A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÃO TÉCNICA “ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÃO TÉCNICA “ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA”"— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÃO TÉCNICA “ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA”
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Diretoria de Ensino de Carapicuíba Rua: Campo Grande, 181, Cohab II, FONE: Núcleo Pedagógico ORIENTAÇÃO TÉCNICA “ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA” Mônica Nery PCNP – Anos Iniciais Fabiana Peca PCNP – Educação Especial decarapicuiba.educacao.sp.gov.br

2 PAUTA Apresentação; Objetivos; Oficina 1: “Resgatando a memória matemática”; Socialização; Breve apresentação (Ler e Escrever/Orientações Curriculares/EMAI/Matriz de Avaliação Processual); Café; Teoria dos Campos Conceituais; Oficina 2: “Preparando uma atividade interligada”; Resolução SE. 46/2012; Resolução SE. 73/2014; Instrumentos reflexivos e avaliativos; Sugestões; Avaliação.

3 OBJETIVOS Realizar um estudo sobre as estratégias metodológicas de matemática para o Ciclo de Alfabetização em conjunto com os documentos Oficiais; Orientar os professores a respeito das Resoluções: SE. 46/2012 (dispõe sobre a formação em serviço); SE. 73/2014 (dispõe sobre a reorganização dos ciclos).

4 OFICINA 1 “Resgatando a memória matemática”
Como vocês aprenderam matemática? Qual era a postura do professor? Quais materiais eram utilizados? Cite algumas atividades que vocês lembrarem.

5 Socialização

6 Como vocês ensinam matemática?
Atualmente... Como vocês ensinam matemática? Qual é a sua postura enquanto professor? Quais materiais são utilizados?

7 Escrita de números

8

9 Registro da sondagem/diagnóstico da escrita dos números

10 E agora???? Como trabalhar para os alunos avançarem em suas hipóteses de aprendizagem de Matemática? Que material temos??

11 Sugestão...

12 Breve apresentação Programa Ler e Escrever; Orientações Curriculares;
EMAI; Matriz de Avaliação Processual

13 Programa Ler e Escrever
Resolução SE 86, de Instituído a partir do ano de 2008 com os seguintes objetivos: I – Alfabetizar, até 2010, todos os alunos com idade de até oito anos do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino; II – Recuperar a aprendizagem de leitura e escrita dos alunos de todas as séries do Ciclo I do Ensino Fundamental.

14 Programa Ler e Escrever Estado/Municípios
DECRETO Nº – D.O. de 16/07/2009 Institui o Programa de Integração Estado/Município para o desenvolvimento de ações educacionais nas escolas das redes públicas, autorizando a Secretaria da Educação a representar o Estado de São Paulo na celebração de convênios com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE e municípios paulistas, tendo por objetivo a implementação do aludido programa.

15 Educação Matemática nos Anos Iniciais (EMAI)
Em 2012, foram construídas as primeiras versões dessas trajetórias com a participação direta de PCNP, PC e professores. Com base nos relatórios elaborados por esses agentes, o material será reformulado para apoiar a continuidade do Projeto a partir de 2013. Primeiras versões impressas em 2014 tiveram ações previstas até dezembro de (estudos) Em 2015 – as escolas receberam na totalidade o material do EMAI

16 Material do Professor/Material do aluno

17 Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA)

18 Orientações Curriculares de Matemática

19 Expectativas de Aprendizagem (1º ao 6º ano) Bloco: Espaço e forma
1º ano Identificar e nomear algumas figuras planas; 2º ano Identificar figuras planas explorando o quebra-cabeça; 3º ano Realizar a composição e a decomposição de figuras planas; 4º ano Identificar figuras poligonais e circulares nas superfícies planas das figuras tridimensionais; 5º ano Compor e decompor figuras planas; 6º ano Reconhecer elementos geométricos que podem caracterizar uma figura plana.

20 Currículo e Aprendizagem Um Movimento em Espiral.

21 Apresentação Matriz de Avaliação Processual / AAP 2016;
Oferece subsídios para professores e gestores. Instrumentos de avaliação usados pela escola; Permite uma perspectiva longitudinal.

22

23 TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS GÈRARD VERGNAUD "Na sala de aula, o professor até pode propor atividades, mas, se não souber como os alunos avançam, passo a passo, eles talvez compreendam o jogo proposto, porém não vão saber calcular."

24

25 OFICINA 2 “Preparando uma atividade interligada”

26 Em grupos, preparar uma aula de acordo com o tema que será proposto e apresentar para os demais participantes da orientação técnica.

27 Reorganização dos Ciclos RESOLUÇÃO SE. 46/2012
Dispõe sobre formação em serviço do Professor Educação Básica I, e dá providências correlatas Artigo 1º - Os docentes regentes de classe do segmento de 1º a 5º anos do ensino fundamental, interessados em ampliar sua formação profissional, com aprofundamento de conhecimentos, poderão, opcionalmente, a partir do corrente ano, fazer jus a mais 2 (duas) horas semanais de trabalho, para participar de ações e reuniões voltadas à melhoria da prática docente, previstas pelo Programa Ler e Escrever, com especial ênfase ao ensino da Matemática.

28 Reorganização dos Ciclos RESOLUÇÃO SE. 73/2014
I – Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano) II – Ciclo Intermediário (4º ao 6º ano) III – Ciclo Final (7º ao 9º ano) Ensino Médio

29 Instrumentos reflexivos e avaliativos
Rotina semanal Caderno de registro reflexivo ou “Diário de bordo”, com as atividades realizadas em sala de aula, reflexões do professor e rotina pedagógica; Portfólio com os diagnósticos (ditado de números e resoluções de problemas) e as avaliações diagnósticas de Matemática, etc; Caderno de formação do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo – A.T.P.C; Fichas de Avaliação Individual e Diário de Classe.

30 Sugestões/Avaliação Para dar continuidade ao estudo do EMAI, gostaríamos que vocês contribuíssem com sugestões para o desenvolvimento dos trabalhos para a próxima Orientação Técnica.

31 BRASIL. SEE- SP. Apontamentos sobre concepções que embasam o projeto educação Matemática nos anos iniciais EMAI. Assessoria e elaboração: Célia Maria Carolino Pires, São Paulo, fev BRASIL. SEE-SP. Resolução SE 73, de Dispõe sobre a reorganização do Ensino Fundamental em Regime de Progressão Continuada. Matriz de avaliação processual: anos iniciais, língua portuguesa, matemática; encarte do professor/ Secretaria da Educação; coordenação Ghislene Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular do Centro de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. São Paulo: SE, 2016 Orientações Curriculares e Didáticas de arte para o ensino fundamental anos iniciais – 1º ao 5º ano/ SE, CGEB; coordenação geral, Carlos Eduardo Povinha, Roseli Ventrella; textos, Maria Terezinha Teles Guerra...[ET AL.] - São Paulo: SE, 2015 Parâmetros curriculares nacionais : matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. Web site Referências

32 Obrigada por sua presença
Obrigada por sua presença! Núcleo pedagógico equipe dos anos iniciais EQUIPE DE MATEMÁTICA 2016


Carregar ppt "ORIENTAÇÃO TÉCNICA “ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google