A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA."— Transcrição da apresentação:

1 INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA

2 Os professores em busca de novas perspectivas A importância do papel do professor enquanto “agente” de mudança, favorecendo a compreensão mútua e a tolerância.

3 Modificação do Pensar, do Ensinar Século XXI, os preconceitos étnicos e culturais necessitam ser definitivamente eliminados; *a tolerância e a *compreensão adjetivos propulsores do ensino atual

4 INTERDISCIPLINARIDADE se caracteriza pela complexidade objetivada em substituição à exclusividade de áreas e subáreas do conhecimento.

5 .... Condições de interdisciplinaridade Uma concepção de conhecimento uma concepção de cultura uma concepção de história

6 Concepção de Cultura acúmulo seqüencial quantitativo de informações consideradas verdadeiras e conectadas; importantes por si próprias.

7 Cultura e conexões em rede malhas e nós representam as conexões que dão sentido ao todo complexo que compõem – totalidade dinâmica, aberta e sem fronteiras CULTURA REDE:

8 Cada novo ponto se entrelaça com os antigos de forma própria, numa mudança contínua de configurações...

9 TEIA SIMBÓLICA DO CONHECIMENTO Novas informações só se conectam com as anteriores quando se lhes atribuem significados, que se transformam de acordo com os núcleos ou centros de referência em conhecimentos.

10 SIGNIFICADOS APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AUSUBEL propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz.

11 APRENDIZAGEM Aprendizagem significativa- processo pelo qual os conhecimentos novos são relacionados de modo substantivo com proposições e conceitos relevantes previamente disponíveis na estrutura cognitiva. Aprendizagem memorística ou mecânica – é a antítese da aprendizagem significativa.

12 Comissão Internacional sobre Educação (1996)UNESCO melhorar a educação...os governos necessitam por em prática iniciativas.... melhorar a formação dos professores da educação básica melhorias nos cursos de Formação Inicial (FI) (longo prazo) e na Formação Continuada (FC) curto prazo.

13 em consonância Quatro pilares da Educação 1. Aprender a Conhecer; Conhecer o mundo que o rodeia.... 2. Aprender a Fazer; Como ensinar o aluno a por em prática o que aprendeu?

14 3. Aprender a Viver juntos, aprender a viver com os outros;

15 4. Aprender a Ser; aspectos relevantes na Formação Inicial (FI)

16 Formação continuada A FC não deve ser apenas desenvolvida no âmbito escolar, em período de trabalho, mas, pode ocorrer com momentos intercalados de reflexão do saber com o do saber – fazer. FC professores e demais profissionais que atuam nos órgãos diretivos da escola a familiarizar-se com os últimos progressos de tecnologias da informação e comunicação

17 VISÃO INTERDISCIPLINAR trabalho interdisciplinar e a prática curricular diretamente relacionados, necessidade de mudança curricular na formação do profissional da educação, rompendo com a compartimentalização do conhecimento, para a formação profissionais dotados de visão interdisciplinar, possam pôr em prática o conceito de interdisciplinaridade na escola (GODOY, 1999).

18 Globalização A evolução do mundo é tão rápida exigindo de um bom profissional reflita que apenas a sua boa formação inicial não lhes basta para o resto da vida: estes precisam se atualizar e aperfeiçoar os seus conhecimentos e técnicas, ao longo de toda a vida.

19 Os conteúdos das disciplinas necessitam ser vistos como instrumentos culturais, necessários para que os alunos avancem na formação global e não como fim de si mesmo.

20 A interdisciplinaridade favorecerá que as ações se traduzam na intenção educativa de ampliar a capacidade do aluno de: · expressar-se através de múltiplas linguagens e novas tecnologias;

21 · posicionar-se diante da informação; · interagir, de forma crítica e ativa, com o meio físico e social;

22 A reconstrução não é uma tarefa fácil, pois, antes de mais nada, temos que vencer uma série de resistências

23 num primeiro momento, não dos alunos, mas dos próprios colegas profissionais da educação, pois tudo que é novo desacomoda. Resistências

24 ... rápida renovação de saberes e informações do mundo atual, assim como as novas tecnologias ao alcance de todos, O que é Necessário?

25 o educador necessita atualizar-se constantemente, revendo sempre suas teorias para buscar maneiras de conectar os conhecimentos que vêm de fora da sala de aula com os conteúdos curriculares.

26 A MUDANÇA PODE COMEÇAR COM VOCÊ!!!!! Obrigada Vamos começar???


Carregar ppt "INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google