A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Andebol TRABALHO REALIZADO POR: Disciplina de Educação Física

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Andebol TRABALHO REALIZADO POR: Disciplina de Educação Física"— Transcrição da apresentação:

1 Andebol TRABALHO REALIZADO POR: Disciplina de Educação Física
João Miguel Mendes Gonçalves Nº 12 Ano/Turma: 8ºA Ano Letivo: 2012/2013 Disciplina de Educação Física

2 Caraterização O Andebol é um jogo desportivo coletivo, disputado entre duas equipas de 7 jogadores efetivos, praticado num campo retangular. Cada equipa é constituída por 6 jogadores de campo e um guarda-redes e ainda 7 suplentes.

3 Objetivo O objetivo do jogo é marcar golo na baliza adversária e evitar sofrer golos na nossa baliza.

4 Campo de Andebol

5 Duração do jogo Nos escalões superiores a 16 anos, o jogo tem duração de 60 minutos, dividido em duas partes de 30 minutos cada, com 10 minutos de intervalo. Nos escalões entre os 12 e os 16 anos, o jogo tem duração de 50 minutos, dividido em duas partes de 25 minutos cada, com 10 minutos de intervalo. Nos escalões entre os 8 e os 12 anos, o jogo tem duração de 40 minutos, dividido em duas partes de 20 minutos cada, com 10 minutos de intervalo.

6 Pontuação Uma equipa pontua quando consegue colocar a bola dentro da baliza (marcar golo). Para ser golo, a bola tem de passar completamente a linha de baliza.

7 Início e recomeço de jogo
No caso de : Início - Sorteio através de moeda ao ar para escolha de campo ou bola; - Lançamento de saída: a partir da linha central e do centro do campo para qualquer direção; o jogador que efetua o lançamento tem que pisar a linha central; os adversários têm de estar a uma distância de 3 metros; cada equipa deve permanecer no seu meio campo.

8 Início e recomeço de jogo
No caso de : Golo - A reposição é feita pela equipa que sofreu o golo, seguindo as mesmas regras que para o lançamento de saída, mas o adversário pode estar em qualquer parte do campo desde que não interfira no passe; 2ª parte - Lançamento de saída por parte da equipa que não o fez no início.

9 Reposição em jogo (bola fora)
É feita sem necessidade de apito do árbitro, pela equipa dos jogadores que não tocaram na bola em último lugar antes dela ser considerada fora; Fora pela linha lateral - Reposição no local onde a bola ultrapassou a linha lateral com um pé em cima da linha e o outro fora. O adversário tem de estar a 3 metros de distância; Faltas - São marcadas no lugar onde são cometidas;

10 Reposição da bola em jogo
Lançamento de baliza - Se o guarda-redes defender ou um atacante for o último a tocar na bola e esta passar a linha final, a bola pertence ao guarda-redes (lançamento de baliza); Lançamento de canto - Se um colega da equipa do guarda-redes for o último a tocar a bola, e esta passar a linha final, é marcado canto para a equipa adversária.

11 Substituições O treinador pode efetuar as substituições que quiser, quando quiser e sem necessitar de interromper o jogo.

12 Faltas/Violações Área de Baliza Violação da Área de Baliza
Violação por Passos Jogo Passivo Três Segundos Falta Atacante Livre de 7 Metros Lançamento Livre Dribles

13 Faltas/Violações Área de Baliza
O guarda-redes é o único jogador que pode estar dentro da área de baliza; Dentro da área de baliza, a bola pertence ao guarda – redes, sendo proibido a qualquer jogador tocar na bola se esta estiver lá dentro, parada, em movimento ou nas mãos do guarda-redes. Contudo, se a bola estiver no ar, sobre a área, pode ser livremente jogada.

14 Faltas/Violações Violação da Área de Baliza
Se um jogador atacante entrar na área de baliza com a bola, é penalizado com um lançamento livre (se entrar na área de baliza sem bola e não interferir na jogada, não é falta); Se um jogador defensor, pisar ou entrar com a bola na sua área de baliza, é penalizado com um livre de 7 metros.

