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Multiplicadores Inter Regionais REFLETINDO SOBRE UNIÃO E UNIFICAÇÃO.

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1 Multiplicadores Inter Regionais REFLETINDO SOBRE UNIÃO E UNIFICAÇÃO

2 Multiplicadores Inter Regionais Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por mim. Jesus- Jo: 14-6

3 Multiplicadores Inter Regionais Podem as inquietações da Terra separar, muitas vezes, os trabalhadores humanos no seu terreno de ação, mas a sociedade benemérita, onde se ergue a flâmula luminosa-”Deus, Cristo e Caridade” - permanece no seu porto de paz e de esclarecimento. A sua organização federativa é o programa ideal da Doutrina no Brasil, quando chegar a ser integralmente compreendido por todas as agremiações de estudos evangélicos no país. Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho - F. Cândido Xavier Humberto de Campos.

4 4 FUNDAMENTOS Sendo a unidade de princípio um dos pontos importantes, essa unidade não pode existir naqueles que, não tendo estudado, não podem ter formado uma opinião.(...) Allan Kardec-“ Revista Espírita”-Dez 1861-Organização do Espiritismo

5 “Trabalhar pela Unificação dos órgãos doutrinários do Espiritismo no Brasil é prestar relevante serviço à causa do Evangelho Redentor junto à humanidade. Reunir elementos dispersos, concatená-los e estruturar-lhes o plano de ação, na ordem superior que nos orienta o idealismo, é serviço de indiscutível benemerência porque demanda sacrifício pessoal, oração e vigilância na fé renovadora e, sobretudo, elevada capacidade de renunciação.” Emmanuel – Psicografia de F. C. Xavier Unificação, Reformador Out/1977 FUNDAMENTOS

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7 Diretrizes que norteiam o programa de trabalho da Casa de Ismael: “O Evangelho como roteiro, a consciência tranquila como consolo, esquecimento do mal como estratégia e a prece como fortaleza.” (Jorge Godinho – Encontro Nacional da Área de Estudo do Espiritismo – BH/2015)

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9 OBJETIVO DO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA “Perfectibilidade, crescimento, desenvolvimento, evolução, aprimoramento, transformação para o bem, harmonia com as leis divinas, eis o fim a que toda educação verdadeiramente inspirada pelos postulados cristãos deve buscar.” (Reflexões Pedagógicas à luz do Evangelho, Sandra Borba, 2009)

10 Art. 119 – A Área de Estudo do Espiritismo é o órgão da Diretoria Executiva encarregado de coordenar, orientar e incentivar, em âmbito federativo estadual, o estudo da Doutrina Espírita, visando à preservação dos princípios doutrinários, baseando sua atuação na Codificação Kardequiana e nas diretrizes emanadas do Movimento Espírita Nacional e Estadual, elaborando materiais para as atividades previstas no Plano de Atividades Federativas e promovendo a capacitação de facilitadores do estudo da Doutrina Espírita. Art. 120 – A Área de Estudo do Espiritismo será constituída por dois setores: I – Setor de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE e de Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita – EADE; II – Setor de Estudo das Obras Básicas e de Obras Complementares.

11 OBRAS BÁSICAS E COMPLEMENTARES Responsável: Sérgio Machado OBRAS BÁSICAS E COMPLEMENTARES Responsável: Sérgio Machado  ESDE – ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA  EADE – ESTUDO APROFUNDADO DA DOUTRINA ESPÍRITA  O LIVRO DOS ESPÍRITOS  O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO  O LIVRO DOS MÉDIUNS  A GÊNESE  O CÉU E O INFERNO  OBRAS COMPLEMENTARES ESDE Responsável : Cleusa e Denisy

12 IEDE ESDE: Programa FEB Programa próprio da Instituição Obras Básicas OBRAS COMPLEMENTARES SUGESTÃO DE ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS NO CENTRO ESPÍRITA OBRAS BÁSICAS Mediunidade EADE: Programa FEB Programa próprio da Instituição Obras Básicas

13 Paris, no dia 12 de janeiro de 1858 1857 31 de março de 1869  O Espiritismo em Sua Expressão Mais Simples  O Principiante Espírita  Viagem Espírita de 1862 13 1861 1868 1865 1864 1890 1859 Obras de Allan Kardec

14 14 Adotar um programa de estudo : poderão ser utilizadas as apostilas da FEB para os facilitadores/monitores de estudo Adotar um programa de estudo : poderão ser utilizadas as apostilas da FEB para os facilitadores/monitores de estudo Conhecer todo o material Conhecer todo o material Compor a equipe de facilitadores/monitores Compor a equipe de facilitadores/monitores Estabelecer reuniões de planejamento Estabelecer reuniões de planejamento Promover/participar de cursos de capacitação para a tarefa. Promover/participar de cursos de capacitação para a tarefa.

15 15 Planejar é organizar ações. Todo estudo sério deve ter objetivos precisos e bem definidos, do contrário, tomará rumos diversos e sem aproveitamento. Preparação dos facilitadores/monitores Organização dos grupos de estudo Implantação Estabelecer metas Reuniões sistemáticas dos facilitadores Acompanhamento Avaliação do trabalho

16 “Os homens progridem incontestavelmente por si mesmos e pelos esforços de sua inteligência: mas, entregues às próprias forças, só muito lentamente progrediriam, se não fossem auxiliados por outros mais adiantados, como o estudante o é pelos professores. “(A Gênese, cap. 1, item 5) Estudar em grupo facilita a construção do conhecimento porque estimula os participantes a compartilharem informações, propiciando-lhes não apenas o desenvolvimento do seu próprio entendimento do Espiritismo, mas também o desenvolvimento de suas qualidades morais pelas reiteradas oportunidades de interação grupal. (Orientação ao ESDE – 2014)

17 Cada grupo será coordenado por um facilitador/monitor O número de participantes deve estar de acordo com as condições físicas do ambiente Manter uma lista de presença dos participantes O tempo de duração dos estudos pode variar de 90 a 120 minutos. Geralmente as casas espíritas seguem o calendário escolar, iniciando os estudos em março e finalizando em novembro ou dezembro. Os módulos e/ou roteiros de estudo obedecem o prazo de acordo com a dinâmica do estudo na casa (não tem prazo pré-determinado para conclusão). Acolher os interessados no estudo a qualquer época do ano, colocando- os em grupos adequados aos seus conhecimentos, quando possível.

18 Inter-”D“ Daniela Confortti CRE 2  Daniela e Régis CRE 3  Ieda CRE 14  Área de Estudo do Espiritismo - FERGS Inter-região “D” CRE 2, CRE 3, CRE 14

19 Gravitar para a unidade divina, tal o fim da humanidade. Questão 1009 de O Livro dos Espíritos


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