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RECEPÇÃO AOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2016.1 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Diretor Prof. Walter Franklin Correia Vice-Diretora.

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1 RECEPÇÃO AOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2016.1 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Diretor Prof. Walter Franklin Correia Vice-Diretora Profª. Cristiane Maria Galdino de Almeida

2 ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

3 3 http://estudante.ufpe.br/

4 4

5 http://estudante.ufpe.br/graduacao/

6 Consulte o Manual Acadêmico 2015

7 BOLETIM DE NOTÍCIAS UFPE MANTENHA-SE INFORMADO......CADASTRE-SE NA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO (ASCOM) Envie mensagem para faleconosco@ufpe.br com as seguintes informações: - Nome - E-mail - Opção de Boletim*faleconosco@ufpe.br Informe a que categoria você pertence: Aluno/UFPE Professor/UFPE Técnico administrativo/UFPE Jornalista Outros

8 FUNCIONAMENTO DA GRADUAÇÃO Ao ingressar na UFPE, o estudante fica, automaticamente, vinculado ao mais novo currículo do curso. O perfil curricular especifica cada uma das atividades curriculares do curso, indicando os tipos de componentes curriculares (obrigatórios, optativos ou eletivos), a carga horária (teórica e prática), o número de créditos e os requisitos (pré-requisitos e co- requisitos) de cada componente. A conclusão do curso ocorre quando o estudante integraliza a carga horária plena do seu perfil curricular (componentes obrigatórios, optativos, eletivos e atividades complementares), momento em que está apto a colar grau e obter o diploma.

9 FUNCIONAMENTO DA GRADUAÇÃO Os cursos de graduação possuem Regulamentações específicas referentes a: Atividades Complementares; Estágio Curricular Supervisionado; Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); Projetos de extensão; Grupos de pesquisa; Eventos. 9

10 Perfil Curricular 10/39

11 11

12 Sistema de Créditos Na UFPE, a matrícula é feita por disciplina ou outro componente curricular, em cada período letivo. Os créditos são computados de acordo com o tipo de carga horária do componente curricular: CH TeóricaCH PráticaTotal de Créditos 15 horas30 horas ou 45 horas 1 crédito Fonte: Resolução n° 2/71, do CCEPE.

13 ESTUDANTE BLOCADO O estudante é considerado blocado quando cumpre as atividades previstas na periodização do curso. Dentre as vantagens em se manter blocado, destacamos as seguintes: A prioridade de matrícula em relação ao aluno não blocado; O maior aproveitamento dos componentes curriculares oferecidos, visto que não há choque de horário entre componentes cursados em um mesmo período; A redução do risco de jubilamento.

14 REPROVAÇÃO POR FALTAS A frequência é obrigatória, respeitados o turno e o horário previstos para cada componente curricular. É reprovado por falta, independente do aproveitamento escolar, o aluno que não tiver comprovado sua participação em, pelo menos, 75% das aulas teóricas ou práticas computadas separadamente. CH Total do ComponenteLimite de Falta 307,5 horas 4511,25 horas 6015 horas

15 ABONO DE FALTAS ÀS AULAS Conforme Estatuto da UFPE, em seu art. 65, § 1º, é vedado o abono de faltas, exceto nos seguintes casos: 1.“Todo convocado matriculado em Órgão de Formação de Reserva que seja obrigado a faltar a suas atividades civis, por força de exercício ou manobras, ou reservista que seja chamado, para fins de exercício de apresentação das reservas ou cerimônia cívica, do Dia do Reservista”, conforme art. 60, § 4º, Lei nº 4.375/64 e Decreto-Lei nº 715/69. 2.Para os estudantes que tenham participado de reuniões da CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior) em horário coincidente com as suas atividades acadêmicas, em decorrência da designação de que trata o art. 7°, § 5º, da Lei n° 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES.

