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“Novos” Problemas surgem a cada dia... E os “velhos” problemas persistem...

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Apresentação em tema: "“Novos” Problemas surgem a cada dia... E os “velhos” problemas persistem..."— Transcrição da apresentação:

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2 “Novos” Problemas surgem a cada dia...

3 E os “velhos” problemas persistem...

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5 Mas as pessoas reagem!

6 Há esperança, muita esperança...

7 Mas, qual é o futuro para as próximas gerações?

8 Esta não é uma tarefa fácil... Em nenhum momento da humanidade vivemos tantas e tão intensas transformações. Mudar virou um verbo imperativo. Mas mudar o que? Para quê? Para quem? De que forma? Com quem? Aprender sempre, eis um bom caminho. Mas isso não é suficiente. Temos que, ao mesmo tempo, desaprender algumas práticas e noções do passado.

9 De quem é a responsabilidade de uma sociedade mais justa e equilibrada Estado? Mercado? Terceiro Setor?

10 Uma visão geral: Estado, Mercado e Terceiro Setor Estado Recursos Públicos para fins Públicos Terceiro Setor Recursos Privados para fins Públicos Mercado Recursos Privados para fins Privados

11 “ Vivemos um tempo de perda de referências, revolução tecnológica, especulação financeira, autonomização do capital, concentração de riquezas e desemprego” (Eric Hobsbawm) Alguns números atestam de forma emblemática os contrastes econômicos e sociais desta Era:  Os 20% mais ricos da população mundial detêm 86% da renda, enquanto os 20% mais pobres, apenas 1%.( Fonte: United Nations, Human Development Report, 1999)  O hiato de rendimento entre os países 20 % mais ricos e os 20% mais pobres aumentou passando da proporção de 3:1 em 1820 para 74:1 em 1997. (fonte: United Nations, Human Development Report, 1999) Alguns Fatores Propulsores

12 Fortalecimento dos direitos do consumidor e crescimento de ONG´s ampliando demandas (filosofias sociais e ambientais); Capacidade de comunicação global; No Brasil, 35 % dos consumidores acreditam que as empresas devem ampliar seu papel na sociedade (padrão mundial de dois terços). ** (** Pesquisa realizada pelo Instituto Ethos e o Jornal Valor Econômico, 2000) Alguns Fatores Propulsores

13 Constituição Cidadã Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I – Construir uma sociedade livre,justa e solidária; II- Garantir o Desenvolvimento Nacional; III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais IV- promover o bem estar de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação Alguns Fatores Propulsores

14 Cidadania – participação em relação ao exercício do poder e em relação à busca do bem comum.É o direito de ter direitos e o dever de ter deveres. Direitos Civis – direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade e à igualdade perante a lei Direitos Sociais – assegurar a participação do indivíduo na riqueza coletiva, materializando-se no direito à educação, saúde, alimentação, a um trabalho digno, à aposentadoria Direitos políticos – participação do cidadão no governo da sociedade Alguns Fatores Propulsores

15 Metas do Milênio e Global Compact Erradicar a extrema pobreza e a fome Atingir a universalização do ensino fundamental Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher Reduzir a mortalidade infantil Melhorar a saúde materna Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças Garantir a Sustentabilidade Ambiental Promover uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento Alguns Fatores Propulsores

16 FILANTROPIA Grego = amor à humanidade Ação altruísta e desprendida Não exige previsão do retorno de investimento realizado nem do ponto de vista do beneficiário nem do investidor Alguns Fatores Propulsores

17 Século XVIII: Estados Unidos da América (filantropia) Década de 20: empresas começam a expressar preocupação com o bem estar do funcionário associando os benefícios ofertados à melhoria de desempenho (Makower, 2001); Década de 70 (contra-argumentações) - o foco deve ser no lucro - investimentos sociais prejudicam acionistas, funcionários e até consumidores (M. Friedman,1976); Década de 90: a visão relacional empresa/sociedade promove um possível conciliar de objetivos entre responsabilidades econômicas, legais, éticas e filantrópicas. (Enderle e Tavis, 1998; Moreira,1999; Carol,1999, et al)

18 1970 2000 -Comunidade -Empregados Amplitude de Visão e mudança - Acionistas -Natureza -Governo - Rede de Fornecedores - Consumidores -Stakeholders atuais e futuros Visão Clássica Visão Mais divulgada Visão Menos divulgada Fonte: Ashley, 2002

19 É uma postura de gestão baseada em princípios éticos de valores, condutas e compromissos que as empresas adotam com empregados e acionistas (público interno), fornecedores, clientes e a comunidade (público externo), visando a intervenção social em busca do bem comum e do fortalecimento da empresa.

20 Em uma visão expandida, responsabilidade social é toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Engloba a compreensão de que as ações e a vida na terra estão relacionadas, e que é preciso uma convivência baseada no uso responsável de recursos com visão de sustentabilidade.

