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Sustentabilidade como fonte de Vantagens Competitivas EAD 0765 – Gestão de Operações Sustentáveis Profa.Adriana Marotti 10/04/2015.

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1 Sustentabilidade como fonte de Vantagens Competitivas EAD 0765 – Gestão de Operações Sustentáveis Profa.Adriana Marotti 10/04/2015

2 Agenda Revisão “provinha” Texto Jabbour et al (2012) – como ler artigo científico – Revista / Autores – Introdução / Objetivos – Revisão Bibliográfica – Método – Resultados – Conclusão

3 Texto Environmental management in Brazil: is it a completely competitive priority? Publicado em 2012 na revista “Journal of Cleaner Production“Journal of Cleaner Production

4 Autores Charbel José Chiappetta Jabbour, The Sao Paulo State University (UNESP). He holds a holds a PhD degree in Production Engineering. Jabbour’s research are related to sustainability, green management and green human resource management. Eliciane Silva, Methodist University of Piracicaba. She holds a PhD degree in Production Engineering at the Engineering School of São Carlos (EESC), University of São Paulo (USP). Her research interests include operations strategy, supply chain integration and coordination, and supply chain performance. Ely Paiva, Fundacao Getulio Vargas (FGV). He holds a doctoral degree in Business Administration from the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brazil). He was Visiting Scholar at The University of North Carolina, Chapel Hill and at The University of Texas Pan American. Ely’s research project is funded by the Brazilian Research National Agency (CNPq). His research interests are related to sustainable operations, international operations and operations strategy. Fernando Santos, University of São Paulo (USP), Engineering School of São Carlos. He holds a holds a PhD degree in Management. His research interests are related to OM and HRM

5 Introdução / Objetivos Introdução : Faz a contextualização e justificativa do tema a ser pesquisado – Questão ambiental deve ser considerada uma prioridade competitiva para operação, assim como custo e qualidade – Não há consenso na literatura sobre como a gestão ambiental influencia os objetivos estratégicos de operação. Haveria influência do tipo de setor e país.

6 Introdução / Objetivos Objetivo de pesquisa: A partir da lacuna identificada, coloca sua questão de pesquisa: – A Gestão Ambiental pode ser considerada uma prioridade competitiva para a operação nas empresas brasileiras? – Objetivo: analisar se critérios ambientais são considerados uma nova prioridade competitiva em adição aos critérios tradicionais (custo, qualidade, flexibilidade, entrega)

7 Revisão Bibliográfica Autores pesquisam “estado da arte”sobre o que já foi feito sobre o assunto; procuram responder às questões de pesquisa, baseando-se em trabalhos previamente publicados, e a partir daí constroem hipóteses de pesquisa.

8 Revisão Bibliográfica 2.1 Estratégia de produção e Estratégia ambiental – Estratégia ambiental é ligada a estratégia de produção – Identifica 3 estágios de gestão ambiental Reativo Preventivo Proativo

9 Revisão Bibliográfica 2.2 Influência da estratégia ambiental na performance de produção – Questões ambientais devem ser consideradas tão importantes quanto outros objetivos estratégicos: custo, qualidade, flexibilidade e entrega(confiabilidade) – Influência de GA nos objetivos estratégicos Custo: Eco-eficiência, redução de consumo Qualidade: Gestão ambiental ajuda Gestão de qualidade Flexibilidade: Inovação em produtos e processos favorece flexibilidade Confiabilidade: Redução de acidentes ambientais aumenta confiabilidade

10 Revisão Bibliográfica Cria modelo conceitual, relacionando GA com objetivos estratégicos tradicionais:

11 Revisão Bibliográfica 2.3 Características da GA em empresas no Brasil – País tem legislação robusta, mas falha em fiscalização – Tem pressão para certificação – inserção internacional de empresas – Há avanços, mas estratégias reativas e preventivas ainda dominam H1: Gestão Ambiental é considerada somente parcialmente como uma prioridade competitiva de operação para companhias localizadas no Brasil

12 Método Pesquisa quantitativa – survey com empresas de diferentes setores – 474 empresas, 65 responderam Análise dos dados – SEM – Modelagem de Equações Estururais (Conjunto de técnicas estatísticas usadas para analisar relações explicativas entre múltiplas variáveis simultaneamente, sejam essas latentes ou observadas)

13 Método Correlacionou 35 variáveis, divididas em ECP (variável independente), EMP (Enviromental mgmt practices) e suas relações com Custo Qualidade, Confiabilidade e Flexibilidade. Analisou a validade dos resultados – se não havia covariância entre variáveis dependentes.

14 Resultados Figura 2 é o resultado Somente 3 variáveis ( V29,V31 e V32) do construto ECP tem relações estatisticamente signficativas com outros objetivos estratégicos: – V29 : substituição de matérias primas – V31: Reduzir a geração de materiais perigosos/degradantes para o ambiente – V32: Reduzir consumo de insumos (MP, água, energia)

15 Resultado Resultados sugerem que o enfoque ainda é reativo/preventivo. Portanto ele aceita a Hipótese de pesquisa, de que G.Ambiental ainda não é uma prioridade competitiva para empresas brasileiras

16 Conclusões A conclusão principal é de que as empresas pesquisadas tem enfoque preventivo, voltado a eco-eficiência, o que não levaria a uma vantagem competitiva (Porter concorda?) G.Ambiental tem relações com 4 prioridades competitivas – Limitações: amostra pequena, maioria ligada a manufatura.


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