A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIA DO NÃO FUMADOR 17 de Novembro Trabalho Realizado pela turma 11ºL 2006/2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIA DO NÃO FUMADOR 17 de Novembro Trabalho Realizado pela turma 11ºL 2006/2007."— Transcrição da apresentação:

1 DIA DO NÃO FUMADOR 17 de Novembro Trabalho Realizado pela turma 11ºL 2006/2007

2 No dia do não fumador Cuida dos teus pulmões Não fumes, por favor, Ou ficam como carvões.

3 Pelo seu coração...Não Fume ! Os hábitos tabágicos são, sem dúvida, responsáveis por perturbações graves da saúde, com encurtamento da duração da vida e com restrição na sua qualidade. Todos nós conhecemos a bronquite crónica tabágica: a tosse, a expectoração e a dificuldade respiratória. Para o fumador fazer um esforço físico significa um grande sacrifício.

4 Constituintes do tabaco

5 Cancro do Pulmão O Cancro do Pulmão aparece quase exclusivamente em fumadores. Os fumadores de mais de um maço de cigarros por dia têm quatro vezes mais enfartes do miocárdio que os não fumadores e estes, quando têm enfartes, têm-nos dez anos mais tarde que os consumidores de tabaco. O tabagismo é, sem dúvida, um risco cardíaco, favorecendo o aparecimento da Angina de Peito e do Enfarte do Miocárdio, mas sobretudo encurta a vida, é um dos factores de risco que conduz à morte.

6 Cancro O tabaco é responsável por: -30% das mortes por cancro; -90% das mortes por cancro de pulmão. Os outros tipos de cancro: -Cancro de boca, laringe, faringe, esófago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero. Fumar está associado a um aumento de risco de uma diversidade de cancros. O tabaco tem quase 5 000 componentes: -Mais de 50 demonstraram ser cancerígenos; -Cerca de 30% de todos os cancros, em países desenvolvidos, estão relacionados com o tabaco.

7 Cancro  Cancro do pulmão.  Cancro da cavidade oral (lábios, boca, língua), laringe e faringe.  Cancro do esófago.  Cancro do pâncreas.  Cancro da bexiga e rins.  Cancro do colo do útero.

8 Doenças Cardiovasculares  25% das mortes causadas pelo uso do cigarro provocam doenças coronárias  Cardiopatia isquémica.  Doença vascular periférica (arteriosclerose).  Doença cérebro vascular (AVC).

9 Outras doenças  Doenças relacionadas com hormonas (menopausa precoce, osteoporose).  Doenças respiratórias (bronquite crónica, enfisema e asma).  Doenças gastrointestinais (doença de refluxo gastro-esofágico, úlcera péptica).

10 Doenças relacionadas com o tabaco:

11 Cancro da lábio e cancro de língua.

12  Não fumador  Fumador

13 Tabagismo no mundo  O hábito de fumar (tabagismo) - acto voluntário de inalar o fumo da queima do tabaco - independentemente da qualidade, quantidade ou frequência, constitui a causa mais importante de mortalidade evitável nos países desenvolvidos.  O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.  Na Europa, o fumo do tabaco é responsável por um milhão e 200 mil mortes anuais, prevendo-se que, em 2020, este número ascenda a dois milhões.

14 Pílula + Tabagismo = Risco muito elevado É necessária a abstenção do consumo de tabaco nos indivíduos já com doenças cardiovasculares ou com outros factores de risco associados. Nas outras pessoas, a meta a atingir terá de ser sempre a abstenção do cigarro, mas naquelas que estão muito dependentes do tabaco devem procurar, numa primeira fase, a redução para menos de dez cigarros por dia. Devem saber dos riscos que correm não só elas próprias mas também as pessoas com quem convivem; no trabalho, em casa e noutros locais.


Carregar ppt "DIA DO NÃO FUMADOR 17 de Novembro Trabalho Realizado pela turma 11ºL 2006/2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google