16 ACOMPANHAMENTO ESPECIAL (TRATAMENTO EXCEPCIONAL / REGIME DE EXERCÍCIOS DOMICILIARES) O tratamento excepcional, quando factível, só é previsto para os alunos portadores das afecções que indica o Decreto-Lei nº 1.044/1969, assim como regime de exercícios domiciliares à estudante em estado de gestação, desde que atendidos os critérios da Lei nº 6.202/1975. (Resolução Nº 06/2014 –CCEPE) O tratamento deve ser solicitado pelo estudante, por requerimento, ao coordenador de curso ou de área, o qual deverá, junto com os docentes envolvidos, determinar como será realizado o atendimento/tratamento excepcional.

17 APROVEITAMENTO ESCOLAR O aproveitamento escolar é verificado através de duas ou mais avaliações parciais e, eventualmente, um exame final. Se a média aritmética das avaliações parciais for: Obs.: Após a realização do exame final, se a média final for superior ou igual a 5,0, o aluno é aprovado por nota; caso contrário, o aluno é reprovado. NotaSituação Acima de ou igual a 7,0Aprovado por média Acima de ou igual a 3,0 e abaixo de 7,0Necessita realizar exame final Abaixo de 3,0Reprovado

18 REVISÃO DE PROVA É permitido requerer até duas revisões de uma mesma prova ou trabalho escrito. A primeira revisão deverá ser requerida até 2 (dois) dias úteis, contados a partir da divulgação da nota, e será feita pelo mesmo professor que atribuiu a nota inicial. Esta revisão deverá ser realizada no prazo de 05 dias úteis contados do deferimento do pedido.

19 SEGUNDA CHAMADA  Poderá ser concedida segunda chamada exclusivamente para exame final ou para 01 (uma) avaliação parcial.  A concessão de segunda chamada dependerá da justificativa apresentada, com documentação comprobatória para a falta do estudante na data prevista, mediante requerimento entregue ao Coordenador do Curso ou da área dentro do prazo de 05 dias úteis decorridos da realização da prova pela sua turma.  A segunda chamada deverá ser realizada dentro do prazo de 08 dias, contados a partir da data de realização da última avaliação.

20 TRANCAMENTO DO SEMESTRE O estudante tem direito a realizar um total de até quatro trancamentos de semestre durante o curso. O semestre trancado não é contado como tempo utilizado pelo estudante na integralização do currículo. “Não será concedido ao aluno ingressante nos cursos de graduação da UFPE, através de qualquer tipo de processo seletivo ou de transferência por força de lei, o Trancamento da Matrícula durante o primeiro ano de vínculo institucional com a UFPE”. Fonte: Resolução CCEPE n° 03/2008, Art. 4°.

21 MATRÍCULA VÍNCULO Além dos trancamentos de semestre, o estudante poderá realizar, no máximo, mais um ano de trancamento da matrícula-vínculo (Resolução 03/2008, art. 1° ). Diferentemente do trancamento, o semestre no qual o aluno realizou matrícula-vínculo é computado como tempo de permanência do estudante na UFPE.

22 PERDA DE VÍNCULO COM A UFPE O estudante perderá o vínculo institucional com a UFPE se não realizar matrícula no período informado pela PROACAD (Calendário Acadêmico disponível no site da UFPE). Ao perder o vínculo, o estudante só retorna à UFPE por meio de um novo exame vestibular, reintegração ou do Ingresso Extravestibular.

23 RECUSA DE MATRÍCULA (“JUBILAMENTO”) As informações relativas à Recusa de Matrícula estão melhor detalhadas na Resolução 11/2015, cujos destaques serão apresentados a seguir.

24 RECUSA DE MATRÍCULA (“JUBILAMENTO”) - Esgotamento do prazo máximo estabelecido pela UFPE; - obtenção de 04 (quatro) reprovações, independente de ser por nota ou falta, consecutivas ou não, no mesmo componente curricular ou equivalentes; -Obtenção de reprovação por 2 (dois) semestres, por falta ou por nota, consecutivos ou não, em todos os componentes curriculares; - Obtenção de coeficiente de rendimento escolar inferior a 3 (três), por 2 (dois) semestres, consecutivos ou não; - Não realização da matrícula acadêmica (matrícula em componentes curriculares, trancamento do semestre letivo ou matrícula vínculo) nos prazos previstos no calendário acadêmico da UFPE. CONDIÇÕES PARA A RECUSA DE MATRÍCULA :

