Reposição de estoques em supermercados diante de promoções

40  Custo baixo é um objetivo universalmente atraente;  Empresas que concorrem diretamente no preço;  A empresa gasta em funcionários, instalações, equipamentos, tecnologia, etc

41  O levantamento de custos na produção pode ser feito de três maneiras: - Por produtividade: relação entre as entradas e as saídas da operação; - Por produtividade de uma fator parcial: é a relação entre as saídas e apenas uma das entradas; - Por produtividade multifatorial: é a relação entre as saídas e todos os fatores de entrada.

42  Uma clínica de Dermatologia possui cinco funcionários e atende 200 clientes por semana. Cada funcionário trabalha 35 horas por semana. O total da folha de pagamento semanal da clínica é R$ 3.900,00 e o custo fixo total é de R$ 2.000,00 por semana. Qual a produtividade de fator parcial (para mão- de-obra) e sua produtividade multifatorial?

43  1. Produtividade por mão-de-obra  2. Produtividade por tempo de mão-de-obra  3. Produtividade multifatorial

44  Ao entender a relação entre o custo e a quantidade produzida ou a quantidade necessária a ser produzida, é possível o remanejamento de pessoal, reestruturação de jornadas de trabalho, redução de estoque de matéria prima ou pedidos com intervalos mais significativos.

45  Trade-Off: - Significa um conflito de escolha; - Abre-se mão de um determinado requisito em função da escolha de outro;

46  As operações possuem diversas variáveis quantitativas e qualitativas, como pudemos ver nas Prioridades Competitivas;  Escolhas que deverão ser feitas em função de: - Estratégia da organização; - Forças e fraquezas da organização; e - Atendimento às necessidades do cliente.

47  É impossível a operação aumentar seu desempenho substancialmente em todos os aspectos simultaneamente;  Isso implica em Renúncias Estratégicas;

48  Tempo de atendimento x Custo  Qualidade de produto x Custo  Qualidade de processo x Tempo de processo  Flexibilidade x Capacidade Produtiva

49  Definindo a prioridade competitiva de cada exemplo:  Sorvete Nestlé x Cold Stone  Fiat (692.000) Palio (183.000) x Rolls Royce (4.000)  Renner x Prada

50  Stamp.com é um varejista baseado em vendas pela Internet especializado em cosméticos. Encomenda e estoca produtos de vários fornecedores, embala-os de acordo com cada pedido. Os pedidos somente são embalados após a emissão de um pedido. Após a embalagem os pedidos são enviados, utilizando-se o serviço de um parceiro de distribuição. As operações são um sucesso, mas a empresa visa a redução de desperdícios através do trabalho em seus custos operacionais. Para isso, algumas sugestões foram feitas:

51  Responsabilizar cada empacotador pela qualidade de seu serviço. Isso poderia reduzir a percentagem de empacotamento errado de 0,25% para quase zero. O custo de reempacotar cada item é de R$ 2,00;

52  Negociar com fornecedores para assegurar que eles atendam aos pedidos mais rapidamente. Estima-se que isso reduziria o valor de estoque mantido pela Stamp.com em 1 milhão de reais;

53  Instituir um sistema simples de controle que enviaria um aviso imediato se o número total de pedidos que devesse ser despachado ao final do dia, fosse, de fato, despachado em tempo. Atualmente, 1% dos pedidos não consegue ser despachado no final do dia e por isso necessita ser enviado por entrega expressa no dia seguinte. Isso custa R$2,00 extras por item;

54  Dado que a demanda varia ao longo do ano, algumas vezes os funcionários necessitam trabalhar horas extras. Atualmente, o salário correspondente a horas extras é de R$ 150.000,00 / ano. Os funcionários da empresa demonstraram que estariam dispostos a adotar um esquema de carga horária flexível, através do qual as horas extras seriam compensadas por folga em períodos menos atribulados da empresa e por alguma pagamento extra. Estima-se esse pagamento extra em R$ 50.000,00 / ano;

55  Se a empresa despachar 5.000.000 (cinco de milhões) de itens por ano e se o custo de manter o estoque for 10% desse valor, quanto cada uma dessas sugestões economizaria em custo para a empresa?


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