A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Treino para Pais e Professores Web Health Application for PHDA Monitoring Desenvolvido por: Manuela Sanches-Ferreira Miguel Santos Mónica Silveira-Maia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Treino para Pais e Professores Web Health Application for PHDA Monitoring Desenvolvido por: Manuela Sanches-Ferreira Miguel Santos Mónica Silveira-Maia."— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Treino para Pais e Professores Web Health Application for PHDA Monitoring Desenvolvido por: Manuela Sanches-Ferreira Miguel Santos Mónica Silveira-Maia Sílvia Alves Com colaboração de: Antonella Chifari (Coordenadora do Projecto) Equipa do WHAAM

2 Guião da sessão 1.Apresentação do programa de treino – objectivos, estrutura e metodologia – e demonstração da Aplicação WHAAM Web – (20 minutos) 2.Características mais comuns da criança/ Jovem ( C&J) - (Exercício individual 1) – 5 minutos 3.Breve introdução à PHDA, sintomas, impacto na vida da criança e jovem (C&J) e tratamentos; (Apresentação teórica (15’) + Exercício individual 2 (10’) – 25 minutos 4.Introdução à Avaliação Funcional do Comportamento e ao propósito/função dos comportamentos desafiantes/problemáticos. – (Apresentação teórica, exemplos) – 20 minutes 5.Perguntas No final desta sessão pretendemos que: Compreendam que qualquer comportamento serve uma função específica que consiste na rejeição ou obtenção de algo Sessão 1: Objectivos e Conteúdos

3 Estrutura do Programa de Treino Conteúdos Sessão 1 (Princípios da Avaliação Funcional de Comportamento, AFC) Breve introdução à PHDA, sintomas, impacto na vida da criança e jovem (C&J) e tratamentos; Partilha de experiência de cada um com a PHDA; Introdução à Avaliação Funcional do Comportamento e às diferentes formas que podem ser usadas para averiguar o propósito/função dos comportamentos desafiantes/problemáticos. Sessão 2 (Princípios da AFC) Avaliação Funcional do Comportamento: etapas de implementação - Identificar o comportamento desafiante/problemático -Métodos directos e indirectos de recolha de informação para a linha de base dos comportamentos - Usar a informação da linha de base para formular hipóteses sobre as funções do comportamento Sessão 3 (Intervenção Comportamental, PIC) Discussão sobre a informação da linha de base; Introdução ao Plano de Intervenção Comportamental (PIC) : - Princípios fundamentais e principais técnicas de intervenção Sessão 4 (Desenvolvimento conjunto de AFC) A aplicação WHAAM Em equipa, definição dos comportamentos alvo, dos antecedentes e dos consequentes e, preparação da aplicação WHAAM para registar a informação Duas semanas de intervalo para observação com a aplicação WHAAM Sessão 5 (Desenvolvimento conjunto de PIC) As equipas estabelecem os objectivos comportamentais e organizam estratégias e procedimentos para os alcançar. Programam também a aplicação WHAAM Duas semanas de intervalo para observação com a aplicação WHAAM Sessão 6 (Análise da inf. gráfica) As equipas produzem, analisam e interpretam as informações recolhidas com a aplicação WHAAM e discutem a necessidade de ajustar a intervenção Pais & Prof. Pais;Prof&Profis.Saude Pais;Prof&PS Pais & Prof.

4 Metodologia das sessões 1.Apresentação teórica dos conceitos 2.Demonstração através de exemplos 3.Prática orientada (exercícios realizados nas sessões) 4.Prática independente (situação em casa/escola) 5.Reflexão (esta será a primeira etapa de cada sessão – reflexão sobre a situação real– e.g. Como foi implementar os conceitos de AFC e PIC em casa/escola)

5 Aplicação Web WHAAM Tour da Aplicação 123456 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamento Identificar a função Plano de intervenção Verificar resultados

6 A aplicação WHAAM como suporte à Avaliação Funcional do Comportamento 123456 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamento Identificar a função Plano de intervenção Verificar resultados

7 A aplicação WHAAM como suporte à Avaliação Funcional do Comportamento 123456 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamento Identificar a função Plano de intervenção Verificar resultados

8 A aplicação WHAAM como suporte à Avaliação Funcional do Comportamento 123456 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamento Identificar a função Plano de intervenção Verificar resultados

9 A aplicação WHAAM como suporte à Avaliação Funcional do Comportamento 123456 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamento Identificar a função Plano de intervenção Verificar resultados

10 A aplicação WHAAM como suporte à Avaliação Funcional do Comportamento 123456 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamento Identificar a função Plano de intervenção Verificar resultados

