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PublicouCaio Câmara de Vieira Alterado mais de 8 anos atrás
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ORIENTAÇÃO TÉCNICA “ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA”
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Diretoria de Ensino de Carapicuíba Rua: Campo Grande, 181, Cohab II, FONE: Núcleo Pedagógico ORIENTAÇÃO TÉCNICA “ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA” Mônica Nery PCNP – Anos Iniciais Fabiana Peca PCNP – Educação Especial decarapicuiba.educacao.sp.gov.br
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PAUTA Apresentação; Objetivos; Oficina 1: “Resgatando a memória matemática”; Socialização; Breve apresentação (Ler e Escrever/Orientações Curriculares/EMAI/Matriz de Avaliação Processual); Café; Teoria dos Campos Conceituais; Oficina 2: “Preparando uma atividade interligada”; Resolução SE. 46/2012; Resolução SE. 73/2014; Instrumentos reflexivos e avaliativos; Sugestões; Avaliação.
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OBJETIVOS Realizar um estudo sobre as estratégias metodológicas de matemática para o Ciclo de Alfabetização em conjunto com os documentos Oficiais; Orientar os professores a respeito das Resoluções: SE. 46/2012 (dispõe sobre a formação em serviço); SE. 73/2014 (dispõe sobre a reorganização dos ciclos).
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OFICINA 1 “Resgatando a memória matemática”
Como vocês aprenderam matemática? Qual era a postura do professor? Quais materiais eram utilizados? Cite algumas atividades que vocês lembrarem.
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Socialização
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Como vocês ensinam matemática?
Atualmente... Como vocês ensinam matemática? Qual é a sua postura enquanto professor? Quais materiais são utilizados?
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Escrita de números
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Registro da sondagem/diagnóstico da escrita dos números
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E agora???? Como trabalhar para os alunos avançarem em suas hipóteses de aprendizagem de Matemática? Que material temos??
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Sugestão...
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Breve apresentação Programa Ler e Escrever; Orientações Curriculares;
EMAI; Matriz de Avaliação Processual
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Programa Ler e Escrever
Resolução SE 86, de Instituído a partir do ano de 2008 com os seguintes objetivos: I – Alfabetizar, até 2010, todos os alunos com idade de até oito anos do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino; II – Recuperar a aprendizagem de leitura e escrita dos alunos de todas as séries do Ciclo I do Ensino Fundamental.
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Programa Ler e Escrever Estado/Municípios
DECRETO Nº – D.O. de 16/07/2009 Institui o Programa de Integração Estado/Município para o desenvolvimento de ações educacionais nas escolas das redes públicas, autorizando a Secretaria da Educação a representar o Estado de São Paulo na celebração de convênios com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE e municípios paulistas, tendo por objetivo a implementação do aludido programa.
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Educação Matemática nos Anos Iniciais (EMAI)
Em 2012, foram construídas as primeiras versões dessas trajetórias com a participação direta de PCNP, PC e professores. Com base nos relatórios elaborados por esses agentes, o material será reformulado para apoiar a continuidade do Projeto a partir de 2013. Primeiras versões impressas em 2014 tiveram ações previstas até dezembro de (estudos) Em 2015 – as escolas receberam na totalidade o material do EMAI
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Material do Professor/Material do aluno
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Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA)
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Orientações Curriculares de Matemática
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Expectativas de Aprendizagem (1º ao 6º ano) Bloco: Espaço e forma
1º ano Identificar e nomear algumas figuras planas; 2º ano Identificar figuras planas explorando o quebra-cabeça; 3º ano Realizar a composição e a decomposição de figuras planas; 4º ano Identificar figuras poligonais e circulares nas superfícies planas das figuras tridimensionais; 5º ano Compor e decompor figuras planas; 6º ano Reconhecer elementos geométricos que podem caracterizar uma figura plana.
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Currículo e Aprendizagem Um Movimento em Espiral.
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Apresentação Matriz de Avaliação Processual / AAP 2016;
Oferece subsídios para professores e gestores. Instrumentos de avaliação usados pela escola; Permite uma perspectiva longitudinal.
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TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS GÈRARD VERGNAUD "Na sala de aula, o professor até pode propor atividades, mas, se não souber como os alunos avançam, passo a passo, eles talvez compreendam o jogo proposto, porém não vão saber calcular."
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OFICINA 2 “Preparando uma atividade interligada”
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Em grupos, preparar uma aula de acordo com o tema que será proposto e apresentar para os demais participantes da orientação técnica.
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Reorganização dos Ciclos RESOLUÇÃO SE. 46/2012
Dispõe sobre formação em serviço do Professor Educação Básica I, e dá providências correlatas Artigo 1º - Os docentes regentes de classe do segmento de 1º a 5º anos do ensino fundamental, interessados em ampliar sua formação profissional, com aprofundamento de conhecimentos, poderão, opcionalmente, a partir do corrente ano, fazer jus a mais 2 (duas) horas semanais de trabalho, para participar de ações e reuniões voltadas à melhoria da prática docente, previstas pelo Programa Ler e Escrever, com especial ênfase ao ensino da Matemática.
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Reorganização dos Ciclos RESOLUÇÃO SE. 73/2014
I – Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano) II – Ciclo Intermediário (4º ao 6º ano) III – Ciclo Final (7º ao 9º ano) Ensino Médio
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Instrumentos reflexivos e avaliativos
Rotina semanal Caderno de registro reflexivo ou “Diário de bordo”, com as atividades realizadas em sala de aula, reflexões do professor e rotina pedagógica; Portfólio com os diagnósticos (ditado de números e resoluções de problemas) e as avaliações diagnósticas de Matemática, etc; Caderno de formação do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo – A.T.P.C; Fichas de Avaliação Individual e Diário de Classe.
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Sugestões/Avaliação Para dar continuidade ao estudo do EMAI, gostaríamos que vocês contribuíssem com sugestões para o desenvolvimento dos trabalhos para a próxima Orientação Técnica.
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BRASIL. SEE- SP. Apontamentos sobre concepções que embasam o projeto educação Matemática nos anos iniciais EMAI. Assessoria e elaboração: Célia Maria Carolino Pires, São Paulo, fev BRASIL. SEE-SP. Resolução SE 73, de Dispõe sobre a reorganização do Ensino Fundamental em Regime de Progressão Continuada. Matriz de avaliação processual: anos iniciais, língua portuguesa, matemática; encarte do professor/ Secretaria da Educação; coordenação Ghislene Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular do Centro de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. São Paulo: SE, 2016 Orientações Curriculares e Didáticas de arte para o ensino fundamental anos iniciais – 1º ao 5º ano/ SE, CGEB; coordenação geral, Carlos Eduardo Povinha, Roseli Ventrella; textos, Maria Terezinha Teles Guerra...[ET AL.] - São Paulo: SE, 2015 Parâmetros curriculares nacionais : matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. Web site Referências
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Obrigada por sua presença
Obrigada por sua presença! Núcleo pedagógico equipe dos anos iniciais EQUIPE DE MATEMÁTICA 2016
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