A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Departamentalização Conceito

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Departamentalização Conceito"— Transcrição da apresentação:

1 FATEC – FACULDADE DE TECNOLOGIA Teoria Neoclássica - Departamentalização

2 Departamentalização Conceito
“É uma forma de fracionar a estrutura organizacional (divisões, seções, diretorias, departamentos, coordenações, serviços etc.), objetivando agrupar as atividades que possuem uma mesma linha de ação, de forma a aumentar a eficiência, o controle, e descentralizar a autoridade e a responsabilidade.” A departamentalização representa a divisão do trabalho no sentido horizontal, ou seja, em sua variedade de tarefas. Obs: a divisão do trabalho no sentido vertical, refere-se aos níveis de autoridade.

3 Departamentalização Estágio 2 Estágio 1 Empresa do tana
A B C + D A B C D

4 Departamentalização Quando ocorre ? ? ?
Sempre que há a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade de trabalho em si. Corresponde a uma especialização de atividade e de conhecimentos. A deparmentalização se faz ‘a custa de um maior numero de orgão no mesmo nível hierárquico.

5 Departamentalização Obs:
Em algumas empresas, a terminologia departamental é levado a sério e indica relações hierárquicas bem definidas por exemplo: Um superintentende cuida de uma divisão; um gerente, de um departamento; um chefe, de uma seção; um supervisor, de um setor. Porém em outras empresas a terminologia é casual, daí uma dificuldade de uma terminologia universal.

6 Departamentalização Dois Sentidos p/ especialização na org. :
Na especialização de uma organização, segundo os autores clássicos, há dois sentidos : vertical e horizontal. A especialização vertical ocorre quando a empresa verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia, acrescentando mais níveis hierárquicos na empresa. Ela se caracteriza pelo crescimento vertical do organograma, isto é, pelo aumento do número de níveis da empresa.

7 Departamentalização Estagio 1 Estagio 2 Estagio 3 Patrão Supervisiona
Produz distribui Financia Patrão distribui Financia Empregado Produz Encarregado Representante Encarregado de produção Comercial de finanças Operário Operário

8 Departamentalização Gulick disse:
“A departamentalização é um meio para se obter a homogeneidade de tarefas em cada orgão.Essa homogeneidade é possível quando se reúne na mesma unidade, todos aqueles que estivessem executando: o mesmo trabalho, pelo mesmo processo, para a mesma clientela, no mesmo lugar ”

9 Departamentalização Há seis tipos de departamentalização:
Departamentamentalização por Função Por produtos ou serviços Por localização geográfica Por clientes Por fase do processo Por projetos

10 Departamentalização Por Funções

11 Departamentalização por Funções
Consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvida dentro de uma empresa, sendo as funções fundamentais as de qualquer empresa à produção (criação de produtos ou serviços); venda ( procura de cliente que aceitam o preço do produto ou do serviço); financiamento (levantamento, obtenção, desempenho de recursos financeiros de uma empresa). De acordo com a departamentalização por funções nada mais lógico que agrupar tais funções em departamentos de produção, de vendas e de finanças.

12 Departamentalização por Funções
Diretoria Deparatamento Departamento Deparatameto produção de venda finanças

13 Departamentalização por Funções
Porém, existem 3 razões pelas quais os termos produção, venda e finanças nem sempre nas organizações de algumas empresas: a-) Não existe uma terminologia universal entre as empresas. b-) Além da terminologia variável, as atividades básicas deferem do acordo com o tipo da empresa. c-) Outra razão é por se escolher outros critérios de departemaentalização, departamentalização por função é apenas um dos modos de se organizar uma empresa.

14 Departamentalização por Funções
Diretoria Indústria departamento departamento departamento produção vendas finanças Empresa Atacadista departamento departamento departamento compras vendas finanças Hospital departamento departamento departamento clínica públicas finanças Diretoria Indústria departamento departamento departamento produção vendas finanças Empresa Atacadista departamento departamento departamento compras vendas finanças Hospital departamento departamento departamento clínica públicas finanças Diretoria Indústria departamento departamento departamento produção vendas finanças Empresa Atacadista departamento departamento departamento compras vendas finanças Hospital departamento departamento departamento clínica públicas finanças

15 Departamentalização por Funções
Vantagens agrupa especialista sob uma única chefia Garante o máximo de utilização das habilidades técnicas das pessoas Orienta as pessoas para uma única atividade específica

16 Departamentalização por Funções
Desvantagens Reduz a cooperação interdepartamental, pois exige forte concentração nas atividades específicas. É inadequado quando a tecnologia e as circunstância externas são mutáveis ou imprevisíveis. Faz com que as pessoas focalizem seus esforços sobre suas próprias especialidades, não tendo uma visão sobre outros departamentos .

