A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA P P esquisa Fundamentos da Científica Prof. Fabiano Roxo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA P P esquisa Fundamentos da Científica Prof. Fabiano Roxo."— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA P P esquisa Fundamentos da Científica Prof. Fabiano Roxo

2 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA P P esquisa Fundamentos da Científica

3 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA P P esquisa Fundamentos da Científica Prof. Fabiano Roxo

4 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA O QUE É CONHECIMENTO?

5 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA Epistemologia (do grego "episteme" - ciência, conhecimento; "logos" - discurso), é um ramo da filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados à crença e ao conhecimento. Pode-se afirmar que a epistemologia se origina em Platão. Ele opõe a crença ou opinião ("doxa", em grego) ao conhecimento. O CONHECIMENTO

6 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA CONHECIMENTO POPULAR CONHECIMENTO CIENTÍFICO CONHECIMENTO FILOSÓFICO CONHECIMENTO RELIGIOSO * testado a todo o momento VALORATIVO REAL (FACTUAL) VALORATIVOVALORATIVO REFLEXIVOCONTINGENTERACIONAL INSPIRACIONAL ASSISTEMÁTICO SISTEMÁTICOSISTEMÁTICOSISTEMÁTICO VERIFICÁVELVERIFICÁVEL N-VERIFÍCÁVELN-VERIFICÁVEL FALÍVELFALÍVELINFALÍVELINFALÍVEL INEXATOAPROX. EXATOEXATOEXATO O CONHECIMENTO

7 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA CONHECIMENTO POPULAR CONHECIMENTO CIENTÍFICO CONHECIMENTO FILOSÓFICO CONHECIMENTO RELIGIOSO * testado a todo o momento A água é um líquido que mata a sede H 2 O 2 átomos de hidrogênio e 1 de oxigênio A água é a essência da vida A água é um presente de Deus. É sagrada O CONHECIMENTO – A “ÁGUA”

8 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA O QUE É PESQUISA? (Gil,2008:17) Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos.

9 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA O QUE É PESQUISA? (Gil,2008:17) A pesquisa é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema.

10 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA O QUE É PESQUISA? (Gil,2008:17) A pesquisa é desenvolvida mediante o concurso dos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos.

11 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA “A análise e a síntese acabam sendo as duas faces do mesmo interesse científico pela verdade. Esses processos (análise e síntese) são inversos, mas complementares, e são a base de todos os métodos científicos”. PESQUISA - ANÁLISE E SÍNTESE SÍNTESE PRIMÁRIA – Consiste no conhecimento prévio e superficial do objeto a ser pesquisado. Pode ser considerada uma síntese primária.

12 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA ANÁLISE – é o método geral de que se utilizam todas as ciências. O interesse pela minúcia, pela exatidão, com a semelhança ou analogias, com a diferença entre os objetos e seres. Fragmenta o objeto para o seu estudo minucioso. Corresponde à indução. SÍNTESE FINAL – Consiste na reconstituição do todo dividido no momento da análise. Faz-se necessária para que haja coerência e coesão entre todas as partes. Corresponde à dedução. PESQUISA - ANÁLISE E SÍNTESE

13 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA OBJETO-FENÔMENO-TEMA SÍNTESE PRIMÁRIA ANÁLISE SÍNTESE FINAL OBSERVAÇÃO INTREPRETAÇÃO IDENTIFICAÇÃO PESQUISA - ANÁLISE E SÍNTESE

14 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA EXPLORATÓRIAS – que têm como objetivo proporcionar maior familiaridade como o problema, com vistas a torná- lo mais explícito ou o aprimoramento de idéias. DESCRITIVAS – que têm como objetivo primordial a descrição das características de determinado fenômeno, ou o estabelecimento de relações de variáveis. EXPLICATIVAS – que têm como preocupação central identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência de determinados fenômenos. Com base nos objetivos gerais de pesquisa, estas podem ser classificadas como: OS TIPOS DE PESQUISA (Gil,2008:41-42)

15 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA Bibliográfica Documental Experimental Ex pos-facto Estudo de coorte Levantamento Estudo de Campo Estudo de caso Pesquisa-ação Pesquisa-participante Com base nos procedimentos técnicos, as pesquisas podem ser classificadas como: OS TIPOS DE PESQUISA (Gil,2008:44-56)

16 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA TESE (Henriques, 2000:49) DEFINI Ç ÃO – “ t é sis ” (a ç ão de pôr, de colocar), assenta-se no verbo grego “ t í teme ”. CONCEITO – Tese é a obra composta para se alcan ç ar o grau de doutor, com o objetivo de demonstr á -la e defendê-la. CONSTITUI Ç ÃO – Estruturalmente, de três partes: (a) introdu ç ão, (b) desenvolvimento, (c) conclusão. A PRODUÇÃO CIENTÍFICA

