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OBJECTIVOS  Identificar atitudes correctas a adoptar numa entrevista  Conhecer algumas perguntas que ocorrem mais frequentemente em entrevistas  Conhecer.

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2 OBJECTIVOS  Identificar atitudes correctas a adoptar numa entrevista  Conhecer algumas perguntas que ocorrem mais frequentemente em entrevistas  Conhecer algumas perguntas que o candidato pode colocar na entrevista  Identificar alguns factores de eliminação

3 ENTREVISTA Sistema de comunicação Conversa mais ou menos formal Troca de impressões/ informações através de contacto directo com objectivo determinado: a escolha da pessoa certa Técnica de selecção mais utilizada e a que mais influencia a decisão final a respeito do aproveitamento ou não de um candidato a emprego

4 OBJECTIVOS DO ENTREVISTADOR  Informar o candidato sobre a empresa, o cargo, a função  Obter informações e amostragens do comportamento do candidato  Permitir que o candidato se exprima e dê informação sobre o seu passado, presente e futuro  Prever a sua adequação à função

5 OBJECTIVOS DO ENTREVISTADO  “Vender” os seus serviços  Fazer valer as suas competências  Verificar se o trabalho corresponde aos seus interesses  Convencer o empregador que é o candidato ideal

6 PREPARAÇÃO  Releia o currículo e prepare-se para aprofundar aspectos focados  Prepare-se para explicar cada passo do percurso profissional: é preferível assumir deficiências  Prepare-se para responder a questões sobre a empresa: recolher informação sobre a empresa  Prepare-se para a hipótese de enfrentar mais que um entrevistador  Prepare-se para fazer valer as suas competências

7  Prepare a documentação necessária (comprovativos)  Cuide da aparência  Verifique a data, hora e local da entrevista  Chegue 5 minutos mais cedo  Se o/a fizerem esperar, não se descontrole, leia ou converse com as pessoas enquanto aguarda  Vá bem preparado e confiante para a entrevista PREPARAÇÃO

8 ABERTURA DA ENTREVISTA  Comece a entrevista com mentalidade de vencedor e não de vencido.  Procure criar um bom clima de entendimento entre o entrevistador e a sua pessoa - seja alegre, à vontade, entusiasta (olhar nos olhos)  Não seja o primeiro a tomar iniciativas: espere que lhe estendam a mão; que lhe dirijam primeiro a palavra; aguarde o convite para se sentar; não fume, excepto se for convidado a fazê-lo.

9 O QUE FAZER NUMA ENTREVISTA  Sentar-se com postura correcta  Mostrar-se atento e interessado  Ser simpático/sorridente  Olhar nos olhos  Evidenciar as qualidades

10  Manifestar conhecimento sobre a empresa  Mostrar como a sua experiência/capacidade podem contribuir para resolver os problemas da organização O QUE FAZER NUMA ENTREVISTA

11  Mostrar interesse pelo posto proposto  Responder com determinação  Ser prudente na abordagem de aspectos da vida pessoal O QUE FAZER NUMA ENTREVISTA

12 O QUE NÃO FAZER NUMA ENTREVISTA Chegar atrasado Chegar com muita antecedência Olhar para o relógio Dizer que é a única entrevista que conseguiu obter Tentar ler o que o entrevistador escreve Insistir muito na remuneração

13 O QUE NÃO FAZER NUMA ENTREVISTA Dizer mal do empregador actual ou passado Ser arrogante Manifestar insegurança Auto-elogiar-se Apresentar-se como alguém com fraca capacidade de iniciativa Envolver-se em discussões

14 O QUE NÃO DEVE FAZER NUMA ENTREVISTA Dar informações confidenciais sobre empregos anteriores Responder por monossílabos Alongar-se demasiado em questões pessoais Mendigar trabalho Interromper o entrevistador Tentar enganar

15 GUIÃO DA ENTREVISTA  História / Formação Escolar e Profissional  Experiência Profissional  Actual Situação Profissional  Conhecimento da Função  Motivação da Candidatura  Projectos Futuros  História Familiar  Integração e Relacionamento Social  Hobbies e Ocupações  Visão de Si Próprio / Personalidade  Aspectos Diversos

16  Qual é a sua formação académica?  Fale-me da sua experiência profissional.  Fala línguas estrangeiras?  Qual a sua situação militar?  O que o atrai neste emprego? PERGUNTAS FREQUENTES EM ENTREVISTA

17  Prefere trabalhar em grupo ou sozinho?  Que sabe da nossa empresa?  Como foram as suas relações com o seu último chefe?  Tem carta de condução?  Tem automóvel?  Tem disponibilidade de trabalho?  Quais são as suas actividades extra- profissionais? PERGUNTAS FREQUENTES EM ENTREVISTA

18  Qual a sua situação familiar?  Fale-me de si.  Quanto deseja ganhar?  Tem conhecimentos de informática?  Qual é o seu plano de carreira?  Quais são os seus objectivos a curto, médio e longo prazo?  O que deseja obter na nossa empresa? PERGUNTAS FREQUENTES EM ENTREVISTA

19  Dentro das suas aptidões e capacidades, quais são aquelas que lhe permitem pensar que terá êxito neste emprego?  De que modo pensa contribuir para o desenvolvimento da nossa empresa?  Porque respondeu ao nosso anúncio?  Quais foram as outras empresas que contactou? Tem outras ofertas?

20 PERGUNTAS QUE PODE COLOCAR Que funções poderei exercer nesta empresa? Qual o grau de autonomia e responsabilidade? Quais as possibilidades de progressão na carreira? Poderei ter acesso a acções de formação contínua? Qual o horário e local de trabalho? Qual a remuneração prevista?

21 FACTORES DE ELIMINAÇÃO Falta de interesse e de entusiasmo; passividade, indiferença. Falta de confiança em si próprio. Pouco à vontade. Má apresentação geral. Muito agressivo. Satisfeito consigo. Sabe tudo. Complexo de superioridade.

22 FACTORES DE ELIMINAÇÃO Má elocução. Voz muito fraca, má dicção. Difícil percepção. Apenas interessado em dinheiro. Vago e evasivo. Pouco claro. Não quer começar com pouco. Quer logo muito de início. Diz mal dos chefes anteriores. Não mantém contacto visual.

23 FACTORES DE ELIMINAÇÃO Quer um emprego por pouco tempo. Não se interessa pela firma nem pelo sector. Não quer deslocar-se. Chegou tarde à entrevista sem motivo válido. Não faz perguntas sobre o lugar (emprego). Resposta muito longa ou muito lenta às perguntas feitas. Não suporta a crítica.

24 DEPOIS DA ENTREVISTA  É conveniente tirar partido da entrevista: anote os pontos mais importantes que foram abordados; reflicta sobre as questões mais difíceis de responder; registe os erros e os comportamentos bem sucedidos.


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