A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O fenómeno religioso Independentemente do que pensamos da religião, ela é uma realidade estruturante das sociedades, e a compreensão da história da humanidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O fenómeno religioso Independentemente do que pensamos da religião, ela é uma realidade estruturante das sociedades, e a compreensão da história da humanidade."— Transcrição da apresentação:

1 O fenómeno religioso Independentemente do que pensamos da religião, ela é uma realidade estruturante das sociedades, e a compreensão da história da humanidade faz-se tendo em conta a dimensão religiosa. Independentemente do que pensamos da religião, ela é uma realidade estruturante das sociedades, e a compreensão da história da humanidade faz-se tendo em conta a dimensão religiosa. A religião responde aos anseios e às questões fundamentais do ser humano: “quem sou?”, “donde venho?”, “para onde vou?”. A religião responde aos anseios e às questões fundamentais do ser humano: “quem sou?”, “donde venho?”, “para onde vou?”.

2 O que é a religião ? Religião é um conjunto de Religião é um conjunto de doutrinas, de rituais e de prática que pretendem estabelecer contacto entre a divindade e o humano

3 Cristianismo Abraão Deus Único Isaac Ismael Moisés Judaísmo Maomé Islamismo Jesus Cristo Cristianismo

4 Origem Ano 6-4 a.C. Ano 6-4 a.C. Palestina Palestina Fundador Fundador Jesus Cristo Jesus Cristo

5 Local de culto: Igreja Igreja Textos Sagrados Textos Sagrados Bíblia - AT / NT Bíblia - AT / NTDoutrina Credo: Credo: Crer na Trindade Crer na Trindade Crer em Deus-Pai Crer em Deus-Pai Crer em Deus-Filho Crer em Deus-Filho Crer em Deus-Espírito e na Igreja. Crer em Deus-Espírito e na Igreja. Ressurreição Ressurreição Fé e obras Fé e obras Viver os sacramentos Viver os sacramentos

6 Dia Santo Domingo Domingo Moral Amar a Deus acima de tudo e aos outros como a nós mesmos. Amar a Deus acima de tudo e aos outros como a nós mesmos. Cumprir os 10 Mandamentos. Cumprir os 10 Mandamentos.Culto Participar nos Sacramentos Participar nos SacramentosFestas Natal Natal Paixão e PÁSCOA Paixão e PÁSCOA

7 Sacramentos Baptismo Baptismo Eucaristia Eucaristia

8 Confirmação Confirmação

9 Matrimónio

10 Ordem

11 Reconciliação ou Penitência

12 Unção dos doentes

13 O Cristianismo é a religião daqueles que acreditam que Jesus Cristo é o Filho de Deus Jesus Cristo é, para os cristãos, a grande mensagem de Deus à Humanidade. Veio anunciar a todas as pessoas a boa notícia da salvação, ou seja, o projecto para que todos possam ser felizes: viver o amor, a justiça e a verdade; trabalhando incansavelmente pela paz.

14 O nome Jesus vem do hebraico O nome Jesus vem do hebraico “Yeshua”, que deriva de uma raiz hebraica “Yeshua”, que deriva de uma raiz hebraica e significa “salvar”. e significa “salvar”. Yeshua” foi traduzido para grego (Iesous) e deste para latim (Iesus), dando origem ao português Jesus.

15 Quem é Jesus?

16 O HOMEM-JESUS Para os cristãos, o nascimento e vida de Jesus marcou uma viragem na história da humanidade. Este pensamento foi oficializado na Europa do séc. VI. Para os cristãos, o nascimento e vida de Jesus marcou uma viragem na história da humanidade. Este pensamento foi oficializado na Europa do séc. VI. A partir daqui, a era antes de Jesus passou a designar-se por a. C. (antes de Cristo); os anos posteriores ao nascimento de Jesus passaram a designar-se A.D., Anno Domini (“Ano do Senhor”), dito em português d.C. (depois de Cristo) A partir daqui, a era antes de Jesus passou a designar-se por a. C. (antes de Cristo); os anos posteriores ao nascimento de Jesus passaram a designar-se A.D., Anno Domini (“Ano do Senhor”), dito em português d.C. (depois de Cristo)

17 De acordo com os relatos do Evangelho De acordo com os relatos do Evangelho de Lucas, Jesus nasceu na Palestina, mais concretamente num estábulo nos arredores da cidade de Belém.