21 Governo e sociedade Acionistas Valores e Transparência Público Interno Meio Ambiente Consumidores/clientes Comunidade Fornecedores Empresa Socialmente Responsável

22 Pesquisa Instituto Ethos e jornal Valor: 31% dos consumidores brasileiros prestigiaram ou puniram uma empresa com base em sua conduta social; Para 51% dos consumidores, a ética nos negócios é um dos principais fatores para determinar se uma empresa é boa ou ruim.

23 Meio ambiente - Depredamos a natureza da qual tiramos os insumos? Descuidamos-nos em relação aos resíduos químicos ou poluentes industriais que geramos?Ou investimos o necessário para cuidar dos recursos naturais, cuidando desse meio e assegurando seu usufruto sustentável a longo prazo. Estrutura jurídica, tributária e legal do Estado:Aproveita-se do ‘jogo do poder’ em beneficio do interesse próprio? Sonegamos tributos alegando injustiça ou dúvidas sobre a aplicação? Ou, cumprimos com as obrigações, ainda que não estejamos totalmente de acordo? Utilizando os meios representativos e institucionais para mudar a situação. Dilemas das Responsabilidade Social

24 Agentes da Comunidade organizada:. Desconhecendo a necessidade do entorno? Proibindo a participação de voluntários nos trabalhos dessas comunidades? Ou, atendendo, conforme possibilidades e prioridades, projetos sociais? Permitindo a participação do voluntariado e outras formas institucionais de participação? Clientes:. Crescendo por meio de publicidade enganosa? Descuidando da qualidade? Ganhando mercado através de subornos ou “gratificações” irregulares? Ou, Cumprindo com as especificações contratadas e prometidas? Não utilizando nenhuma forma ilegal ou contra a dignidade da pessoa ou empresas? Fornecendo sempre informações claras? Dilemas das Responsabilidade Social

25 Fornecedores:. Extorquindo? Usando todo o peso do poder econômico explorar o valor? Utilizando-se de informação reservada?Ou, Otimizando a cadeia de valor? Buscando parcerias de longo prazo? Investidores ou acionistas:.Fraudes em balanços econômicos e contáveis? Falta de transparência nas informações? Ou, Informando com responsabilidade em qualquer caso? Dedicando o tempo necessário para dar a conhecer a situação empresarial? Colaboradores e funcionários:. Falta de comunicação proposital? Estilo “manda quem pode, obedece quem tem juízo?” Discriminando por qualquer tipo de minoria ou diferença? Ou, Propiciando uma verdadeira gestão participativa? Aceitando as diferenças? Promovendo talentos? Dilemas das Responsabilidade Social

26 Primeiro Desafio:Avaliação de Desempenho Sócio- Ambiental Segundo Desafio: Responsabilidade Social ampliada (indivíduos,instituições e sustentabilidade) Terceiro Desafio: Transparência Organizacional (relações de confiança, normas de conduta, parcerias que agreguem valor mútuo) Desafios para as organizações

27 AS ONDAS DA CIDADANIA EMPRESARIAL 1º ONDA – FILANTROPIA (85% DAS EMPRESAS BRASILEIRAS) 2º ONDA – INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO (14% DAS EMPRESAS BRAS.) 3º ONDA – RESPONSABILIDADE SOCIAL, ACCOUNTABILITY E SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (1% DAS EMPRESAS BRAS.)

28 QUAIS OS FATORES MOTIVACIONAIS? Incentivos fiscais? Imagem institucional positiva? Manutenção da ordem e garantia de mercados futuros? Responsabilidade social?

29 Sustentabilidade Empresarial CooperaçãoIndividualista Foco na inovaçãoFoco na redução de custos e eficiência operacional Questões do meio ambiente natural geralmente vistas com novas oportunidades Questões do meio ambiente natural geralmente vistas como ameaças Uso de tecnologias limpas de produção Uso de tecnologias de produção tradicionais Legislação ambiental = promoção da inovação Legislação ambiental = aumento dos custos de produção Visão de mundo mais ampla – parcerias para obter vantagens competitivas Visão de mundo restrita – empresa contra as forças competitivas Baseada em fatores econômicos, sociais e ecológicos Baseada em fatores econômicos e operacionais SustentabilidadeCompetitividade Resumo comparativo entre competitividade e sustentabilidade

30 Sustentabilidade Empresarial Uma empresa pode ser considerada sustentável se atender aos critérios de ser economicamente viável, ocupar uma posição competitiva no mercado, produzir de forma que não agrida o meio ambiente e contribuir para o desenvolvimento social da região e do país onde atua. Para isto, as empresas devem incluir a preocupação com o meio ambiente natural e a responsabilidade social no seu planejamento estratégico, para que seja possível identificar oportunidades e priorizar investimentos nestas áreas e, ao mesmo tempo, relacioná-las com o seu desenvolvimento econômico.

31 “O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato, é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento com o outro.” (Leonardo Boff em seu livro “Saber Cuidar”. Ed.Vozes, 2001)


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