A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alunos: Eduardo Falchetti Sovrani Larissa Bottega Mariane Fatima dos Santos da Rocha Vilmar Ibanor Bertotti Junior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alunos: Eduardo Falchetti Sovrani Larissa Bottega Mariane Fatima dos Santos da Rocha Vilmar Ibanor Bertotti Junior."— Transcrição da apresentação:

1 Alunos: Eduardo Falchetti Sovrani Larissa Bottega Mariane Fatima dos Santos da Rocha Vilmar Ibanor Bertotti Junior

2 Regiões do Interior Nordestino; Cidades com menor desenvolvimento socioeconômico; Área de Transição.

3 1 – Meio Norte 2 – Sertão Rio Grande do Norte Rio Grande do Norte Ceará Ceará Bahia Bahia Pernambuco Pernambuco Paraíba Paraíba Alagoas Alagoas Sergipe Sergipe Piauí Piauí 3 – Agreste 4 – Zona da Mata 1 – Meio Norte 2 – Sertão Rio Grande do Norte Rio Grande do Norte Ceará Ceará Bahia Bahia Pernambuco Pernambuco Paraíba Paraíba Alagoas Alagoas Sergipe Sergipe Piauí Piauí 3 – Agreste 4 – Zona da Mata

4 Agropecuária

5 Desenvolvida de forma tradicional ou extensiva; Baixa produtividade; Criação de Caprinos; Maior rebanho do Brasil.

6

7 Voltada para a subsistência em grande parte do sertão; Em pequenas propriedades rurais a produção trabalhista é pequena; Em certos locais, a umidade proporciona o desenvolvimento agrícola;

8

9 A região do sertão também é rica em atrativos que estimulam o turismo; "O Auto da Compadecida" - adaptação cinematográfica; Cairi, o habitat de variedade de espécies animalescas;

10 Cena do Filme – O Alto da Compadecida

11 Vista Geral – O Lajedo de Pai Matheus

12 EMA Cacto de Palma

13 Dificuldades para as pessoas que habitam a região; Difícil desenvolvimento agrícola e animalesco; Faltas de recursos econômicos, fome e miséria.

14

15 A seca no Nordeste é um problema sociopolítico; A situação de pobreza do Nordeste é ainda agravada pela alta natalidade e pela concentração fundiária; O desemprego nesta região também é muito elevado, provocando o êxodo rural.

16 Polígono da Seca

17

18 Objetivo: diminuir os problemas advindos das secas e apoiar o desenvolvimento nordestino; Criado por Juscelino Kubitcheck, em 1959; Projeto de transposição das águas do Rio São Francisco.

19 Prédio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - Sudene, Recife

20 Projeto de Transposição do Rio São Francisco, prevê a criação do Eixo Norte e Leste, Levando água para regiões de seca.

21 Alunos: Eduardo Falchetti Sovrani Larissa Bottega Mariane Fatima dos Santos da Rocha Vilmar Ibanor Bertotti Junior

22  Possui duas capitais da região, São Luís e Teresina;  O leste do meio-norte é ocupado pelo Piauí e um pedaço do Ceará, e o centro- oeste por todo o Maranhão;  Zona geográfica mais ocidental do nordeste.

23 1 – Meio Norte Maranhão Maranhão Piauí Piauí 2 – Sertão 3 – Agreste 4 – Zona da Mata 1 – Meio Norte Maranhão Maranhão Piauí Piauí 2 – Sertão 3 – Agreste 4 – Zona da Mata

24  Faixa de transição entre a Amazônia e o Sertão Nordestino - Mata dos Cocais;  Apresenta índice pluviométrico maior conforme se afasta para o oeste;  No sul do Piauí e do Maranhão aparecem vastas extensões de cerrado.

25 Mata dos Cocais no Estado do Maranhão

26 BabaçuCarnaúba

27  O avanço agricultor ocorre, sobretudo, com a soja;  No Piauí destacam-se as cidades de Uruçuí, Bom Jesus e Ribeiro Gonçalves;  No Maranhão, o desenvolvimento é facilitado pelas excelentes condições de logística;  A agropecuária é a principal atividade econômica do Nordeste.

28 Plantação de Arroz no Município de “Alto Alegre do Pindaré”.

29 Porto de Ponta da Madeira, em São Luís.

30 A Estrada de Ferro Carajás, Operada pela Vale do Rio Doce, interliga a província mineral de Carajás, no Pará, com o porto de Ponta da Madeira, em São Luís.

31  Apresenta uma vegetação típica, formada por palmeiras de babaçu e carnaúba, das quais transmitem a população um meio de subsistência, devido as suas imensas qualidades extrativistas;

32 Óleo hidratante bronzeador, feito de babaçu

33 Linha de Cosméticos Produzidos a Partir da Matéria Prima de Babaçu

34 Cera de Carnaúba Utilizada para Lustrar Móveis, Pisos e Entre Outros.

35  Encontram-se o Mármore, o amianto, a ardósia, o níquel, entre outros;  O Piauí é dotado de grandes reservas de águas subterrâneas artesianas e possui a segunda maior jazida de níquel do Brasil.

36 Reserva de Nível do Município de Capitão Gervásio Oliveira -PI

37  Destaca-se a criação de bovinos no Piauí;  Entre os rebanhos, destacam-se os caprinos, bovinos, suínos e etc;  A caprinocultura tem sido incentivada pelo governo.

38

39  É mais forte na Região Metropolitana de São Luís e na Grande Teresina;  São Luís concentra grande parte do PIB do estado;  A expansão imobiliária é visível.

40 Região Metropolitana de São Luís - MA

41 Região da Grande Teresinha

42  Maior diversidades de ecossistemas do país;  Festas em homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro, São Marçal, entre outros.

43 Praia de São Luís - MA

44 Festa Junina – São Luís - MA

45 Peregrinação na Festa de Santo Antônio - MA

46  O Polo turístico de São Luís; Bumba-meu-boiTambor Crioula

47  Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses:

48  Parque Nacional da Chapada das Mesas:

49  O Delta do Parnaíba:

50  Capital Teresina: – Conhecida como "a rainha do nordeste", "mesopotâmia" e "cidade verde"; – Os pontos turísticos mais conhecidos são: Encontro dos rios, Parque Zoobotânico, Pólo Cerâmico do Poty Velho, Floresta fóssil etc.

51 Encontro das águas dos rios Poti e Parnaíba

52 Ponte Estaiada

53 Cenário da Floresta Fóssil de Teresina, no rio Poti

54  Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu

55  Cânion do Rio Poti

56  Parque Nacional Serra da Capivara Pedra Furada

57


Carregar ppt "Alunos: Eduardo Falchetti Sovrani Larissa Bottega Mariane Fatima dos Santos da Rocha Vilmar Ibanor Bertotti Junior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google