A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico"— Transcrição da apresentação:

1 Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico

2 MODALIDADES ORGANIZATIVAS DO PLANEJAMENTO:
A pesquisadora argentina Delia Lerner classificou o trabalho em classe em grandes blocos: Atividades Permanentes Sequências Didáticas Projetos Didáticos

3 E sua organização prática e pedagógica
Projetos Didáticos E sua organização prática e pedagógica

4 Projeto não é apenas um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. Há muito mais na essência de um bom projeto. Primeiramente é preciso entender o que tem incentivado o uso de projetos como ferramenta didática.

5 O que justifica o uso de projetos
É centrado na realidade de situações e problemas reais, concretos, contextualizados, e portanto, significativos, que interessam aos alunos e direcionam uma aprendizagem com sentido; 2. Prevê o conhecimento como instrumento para compreensão e possível intervenção na realidade; 3. As ações e os conhecimentos necessários para a compreensão da realidade são discutidos e planejados entre professor e alunos;

6 4. A aprendizagem ocorre durante todo o processo e não envolve somente conteúdos;
5. Exige atitudes de responsabilidade, cooperação e autonomia; 6. O professor intervém no processo de aprendizagem dos alunos, criando situações problematizadoras, introduzindo novas informações;

7 Quem faz o projeto? Dificilmente escolheremos trabalhar com projeto se este não for uma extensão da nossa forma de trabalho na escola. Trabalhar com projetos exige muito mais do que dar aulas ou passar conteúdos, exige um envolvimento muito grande de todos da escola.

8 O papel do aluno no trabalho com projetos
O aluno passa a ser o informante. Para isso, ele precisa estar envolvido ativamente, como também conhecer todo o projeto e sugerir as etapas que serão vivenciadas, de forma a cooperar com interesse e curiosidade para realizar as pesquisas em diferentes fontes, podendo trabalhar individualmente, em grupos ou com toda a turma.

9 O que não pode faltar num projeto?
Além da disposição para fazer o projeto caminhar, torna-se importantíssimo que o professor tenha disponibilidade para registrar as práticas vivenciadas nas etapas.

10 Quais as vantagens do trabalho com projetos didáticos?
Produz atividades novas. Exige envolvimento dos alunos. Organiza e valoriza, ainda mais, o conhecimento escolar. Conscientiza os alunos do seu processo de aprendizagem. Vai além dos limites do currículo escolar. Permite a interdisciplinaridade de forma mais flexível. O professor é o pesquisador do seu próprio trabalho.

11 Para os alunos, os benefícios trabalho com projeto incluem:
• Aumento da frequência, aumento da autoconfiança e atitudes mais positivas com relação ao aprendizado (Thomas, 2000). • Ganhos acadêmicos iguais a ou superiores àqueles produzidos por outros modelos, com os alunos envolvidos em projetos assumindo mais responsabilidade sobre seu próprio aprendizado em comparação com as atividades tradicionais em sala de aula (Boaler, 1997; SRI, 2000). • Oportunidades para desenvolver habilidades complexas, como capacitação cognitiva da mais alta ordem, resolução de problemas, colaboração e comunicação (SRI, 2000). • Acesso a uma variedade maior de chances de aprendizagem em sala de aula, criando uma oportunidade para a participação de alunos de culturas diferentes (Railsback, 2002).

12 BENEFÍCIOS DOS PROJETOS PARA O PROFESSORES:
O aumento do profissionalismo e da colaboração entre os colegas, e oportunidades de estabelecer relacionamentos com os alunos (Thomas, 2000). Os professores descobrem que os alunos que aproveitam melhor o trabalho com projeto tendem a ser aqueles para os quais os métodos e abordagens de ensino tradicionais não são eficientes (SRI, 2000).

13 Quais são os desafios enfrentados pelos professores?
Adotar novas estratégias de ensino para realizar um trabalho bem-sucedido. Transformar-se em um guia ou facilitador não foi o que a maioria dos educadores aprendeu e muito menos o que eles aprenderam a ensinar. Métodos de ensino direto que dependem de apostilas, aulas e avaliações tradicionais não funcionam bem no mundo interdisciplinar e aberto do ensino com projeto. Os professores deverão atuar mais como orientadores e modeladores e menos como " informantes". Eles precisam estar confortáveis com as "direções erradas" que os alunos podem tomar no caminho antes da conclusão de um projeto (Intel, 2003).

14 Um número crescente de pesquisas acadêmicas indica que o uso do trabalho com projeto na escola aumenta a participação dos alunos, reduz a evasão escolar, estimula a capacidade de aprendizagem cooperativa e melhora o desempenho escolar (Fundação Educacional George Lucas, 2001).