25 RECUSA DE MATRÍCULA (“JUBILAMENTO”) O estudante que estiver em risco de ter a matrícula recusada será cientificado mediante sig@ acerca do prazo de dez dias para apresentação de justificativas à PROACAD, bem como acerca do PAE; A participação no Programa de Acompanhamento de Estudos deverá ser solicitada pelo aluno que necessite (esteja em risco) através de requerimento dirigido ao Coordenador do Curso. 25

26 POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DIRECIONADAS AO ESTUDANTE

27 POLÍTICAS INSTITUCIONAIS  AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO  AUXÍLIO-CRECHE  BEM-ESTAR MENTAL/PROBEM  PROGRAMA DE MORADIA  BOLSA-PERMANÊNCIA/ MEC  APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS  APOIO AO ESPORTE  BOLSA PROMISAES (PEC-G)  APOIO AO APRENDIZADO  AUXÍLIO-TRANSPORTE

28 Políticas institucionais – PROAES Níveis dos Programas e Auxílios da PAE (Resolução Nº 01/2016) Faixa de Renda Familiar “per capita” (R$) Limite Financeiro Máximo dos Programas e Auxílios da PAE (*) (R$) DEATÉCampus RecifeCampi Agreste e Vitória Nível 1880,001.320,00100,00200,00 Nível 2590,00879,99200,00300,00 Nível 3300,00589,99300,00500,00 Nível 40,00299,99400,00700,00 28

29 Políticas institucionais – PROACAD BolsaCHValor (R$) Observações Bolsa de apoio acadêmico20h /semanais382,00Formação para o trabalho Monitoria12h/semana381,00Através do professor orientador ou do coordenador de monitoria Mobilidade Acadêmica ANDIFESIntercâmbio de até 1 anoBolsa Santander Parceria entre as UFs do Brasil (ANDIFES) PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) Até 16h/semana400,00Apenas para as licenciaturas PET (Programa de Educação Tutorial)400,00Grupos de Estudos BOLSA MÉRITO PEC-G622,00Convênio Internacional (África e América Latina) Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) – CAPES* Letras Português/ Biologia /física /Matemática €870,00Bolsa concedida para o aluno da UFPE cursar até 02 anos em universidades portuguesas e francesas.

30 Políticas institucionais – PROPESQ BolsaCHValor (R$)Observações Graduação Sanduíche (Programa Ciência sem Fronteira - CNPq) Custeará a permanência do aluno pelo período estudo no país. Além da mensalidade na moeda local, são concedidos auxílio instalação, seguro-saúde, auxílio deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio material didático para compra de computador portátil ou tablet. PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) CNPq Acordo com o orientador para execução do projeto 400,00Inscrição realizada pelo professor orientador

31 Políticas institucionais – PROPESQ CONIC (Congresso de Iniciação Científica da UFPE) CONITI (Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFPE) São Congressos realizados anualmente. Os trabalhos no Conic são apresentados pelos alunos - os que participam ou não do Pibic/UFPE – na forma de comunicação oral ou em pôster. Os três melhores trabalhos apresentados em cada área do conhecimento recebem uma premiação da Propesq.

32 Políticas institucionais - PROEXC ENExC (Encontro de Extensão e Cultura) – acontece anualmente, confere certificados aos participantes ouvintes ou os que apresentam trabalho. BolsaCHValorObservações BIA (Bolsa de Incentivo Acadêmico) Mínimo de 12h/semana R$382,00Para calouros oriundos de Escola pública Bolsas em Projetos de Extensão (BEX) Mínimo de 12h/semana R$382,00Indicação pelo professor orientador

33 Políticas institucionais – CAC/NLC (alemão, francês, inglês, italiano, espanhol e português para estrangeiro) BolsaCHValor (R$)Observações NLC (Núcleo de Línguas e Culturas) 4h/semana (1 turma) 8h/semana (2 turmas) 12h/semana (3 turmas) 218,00 + 40,00 436,00 + 40,00 654,00 + 60,00 Bolsas para estágio como professor Cursos: Inglês, Inglês Instrumental, Espanhol, francês, alemão e Italiano Vinculado – R$ 400,00 por semestre (básico 1) / R$ 360,00 por semestre (a partir do básico 2) Não vinculado – R$ 450,00 por semestre (básico 1)/ R$ 360,00 por semestre (a partir do básico 2) Português para Estrangeiros R$ 475,00 por semestre Intercambista / PEC-G – R$ 25,00 por semestre