15 Faltas/Violações Violação por Passos
É falta quando um jogador dá mais de três passos com a bola na mão; Após a receção da bola no ar, o 1º contato (apoio) com o solo, é considerado o “momento zero”, tendo oportunidade de realizar os 3 passos a partir daí.

16 Faltas/Violações Jogo Passivo
Se uma equipa estiver a trocar a bola sem qualquer intenção de causar perigo ou rematar à baliza, é considerado jogo passivo, sendo marcada falta pelo árbitro; A falta é marcada no sítio em que se encontrava a bola no momento da ocorrência, pela equipa contrária.

17 Faltas/Violações Três Segundos
Se um jogador tiver a bola nas mãos mais de 3 segundos, é considerado falta; O guarda-redes dispõe de 3 segundos para repor a bola em jogo depois do apito do árbitro; Após a marcação de 1 falta, reposição da bola em jogo ou quando é assinalado golo, dispõe-se de 3 segundos para repor a bola em jogo, após o árbitro apitar.

18 Faltas/Violações Falta Atacante
É considerada falta atacante quando um jogador que ataca comete falta.

19 Faltas/Violações Livre de 7 Metros
Na aproximação à linha de 6 metros, se um jogador que tentar rematar, for parado em falta, é assinalado livre de 7 metros, a favor do atacante. Se o adversário direto do jogador que remata estiver dentro da área do guarda-redes, é assinalado livre de 7 metros, contra o jogador/equipa que defende.

20 Faltas/Violações da modalidade
Lançamento Livre O lançamento livre é marcado no lugar onde foi feita a falta; O adversário tem de estar a 3 metros de distância.

21 Faltas/Violações Dribles
Não se podem efetuar dois dribles consecutivos, ou seja, driblar a bola, agarrá-la e voltar a driblar; Não é permitido driblar a bola com as duas mãos.

22 Contato com a bola A única forma de contato com a bola permitida num jogo de andebol é com as mãos, com exceção do guarda-redes que pode jogar a bola com qualquer parte do corpo desde que esteja na sua área. Quando a bola toca num jogador de campo, no pé ou abaixo do joelho, é considerado falta.

23 Sanções (advertência; exclusão)
Advertência - conduta antidesportiva; há penalização com cartão amarelo e lançamento livre; Exclusão - irregularidades repetidas (substituição irregular, repetição de condutas antidesportivas); há penalização com lançamento livre e a equipa joga 2 minutos com 1 jogador a menos.

24 Sanções (desqualificação; expulsão)
Desqualificação - acontece à 3ª exclusão, quando comete irregularidades grosseiras ou entra em campo sem autorização; há penalização com cartão vermelho e lançamento livre (por um período de 2 minutos ninguém o pode substituir); Expulsão – situação em que qualquer jogador comete uma agressão; há penalização com lançamento livre, o jogador sai definitivamente do jogo, e a equipa joga o tempo restante com menos um jogador.

25 Gestos de arbitragem

26 Árbitros No andebol há dois árbitros, um central e um de baliza (ambos têm os mesmos direitos).

27 Pega na bola Com uma mão Mão sobre a bola formando uma superfície côncava; Dedos ligeiramente fletidos e bem afastados, com exceção do polegar que se encontra em extensão completa de modo a garantir pressão na bola.

28 Pega na bola Com uma mão – erros mais comuns
Não há pressão dos dedos sobre a bola não a conseguindo agarrar; Palma da mão totalmente virada para cima sustentando a bola.

29 Pega na bola Com as duas mãos As mãos sobre a bola em forma de concha;
Dedos ligeiramente fletidos e bem afastados; Polegares próximos; Polegares e indicadores formam um “W”.

