A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MODELO BIG 6 ACTIVIDADE DE LITERACIA DA INFORMAÇÃO BIBLIOTECAS ESCOLARES Agrupamento de Escolas da Sertã.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MODELO BIG 6 ACTIVIDADE DE LITERACIA DA INFORMAÇÃO BIBLIOTECAS ESCOLARES Agrupamento de Escolas da Sertã."— Transcrição da apresentação:

1 O MODELO BIG 6 ACTIVIDADE DE LITERACIA DA INFORMAÇÃO BIBLIOTECAS ESCOLARES Agrupamento de Escolas da Sertã

2 Estás no 2º Ciclo. Tens várias disciplinas. É natural que os professores te comecem a pedir que realizes trabalhos de pesquisa. É natural que comecem a surgir algumas dúvidas e alguns problemas. Como e por onde vou começar a fazer o meu trabalho de pesquisa? Onde vou encontrar a informação necessária? O que é que eu faço com tanta informação? Como vou organizar a informação? Como vou apresentar a informação? BEM-VINDO À BIBLIOTECA!

3 Agrupamento de Escolas da Sertã JÁ SEI! PRECISAS DE UM GUIA. ESSE GUIA É O BIG 6 – UM MODELO EM SEIS ETAPAS. MODELO BIG 6

4 BIG 6 ETAPA 1 – DEFINIÇÃO DA TAREFA ESCOLHER A TAREFA/O TEMA Agrupamento de Escolas da Sertã A floresta A floresta e a vida A floresta e a saúde A floresta e as matérias- primas A floresta e o fogo Conselho: Não escolhas um tema muito vasto. Reduz o âmbito da pesquisa.

5 Agrupamento de Escolas da Sertã BIG 6 ETAPA 2 – ESTRATÉGIAS DE PESQUISA DE INFORMAÇÃO COMO E ONDE DEVO PROCURAR? Antes de iniciares esta etapa, deves estabelecer um plano de trabalho, porque tens de decidir. Onde vou procurar a melhor informação para o tema? Quais as melhores fontes de informação ao meu dispor? Nota: Na Biblioteca, encontrarás informação sobres os lugares/sítios onde podes encontrar diferentes fontes de informação.

6 Agrupamento de Escolas da Sertã BIG 6 ETAPA 3 – LOCALIZAÇÃO E ACESSO Nesta etapa estás a investigar. Para investigar em qualquer documento precisas de ferramentas de pesquisa. Nota: Deves pedir ajuda ao teu professor ou ao professor/funcionário que se encontre na Biblioteca Escolar.

7 Agrupamento de Escolas da Sertã BIG 6 ETAPA 4 – UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EXTRAIR O QUE É IMPORTANTE O que é utilizar a informação? é LER é VER/VISUALIZAR é OUVIR é INTERAGIR Para decidir o que é útil e o que é inútil. Podes: tomar notas fazer resumos preencher grelhas fazer um esquema fazer um gráfico (…) Nota: Deves tomar nota de todos os documentos que consultares. Irão constituir a BIBLIOGRAFIA.

8 Agrupamento de Escolas da Sertã BIG 6 ETAPA 5 – SÍNTESE ORGANIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO RECOLHIDA Estás pronto para responder à questão da 1ª Etapa. Deves organizar e (re)estruturar todas as informações que recolheste, não te esquecendo que as tuas opiniões são muito importantes. Não te limites a reproduzir o que leste ou copiaste na Internet.

9 Agrupamento de Escolas da Sertã BIG 6 ETAPA 5 – SÍNTESE Apresentação do trabalho Ideias para apresentação do trabalho: -Apresentação oral; -Apresentação multimédia (ppt, …); - Dramatização; -Folheto/desdobrável; - Cartaz; -… Nota: Mais tarde, irão aprender a apresentar os trabalhos, na forma de trabalho escrito e/ou em suporte electrónico.

10 Agrupamento de Escolas da Sertã BIG 6 ETAPA 6 – AVALIAÇÃO Deve ser feita por ti, ao trabalho que realizaste. Completei a tarefa? Corresponde ao que pediu o professor? Poderia ter feito melhor? O que foi que aprendi? Consegui/encontrei a informação que necessitava? A informação que encontrei correspondia às necessidades identificadas na primeira etapa?

11 Agrupamento de Escolas da Sertã BIG 6 BIBLIOGRAFIA EISENBERG, Mike e BERKOWITZ, Bob, El modelo Big6 para la solución de problemas de información, [em linha], [consultado em 11 de Janeiro de 2010], disponível em: http://www.eduteka.org/tema_mes.php3?TemaID=0009 http://www.eduteka.org/tema_mes.php3?TemaID=0009 EISENBERG, Mike e BERKOWITZ, Bob, The Big6, [em linha], [consultado em 11 de Janeiro de 2010], disponível em: http://www.big6.com/http://www.big6.com/ http://www.percursos.net/becre/modelobig6.htmhttp://www.percursos.net/becre/modelobig6.htm, [em linha], [consultado em 11 de Janeiro de 2010]


Carregar ppt "O MODELO BIG 6 ACTIVIDADE DE LITERACIA DA INFORMAÇÃO BIBLIOTECAS ESCOLARES Agrupamento de Escolas da Sertã."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google