17 Departamentalização por Funções
Aplicação É indicada para circunstancias estáveis e de pouca mudanças que requeiram desempenho de tarefas rotineiras. É aconselhável para empresas que tenham produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo tempo.

18 Por produtos ou Serviços
Departamentalização Por produtos ou Serviços

19 Departamentalização Primeiro é necessário saber a diferença da terminologia de dpto. por produto e/ou por serviço Dpto. Por produto é quando as atividades da unidade de uma organização resulta em um produto. Ex: Eletrolux, cada unidade da empresa oferece um tipo de produto diferente. (micro ondas, maquina de lavar e etc.) em geral, empresas industrial. Dpto. Por Serviço é empregado p/ as empresas não-industrial, por Ex: hospitais, instituições que prestam serviço e etc... “A única diferença é que o agrupamento das atividades fundamenta-se nos serviços em vez de produto”

20 Departamentalização A departamentalização por produto, organiza-se em unidades independentes responsáveis por um grande produto ou uma linha de produtos. Assim sendo, todas as atividades necessárias, para a produção de um determinado produto, deverão ser agrupado em uma única unidade. Se uma empresa, deseja produzir quatro produtos, as atividades A, B, C, D, requeridas para cada produto, deverão ser agrupados em cada departamento por produto, como a seguir:

21 Departamentalização Diretor Eletrolux
Geladeira fogão Micro-ondas Lava-louças produto A Produto B Produto C Produto D A1 A2 A B1 B2 B C1 C2 C D1 D2 D3

22 Departamentalização As empresas não industriais podem departamentalizar suas atividades tais como: setor de cirurgia, pediatria, enfermaria , no caso de um hospital, enquanto as associações de caridade podem ter departamentos de alimentação, vestuário ou assistência médica. Um banco poderá departamentalizar suas operações em contas correntes, cambio, cobrança, empréstimo, e uma instituição de ensino pode departamentalizar suas atividades como em curso ginasial, curso de madureza, curso de secretariado.

23 Departamentalização Banco do Tanajura
Seçaõ de Seção de Seção de Seção de Seção de contas cobranças câmbio cadastro finaciam.

24 Departamentalização Vantagens
Define responsabilidade por produtos ou serviço, facilitando a avaliação dos resultados. Melhor coordenação interdepartamental. Maior flexibilidade. Facilita inovação. Ideal para circunstancia mutável.

25 Departamentalização Desvantagem Enfraquecimento da especialização.
Alto custo operacional pela duplicação dos especialidades. Conta-indicada para circunstância estáveis e rotineiras.

26 Departamentalização Geográfica

27 Departamentalização Denominada departamentalização territorial ou regional ou por localização geográfica. De acordo onde o trabalho será desempenhado é feita uma recolocação das atividades em função das áreas geográficas. Utilizada por grandes empresas que cobrem grande áreas e cujos mercados são extensos, as empresas multinacionais utilizam essa estratégia para operações fora do país sede. É mais utilizada para a área de produção e de vendas e não para finanças

28 Departamentalização Divisão de Operações Região Região Região centro norte sul Agencia Agencia Agencia Agencia Agencia Agencia brasilia de Belo H. Recife Belém SP Poto A.

29 Departamentalização Vantagens
Facilidade a se ajustar às condições e necessidade locais ou regionais Organização territorial que permite uma melhor avaliação de lucro, desempenho ou do produto. Encoraja os executivos a pensarem em termos de sucesso do território. Indicada para firmas de varejo, desde que certas funções como compras ou finanças sejam centralizadas. Flexibilidade nas tomadas de ações por gerentes regionais que podem acompanhar as variações regionais sem problemas

30 Departamentalização Desvantagens
O enfoque territorial da organização deixa em segundo plano o planejamento, execução ou controle como um todo, dado ao grau de liberdade adquirido das filiais. Ocorre principalmente nas áreas de marketing ou produção.

31 Departamentalização Aplicações
Este tipo de departamentalização é uma característica da área mercadológica e de produção, que visam distribuir melhor a captação do mercado criando filiais e agencias distribuidoras ou da área de produção criando fabricas e instalações territorialmente para melhor utilização dos recursos locais.

32 Departamentalização Por Cliente

33 Departamentalização Sua base envolve diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com as características do cliente e suas necessidades. Divide as unidades organizacionais para que cada divisão sirva um tipo de cliente diferente.

34 Departamentalização Departamento de vendas
Dept Feminino Dept Masculino Dpto infantil seção seção seção seção seção seção seção perfumaria langere moda roupas calçados roupas brinquedos

35 Departamentalização Vantagens
O aspecto mais crítico da organização é a satisfação do cliente. É indicada quando o negócio depende de diferentes características de produto que variam o tipo de acordo ou tamanho do cliente. Permite a organização concentrar seus conhecimentos sobre as necessidades .

