A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reunião de Partilha do CSTL 2014 Promoção de Saúde nas Escolas Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul 17-20 de Novembro de 2014 Brigitte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reunião de Partilha do CSTL 2014 Promoção de Saúde nas Escolas Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul 17-20 de Novembro de 2014 Brigitte."— Transcrição da apresentação:

1 Reunião de Partilha do CSTL 2014 Promoção de Saúde nas Escolas Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul 17-20 de Novembro de 2014 Brigitte Labonte Coordenadora de Promoção de Salde Ministério de Educacao,Seychelles

2 INTRODUÇÃO  O Ministério da Educação oferece 13 anos de escolaridade obrigatória às crianças dos 6 aos 16 anos.  Há 24 escolas primárias distritais, 10 escolas secundárias regionais, que registaram cerca de 19 mil alunos, incluindo as escolas privadas.

3 Conceito das Escolas Promotoras de Saúde  Uma iniciativa da OMS (WHO) (1995)  Um programa de saúde escolar abrangente  Uma abordagem que abrange toda a escola  Baseia-se na evidência  Uma estrutura  Uma filosofia  Um modo de vida

4 ESTRUTURA DE HPS

5 COMPONENTES DO HPS 1.Educação de Saúde 2.Actividades Físicas 3.Serviços de Saúde 4.Serviços de Nutrição 5.Ambiente Escolar Saudável 6.Bem-estar do Pessoal 7.Aconselhamento, Psicossocial e Serviços 8.Envolvimento de Pais e Comunidade

6 EDUCAÇÃO DE SAÚDE  Currículo de Educação Pessoal e Social (PSE) começa na Creche e vai até à educação secundária (3,5 anos – 17 anos).  Educação de saúde por profissionais de saúde (Enfermeiros da Escola Saúde / Terapeutas da Faculdade de Odontologia).  Programas de sensibilização/conscientização por ONG e organizações comunitárias.

7 EDUCAÇÃO FÍSICA  Currículo de Educação Física (PE) 80 minutos por semana  Actividades Extra Curriculares (ECA) Clubes desportivos  Exercício da Juventude por 30 minutos (SEYX30) Um projecto do Departamento da Juventude (piloto)  ONG/Agências Pais Especial, Clube de Vida Selvagem, ECO Clube, Programa de Futebol de bases (FIFA)

8 SERVIÇOS DE SAÚDE 1.Programa de Saúde Escolar Exames médicos, radioscopia, (IMC, teste de visão, factores de risco para DCV) Vacinação (BCG, tríplice viral, tétano, poliomielite e HPV) Disease surveillance and response Vigilância às doenças e resposta Promover e ajudar com a entrega do PSE Fornecer aconselhamento, orientação e apoio a crianças com necessidades especiais e condições crónicas de saúde 2.Programa Dental Escolar Seis escolas têm clínica odontológica dentro da área escolar Oferecem atendimento odontológico preventivo e curativo e educação Seguem as recomendações das metas da OMS e monitorização.

9 SERVIÇOS DE NUTRIÇÃO  Refeição escolar gratuita/subsidiada  Fundos dedicados (para estudantes de famílias pobres)  Lojas escolares  Política Nacional de Alimentação Escolar  Padrões e procedimentos de recrutamento, formação e monitorização dos operadores das lojas escolares.  Grupos de Acção Nutrição Escolar (SNAG)

10 BEM-ESTAR DO PESSOAL  Não há um programa estabelecido para promover o bem-estar do pessoal.  Está a ser discutido um Programa de Assistência ao Empregado (PAE).  Classes de manutenção de boa condição física.  Screening for NCDs  Exames médicos para doenças não transmissíveis  Sessões de gestão de stress.

11 AMBIENTE DE SAÚDE ESCOLAR  Inspecções de rotina por funcionários da Saúde Pública  Inspecção das instalações escolares, higiene e saneamento, saúde e segurança.  A Avaliação da Qualidade das Escolas e efectuada pela Unidade do Inspectorado (de 3 em 3 anos seguida por de visitas de monitorização anual)

12 SERVIÇOS DE ACONSELHAMENTO/PSICOLOGIA Há um Conselheiro Escolar em todas as escolas  Sessões de grupo  Educação psicológica  Aconselhamento  Pesquisas  Avaliação  Referências a outras entidades  Trabalho em colaboração com os serviços sociais e outras agências.

13 ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE/PAIS  Conselho Escolar  Associação de Pais e Professores(PTA)  Comissões da Sala de Classe  Associação dos Pais

14 AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADAES DE HPS PROPÓSITO/RAZÃO:  Recolher dados de linha de base que irão ajudar a resolver questões, identificar barreiras, pontos fortes e fracos e avaliar diferentes abordagens, processos e estruturas actuais.  Todas as escola tem de identificar áreas prioritárias de saúde e de bem-estar.  As escolas devem ser preparadas para acreditação. PRAZO: Outubro de 2014 – Abril de 2015

15 REALIZAÇÕES  Fortalecida a colaboração entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde.  A Educação está bem representada nos fóruns de saúde  Aumento da conscientização sobre HPS  O HPS está incluído no âmbito da Estratégia de meio-termo do MOE (2015-2017)  Todas as escolas têm um Líder HPS  As instalações de algumas escolas foram actualizadas de acordo com os padrões e requisitos do HPS

16 Desafios/Barreiras  A compreensão e a aceitação dos programas de saúde escolar são inadequados.  Colaboração inadequada entre as agências cujas competências e recursos são necessários para elaborar e implementar programas de saúde escolar eficazes.  Visão inadequada daquilo que um programa de saúde escolar pode alcançar e capacidade para planear estrategicamente de modo a transformar essa visão em realidade.

17 Oportunidades/Questões emergentes  A prova de que saúde e educação são inseparáveis.  Melhoria dos resultados escolares dos alunos.  Mais advocacia  Alterações nas políticas/orientações de educação (sistemas de governança / educação / reformas)  Melhor colaboração entre o sector de saúde sector de educação.  Parcerias significativas

18 Lições Importantes Aprendidas  Processo longo (2-5 anos para ver resultados).  Requere uma visão partilhada.  As mudanças podem ser difíceis.  A mobilização de recursos não é fácil.  O sucesso só é possível quando as escolas são capazes de reconhecer os benefícios do HPS.

19 As crianças têm de se sentir saudáveis para aprender – e têm de aprender a ser saudáveis.

20 Obrigado


Carregar ppt "Reunião de Partilha do CSTL 2014 Promoção de Saúde nas Escolas Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul 17-20 de Novembro de 2014 Brigitte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google