17 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA DEFINI Ç ÃO – “ dis ” (prefixo indicador de separa ç ão, afastamento, dispersão) + “ sertare ” (ajuntar, enla ç ar, ligar, entrela ç ar). CONCEITO - É exposi ç ão e desenvolvimento (oral ou escrito) de assunto determinado, por meio de palavras ou expressões que se encadeiam. Assume sentido de defesa de um assunto para se obter o t í tulo de mestre ou mestrado. CONSTITUI Ç ÃO – Estruturalmente, de três partes: (a) introdu ç ão, (b) desenvolvimento, (c) conclusão. DISSERTAÇÃO (Henriques, 2000:43) A PRODUÇÃO CIENTÍFICA

18 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA DEFINI Ç ÃO – “ monos ” (um, ú nico) + “ graphia ” (escrita). O sentido literal é, pois, “ escrito de um s ó assunto ”. CONCEITO – Documento que apresenta a descri ç ão exaustiva de determinada mat é ria, abordando aspectos cient í ficos, hist ó ricos, t é cnicos, econômicos e outros. ASPECTOS PRINCIPAIS – car á ter cient í fico, assunto e mat é ria espec í ficos, profundidade, descri ç ão exaustiva. CONSTITUI Ç ÃO – Estruturalmente, de três partes: (a) introdu ç ão, (b) desenvolvimento, (c) conclusão. MONOGRAFIA (Henriques, 2000:45) A PRODUÇÃO CIENTÍFICA

19 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA MONOGRAFIA (Lakatos e Marconi,2008:262,263)) A PRODUÇÃO CIENTÍFICA A monografia apresenta as seguintes características: trabalho escrito, sistemático e completo; tema específico ou particular de uma ciência ou parte dela; estudo pormenorizado e exaustivo, abordando vários aspectos; tratamento preciso e claro, enfocando diversas questões sobre o assunto; metodologia científica; contribuição importante, original e pessoal para a ciência; contribuição para a própria formação.

20 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA QUANDO SE TEM DOUTORADO O dissacarídeo de fórmula C12H22O11, obtido através da fervura e da evaporação de H2O do líquido resultante da prensagem do caule da gramínea Saccharus officinarum, (Linneu, 1758) isento de qualquer outro tipo de processamento suplementar que elimine suas impurezas, quando apresentado sob a forma geométrica de sólidos de reduzidas dimensões e restas retilíneas, configurando pirâmides truncadas de base oblonga e pequena altura, uma vez submetido a um toque no órgão do paladar de quem se disponha a um teste organoléptico, impressiona favoravelmente as papilas gustativas, sugerindo impressão sensorial equivalente provocada pelo mesmo dissacarídeo em estado bruto, que ocorre no líquido nutritivo de alta viscosidade, produzindo nos órgãos especiais existentes na Apismellifera. (Linneu, 1758) No entanto, é possível comprovar experimentalmente que esse dissacarídeo, no estado físico-químico descrito e apresentado sob aquela forma geométrica, apresenta considerável resistência a modificar apreciavelmente suas dimensões quando submetido a tensões mecânicas de compressão ao longo do seu eixo em conseqüência da pequena capacidade de deformação que lhe é peculiar.

21 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA QUANDO SE TEM MESTRADO A sacarose extraída da cana de açúcar, que ainda não tenha passado pelo processo de purificação e refino, apresentando- se sob a forma de pequenos sólidos tronco-piramidais de base retangular, impressiona agradavelmente o paladar, lembrando a sensação provocada pela mesma sacarose produzida pelas abelhas em um peculiar líquido espesso e nutritivo. Entretanto, não altera suas dimensões lineares ou suas proporções quando submetida a uma tensão axial em conseqüência da aplicação de compressões equivalentes e opostas.

22 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA QUANDO SE TEM GRADUAÇÃO A sacarose extraída da cana de açúcar, que ainda não tenha passado pelo processo de purificação e refino, apresentando- se sob a forma de pequenos sólidos tronco-piramidais de base retangular, impressiona agradavelmente o paladar, lembrando a sensação provocada pela mesma sacarose produzida pelas abelhas em um peculiar líquido espesso e nutritivo. Entretanto, não altera suas dimensões lineares ou suas proporções quando submetida a uma tensão axial em conseqüência da aplicação de compressões equivalentes e opostas.

23 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA QUANDO SE TEM ENSINO MÉDIO Açúcar não refinado, sob a forma de pequenos blocos, tem o sabor agradável do mel, porém não muda de forma quando pressionado.

24 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA QUANDO SE TEM ENSINO FUNDAMENTAL Açúcar mascavo em tijolinhos tem o sabor adocicado, mas não é macio ou flexível.

25 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA QUANDO NÃO SE TEM ESTUDO Rapadura é doce, mas não é mole, não!


Carregar ppt "FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA P P esquisa Fundamentos da Científica Prof. Fabiano Roxo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google