18 Jesus terá nascido entre os anos 6 e 4 antes da nossa era (chamada Era Cristã) porque tal acontecimento ocorreu durante o reinado de Herodes. Este morreu no ano 4 a.C.,donde se conclui que o nascimento de Jesus se situa antes do ano 4 a.C. Jesus terá nascido entre os anos 6 e 4 antes da nossa era (chamada Era Cristã) porque tal acontecimento ocorreu durante o reinado de Herodes. Este morreu no ano 4 a.C.,donde se conclui que o nascimento de Jesus se situa antes do ano 4 a.C.

19 Este erro de contagem está relacionado com a passagem do calendário juliano (instituído por Júlio César no ano 46 a.C.) para o gregoriano (promulgado em 1582 pelo Papa Gregório XIII), utilizado actualmente em todos os países ocidentais e em grande parte do mundo. Este erro de contagem está relacionado com a passagem do calendário juliano (instituído por Júlio César no ano 46 a.C.) para o gregoriano (promulgado em 1582 pelo Papa Gregório XIII), utilizado actualmente em todos os países ocidentais e em grande parte do mundo. Jesus nasceu no seio de uma família judia – Maria e José, Jesus nasceu no seio de uma família judia – Maria e José, sendo descendente da tribo de Judá. sendo descendente da tribo de Judá.

20 Viveu a maior parte da sua vida na modesta aldeia de Nazaré na região da Galileia, donde lhe vêm as designações de “Nazareno” e “Galileu” Viveu a maior parte da sua vida na modesta aldeia de Nazaré na região da Galileia, donde lhe vêm as designações de “Nazareno” e “Galileu” Durante a infância aprendeu a ler e a escrever. Os Evangelhos não nos dão a conhecer pormenores deste período da vida. Durante a infância aprendeu a ler e a escrever. Os Evangelhos não nos dão a conhecer pormenores deste período da vida.

21

22 Jesus aprendeu a rezar segundo os costumes da religião judaica e a conhecer e respeitar a Lei herdada de Moisés. Jesus aprendeu a rezar segundo os costumes da religião judaica e a conhecer e respeitar a Lei herdada de Moisés. Morreu em Jerusalém com cerca de trinta anos de idade

23 JESUS, O CRISTO E FILHO DE DEUS Homem como nós, conheceu as nossas capacidades, Homem como nós, conheceu as nossas capacidades, limitações, preocupações e receios, excepto o que torna o ser humano menos pessoa – o mal, o pecado; mas, como Profeta e Mestre, ensinou a opor-se contra a injustiça, a maldade, o ódio e tudo o que impede cada pessoa de ser imensamente feliz. O mandamento do Amor, originalidade do Cristianismo, é, o bilhete de identidade dos cristãos. O mandamento do Amor, originalidade do Cristianismo, é, o bilhete de identidade dos cristãos.

24 Jesus conheceu vários opositores Fariseus Fariseus Seguiam rigorosamente a Lei de Moisés Seguiam rigorosamente a Lei de Moisés Religiosamente eram fanáticos Politicamente eram inimigos dos romanos

25 Saduceus Deles faziam parte muitos sacerdotes Deles faziam parte muitos sacerdotes Davam preferência ao Pentateuco Davam preferência ao Pentateuco Eram gananciosos e duros com os pobres Eram gananciosos e duros com os pobres Influência política Influência política

26 Escribas Ensinavam e interpretavam o Antigo Testamento Ensinavam e interpretavam o Antigo Testamento Eram chamados “Doutores da Lei” Eram chamados “Doutores da Lei” Pertenciam ao tribunal dos Judeus Pertenciam ao tribunal dos Judeus


Carregar ppt "O fenómeno religioso Independentemente do que pensamos da religião, ela é uma realidade estruturante das sociedades, e a compreensão da história da humanidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google