11 A aplicação WHAAM como suporte à Avaliação Funcional do Comportamento 123456 Construir a redeIdentificar o comportamento relevante Observar o comportamento Identificar a função Plano de intervenção Verificar resultados

12 Exercício 1 Seleccione as 5 descrições que melhor caracterizam o comportamento da sua C&J Riley, 1994 – Knowledge of Attention-Deficit Disorder Questionnaire Knowledge of Attention-Deficit Disorder Questionnaire ___ 1. Perde a calma com frequência ___ 2. Irrequieto, mexe repetidamente as mãos e os pés, torce-se quando está sentado ___ 3. Inicia frequentemente lutas (físicas) ___ 4. Tem dificuldades em permanecer sentado quando é necessário ___ 5. Mente com frequência ___ 6. Discute frequentemente com os adultos ___ 7. Frequentemente, não ouve o que os outros lhe estão a dizer ___ 8. Fala excessivamente ___ 9. É frequente agir deliberadamente para aborrecer os outros ___ 10. Tem dificuldade em manter a atenção nas tarefas e nas brincadeiras ___ 11. É frequente mudar de uma actividade ainda incompleta para outra ___ 12. Culpa os outros pelos seus erros ___ 13. Tem em brincar em silêncio ___ 14. Está muitas vezes zangado ___ 15. Distrai-se facilmente com todo o tipo de estímulos ___ 16. Perde frequentemente objectos ___ 17. Rejeita frequentemente os pedidos ou regras dos adultos ___ 18. Tem dificuldade em esperar pela sua vez nos jogos ou situações de grupo ___ 19. Responde antes de as questões estarem concluídas/sem autorização ___ 20. Interrompe ou incomoda os outros ___ 21. Tem dificuldade em concretizar as instruções orais que recebe ___ 22. Envolve-se com frequência em actividades físicas perigosas sem considerar as possíveis consequências ___ 23. Muitas vezes, não tem material escolar adequado ___ 24. Falta ao respeito aos pais, cuidadores, irmãos, colegas, estranhos, etc. ___ 25. Destrói objetos pessoais e de outros

13 Introdução: Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) Uma das condições de saúde mais comuns nas crianças e jovens PHDA é um diagnóstico atribuído a crianças e adultos que demonstram consistentemente determinados comportamentos, designadamente: Desatenção HiperactividadeImpulsividade

14 Tipos de PHDA Predominantemente Desatento Predominantemente Hiperactivo-impulsivo Combinado Desatento&Hiperactivo- impulsivo Significa que a C&J tem sintomas de desatenção, mas não corresponde aos critérios de hiperactividade e impulsividade. Quando a C&J apresenta sintomas de hiperactividade e impulsividade, mas não de desatenção. Quando a C&J apresenta os três sintomas.

15 Tipos de PHDA - características Desatento Hiperactivo-impulsivo Combinado Desatento&Hiperactivo- impulsivo Desatento, lento/vagaroso, desmotivado, “daydreamer” Dificuldade: em manter -se sossegado no mesmo local; parar para pensar/analisar as consequências. Hiperactivo, agitado, desorganizado, desatento, impulsivo

16 Distrai-se com facilidade É “esquecido”, mesmo nas actividades diárias e familiares Não presta atenção aos detalhes, quer nos trabalhos escolares, quer noutras actividades, ou comete erros por descuido Tem dificuldade em manter a atenção nas tarefas ou actividades Ignora um orador, mesmo quando este interage directamente consigo Tem dificuldade em seguir instruções, terminar os trabalhos escolares, perdendo facilmente o foco de atenção Tem dificuldades de organização Não gosta e evita tarefas que exijam um esforço mental por um período de tempo prolongado, como os trabalhos-de-casa Perde com facilidade objectos essenciais, como livros, carteira, chaves, telefone, etc. Sintomas de falta de atenção (DSM-5) – A criança/jovem frequentemente: Sintomas de PHDA - Desatenção Pelo menos 6 dos sintomas acima descritos persistiram por um período superior a 6 meses.

17 Anda ou actua como se estivesse “ligado a um motor” Fala em excesso Tem dificuldade em esperar pela sua vez Movimenta excessivamente as mãos e os pés quando está sentado Levanta-se na sala de aula ou noutras situações em que se espera que esteja sentado Corre ou salta em situações em que é inadequado fazê-lo Dificuldade em brincar ou dedicar-se tranquilamente a actividades de lazer Precipita as respostas antes que as perguntas tenham acabado Interrompe ou interfere nas actividades do outros (ex: intromete-se nos jogos) Sintomas de PHDA – Hiperactividade e Impulsividade Sintomas de hiperactividade e impulsividade (DSM-5) – A criança/jovem frequentemente: Pelo menos 6 dos sintomas acima descritos persistiram por um período superior a 6 meses.

