A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Texto III: Hospitalidade e Hospitabilidade Conrad Lashley.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Texto III: Hospitalidade e Hospitabilidade Conrad Lashley."— Transcrição da apresentação:

1 Texto III: Hospitalidade e Hospitabilidade Conrad Lashley

2  Edição Especial da Revista Hospitalidade Universidade Anhembi Morumbi  Artigos fruto de Evento Acadêmico em Leeuwarden (Holanda)

3  Professor da Stenden University  Autor do Livro:

4

5

6  Século XX: Hotéis e Restaurantes eram sinônimo de serviço de alojamento e alimentação.  Após 1980 surge a palavra Hospitalidade na prestação desses serviços no sentido de acolhimento.  Essa prerrogativa deu início a formas de relacionamento entre anfitrião e hóspede.

7  Disposição de pessoas em serem genuinamente hospitaleiras  Ausência de recompensas ou expectativas  Perspectivas Sociais mais Amplas (Teoria e Prática)  Hospitalidade Altruística

8  Obrigação moral de oferecer abrigo a estrangeiros  Influências Religiosas  Inglaterra Moderna e Roma Antiga: - boa acolhida era comportamento cidadão - festas a vizinhos e pobres como mutualidade - ensinamento do Cristianismo - estrutura de poder político

9 SHAKESPEARE  Macbeth: rei é morto enquanto hóspede na casa dos Macbeth.  Rei Lear: o hóspede Gloucester prestes a ser morto pedem para considerá-lo como amigo.  Romeu e Julieta: Baile de Máscaras. hospitalidade na literatura: norma de oferecer hospitalidade e aceitá- la.

10  Novo Testamento: tratamento hospitaleiro de Cristo com os discípulos.  Fé: honrar pobres e os necessitados  Lucas (14:13) disse “quando der um banquete, convite os pobres, os aleijados, os mancos e os cegos”.  Mateus (25:35) disse “fui estrangeiro e vocês me acolheram”.

11

12  Perspectiva Islâmica: somente os fiéis mulçumanos compreendem a função de ser hospitaleiro.  Judeus: consciência em terra estrangeira por não terem tido solo fixo em boa parte de sua história.  Hindus: atender o hóspede inesperado (atihi).  Deuses politeístas são carregados de ensinamentos de hospitalidade: doação ao outro – generosidade ora como política ora como no respeito ao outro.

13  Festas e Danças – distribuição dos bens e riquezas simbólicas  Status Social do Doador – prestígio  Disposição de compartilhar com o outro: ética da generosidade  Proibição desse ritual por parte dos governos canadense e dos EUA: costume esbanjador

14  Domínio Cultural: contextos sociais da hospitalidade  Domínio Doméstico: provisão de alimentos, bebidas e hospedagem no lar  Domínio Comercial: atividade econômica de serviços de restauração e hospedagem.

15

16  A Hospitalidade Genuína não ocupa uma posição central no sistema de valores sociais.  Hospitalidade como expectativa de obter lucro?  Hospitalidade pelo prazer da alegria donativa?  Atividade humana integrada com questões sociais e culturais com usufruto da economia.

17  Ocultos: oferecida para obter benefício  Restritiva: medo da relação com o outro  Comercial: transação financeira com ou sem hospitabilidade  Recíproca: troca de posições entre anfitriões e hóspede  Redistribuitiva: sem expectativa de retorno  Altruísta: ato de generosidade e benevolência

18  Interesse, compaixão ou desejo de agradar os outros  Desejo de suprir as necessidades dos outros  Desejo de receber amigos ou pessoas em dificuldades  Desejo de ter companhia ou fazer amigos  Desejo de receber por prazer e entreter

19  Como identificar a noção da hospitalidade no ambiente público, doméstico ou comercial? Variáveis:  Você coloca o hóspede está em primeiro lugar?  Você se sente bem com a felicidade do hóspede?  Você faz algo de especial para seu hóspede?

20  Os sistemas morais de crenças vincula a necessidade de oferecer hospitalidade aos estranhos.  Em sociedades primitivas existia uma noção redistribuitiva de hospitalidade.  Recompensa da hospitalidade é vinculada a fatores religiosos em sociedades antigas ocidentais.  Na sociedade moderna considera-se as características naturais das pessoas para a hospitalidade.


Carregar ppt "Texto III: Hospitalidade e Hospitabilidade Conrad Lashley."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google