15 Sequência Didática

16 As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e avaliação.

17 As sequências didáticas seguem a seguinte estrutura:
1 - Apresentação da proposta de trabalho; 2 - Sugestão de estratégias para o levantamento dos conheci mentos prévios dos alunos; 3 - Propostas de atividades para ampliação do conhecimento em questão; 4- Propostas de sistematização e avaliação.

18 Sobre apresentação da proposta de trabalho pelo professor
É o anúncio do que vai ser estudado, o compartilhamento da proposta de trabalho com os estudantes, fornecendo uma visão geral do processo a ser desenvolvido e explicitando os pontos de chegada. 2. Sobre o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos Os conhecimentos prévios são aqueles que os alunos adquiriram em suas experiências anteriores, dentro e fora da escola, sobre o assunto a ser estudado.

19 3. ampliação do conhecimento
Requer do professor segurança em relação ao conteúdo e às formas de desenvolvê-lo, considerando a heterogeneidade dos níveis de conhecimento e a faixa etária dos adolescentes e jovens. As atividades de ampliação dos conhecimentos dos estudantes devem proporcionar um “mergulho” no tema / assunto em questão, por isso, nos cadernos de sequências didáticas, são propostas estratégias bem diversificadas: aulas dialogadas, projeção de vídeos e filmes, leitura e produção de textos, pesquisas em bibliotecas, na internet, nos livros didáticos adotados pela escola, entrevistas, saídas em campo, interação com familiares.

20 4 - Propostas de sistematização e avaliação
Consiste na retomada do percurso, organizando as principais noções e conceitos trabalhados, por meio de registros, promovendo a apropriação das aprendizagens desenvolvidas pelos alunos e permitindo aos professores e alunos uma visão geral do trabalho que foi feito, com os avanços e as dificuldades encontradas. É um momento de síntese e de divulgação dos produtos finais do trabalho. Daí a importância da avaliação processual, no decorrer das sequências.

21

22 O professor Antoni Zabala (1998, 18) defende que ao pensar na configuração das sequências de atividades ou sequências didáticas (ele usa os dois termos como sinônimos) é um dos caminhos mais acertados para melhorar a prática educativa. “Conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm como um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos”. (ZABALA, 1998,18).

23 As sequências didáticas podem e devem ser usadas em qualquer disciplina ou conteúdo, pois auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar. Aliás, o professor certamente já faz isso, talvez sem dar esse nome. Ao organizar uma sequência didática, o professor pode planejar etapas do trabalho com os alunos, de modo a explorar diversos exemplares dos gêneros, estudar as suas características próprias e praticar aspectos de sua escrita antes de propor uma produção escrita final. Outra vantagem desse tipo de trabalho é que leitura, escrita, oralidade e aspectos gramaticais são trabalhados em conjunto, o que faz mais sentido para quem aprende. Outra necessidade desse tipo de trabalho é a realização de atividades em duplas e grupos, para que os alunos possam trocar conhecimentos e auxiliar uns aos outros.

24 ATIVIDADES PERMANENTES

25 ATIVIDADES PERMANENTES
Trabalho regular, diário, semanal ou quinzenal que objetiva uma familiaridade maior com um gênero textual, um assunto/tema de uma área curricular, de modo que os estudantes tenham oportunidade de conhecer diferentes maneiras de ler, de brincar, de produzir textos, de fazer arte etc. tenham ainda, a oportunidade de falar sobre o lido/vivido com outros, numa verdadeira “comunidade”.

26 SUGESTÕES.... Geografia em canção... Você sabia? Viajando pelo mundo
Comunidade, muito prazer! A família também ensina... Descobri na Internet Leitura diária feita pelo professor Roda semanal de leitura (É ler por ler. Ler para ampliar o repertório textual)

27 O professor também pode trazer, para esse momento, suas observações sobre o que mais mobiliza sua turma, em termos de curiosidade científica. É hora de trazer conteúdos das outras áreas curriculares: história, geografia, ciências, matemática, educação física, como objeto de leitura e discussão.

28 REFERÊNCIAS… BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : planejando a alfabetização; integrando diferentes áreas do conhecimento : projetos didáticos e sequências didáticas : ano 01, unidade 06 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília : MEC, SEB, 2012. BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do (Orgs.). Ensino fundamental de nove anos : orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, p.

29 “Um passo à frente e já não estaremos mais no mesmo lugar”
Chico Science


Carregar ppt "Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google