A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações."— Transcrição da apresentação:

1 GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações Senso a Senso Limpeza e Saúde

2 GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças O que é 5’S O 5s é um Programa de Qualidade que trata da arrumação, da ordem, da limpeza, do asseio e da autodisciplina do trabalho e do trabalhador, buscando promover uma melhoria na organização através de consciência e responsabilidade de todos, tornando o ambiente de trabalho mais agradável, seguro e produtivo.

3 GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças O que é 5’S Foi desenvolvido com o objetivo de transformar as atitudes das pessoas e os ambientes, gerando melhor qualidade de vida aos trabalhadores, redução de custos e de desperdícios, e aumento da produtividade.

4 GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Senso a Senso O NOME 5S PROVÉM DE CINCO PALAVRAS DO IDIOMAS JAPONÊS, INICIADAS COM A LETRA ‘‘S’’:  SEIRI: Senso de utilização;  SEITON: Senso de organização;  SEISO: Senso de limpeza;  SIKETSU: Senso de saúde;  SHITSUKE: Senso de autodisciplina.

5 GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças RESULTADOS OBTIDOS Produtos dos Sensos de Utilização e Organização

6 GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Resultados Obtidos Esse espaço fica reservado para a colocação dos resultados provenientes dos sensos 1 e 2. Coloque aqui fotos de antes e depois, depoimentos, compare a diferença dos resultados obtidos com a aplicação antes e depois do Formulário de Avaliação aos funcionários.

7 GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças SENSO DE LIMPEZA

8 GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Senso a Senso LIMPEZA: limpar e cuidar do ambiente de trabalho. Significa manter tudo limpo, agora que você já tirou tudo que era desnecessário e deixou tudo em ordem, é preciso manter a limpeza do ambiente, dos materiais e dos equipamentos. Lema: Melhor que limpar é não sujar.

9 GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Senso a Senso Procedimentos a serem adotados: 1.Educar para não sujar; –É importante que os funcionários se reeduquem. Só quando a conservação da limpeza estiver na rotina e no inconsciente da equipe é que o Senso 3 estará de fato sendo cumprido. 2.Descobrir e eliminar as fontes de sujeira; –Para que a sujeira acabe é necessário que suas fontes sejam eliminadas. As vezes simples atos cumprem tal tarefa, por exemplo, um tapete na entrada pode impedir que a sujeira das ruas venha para o chão da sala.

10 GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Senso a Senso 3.Manter limpos mesas, armários, gavetas, equipamentos, ferramentas, mobiliários e verificar o estado de uso enquanto se faz a limpeza; –É só quando se tem cuidado com as coisas que se consegue conservá-las. Manter equipamentos, mobiliários e materiais limpos é fundamental para aumentar a vida útil dos mesmos que gera economia e conforto. 4. Todos devem se comprometer com a limpeza. –Todos têm que entender que a limpeza do ambiente de trabalho depende de cada um. Todos são igualmente importantes, não só o pessoal da limpeza que tem que se preocupar com a sujeira.

11 GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Dicas Úteis Dicas e informações úteis: –As plantas também devem estar limpas e bem cuidadas. Se elas estão no ambiente de trabalho elas não podem ser deixadas de lado. Vale lembrar que elas também não estejam obstruindo a passagem (Senso de Organização!) –É importante atentar para as áreas de uso comum, como banheiros, cozinhas/copas, salas de reunião etc. –A área de descarte também deve estar limpa, com o descarte periódico dos materiais desnecessários. –Consulte sempre o “Formulário de Avaliação”, é nele que estão as metas a se alcançar e os requisitos a se seguir.

12 GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças SENSO DE SAÚDE

13 GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Senso a Senso SAÚDE: tornar saudável o ambiente de trabalho. Significa zelar pela saúde e higiene. Não adianta mantermos o local de trabalho limpo se não cuidarmos de nossa higiene pessoal. A saúde também é observada pelo bem estar e bom relacionamento entre os funcionários e colaboradores. Melhorando a qualidade de vida do trabalhador, melhora-se também a qualidade do trabalho. Lema: Ambiente saudável, trabalhador saudável.

14 GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Senso a Senso Procedimentos a serem adotados: 1.Observar as práticas de segurança no trabalho; –A segurança no trabalho deve ser observada e inspecionada de perto por conta da sua enorme importância para o trabalhador. Produtos químicos devem ser manuseados de maneira correta, assim com os equipamentos de proteção individual (EPI’s), quando necessários, utilizados a todo momento. Não se pode descuidar, segurança é saúde. 2.Pensar e agir positivamente e coletivamente; –Saúde não é só a física mas também a mental e psicológica. A equipe deve apresentar bom relacionamento, prazer em trabalhar, estar motivada e experimentar um clima agradável que contribua para um maior rendimento

15 GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Senso a Senso 3.Valorizar a aparência pessoal e da empresa; –A higiene e aparência pessoal são muito importantes. Não é a marca ou o preço da roupa que caracteriza uma boa aparência, mas sim o asseio e o bom senso. O trabalho é um local sério e deve se portar e vestir como tal. A empresa é um reflexo do trabalhador. 4.Evitar todas as formas de poluição. –O trabalho deve ser um local arejado, com boa iluminação, e sem barulhos para que as atividades possam ser realizadas da melhor forma possível. É importante atentar para esse questão.

16 GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Dicas Úteis Dicas e informações úteis: –A dengue é uma realidade brasileira e não podemos bobear com ela. Deve-se sempre estar atento com a água parada nos vasos de plantas ou outros recipientes que possam ser focos da doença. –Procurar deixar o ambiente de trabalho o mais ventilado possível, com muita entrada de sol. –Incentivar a integração da equipe. O bom relacionamento é um agente motivacional dos mais importantes. –Consulte sempre o “Formulário de Avaliação”, é nele que estão as metas a se alcançar e os requisitos a se seguir.

17 GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças RESULTADOS ESPERADOS

18 GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Resultados Resultados esperados após a implementação dos Sensos 3 e 4 – Limpeza e Saúde: –Mais saúde para o trabalhador; –Conscientização da manutenção da limpeza; –Aumento na segurança do trabalhador; –Melhora a conservação dos patrimônios; –Aumento da auto-estima no trabalho; –Melhoria no relacionamento da equipe; –Melhoria na Qualidade de Vida


Carregar ppt "GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google