A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UMA ANALISE SOBRE A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA Andresa Kuczkowski Juliêta Patricia Bolina Mariane Santos Muriel Fernandes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UMA ANALISE SOBRE A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA Andresa Kuczkowski Juliêta Patricia Bolina Mariane Santos Muriel Fernandes."— Transcrição da apresentação:

1 UMA ANALISE SOBRE A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA Andresa Kuczkowski Juliêta Patricia Bolina Mariane Santos Muriel Fernandes

2 INTRODUÇÃO ◦ O presente trabalho foi desenvolvido com base na análise das notas de Matemática de uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental de uma Escola da rede particular de Anápolis com o objetivo de analisar o desenvolvimento dos alunos por meio da comparação de notas entre o primeiro e o último bimestre. ◦ Observamos: ◦ O sistema de avaliação sobre o qual os educandos são submetidos. ◦ Os métodos de ensino utilizados ◦ Os resultados obtidos a partir de tais práticas.

3 METODOLOGIA A metodologia do projeto se caracteriza pela abordagem qualitativa com análise de dados quantitativos.

4 MÉTODO ESTATÍSTICO Lakatos (1992) “o papel do método estatístico é antes de tudo, é fornecer uma descrição quantitativa da sociedade, considerada como um todo organizado [...] Mas a estatística pode ser considerada mais do que apenas um meio de descrição racional; é, também, um método de experimentação e prova, pois é método de análise.”

5 A ABORDAGEM QUALITATIVA Segundo Triviños (1987) a pesquisa qualitativa intenta captar somente a aparência do fenômeno, mas, também sua essência, busca as causas para sua existência, origem, relações e como este influi na vida do ser humano.

6 ESPECIFICAÇÃO DA POPULAÇÃO E AMOSTRA Escola particular do município de Anápolis Turma do 2º Ano do Ensino Fundamental I

7 ANÁLISE DOS RESULTADOS Fonte: Escola Particular de Anápolis-GO  Mais de 50% dos alunos obtiveram média entre 9,3 e 10.  Cerca de um terço obtiveram média entre 7,3 e 9,3 e uma pequena quantidade de alunos obtiveram média entre 6,3 e 7,3.  A média para aprovação na instituição é 7, a turma avaliada tem como média geral 8,8.  Entretanto,16,13% dos alunos não obtiveram resultados satisfatórios.

8 ANÁLISE DOS RESULTADOS  O gráfico do quarto bimestre tem como amostra apenas 29 alunos.  50% da turma permaneceram com médias satisfatórias entre 9,2 e 10.  Cerca de 30% permaneceram com médias entre 7,2 e 9,2.  A média geral da turma continua sendo 8,8. Mas, 13,79% ainda se encontram com médias entre 6,2 e 7,2. Fonte: Escola Particular de Anápolis-GO

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS Podemos concluir que apesar de a avaliação tradicional trazer resultados historicamente visíveis, ela não nos apresenta resultados satisfatórios sob uma análise macro da sala de aula a longo prazo, ela desconsidera os alunos que não seguem o ritmo da turma.

10 Na análise das notas dos alunos nota-se os resultados negativos de tal prática, como não se tem o foco na avaliação como meio de diagnosticar o desenvolvimento individual de cada aluno percebe-se a discrepância entre as notas das crianças, além de crianças que só tiverem decréscimo em suas notas na disciplina de matemática.


Carregar ppt "UMA ANALISE SOBRE A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA Andresa Kuczkowski Juliêta Patricia Bolina Mariane Santos Muriel Fernandes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google