30 Pega na bola Com as duas mãos - erros mais comuns
As palmas das mãos a tocar na bola ; Dedos juntos e em extensão.

31 Drible Determinantes técnicas
Empurrar e amortecer a bola, com os dedos afastados; Flexão/extensão de todas as articulações dos membros superiores (pulsos, cotovelos e ombros); Fletir ligeiramente o tronco à frente; Bater a bola à frente e ao lado do pé, sem ultrapassar a altura da cintura; Manter a cabeça levantada, evitando olhar constantemente para a bola.

32 Drible Erros mais comuns Driblar a bola à frente do corpo;
Olhar para a bola; Driblar a bola demasiado alta ou baixa; Não realizar o movimento de flexão/extensão dos membros superiores de batimento, "batendo" a bola; Não colocar o corpo entre a bola e o adversário.

33 Passe de ombro Como se executa
Colocar a bola acima do nível da cabeça; Antes da bola chegar ao ombro, a mão esquerda (caso dos destros) abandona a bola; O antebraço flete e faz um ângulo superior a 90º com o braço (“armar o braço”); Rodar o tronco e executar uma rápida extensão do braço à frente;

34 Passe de ombro Erros mais comuns Não armar o braço;
Não colocar a perna contrária à mão rematadora à frente.

35 Passe de pulso Como se executa
Agarrar a bola com a mão aberta e por cima da bola; Colocar a palma da mão direcionada para trás e para fora; Enviar a bola pela rotação interna do membro superior e trabalho de pulso.

36 Passe de pulso Erros mais comuns
Dificuldades relacionadas com a pega da bola, que impedem que esta seja enviada na trajetória certa; Não rodar o membro superior; Não efetuar qualquer rotação na movimentação do pulso.

37 Passe picado Como se executa Pegar na bola com os dedos afastados;
Colocar o pé contrário da mão que tem a bola ligeiramente mais à frente do que o outro, para dar mais equilíbrio; Enviar a bola com um movimento do braço de trás para a frente; Dirigir a bola para o chão, através da flexão do pulso, de forma que ela ressalte para próximo do colega.

38 Passe picado Erros mais comuns
Colocar o pé do mesmo lado do braço que tem a bola, mais adiantado; Cotovelo demasiado próximo do tronco; O corpo não está totalmente orientado para o recetor; Dificuldade na pega da bola; Não fletir o pulso no momento do passe; Fazer ressaltar a bola longe do parceiro.

39 Receção Como se executa Agarrar a bola com as duas mãos;
Ir ao encontro da bola; Fletir os braços no momento da receção.

40 Receção Erros mais comuns Agarrar a bola só com uma mão;
Não ir ao encontro da bola; Manter os braços esticados no momento da receção.

41 Remate em suspensão Como se executa
Os passos de corrida têm de ser grandes e rápidos; O salto é feito na vertical com a última perna de apoio; Membro inferior contrário ao do salto fletido, com rotação externa e elevação do joelho; Armar o braço, puxando a bola atrás da cabeça; O remate deve ser efetuado no momento mais alto do salto.

42 Remate em suspensão Erros mais comuns
Impulsão realizada com o membro inferior do lado do braço que remata; Início da corrida feita com o membro inferior contrário ao do braço rematador; O remate não é feito no ponto mais alto do salto; A bola é largada antes do momento da extensão do braço estar concluída.

43 Remate em apoio Como se executa
Quando um jogador realiza um remate em apoio deve fazer como no passe de ombro, mas: A rotação do corpo deve ser maior e mais rápida; Armar o braço puxando a bola atrás da cabeça; A extensão do braço deve ser mais rápida; O pé contrário da mão que remata deve estar ligeiramente à frente do outro; Simultaneamente à ação de remate, deve-se avançar o pé mais recuado.

44 Remate em apoio Erros mais comuns Ao armar o braço, o cotovelo está demasiado próximo do tronco; A perna do mesmo lado do braço que leva a bola está mais avançada; Pouca rotação do tronco para o lado do braço rematador; A extensão do braço rematador à retaguarda não está bem feita; A bola é largada antes do momento da extensão do braço estar feita.