36 Departamentalização Desvantagens
As demais atividades da organização ( produção, finanças, podem torna-se secundária, pelo fato da preocupação pelo cliente. Assim como algumas atividades os objetos da organização (como lucratividade, produtividade) também podem ser deixados de lado em função da satisfação do cliente.

37 Departamentalização Aplicação
Dá mais ênfase para o cliente que para a própria organização, é indicada quando o negocio depende de diferentes característica de produtos ou serviços ´para diferente tipos de cliente.

38 Departamentalização Por Processo

39 Departamentalização Processo é conjunto de atividades estruturadas e destinada a resultar em um único produto especificado para um determinado cliente ou mercado. É uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, e entradas e saídas claramente identificadas

40 Departamentalização Onde ocorre ? ? É frequentemente utilizada nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional das áreas produtivas ou de operações. Sua diferença se faz pela seqüência do processo produtivo ou operacional,ou , ainda por meio da utilização racional dos equipamentos disponíveis.

41 Montagem de Um Departamentalização Kadett “98”
Setor de Setor de Setor de Setor de Setor de Carroceria Painel Motor Bancos Rodas Entrada Saída

42 Departamentalização Vantagens
Melhor arranjo físico e disposição racional dos recursos. Utilização econômica da tecnologia. Ideal quando a tecnologia e os produtos são estáveis e permanente.

43 Departamentalização Desvanagens
Contra-indicada quando a tecnologia sofre mudanças e desenvolvimento tecnológicos. Falta de flexibilidades e adaptação a mudanças.

44 Departamentalização Por Projetos

45 Departamentalização Estratégia utilizada por empresas de grande porte e que envolvam produtos de grande concentração de recursos para sua produção (como estaleiros, usinas hidrelétricas, construção civil de edifícios, etc) Como o produto é sofisticado e exige planejamento individual e detalhado e um extenso tempo de produção, é aplicada a departamentalização por projetos de acordo com as saídas de resultados

46 Departamentalização A departamentalização por projetos requer uma estrutura organizacional flexível e mutável, capaz de se adaptar a cada projeto. Como cada projeto tem suas características (tempo, necessidades do cliente, tecnologia empregada, local) a divisão por projetos torna o trabalho mais produtivo.

47 Departamentalização Gerente do Projeto
Engenheiro de Engenheiro Engenheiro Contador Chefe projeto Compras controle do execusão projetos projeto projeto projetos

48 Departamentalização Vantagens
Ideal quando a concentração de recursos é grande e provisória e quando o produto é de grande porte. Orientada para resultados concretos. Alta concentração de recursos e investimentos, como datas e prazos de execução. Adaptação ao desenvolvimento técnico. Ideal para produtos altamente complexos.

49 Departamentalização Desvantagens
Concentra pessoas e recursos em cada projeto provisoriamente. Quando termina um projeto, há indefinição quanto a outros. Descontinuidade e paralisação. Imprevisibilidade quanto a novos projetos. Angústia dos especialistas quanto ao seu próprio futuro.

50 Departamentalização Aplicação
Empregada em atividades influenciadas pelo desenvolvimento tecnológico, como empresas do ramo de eletrônica, energia nuclear, Astronáutica, aeronáutica, farmacêutica, etc, as quais possuem um novo produto a ser pesquisado. Situações em que o empreendimento é muito grande e tecnicamente complexo, como na construção civil e em atividades de pesquisa e desenvolvimento.

51 Revisão Departamentalização é o nome dado a especialização na organização através da criação de departamentos para cuidar das atividades organizacionais. É decorrente da divisão do trabalho e a homogeneização das atividades. Especialização horizontal é divisão do trabalho organizacional no sentido horizontal em departamentos. Especialização vertical é divisão do trabalho organizacional no sentido vertical em níveis hierárquicos. Dpato. por Funções: consiste no agrupamento de atividades e tarefas de acordo com as principais funções desenvolvidas nas organização. Dpato. Por produto: consiste no agrupamento de atividades e tarefas de acordo com os produtos produzidos ou serviço oferecidos pela organização.

52 Revisão Dpato. Geografica ou territorial consiste no agrupamento de atividades e tarefas de acordo com a localização geográfica. Dpato. por clientes consiste no agrupamento de atividades e tarefas de acordo com os princípios clientes servido pela organização. Dpto por processo consiste no agrupamento de atividades e tarefas de acordo com os principais processos desenvolvido pela empresa. Dpto por projetos consiste no agrupamento de atividades e tarefas de acordo com os principais projetos executados pela organização


Carregar ppt "Departamentalização Conceito"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google