A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANEJAMENTO “O Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva” Fevereiro/2016.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANEJAMENTO “O Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva” Fevereiro/2016."— Transcrição da apresentação:

1 PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANEJAMENTO “O Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva” Fevereiro/2016

2

3 PNE – PDI - TAM – Lei / PPI Planejamento Execução Acompanhamento Monitoramento Avaliação/Resultados Planejamento Plano Anual de Trabalho Ações/Atividades planejadas Relatórios quadrimestrais/ reuniões por áreas ou setores/Atas, etc. Relatório de Gestão/Indicadores Institucionais

4 1.5 Objetivos estratégicos do IFRR Fortalecer continuadamente a qualidade do ensino Descrição: Melhorar os resultados da aprendizagem, reduzindo as desigualdades educacionais no interior da instituição e reduzir o índice de retenção e de evasão escolar. Dimensão: Ensino

5 1. Realizar 100% das ações de formação continuada de diretores de ensino, de professores de coordenadores de curso, de coordenadores pedagógicos do ensino técnico e de graduação, como também dos pedagogos e dos Técnicos em assuntos educacionais. 2. Aumentar o número de concluintes em relação ao número de matriculados/ingressantes e reduzir o índice de evasão e retenção. 3. Fomentar a Melhoria dos programas de melhoria da qualidade da educação básica Metas para

6 Ação 1. Fórum Interno do Ensino Objetivo: a) acompanhar a execução e evolução das políticas de ensino, propondo estratégias para sua execução. b) propor soluções para as questões educacionais. Benefícios: Alinhamento das ações do ensino. Participação coletiva nas discussões sobre o ensino. Definição de estratégias para o alcance das metas. Ação 2. Formação Continuada das Equipes Técncio- Pedagógicas. Objetivo: fortalecer o planejamento e a execução do trabalho pedagógico desenvolvido no IFRR. Benefícios: 1. Melhoria da qualidade do planejamento e do trabalho pedagógico desenvolvido. 2. Melhoria da qualidade do processo ensino- aprendizagem dos cursos ofertados. 3. Fortalecimento das Diretrizes Pedagógicas e do Trabalho Pedagógico desenvolvido no âmbito do IFRR. 4. Melhoria nos índices de evasão e retenção dos cursos do IFRR. 5. Equipe técnico-pedagógica aperfeiçoada/qualificada para desenvolver suas atividades com vistas a melhorar o apoio e suporte ao trabalho dos professores.

7 Ação 2. Congresso Pedagógico Intercampus e Seminário dos Programas e Projetos do Ensino Objetivo: promover discussões e reflexões acerca da gestão pedagógica e do trabalho pedagógico desenvolvido no IFRR. Benefícios: ▪ interação e troca de experiências entre as equipes pedagógicas do IFRR. ▪ fortalecimento e valorização do trabalho pedagógico desenvolvido. melhoria nas ações da gestão pedagógica no âmbito do IFRR. ▪ Formação Continuada das equipes pedagógicas do IFRR. Ação 3. Encontro dos Pedagogos e TAE Objetivo: planejamento e alinhamento das ações do ensino para Benefícios: Ações alinhadas. Socialização dos planos de ação. Interação entre os profissionais. Fortalecimento do trabalho pedagógico.

8 Ação 4. Encontro de Graduação Objetivo: promover discussões e reflexões a cerca das políticas e do desenvolvimento dos cursos de graduação ofertados pelo IFRR. Benefícios: Fortalecimento das ações, atividades e desenvolvimento currícular dos cursos de graduação. Ação 5. Encontro do Ensino Técnico Objetivo: promover discussões e reflexões acerca das políticas e do desenvolvimento dos cursos técnicos ofertados pelo IFRR. Benefícios: Fortalecimento das ações, atividades e desenvolvimento currícular dos cursos técnicos.

9 Ação 6. Encontro de Coordenadores de Curso Objetivo: discutir, refletir sobre o trabalho desenvolvido pelos coordenadores de curso do IFRR. Benefícios: Alinhamento das ações desenvolvidas. Fortalecimento do trabalho desenvolvido pelos coordenadores de curso. Ação 7. Seminário do PROEJA Objetivo: promover discussões e reflexões acerca da gestão pedagógica e do trabalho pedagógico desenvolvido no IFRR. Benefícios: Definição de diretrizes para elaboração de plano de ação PROEJA. Oportunizar aos jovens e adultos ingresso no ensino profissional. Aumentar a oferta do PROEJA.

10 Ações/Atividades... Apoiar a execução dos Programas INOVA (R$ ,00), Bolsa Monitoria (R$ ,00), PARFOR, PIBID, LIFE, 20RJ, Saberes Indígenas na Escola. Assessorar os campus na execução do Plano estratégico institucional de permanência e êxito dos estudantes do IFRR. Realizar o acompanhamento/monitoramento aos campus. Acompanhar as políticas de ensino nos campus, por meio de Relatórios quadrimestrais. Elaborar o projeto de apoio a capacitação e formação inicial de profissionais da Educação Basica do Estado de Roraima, por meio da Ação Saberes Indígenas na Escola e recursos financeiros da Ação 20RJ Garantir a representatividade do IFRR na discussão local, regional e nacional sobre as políticas etnoeducacionais, inclusivas e para a diversidade Publicação da revista Ensino em Debate (2016) Publicação do Manual do Estudante do IFRR (2016)

11 Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. (Rubem Alves)

12 OBRIGADA!


Carregar ppt "PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANEJAMENTO “O Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva” Fevereiro/2016."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google