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PublicouVictor Gabriel Mirandela Padilha Alterado mais de 7 anos atrás
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Texto III: Hospitalidade e Hospitabilidade Conrad Lashley
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Edição Especial da Revista Hospitalidade Universidade Anhembi Morumbi Artigos fruto de Evento Acadêmico em Leeuwarden (Holanda)
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Professor da Stenden University Autor do Livro:
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Século XX: Hotéis e Restaurantes eram sinônimo de serviço de alojamento e alimentação. Após 1980 surge a palavra Hospitalidade na prestação desses serviços no sentido de acolhimento. Essa prerrogativa deu início a formas de relacionamento entre anfitrião e hóspede.
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Disposição de pessoas em serem genuinamente hospitaleiras Ausência de recompensas ou expectativas Perspectivas Sociais mais Amplas (Teoria e Prática) Hospitalidade Altruística
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Obrigação moral de oferecer abrigo a estrangeiros Influências Religiosas Inglaterra Moderna e Roma Antiga: - boa acolhida era comportamento cidadão - festas a vizinhos e pobres como mutualidade - ensinamento do Cristianismo - estrutura de poder político
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SHAKESPEARE Macbeth: rei é morto enquanto hóspede na casa dos Macbeth. Rei Lear: o hóspede Gloucester prestes a ser morto pedem para considerá-lo como amigo. Romeu e Julieta: Baile de Máscaras. hospitalidade na literatura: norma de oferecer hospitalidade e aceitá- la.
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Novo Testamento: tratamento hospitaleiro de Cristo com os discípulos. Fé: honrar pobres e os necessitados Lucas (14:13) disse “quando der um banquete, convite os pobres, os aleijados, os mancos e os cegos”. Mateus (25:35) disse “fui estrangeiro e vocês me acolheram”.
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Perspectiva Islâmica: somente os fiéis mulçumanos compreendem a função de ser hospitaleiro. Judeus: consciência em terra estrangeira por não terem tido solo fixo em boa parte de sua história. Hindus: atender o hóspede inesperado (atihi). Deuses politeístas são carregados de ensinamentos de hospitalidade: doação ao outro – generosidade ora como política ora como no respeito ao outro.
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Festas e Danças – distribuição dos bens e riquezas simbólicas Status Social do Doador – prestígio Disposição de compartilhar com o outro: ética da generosidade Proibição desse ritual por parte dos governos canadense e dos EUA: costume esbanjador
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Domínio Cultural: contextos sociais da hospitalidade Domínio Doméstico: provisão de alimentos, bebidas e hospedagem no lar Domínio Comercial: atividade econômica de serviços de restauração e hospedagem.
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A Hospitalidade Genuína não ocupa uma posição central no sistema de valores sociais. Hospitalidade como expectativa de obter lucro? Hospitalidade pelo prazer da alegria donativa? Atividade humana integrada com questões sociais e culturais com usufruto da economia.
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Ocultos: oferecida para obter benefício Restritiva: medo da relação com o outro Comercial: transação financeira com ou sem hospitabilidade Recíproca: troca de posições entre anfitriões e hóspede Redistribuitiva: sem expectativa de retorno Altruísta: ato de generosidade e benevolência
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Interesse, compaixão ou desejo de agradar os outros Desejo de suprir as necessidades dos outros Desejo de receber amigos ou pessoas em dificuldades Desejo de ter companhia ou fazer amigos Desejo de receber por prazer e entreter
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Como identificar a noção da hospitalidade no ambiente público, doméstico ou comercial? Variáveis: Você coloca o hóspede está em primeiro lugar? Você se sente bem com a felicidade do hóspede? Você faz algo de especial para seu hóspede?
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Os sistemas morais de crenças vincula a necessidade de oferecer hospitalidade aos estranhos. Em sociedades primitivas existia uma noção redistribuitiva de hospitalidade. Recompensa da hospitalidade é vinculada a fatores religiosos em sociedades antigas ocidentais. Na sociedade moderna considera-se as características naturais das pessoas para a hospitalidade.
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