A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atendimento à Pessoa com Deficiência Auditiva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atendimento à Pessoa com Deficiência Auditiva."— Transcrição da apresentação:

1 Atendimento à Pessoa com Deficiência Auditiva.
Escola Estadual Francisco Sales – Instituto de Deficiência da Fala e da Audição. Rua Guajajaras, Barro Preto Belo Horizonte/MG Telefax: (31) Atendimento à Pessoa com Deficiência Auditiva.

2 Escola Estadual Francisco Sales - Instituto da Deficiência da Fala e da Audição
“O homem é a única criatura que precisa ser educada. Por educação entende-se o cuidado de sua infância (a conservação, o trato), a disciplina e a instrução com a formação.” Immanuel Kant

3 Equipe Multidisciplinar
Turno Manhã: Supervisão Pedagógica; Orientação Educacional; Psicologia; Fonoaudiologia; Serviço Social. Turno Tarde: Serviço Social; Terapia Ocupacional. Turno Noite: Fonoaudiologia.

4 História da Escola A Escola Estadual Francisco Sales foi instalada em 21 de janeiro de 1910, tendo a denominação de Escola do Barro Preto. Em 7 de setembro de 1911, foi transformada em Grupo Escolar recebendo a denominação de Grupo Escolar “Francisco Sales” em homenagem ao ilustre mineiro, Dr. Francisco Sales. A Escola Estadual Francisco Sales foi o 4º Grupo Escolar criado na Capital e 91º do Estado de minas Gerais, pelo decreto de 04 de abril de 1911 em conformidade com a lei nº 439 de 28/09/1906.

5 Em 06 de julho de 1974 passou a denominar-se Escola Estadual Francisco Sales, de 1º grau, tendo recebido neste ano todos os alunos de 1º a 4º séries da Escola Estadual Professor Caetano Azeredo, que passou a atender apenas a demanda de matrícula de alunos das 5ª à 8ª séries. Em 11 de maio de 1982, a Escola Estadual Francisco Sales passou a funcionar nas dependências da Escola Estadual professor Caetano Azeredo até dezembro do mesmo ano, quando a demanda escolar foi absorvida por esta escola, que passou a atender as matrículas de 1º a 8ª séries, isto é, o primeiro grau completo.

6 Em Agosto de 1982, o parecer nº 429 do Conselho Estadual aprovou o Projeto Desenvolvimento Educação Especial, através do atendimento ao Pré-Escolar e 1º grau de 1ª a 4ª séries. Foi inaugurado em 02 de março de 1983, o Instituto de Deficiência da Fala e Audição, com capacidade de atendimento para quatrocentas crianças, adolescentes e adultos, sendo duzentos em regime de semi-internato. Nesta data foi assinado o Decreto , que transformava em Escola de Educação Especial a Escola Francisco Sales – I.D.F.A. – Instituto de Deficiência da Fala e da Audição, publicado no Minas Gerais de 04 de março de 1983.

7 Proposta Pedagógica A Proposta pedagógica da Escola Estadual Francisco Sales – I.D.F.A, foi construída coletivamente com base no diagnóstico da Instituição, na busca de uma escola que possa assumir um compromisso de fortalecimento da cidadania e exige a participação e o engajamento de todos na luta para vencer esse desafio, analisando, planejando e transformando tudo que for necessário para alcançar os objetivos propostos.

8 Modalidades de Ensino Quanto as modalidades de Ensino de Jovens e Adultos - Anos Finais - oferecidas pela Escola Estadual Francisco Sales I.D.F.A, compreendem Educação Infantil (Estimulação Precoce), o Ensino Fundamental - ciclo das séries iniciais de 1º ao 5º ano, EJA - Educação de Jovens e Adultos - Anos iniciais e finais. Programa de Estimulação Precoce: Atendimento às crianças de 0 a 4 anos. Educação Infantil: Oferece introdução à escolaridade a crianças de 4 a 5 anos e tem por finalidade o desenvolvimento dos aspectos linguísticos, físicos, emocionais, cognitivos e sociais do aluno.

