A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto: Trabalhando com o livro “O segredo de Bonezinho Vermelho”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto: Trabalhando com o livro “O segredo de Bonezinho Vermelho”"— Transcrição da apresentação:

1

2 Projeto: Trabalhando com o livro “O segredo de Bonezinho Vermelho”
Autora: Joice de Sá Professora, escritora, palestrante e pedagoga Pós- graduada em interdisciplinaridade escolar Especialista em Educação Especial Local: Ano de entrega: 2015 Projeto referente ao livro “O segredo de Bonezinho Vermelho”. Joice de Sá

3 Objetivos específicos:
Conhecer o livro “Bonzinho Vermelho”para contextualizá-lo. Ler a história O segredo de Bonezinho Vermelho. Criar possibilidades de interação dos alunos e professores através da leitura de textos e de livros variados. Incentivar o interesse pela leitura. Trabalhar conceitos interdisciplinares utilizando o livro como ferramenta. Realizar atividades recreativas utilizando conceitos relacionados ao livro. Conhecer os meios de comunicação. Objetivo Geral: Proporcionar momentos de leitura e descobertas utilizando o livro “O segredo de Bonezinho Vermelho”, como principal agente de conhecimentos interdisciplinares. Joice de Sá

4 Objetivos específicos:
Conscientizar a comunidade escolar sobre as regras e as normas relativas ao trânsito com a finalidade de preservar as integridades físicas de pedestres e condutores de veículos. Construir valores que possam ser viabilizados na vida prática dos membros da comunidade, objetivando a melhoria da qualidade de vida nas vias públicas. Valorizar ações de cooperação, desenvolvendo atitudes compartilhadas com intuito de difundir o conhecimento construído a todos aqueles que convivem direta e indiretamente com o trânsito. Incentivar o educando a expressar seus anseios e conhecimentos relativos ao trânsito por meio de diversas áreas de conhecimento. Joice de Sá

5 Objetivos específicos:
Diferenciar as cores primárias das secundárias, tendo o livro como subsídio. Conceituar e diferenciar os números pares e ímpares. Observar , conceituar e diferenciar vogais e consoantes . Joice de Sá

6 Objetivos específicos:
Observar as Formas Geométricas. Despertar o gosto por diversas expressões artísticas como: obras de arte, esculturas e músicas... Relacionar as cinco cores básicas aos lixos correspondentes. (Verde= vidro, Amarelo=metal; Azul= papel; Vermelho= plástico; Marrom= orgânico). Joice de Sá

7 Objetivos específicos:
Despertar cada criança para as interrelações entre os elementos que compõem o meio ambiente, das quais os seres humanos são parte integrante. Observar os animais que fazem parte da história contextualizando com a realidade local. Observar o meio de transporte que o lobo Ruguel utiliza. Joice de Sá

8 Objetivos específicos:
Respeitar e refletir sobre o lobo Antônio Antonino, personagem cadeirante que realiza trabalhos voluntários. Internalizar valores morais, éticos e sentimentais da relação humana. Joice de Sá

9 Justificativa: A leitura é fundamental na formação educacional dos alunos, sendo colaboradora para um desenvolvimento melhor na escrita, raciocínio, interpretação, memorização, concentração, construção de vocabulário mais rico e significativo. Criança que pratica a leitura tem mais argumentação e uma melhor maneira de ver o mundo. Justifica-se a escolha deste livro, por ser totalmente interdisciplinar e por trazer assuntos indispensáveis no ambiente escolar como: reciclagem, cuidados com o meio ambiente (preservação), educação para o trânsito, respeito à diversidade, entre outros conceitos relatados na história. Joice de Sá

10 Metodologia: Os educadores trabalharão o livro em sala de aula, fazendo várias atividades relacionadas com: -Leitura -Diálogo -Produções textuais Joice de Sá

11 Dicas de atividades: Jogos: Jogos:
Jogos da memória sobre: -Formas geométricas; -Cores primárias e secundárias; -Números pares e ímpares; -Placas relacionadas ao trânsito. - Meios de transporte; Cores relacionadas à reciclagem; Vogais e consoantes; Inclusão (imagens relacionadas a esse assunto) Joice de Sá

12 Vídeos indicados... Documentário: Cordas
Clubinho Honda - Segurança no Trânsito Turma da Mônica - Um Plano para Salvar o Planeta  APRENDENDO A RECICLAR - A Turma do Cata-Vento É preciso reciclar - Turma da Mônica Changing Batteries (Carregando as Baterias) Para refletir animação em 3D Joice de Sá

13 Reflexões: *O lobo Ruguel não respeitou as leis de trânsito. O que você achou dessa atitude? Você conhece alguém que seja cadeirante como o nosso amigo lobo Antônio Antonino? Joice de Sá

14 Reflexões: É importante cuidar das florestas?
Você acha que é necessário reciclar o lixo? Vovó Elenita está triste pois está envelhecendo. Você acha os idosos importantes para a sociedade? Devemos cuidar dos idosos? Joice de Sá

15 Produto final: A culminância deste trabalho será a visita da escritora na escola. “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas, livros só mudam as pessoas.” Mário Quintana Joice de Sá

16 Desejo toda felicidade do mundo para vocês!!!!!!!!
Joice de Sá


Carregar ppt "Projeto: Trabalhando com o livro “O segredo de Bonezinho Vermelho”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google