34 . CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO 34/39

35 Missão Desenvolver cultura, ciência e tecnologia no âmbito das artes e da comunicação. Ao longo do tempo, formar profissionais nas duas áreas, planejando e implementando atividades de ensino, pesquisa e extensão.

36 ESPAÇOS DO CAC Auditórios Núcleo de Línguas Praça Professor Antônio Bezerra Baltar Hall

37 ESPAÇOS DO CAC Anfiteatro 37

38 ESPAÇOS DO CAC Laboratórios de Informática Biblioteca Joaquim Cardozo

39 ESPAÇOS DO CAC Galeria Capibaribe

40 ESPAÇOS DO CAC Teatro Milton Baccarelli

41 ESPAÇOS DO CAC Espaço de Convivência dos D.A.s Cantina

42 O DIRETÓRIO ACADÊMICO É a entidade estudantil que representa todos os estudantes de um curso. Dentre as suas funções, podemos destacar: organização de atividades acadêmicas extra-curriculares como debates, discussões, palestras, semanas temáticas, recepção de calouros e realização de projetos de extensão; encaminhamento, mobilização e organização de reivindicações e ações políticas dos estudantes; mediação de negociações e conflitos individuais e coletivos entre os estudantes e a instituição, além de realização de atividades culturais como feiras de livros e festivais diversos. PARTICIPE DO SEU D.A.!!!

43 DEPARTAMENTOS E CURSOS DepartamentoCurso Arquitetura e Urbanismo Ciência da InformaçãoBiblioteconomia Gestão da Informação Comunicação SocialJornalismo Publicidade e Propaganda Rádio, TV e Internet Cinema e Audiovisual Design Expressão Gráfica

44 DEPARTAMENTOS E CURSOS DepartamentoCurso Letras Licenciatura em Letras / Libras (2014.2) Licenciatura em Letras / Português Licenciatura em Letras / Espanhol Licenciatura em Letras /Inglês Licenciatura em Letras / Francês Licenciatura em Letras / Português a Distância (2008.1) Licenciatura em Letras / Espanhol a Distância (2010.2) Bacharelado em Estudos Linguísticos e Literários MúsicaCanto Instrumento Licenciatura Teoria da Arte e Expressão Artística Artes Visuais Dança Teatro

45 MestradoDoutorado Desenvolvimento Urbano e Regional (1975) Desenvolvimento Urbano e Regional (1998) Ciência da Informação (2010)- Letras (1976) Profissional em Letras (2013) Letras (1993) Comunicação Design (2004) Profissional em Ergonomia (2013) Design (2010) Artes Visuais (2010 - UFPB/UFPE)- Pós-Graduação

46 “A Universidade é o melhor lugar do mundo para fazer do mundo um lugar melhor!” Por fim, nunca se esqueça de que... Fonte: Plano Nacional da Educação (PNE) (http://pne.cut.org.br/artigos/a-fasubra-na-construcao-do-pne)

47 Produção deste Material SEAP – Setor de Estudos e Assessoria Pedagógica Alery Felinto Santana Érica Brito de Santana Ferreira Joene Maria Crespo Costa Valéria Cristina Pereira da Rocha e Silva (coordenadora) Contatos Institucionais 1. Diretoria do CAC Fone: 2126-8301 Fax: 2126-8301 E-mail: dircac@ufpe.br ou dircac@yahoo.com.brdircac@ufpe.brdircac@yahoo.com.br Website:http://www.ufpe.br/cac 2. SEAP Fone: 2126-8314 E-mail: seapcac@yahoo.com.brseapcac@yahoo.com.br

48 Quer rever este material? Esta apresentação encontra-se disponível no seguinte endereço eletrônico: http://www.ufpe.br/cac 48/39


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