45 Posição base defensiva
Como se executa A cabeça deve estar em posição normal; Membros inferiores ligeiramente fletidos e afastados à largura dos ombros, colocados no mesmo plano; Pés completamente apoiados no solo; Membros superiores semi-fletidos e bem afastados do corpo, dirigidos para cima;

46 Posição base defensiva
Erros mais comuns Membros inferiores em extensão; Membros superiores “caídos” (ao nível da cintura); Tronco no alinhamento dos membros inferiores; Cotovelos caídos.

47 Fintas Podem ser de 3 tipos:
Passe - procurar enganar o adversário através do gesto do passe; Remate - procurar enganar o adversário através do gesto do remate; Desmarcação - procurar enganar o adversário através do gesto de uma trajetória;

48 Fintas Como se executa Parar à frente um adversário a uma distância adequada (aprox. 1m); Enganar o adversário, no sentido de lhe provocar um desequilíbrio; Mudar de ritmo rapidamente assim que o adversário reage; Explorar o desequilíbrio do adversário para ultrapassá-lo.

49 Fintas Erros mais comuns
A finta é feita muito perto ou muito longe do adversário; Não há mudança de velocidade; É executada com excesso de passos.

50 Guarda-redes Posição base/Deslocamentos
Deve procurar o enquadramento com a bola e o jogador que a possui; Deve deslocar-se por meio de pequenos passos, com o objetivo de assumir uma posição que lhe permita uma intervenção rápida; Os pés devem estar em contacto o solo; Membros superiores elevados lateralmente em relação ao tronco.

51 Guarda-redes Ações A maior parte das bolas que são rematadas à baliza não se conseguem agarrar, devido à força e velocidade dos remates. Assim, essas bolas são defendidas: - com os braços em bolas altas/médias; - com a parte interna do pé e o braço do mesmo lado, nas bolas baixas; - com o corpo (saltar e ir ao encontro da bola com o corpo), nos remates imprevistos.

52 Guarda-redes Deslocação Posição-base

53 Guarda-redes Bolas altas Bolas baixas

54 Guarda-redes Bolas médias Remates imprevistos

55 Situação de jogo 5x5 no ataque
O que deves fazer: Passar a bola, fazendo-a circular; Avançar com toda a equipa; Desmarcar-se para receber a bola; Ao receber a bola, deve-se rematar se se estiver em situação vantajosa, passar a bola a um colega desmarcado e em situação mais ofensiva ou driblar na direção da baliza; Tentar marcar golo;

56 Situação de jogo 5x5 no ataque
O que não deves fazer: Não ficar no meio-campo sem ir atacar; Não ficar parado à espera da bola; Aproximar do colega com bola, antes porém apoiá-lo; Passar a bola a colegas marcados; Não desmarcar depois de passar a bola.

57 Situação de jogo 5x5 na defesa
O que deves fazer: Defender atrás da linha da bola; Estares entre a bola e o guarda-redes; Acompanhar o adversário que estás a marcar dificultando a receção da bola; Evitar que a outra equipa marque golo; Pressionar o jogador com bola impedindo que progrida em drible.

58 Situação de jogo 5x5 na defesa
O que não deves fazer: Estar à frente da linha da bola; Não marcar/defender ninguém; Não vir ajudar a defender, quer individual, quer coletivamente.

59 Bibliografia Documento de apoio Andebol (Documento disponibilizado no Moodle, Escola Gualdim Pais, Pombal - Disciplina de Educação Física); Apresentação Andebol (Documento disponibilizado no Moodle, Escola Gualdim Pais, Pombal - Disciplina de Educação Física); BATISTA, Paula; RÊGO, Lúcia; AZEVEDO, Avelino – Em Movimento, Educação Física 7º, 8º e 9º anos, Asa, 2006.


Carregar ppt "Andebol TRABALHO REALIZADO POR: Disciplina de Educação Física"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google