9 Ensino Fundamental: É oferecido aos alunos um ensino que propicie o acesso ao currículo regular, tendo a LIBRAS como primeira língua e a língua portuguesa, em sua modalidade escrita, como segunda. Educação de Jovens e Adultos (EJA): Oferece auxílio ao adulto surdo/deficiente auditivo, a oportunidade da alfabetização, promovendo o contato com aulas especializadas, integração na comunidade surda, inclusão na sociedade e no mercado de trabalho.

10 Oficinas pedagógicas: Promovem cursos com profissionais especializados, visando o aprendizado de técnicas, tais como: artesanato, culinária e marcenaria, desenvolvendo habilidades que poderão favorecer sua vida profissional e pessoal, além de facilitar sua aprendizagem e socialização. Sala Recurso: Oferece apoio pedagógico em português como segunda língua, para ex-alunos que foram incluídos no ensino regular.

11 Público Alvo O público atendido por esta instituição compreende alunos com deficiência auditiva e outros comprometimentos associados. Considerada a relevância da demanda, faz-se necessário um atendimento específico para cada grupo de alunos. De acordo com os levantamentos e diagnósticos realizados, classificou-se o corpo discente em três grupos diferenciados, a saber: Alunos Surdos; Alunos Surdos com comprometimentos leves a moderados; Alunos Surdos com comprometimentos Severos.

12 Cuidados com o aluno

13

14 Metodologia de entrada
Acolhimento pelo Serviço de Pedagogia: Nível Pedagógico. Acolhimento pelo Serviço de Fonoaudiologia: Realização de audiometria. Acolhimento pelo Serviço de Psicologia: Início da Anamnese. Acolhimento pelo Serviço Social: Perfil Sócio econômico. Acolhimento pelo Serviço de Terapia Ocupacional: Levantamento das necessidades de adaptação educacional. Encaminhamento para Secretaria da Escola: Efetivação da matrícula.

15 Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes
"Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores. Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, e gente de fogo louco que enche o ar de chispas. Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo." Eduardo Galeano

16 Construção do Plano Desenvolvimento Individual
Relatório evolutivo sobre os conhecimentos e capacidades dos alunos a partir do diagnóstico de cada um no início do ano e seus avanços no final do semestre, tendo em vista as seguintes capacidades: Processo Cognitivo: Percepção, atenção, memória, desenvolvimento do pensamento e da linguagem por diversos meios de expressão ( reconto de histórias, filmes, etc.), capacidade de raciocinar.   Processo Metacognitivo: Conhecimento pela pessoa de seus processos de pensar e resolver problemas e a utilização de conhecimento para controlar seus processos mentais ( execução de tarefa, autonomia, a reflexão, percepção do erro em diversas situações, capacidade de auto-avaliar-se, registro, etc.)

17 Interpessoais e Afetivos:
Motor e Psicomotor: Flexibilidade, tonicidade, movimentos involuntários, possibilidade de executar determinados movimentos com o corpo, equilíbrio, controle mental das ações motoras, lateralidade e domínio do esquema corporal.   Interpessoais e Afetivos: Como apresenta a autoestima; Reconhece e trabalha bem com a autoimagem; Demonstra empatia; Possui controle das emoções; Apresenta autonomia nas ações; Apresenta percepção do par educativo (trabalha em grupo); Como é o relacionamento do aluno com regras e convenções socialmente. estabelecidas   Comunicacionais: Comunica bem com colegas, professora e demais funcionários da escola e com a família; Apresenta facilidade de comunicação; Coordena e organiza bem fatos e ideias, sabendo se expressar através da escrita, leitura e interpretação.

18 O aluno no centro de nossas atenções…

19 “O senhor... Mire e veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam.” Guimarães Rosa

20 CONCERTO PARA CORPO E ALMA  
Compreendi, então, que a vida não é uma sonata que, para realizar a sua beleza, tem de ser tocada até o fim. Dei-me conta, ao contrário, de que a vida é um álbum de minissonatas. Cada momento de beleza vivido e amado, por efêmero que seja, é uma experiência completa que está destinada à eternidade. Um único momento de beleza e amor justifica a vida inteira. (Rubem Alves)


Carregar ppt "Atendimento à Pessoa com Deficiência Auditiva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google