A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL."— Transcrição da apresentação:

1 O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL

2 Os climas do Brasil O clima é caracterizado pelas condições atmosféricas que predominam em um determinado lugar, ou seja, pela ocorrência de ventos, chuvas ou secas, frio ou calor. No Brasil, prevalecem os climas quentes, isto é, aqueles em que a temperatura atmosférica permanece elevada na maior parte do ano. O predomínio de climas quentes no Brasil deve-se à posição geográfica do nosso país.

3 Os tipos de clima que ocorrem no Brasil
Clima Equatorial Clima Tropical Típico Clima Semi-Árido Clima Tropical Úmido Clima Subtropical

4 Os tipos de clima que ocorrem no Brasil
Clima Equatorial As temperaturas são bastante elevadas durante o ano, com média de 25ºC. As chuvas são abundantes durante quase todo o ano. O Clima na floresta Amazônica é EQUATORIAL, pois fica bem perto da linha do equador.

5 Os tipos de clima que ocorrem no Brasil
Clima Tropical Típico As temperaturas são elevadas durante o ano, com média de 22ºC. Nessa região, ocorrem duas estações bem definidas: uma chuvosa, de outubro a abril, e outra mais seca, de maio a setembro. A vegetação do cerrado está associada ao clima tropical típico

6 Os tipos de clima que ocorrem no Brasil
Clima Semi-Árido As temperaturas são elevadas com média anual superior a 26ºC. As chuvas são poucas durante o ano e concentram-se num curto período de tempo, geralmente de janeiro a abril. Na faixa de terra em que encontramos o clima semi-árido, está a caatinga. As altas temperaturas e a pouca quantidade de chuvas faz com que a vegetação tenha um aspecto desértico

7 Os tipos de clima que ocorrem no Brasil
Clima Tropical Úmido As temperaturas são altas com média anual de 25ºC. As chuvas são abundantes, devido à elevada umidade trazida pelos ventos oceânicos; porém são concentradas em certos meses do ano. No litoral, o clima dominante é o tropical úmido, caracterizado por altas temperaturas e altas taxas pluviométricas (em decorrência da grande evaporação de água, por conta do calor).

8 Os tipos de clima que ocorrem no Brasil
A temperatura média anual é de 18ºC, um pouco mais baixa que a de outras regiões. No inverno, em algumas áreas, as temperaturas podem ser menores que 0ºC, provocando geadas e até precipitação de neve. As chuvas são bem distribuídas durante o ano todo. Clima Subtropical Santa Catarina é ainda mais atraente no inverno, quando fortes geadas e nevascas criam cenários inesquecíveis para os turistas.

9 O clima na vida das pessoas
As características do clima interferem no cotidiano das pessoas e no desempenho das atividades econômicas.

10 A vegetação e as paisagens brasileiras
A vegetação natural é o conjunto de plantas que nascem e crescem naturalmente em uma região. Cada formação vegetal adapta-se ao tipo de solo e de relevo do lugar onde se desenvolve. No entanto, é influenciada, principalmente, pelo tipo de clima que atua nessa região. No Brasil, há nove conjuntos principais de vegetação natural.

11 A vegetação e as paisagens brasileiras

12 Vegetação Natural Brasileira
Floresta Amazônica Estendendo-se por grande parte do Norte do Brasil, a floresta Amazônica é uma das maiores do mundo. Ela é uma floresta densa, com árvores de tamanhos variados, arbustos, trepadeiras, cipós e muitas outras espécies. O clima que atua nessa área é quente e chuvoso.

13 Vegetação Natural Brasileira
Floresta Tropical Floresta densa, com grande diversidade de plantas. Nas áreas próximas ao litoral, essa formação é conhecida como Mata Atlântica e recebe grande umidade trazida pelos ventos oceânicos. Os poucos trechos preservados dessa mata são encontrados em uma faixa litorânea, entre o Rio Grande do Norte e o Rio Grande do Sul.

14 Vegetação Natural Brasileira
Caatinga Esse tipo de vegetação é típico da porção nordeste do Brasil, região pouco chuvosa. Caracteriza-se pela presença de árvores retorcidas e com muitos espinhos , entre outras espécies adaptadas à falta de água.

15 Vegetação Natural Brasileira
Cerrado Vegetação que se desenvolve em uma grande extensão do território brasileiro. Suas árvores possuem cascas grossas e, em geral, são baixas, com troncos e galhos retorcidos. Entre as árvores, crescem arbustos e plantas rasteiras que estão adaptadas ao clima com uma estação chuvosa e outra seca.

16 Vegetação Natural Brasileira
Campos Vegetação encontrada principalmente no estado do Rio Grande do Sul. Nela predominam gramíneas, também conhecidas como capim. Na região dos Campos, surgem pequenas matas chamadas capão. Elas desenvolvem-se, geralmente, nas nascentes e nas margens dos riachos.

17 Vegetação Natural Brasileira
Vegetação do Pantanal A vegetação do Pantanal estende-se pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ela apresenta várias espécies de plantas da Floresta Tropical, do Cerrado, dos Campos e da Mata dos Cocais. Entre novembro e maio, vastas áreas do Pantanal são invadidas pelas águas do rio Paraguai e de seus afluentes. Isso ocorre devido ao aumento dos rios por causa das águas das chuvas e ao terreno muito plano da região. Essas cheias fertilizam o solo com matéria orgânica e sais minerais.

18 A transformação da vegetação e das paisagens brasileiras
No Brasil, os grandes conjuntos de vegetação natural foram transformados no decorrer da história do país. Aos poucos a vegetação foi sendo derrubada para dar lugar às lavouras, às pastagens e às cidades.


Carregar ppt "O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google