18 A maior parte dos sintomas iniciam antes dos 12 anos de idade Estes sintomas devem manifestar-se em pelo menos dois contextos (ex: escola, casa, com os amigos ou noutras actividades) Existem evidências claras de que os sintomas interferem com o funcionamento da criança/jovem na escola ou em casa, com consequências na capacidade da criança/jovem para socializar com outras pessoas Os sintomas não são explicados por outra condição (ex: perturbação psicótica, perturbação de humor ou de ansiedade) Concomitantemente com os sintomas mencionados de falta de atenção, hiperactividade e impulsividade, a criança/jovem deve satisfazer as seguintes condições (DSM-5): Critérios Adicionais

19 Tratamento da PHDA Tratamento Multimodal – Gestão de comportamento – Suporte às famílias – Apoio de educação especial na escola – Medicação, quando apropriado -Os tratamentos são mais eficazes quando envolvem técnicas de modificação de comportamento aplicadas em casa e na escola (e.g. Pelham, Wheeler & Chronis, 1998) -Intervenções desenhadas com base na avaliação funcional do comportamento demonstraram ser mais eficazes na redução de comportamentos de PHDA (DuPaul & Ervin, 1996; Ervin et al., 1996; Umbreit, 1995).

20 O que é a Avaliação Funcional? Tem como objectivo determinar: a função(s) do comportamento problemático; Os antecedentes e os consequentes – estímulos do ambiente – que aumentam/diminuem a ocorrência do comportamento problemático. “conjunto de estratégias usadas para identificar os antecedentes e as consequências que controlam um comportamento-problema” (Horner, 1994, p. 401).

21 O comportamento serve para: -obter algo -evitar algo A C&J tenta obter ou evitar algo em 3 Domínios/Áreas:  Atenção (dos professores, pais, pares, ou outros) – comportamentos desapropriados para fazer rir os colegas  Objectos tangíveis ou Actividades (obter/evitar algo – actividades ou objectos) – birras quando lhe é negado um brinquedo  Estimulação Sensorial (e.g. ruído ou contacto físico) – Balançar as pernas ou estar sempre a mexer com o lápis Função do Comportamento

22 Avaliação Funcional Os comportamentos inapropriados podem ter a mesma forma, mas diferentes funções. três crianças/jovens podem apresentar o mesmo comportamento (falar com o colega do lado), mas com explicações diferentes: 1 – não percebe a aula; 2 – está sobre-estimulada com a quantidade de material ou interacções na sala; 3 – está a desempenhar uma tarefa de um nível cognitivo inferior ao seu, ou inferior ao do resto da turma. As funções do comportamento não são consideradas inapropriadas, mas o comportamento sim.

23 Na descrição do comportamento tentar perceber a sua função – Quando a C&J recusa participar numa actividade da turma/casa Ele não cumpre/obedece às instruções do professor ao dos pais – Quando a C&J empurra um colega Ele é agressivo com os outros Adaptado de Bobrow(2002) Qual o propósito ou função que o comportamento está a cumprir no contexto da C&J? O PORQUÊ DO COMPORTAMENTO? Qual a necessidade que está a ser satisfeita com este comportamento? Tendemos a referirmo-nos aos comportamentos problemáticos na perspectiva dos efeitos que têm nos outros. Abordar o comportamento problemático em termos daquilo que representa para a C&J.

24 Avaliação Funcional – Modificar os aspectos antecedentes que originam o comportamento – Ensinar e promover formas apropriadas de satisfazer as mesmas necessidades – FUNÇÃO – através do desenvolvimento de comportamentos alternativos/de substituição – Modificar os consequentes, isto é, as respostas das outras pessoas ao comportamento da C&J Adaptado de Bobrow (2002) Quando compreendemos a função do comportamento, podemos então intervir para: Informação de Apoio – Leitura complementar (ppt6)

25 Exercício 2 De que forma a PHDA afecta a vida diária da C&J? Na escola?______________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ Na vida familiar? _________________ _______________________________ _______________________________ _______________________________ Nas interacções sociais? __________________________________________ _______________________________ Informação de apoio Impacto da PHDA (ppt2)


Carregar ppt "Programa de Treino para Pais e Professores Web Health Application for PHDA Monitoring Desenvolvido por: Manuela Sanches-Ferreira Miguel Santos Mónica Silveira-Maia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google