A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas."— Transcrição da apresentação:

1 Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas desenvolvidos, como EUA, Reino Unido e França. Segundo Mundo: formado pelos países socialistas ricos e pobres, como China, URSS, Polônia, Hungria. Terceiro Mundo: constituído por um conjunto muito heterogêneo de países subdesenvolvidos, como Brasil, Angola, México. Com a desintegração do bloco socialista, o Segundo Mundo deixou de existir e a regionalização do espaço Mundial em três mundos perdem o sentido.

2 Regionalização pelo nível de desenvolvimento
A regionalização do mundo em países desenvolvidos ou subdesenvolvidos está relacionada não somente aos aspectos econômicos, mas também à qualidade de vida da população em cada grupo de países.

3 Os países desenvolvidos
Características Gerais: Elevado padrão de vida da maior parcela da população; Dominação econômica, tecnológica e política sobre países subdesenvolvidos; Desenvolvimento industrial e tecnológico; Os setores secundário e terciário abrigam a maior parte da população ativa; Elevados investimentos em educação e em ciência;

4 - Baixo índice de mortalidade infantil e de analfabetismo;
- Ingestão de calorias diárias muito acima do mínimo recomendado; - Predomínio de população urbana; - Expectativa de vida além dos setenta anos; - Modernos e eficientes meios de comunicação e de transporte.

5 Os países subdesenvolvidos
As origens do subdesenvolvimento: As origens do subdesenvolvimento estão no longo período de dominação política e econômica e no tipo de relação estabelecida entre colônia e metrópole, durante a existência dos grandes impérios coloniais. A divisão internacional do trabalho (especialização de cada país no mercado mundial) sempre foi controlada pelos países ricos.

6

7

8 Características do subdesenvolvimento:
Má distribuição de renda; Dependência econômica, política, tecnológica e até mesmo cultural em relação aos países desenvolvidos; Economia primário-exportadora (países pouco industrializados; Os setores primário e terciário da economia e o mercado informal abrigam a maior parte da população empregada. Altos índices de analfabetismo, de mortalidade e natalidade; Elevado crescimento populacional; Ingestão de calorias diárias abaixo do mínimo recomendado; Alto índice de pessoas vivendo em submoradias;

9 Dívidas externas impagáveis;
Proliferação de grandes centros urbanos sem infraestrutura. Diferenças no subdesenvolvimento: Não existe homogeneidade entre os países subdesenvolvidos. Embora sejam todos dependentes e com problemas, uns são mais pobres do que os outros. A grande maioria dos países subdesenvolvidos manteve o mesmo status da época colonial: são exportadores de matéria-prima. Alguns dos países subdesenvolvidos se industrializaram no século XX, mas essa revolução industrial foi tardia e dependente do capital e da tecnologia dos países ricos.

10

11

12

13

14

15

16 O conflito Norte-Sul é de natureza essencialmente econômica, portanto diferente do extinto conflito Leste-Oeste, de natureza geopolítica. O aspecto socioeconômico é uma das formas utilizadas atualmente para a regionalização do planeta. Por esse aspecto, divide-se o mundo em países desenvolvidos, designados como países do Norte, e subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, os do Sul. A Fronteira entre esses dois mundos, não é o Equador, essa designação tem caráter socioeconômico e não geográfico. Os países ricos ou desenvolvidos localizam-se em grande parte ao norte do trópico de câncer, e os países pobres ou subdesenvolvidos localizam-se em grande parte ao sul do trópico de câncer (há muitas nações do hemisfério norte que se enquadram no Sul e muitas do hemisfério sul que se incluem no Norte). a linha divisória entre o norte industrializado e o sul subdesenvolvido, portanto, não é uma linha reta, e sim uma curva: ela passa pela fronteira entre EUA e México, entre a Europa e a África, e no oriente, no Oceano Pacífico, faz uma grande abertura para o sul, a fim de incluir a Austrália e a Nova Zelândia no Norte.


Carregar ppt "Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google